12 outubro 2012

Tirotei no Metro Luz em São Paulo - Caos!!

Hoje mais um episódio da vida conturbada na grande conurbação que é nossa capital. Sai do trabalho por volta das 18h30 e me dirigi a estação do metro São Bento, linha azul por volta das 18h40. Meu propósito era ir até a estação Luz para pegar a linha amarela para ir até o Butantã e assim para a faculdade. Mas bem, todos os meus planos foram alterados.



18h40 - São Bento
Chego ao metro, o qual continha aquele clássico aviso nos auto-falantes: "Devido a remoção de usuário na via na estação Luz, os trens estão andando com velocidade reduzida e maior tempo de parada nas estações." Porém, sem mais noticias, eu vi que não era normal, pensei que alguem se suicidou e estava dificil remover o corpo. Tudo parado, o trem não saia, e nenhum passava no outro sentido e uma multidão de pessoas esperando, ao mesmo tempo que a força da linha foi desligada. Passaram 20min. e eu percebi que tinha dado algum merda e que não teria prazo para retornar, além que no minimo levaria uns 5 trens para eu conseguir entrar com a multidão que se formara de pessoas que siaram do trabalho.

19h15 - Luz
Policia, helicóptero, catracas ravadas, uma multidão de pessoas sentadas e esperando, esta era a cena. E como sempre, o Metro é um supremo mestre em esconder informações, pois ninguem fica sabendo de nada. A linha azul plenamente parada ainda. Já a linha amarela estava com grande movimento sentido Butantã.

19h30 - Paulista
Super cheio como se fosse o pico do horário de Rush, super lotado desde a saída da linha amarela, até as escadarias, e grande multidão para embarcar na linha verde. Quais estava com velocidade super reduzida.

20h00 - Tamanduateí
Estação estava super lotado. Trem demora uns 20 min. para aparecer. O qual prossegue super lotado tambem.

20h35 - Estação Santo André
Simplesmente parecia que era 18h30 da tarde, filas e mais filas nos pontos. Mas ao mesmo tempo, pouquíssimos onibus. E para ajudar, um caos de transito na Av. Perimetral, a principal que corta Santo André, no sentindo Mauá, provavelmente devido a chuva e há muitas pessoas indo para Rodoanel para viajar.

Um dia simplesmente tenso. Mostrando-nos cada vez mais o que seria de São Paulo em situações de emergencia, se o principal sistema de transporte travar, como o metro, CPTM... e para onde estamos nos dirigindo, para uma Conurbação parada qual no horário de pico não só a bicicleta ganha, mas até mesmo uma caminhada está compensando. E para onde iremos caminhar assim? Ou os Administradores de nossas cidades pensem um pouco para mudar as coisas, ou eles mesmo teram, daqui a pouco, de trocar seus luxuosos carros por bicicletas.

0 comentários: