06 novembro 2012

O Hobbit - O Filme - Grande Expectativa

Em uma ordem mais lógica, "O Hobbit" deveria ter sido visto antes de "O Senhor dos Anéis", pois trata melhor de algumas questões anteriores. Mesmo os 3 longa metragens, foram poucos para falar sobre tantas coisas, idéias, detalhes que encontramos no livro. E, do mesmo modo, acredito que todos os filmes do Hobbit não serão suficiente para tratar completamente todos os detalhes do livro. Pois, a princípio, para se compreender muitas coisas, seriam necessário, ainda anteriormente, "O Simarilion", qual eu não dúvido que seja produzido, todavia, é um livro que exigiria muitos filmes, já que o livro foi escrito, meio que estilo o Canon Biblico, ou seja, Tolkien fez uma extraordinária obra de arte em fazer um livro, como se fosse um recorte de vários outros, muitos, descritos com uma linguagem diferente, em tempos diferentes, com uma visão diferente. Mas por fim, ia construindo a visão do todo.

Adiantando algumas coisas
Em 'O Simarilion', Tolkien fala sobre a origem desse mundo, sobre a origem inclusive de Sauron, que a principio não era mau, mas se tornou o discipulo, servo e escravo de Melkor. E também sobre a origem das árvores, dos eants, dos elfos, dos humanos e dos anões. Os anões que têm grande destaque na obra do Hobbit, junto com os próprios Hobbits, no caso, Bilbo Bolseiro, fora meio que um "erro" sua existência. Segundo a obra. O Ser Supremo (Eru), havia composto uma canção, quais os "valar", ficaram então encarregados de criar o planeta, a vida, e todas essas coisas, inclusive os elfos e humanos. Todavia, não os anões. Primeiro surgiram os elfos. Mas alguns ou um valar (não me recordo quem), não aguentou esperar surgir os humanos, estava muito ansioso; não haviam ainda compreendido muito bem o "tema da música" de Eru, a respeito dos humanos, mas tentou criá-los. Mas ficaram 'deformados', e como uma punição, iriam ficar pequenos, como lembrança de que foram feitos antes da hora, antes do tempo da vontade de Eru; e que ao mesmo tempo, habitariam as profundezas, as cavernas, as montanhas, seriam fanáticos por metais, pela busca de tezouros, metais preciosos, de cavar mais e mais fundo; e que ao mesmo tempo, seriam uma raça que não se entenderia muito bem nem com humanos, nem elfos.

O Hobbit
No livro, há uma longa minicuosa descrição do que seria um Hobbit. Não tanto pelo seu aspecto fisico peculiar, como ser pequeno como um anão, terem pés grandes, serem resistentes, mas ao mesmo tempo fracos. Mas um Hobbit acima de tudo é alguem que zela pela tranquilidade, pela falta de ambição, pelo socego, por NÃO TER UMA VIDA DE AVENTURAS, isto para eles, era o fim do mundo! Eles queriam ficar aqui, no Condado, onde praticamente nasceram, fazendo a mesma atividade agricula de subsistencia simples, pelo resto de suas vidas, com suas festas etc, por gerações. Até que então, surgiu essa demanda, que muda a vida de Bilbo do avesso.

O Livro
O livro em si é bem menos pesado, sobretudo filosoficamente, figurino, do que "O Senhor dos Anéis", pois Tolkien escreveu este livro, especialmente para seu sobrinho, se não me engano. Ou seja, é um livro feito para crianças, meio que mais a nível de "As Crônicas de Nárnia". Mas ao mesmo tempo, fazendo a ponte entre Silmarilion e Senhor dos Anéis. Todavia, acredito que o filme não será menos, acredito que será tão a nível ou mais que o épico Senhor dos Anéis.

Além disso, na história do Hobbit, temos uma grande critica, e provocação de Tolkien em despertar  o tipico inglês da época, ou mais genericamente, aquelas pessoas que tem uma vida 'acomodada', cheia de medo, que ficam arranjando desculpas para não se aventurar, não atravessar as fronteiras, de não enfrentar os perigos da morte. É uma critica contra aqueles que apenas querem ficar deitados e acomodados no conforto de suas casas em bairros ou cidades bonitinhas, onde possuem tudo o que precisam e querem para a sua vida... há sair da zona de conforto, e experimentar novas experiências e aventuras, de modo, que nunca mais será o mesmo.

E por fim, uma das mais grandes ironias, qual vemos repetir em O Senhor dos Anéis, um hobbit e anões, as menores criaturas, e talvez as mais desprezadas, são quem conseguem a espetacular glória de enfrentar o dragão. Nisto, voltando para o contexto de Tolkien, também temos o período das Grandes Guerras Mundiais, e uma tentativa de influenciar lá no fundo do caráter de cada criança, jovem, que não importa o quão pequeno, fraco, ou desprezado sejam, eles devem lutar bravamente, e podem conquistar as maiores proezas e honras.

O Filme
O livro é extremamente gostoso de ler. E envolve muita imaginação. Sim, mesmo quem já viu "O Senhro dos Anéis", pode ficar tranquilo, pois não verá farinha do mesmo saco. Se surpreenderá com muitas coisas. E ponho grande expectativa, pois imagino ser extremamente dificil conseguir montar algumas cenas que o livro descreve, seja a parte do dragão, a batalha na cidade flutuante, a batalha com as aranhas... Acredito que não irão me decepcionar, e estou com expectativa, como desde "O Retorno do Rei", não tenho, em ver um lançamento. O filme provavelmente irá levar todos os Oscars e quebrar um pouco está sequencia de péssimos filmes e roteiros que tivemos nos últimos anos.

Para a nova geração, um filme/história que irá te surpreenderá como nunca imaginou.



Trailer 1


Trailer 2

0 comentários: