01 novembro 2012

A Luta Contra a Gordura Localizada

Sempre fui uma pessoa super atleta na vida e caracterizada por um perfil magro, pois sempre e sempre estava envolvido com muitos esportes ou atividade física. Tenho 1,80m e nunca havia passado dos 71,4 kg; nunca cheguei a ter 'pneu', ou 'banha', ou algo do tipo na região da barriga. De certo modo, até 3 meses atrás eu tinha uma barriga, no linguajar popular, 'bem tanquinho', pois praticava atividades fisicas intensas por pelo menos 1h30, 3x por semana no minimo, até Maio deste ano. Todavia, em Junho, minha jornada de trabalho aumentou de 6h para 8h, e junto com os horários da faculdade; entre outros, houve uma mudança brusca, de modo, que passei a 'conseguir' me exercitar de 1 a 2 vezes por semana, não chegando 1h de atividade em média, cada; ao mesmo tempo, ficando mais horas sentado no trabalho, de frente para o computador.

Eu comia razoavelmente, desta maneira:



Café da manhã:
- 1 copo de leite de soja com castanhas e açúcar mascavo;
- 1 pedaço ou fatia de pão integral com pasta de amendoim e mel;
- 1 salada de fruta, de 3 a 4 frutas (as vezes com granola ou sucrilhos)

Intervalo:
de 1 - 1,5L de água.

Almoço:
- Prato vegetariano, entre 400-500 gramas, numa proporção de 50%-70% legumes e verduras, e o restante em arroz, feijão, soja, pvt, tofu, peixe de vez em quando etc.
- Raramente, uma sobremesa em torno de 80 - 100 gramas;

Intervalo:
1 - 1,5L de água

Final da tarde:
comia alguns cookiens integrais mas industrializados, barrinha de cereais, as vezes uma bolacha, iogurte;

Intervalo:
uns 2 ou 3 copos de água

Noite:
Com frequência, um chá com biscoitos ou umas 2 ou 3 fatias de pão com algo.

Bem, esta era meio que minha rotina de alimentação - qual funcionava. E desde meus 17 anos (atualmente, 26), fiquei com o peso estável entre 67 - 71 kg, na maior parte das vezes com 69 kg. Menos no inicio do ano passado, qual passei por uma cirurgia, e acabei perdendo 7kg em 1 semana, chegando aos 63kg, dai recuperei 68kg em 3 meses, fazendo atividade fisica e comendo normalmente.

Um dos problemas, foi que diminui absurdamente muito minha atividade fisica, mas mantive a minha dieta, de certo modo, até comecei a ingerir um pouco mais de alimentos gordurosos no final da tarde; pois a falta de exercício faz aumentar a vontade de comer, sobretudo tranqueira. E aí, quando fui ver, em 2 meses, eu percebi que minha barriga, de 'tanquinho' começou a ficar flácida, e com acumulo de gordura localizada

Comecei a focar nos poucos treinos na academia em abdominial e esteira, mas mesmo assim, aos poucos, o nível foi aumentando. Até que cheguei próximo aos 75 kg, pela primeira vez na minha vida; com um pequeno pneuzinho, que até dá para apertar um pouco com a mão; apesar de que para 99% das pessoas não é gordura, banha e ainda sou 'magro'. Mas na minha definição é, não por causa da aparencia, mas por ser tecido adiposo ao invés de muscular; tenho que estar em boa forma, e isso para mim é um dos principais indícios de boa forma fisica (o estado do seu abdômen  pois desde quando fazia karate aos 14 anos, aprendi, que tal era o CENTRO do seu corpo). Minhas calças que até então usava cinta apertada, ficaram justas para apertar, algumas bermudas antigas, tive até que fazer uma forcinha para abotoar. E até mesmo para dar uma corridinha, ou uns passos com tranco, como descendo escada, sinto um certo balanço onde nunca senti nada, era sempre travada, chapada; agora, sinto minha barriga tremer. Parece um terremoto.

Isso pesou muito para mim, pois tenho uma filosofia de vida muito severa com relação a saúde. Não sou fisioculturista (e até sou contra a isso), ou do tipo que quer para mostrar a barriga para os outros - vaidade. Raro são os que a já viram; mas é uma questão pessoal de manter a saude. Querer chegar aos 80, 100 anos e ainda estar correndo 5, 10 km... pedalando etc. E eu já sabia, que aquilo era um passo para uma bola de neve, e que aos poucos iria se acumular; e que na minha familia, pelos meus pais e familiares vejo que tenho tendencia genética; sempre me cuidei, e a ultima coisa que queria era ter que me preocupar com algo que nunca me preocupei (com a balança), ou com queimar gordura.


A Reação Contra A Gordura
Há 1,5 mês alterei minha dieta, reduzi tudo, menos o café da manhã.

Café da manhã:
Igual.

Intervalo
Agua, diminui para 500 - 1L

Almoço:
passou para algo entre 300 - 400 gramas (proibido massa, coisas oleosas, e menos arroz). E 2 dias da semana, substituo a refeição por uma vitamina de frutas, normalmente uma vitamina de abacate com aveia e mel (pois abacate é um dos alimentos nutricionalmente mais completos, e que satisfaz, tirando o apetite - o que tem funcionado, não fico com fome durante a tarde toda, ingerindo um copo de 400ml - apesar que preferisse que fosse leite do tipo A ou B ao invés de C, mas os lugares que vi não tem essa opção.).

Intervalo
Agua: Diminui para 500 - 1L

No final da tarde:
cortei praticamente a maioria dos alimentos industrializados. Tenho substituido por um suco de frutas. Ou por pão integral ou de coco. Ou um iogurte com cookie de aveia (industrializado, e com em torno de 6g de gordura saturada). Mais recentemente, troquei por frutas e castanhas desidratadas (como uva passa, damasco, castanha de caju, nozes...).

Intervalo
Agua: 2 a 3 copos.

A noite:
Raramente como algo. as vezes, não tenho feito refeição após o almoço.


Apenas com essa reação, o meu peso se estabilizou, entre 74,0 e 74,5 kg. Está nesta faixa de peso no último mês. Ou seja, de certo modo, alcancei um nível de ingestão mais proporcional a minha necessidade. Mas por outro lado, peso não diminui, e a 'massa indesejada' também não. Além disso, tenho percebido, no geral do meu corpo, um aumento não das medidas, mas da flacidez, ou seja, o que era mais 'firme, duro', passou a ficar mais 'mole', sobretudo as coxas e braços. Uma constatação de que a estabilização do peso pode ser pura ilusão, pois posso estar perdendo massa muscular e ganhando tecido adiposo, sem que altere o peso final.

Ou seja, estava faltando ainda algo: A Atividade Física. Ficou evidente que não adiantava equilibrar a alimentação para o nível de consumo energético, mas ao mesmo tempo não fazer atividade física suficiente para queimar essa miniatura de banha. Comecei então a aproveitar tudo para exercitar mais. Para caminhar, levanto levemente um pouco mais a joelho, e travando mais o abdomen e a postura, forçando mais. Sempre usar as escadas nas estações de metro. No prédio do trabalho, na maioria das vezes usar as escadas (7 andares) ao invés de elevador. E tentar aumentar um pouco mais a quantidade de tempo de atividade física durante a semana. Mas por enquanto sem nenhum resultado, e isso já faz 2 a 3 semanas. Sei que estou realmente precisando são de atividades aeróbicas mais intensas, sobretudo que durem mais de 2 horas de atividade continua e intensa; quem sabe um trekking não resolva isso.

Mas é isso, estou sentindo na pele, pelo menos um pouco, o que é ter que lutar contra a gordura localizada. E confirmo a frase: "Ganhar gordura é fácil. Difícil é eliminá-la."

Mas vamos lá. Vamos a luta, para voltar e manter a boa forma. Tentar aprimorar; até que o resultado realmente dê certo. Espero que você que esteja passando por isso, continue na luta, não desiste. Para você que está muuuito acima do peso, e com muitos 'centímetros' a mais, te desafio a lutar contra isso, pois sei de casos incríveis de pessoas que com mais de 100kg, que ficaram em excelente forma física, apenas cuidando da alimentação e fazendo atividade fisica. E a você, que está com uma excelente forma, e dentro do seu peso, cuide-se para se manter nele; pois algumas coisas só percebemos o quão valiosas são, depois que perdemos, e aí, também vemos o quão é difícil recuperar.


Máxima
Esse conjunto do seu abdomem, lombar, é o centro do seu organismo, tanto de equilibrio, quanto na qualidade de todos os demais movimentos; inclusive para a sua coluna, para a sua pressão arterial entre tantos outros. E um dos melhores indicios para a saúde de uma pessoa é a 'sua barriga'. Não só o tamanho, pois há pessoas magras, mas que mal tem um abdomem tem banha, mas não o suficiente para formar uma 'barriga'. Mas se uma pessoa está com uma abdomem firme, forte, viril, resistente, 'chapado', então provavelmente, ele está com uma ótima saúde, pois é praticamente impossível se conseguir isso sem uma ótima combinação de hábitos alimentares e exercícios aeróbicos.

0 comentários: