12 outubro 2012

Tabela Comparativa HB20 x Etios


Uma das mais didáticas e ilustrativas tabelas comparativas que construi, nos ambitos que considerei mais importantes comparar e destacar entre os dois novos modelos da Hyundai e da Toyota, para ajudar na sua decisão de compra. Por serem modelos novos, ainda não temos como avaliar a depreciação do veículo e qual será mais visado.

Download da Tabela Comparativa (PDF)


Etios Hatch 1.3 XS
Ontem eu fui na concessionária verificar o carro e fazer um test-drive. Ao olhar por fora, a primeira impressão que vi foi um carro robusto, é elegante, de aparência mais clássica, forte e espaçoso. Percebi que o acabamento para fechar as portas não era dos melhores, foi necessário dar uma batidinha mais forte. Já no banco de trás, os passageiros podem realmente ficar tranquilos pois é bastante espaçoso e confortável, mesmo para alguem alto como eu de 1,80m, me senti com uma boa ergonomia, os bancos são confortáveis, mas o material parecia ser muito mole para um zero, o que me levantou a dúvida: "Será que não vai amolecer muito?"

O Painel
Já no banco do motorista a impressão é outra. A posição para direção é excelente. E mesmo a visualização do painel central é muito boa, de certo modo é mais confortável no sentido de não tirar muito o foco da pista, mas por outro lado é "estranho", e até mesmo "feio", o painel não é muito didático quanto aos demais instrumentos de medição. Para ser sicnero, o painel claramente é um grande desgosto. Não só isso, mas o porta-luvas, ao se abrir tal, apesar de ter um grande espaço, a abertura dele é mais feia ainda; é um item que não foi pensado no designe e comodidade; pois é uma tampa enorme. Outro grande desconforto é a abundancia enorme em plástico de baixíssima qualidade nítida. Aquele plástico fino, duro que parece que vai quebrar, ou começar a se soltar e fazer muito ruído em pouco tempo e de uma cor também desagradável, um tanto 'cinza-desbotado'. O freio de mão, também é um item que lembra um 'made in china', a impressão que dá é que o cabo de aço vai estourar na sua mão de tão barulhento e mecânico. Outra coisa que incomodou muito é ao mexer nas peças que direciona a saída do ar, fazia um barulho como se tampas de plástico batessem forte, é um pequeno detalhe que mostra como economizaram em qualidade na parte interna. É tão fraco o painel, que nos lembra a versão antiga do Uno ainda mais simplificada, há um espaço inútil entre o freio de mão e o cambio, de modo a ficar um cambio com o seu corpo bem grande, como de um trator..

Banco do Passageiro
Por outro lado, a postura para se dirigir é muito confortável com o banco, faltou um ajuste de altura para o banco do motorista, mas ele vai uma boa distância para trás, sem que perca a ampla visão que o vidro da frente permite; e o banco tem uma excelente ergonomia, e algo raro de se ver, inclusive para o apoio de cabeça.. Porém, o volante é naturalmente baixo, ele vem com um ajuste de altura, mas mesmo no mais alto não chegou a ser algo muito ideal para a minha estatura, mas nada reclamável.Já o conjunto de embreagem, freio e acelerador são excelentes para se pisar, a embreagem não é fundo e é macia, porém, todos estão relativamente mais próximos ao banco do motorista, ideal talvez para alguem de uma estatura abaixo de 1,75m, porém, com as minhas pernas, já tive um pouco de desconforto com relação a isso, apenas uma postura fixa me permitia andar sem que o volante batesse em minhas coxas.

Dirigibilidade
Fiz um test-drive no modelo 1.3 XS, com ar-condicionado, vidros e travas-elétricas e rádio, tudo sai por R$ 38.800. E a primeira impressão foi excelente. Andei muito num Polo 1.6 8V do meu irmão e o etios não deixou nada a desejar para o Polo (alias, menos barulhento até), talvez por ser mais leve, o carro tinha um excelente arranque, retomada e potência. Infelizmente o local não tinha subida, mas era muito bom em questão a desempenho do motor, além disso, o barulho não era tão silencioso quanto do Corola, mas era um barulho confortável. Além disso, a direção é extremamente macia, podia girar, com o carro parado, com 1 dedo tranquilamente, e ela se estabilizava bem, não ficando mole conforme pisava mais; do mesmo modo era a troca de marchas, não cheguei a por a 5ª; mas era um carro que parecia que sua zona de conforto para a 5ª estaria entre uns 110 - 130 km/h, acima disso, parecia que o motor iria chiar, mas faltou testar. Passei propositalmente em alguns buracos e joguei o carro de um lado para o outro e a suspensão se manteve muito boa, praticamente nem senti os buracos ou a jogada de um lado para o outro, era super silencioso passar pelos buracos e não se perdia o controle nas curvas mesmo fortes. Também testei o ABS, era dia de garoa, a pista estava toda molhada, acelerei até 80 km/h e pisei com tudo, e para a minha surpresa, acredito que nem em 10 metros, o carro parou totalmente, SEM DAR TRANCO ALGUM, foi uma freada super gostosa, meu corpo não foi para frente, o carro não derrapou, nem senti qualquer pressão no volante e o carro nem foi para nenhum dos lados. Me fez sentir uma tremenda segurança e conforto para freadas bruscas.

Avaliação Final
Para dirigir, parece ser um carro impecável, que correspondeu muito as minhas exigentes expectativas; diria até que foi um enorme prazer dirigi-lo. Porém, por outro lado, a parte interna do carro dá um tremendo desgosto, que te faz lembrar que você está num super popular de baixíssimo custo e qualidade, de que logo, com o tempo, todas aquelas peças de plástico te traria outro grande incomodo: peças moles e barulho. É um carro em que a Toyota investiu no motor, direção, freios e suspensão mas por outro lado, eu diria que "RETIROU" da parte interna. E além disso, outra coisa negativa ao meu ver, é um ar-condicionado caro - R$ 2.700,00 - para incluir como opcional na versão X, e o carro só possuir vidros e travas elétricas na versão XS de 38.800,00. O rádio também é dos mais simples, não tem um painel para vídeo, tem apenas um USB, antena rádio e o cd-player. E apenas na versão XLS se possuí revestimento nas portas com tecido ao invés de plástico, versão que custa 42.800. Ou seja, para se ter um carro mais confortável e agradável na parte interna, é preciso pagar um preço alto; preço tal que talvez vale mais a pena gastar em outros carros mais robustos. Enquanto pudemos ver as demais marcas investirem mais no designe do painel, e conforto interno, o Etinos deixou isso por último por um preço mais caro, mas por outro lado, sem dúvida, deixou uma maquinaria forte e segura.

Ponto forte
Conjunto motor, direção, suspensão e freios.

Porto fraco
Acabamento interno, painel, portas, maçanetas de baixíssima qualidade. A Toyota pecou nisso e será o o item que irá esbarrar muito com o consumidor brasileiro.

Financeiro: No geral me pareceu um carro caro. Acredito que por esse preço deveria ter investido mais na parte interna também. Te faz ficar muito atrás se pelo mesmo preço não compensa pegar um usado de melhor qualidade interna. Além disso, o carro é um lançamento, não sabemos como será sua aceitação e assim o valor de sua depreciação, o que nos deixa sem referência para avaliar seu preço se não está muito acima do que realmente vale. Acredito, que a um preço mais justo para cada versão estaria pelo menos entre 2 e 3 mil a menos.


HB20 ( Em Breve )

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