07 outubro 2012

Eleições 2012

Decepcionante. Está é minha definição para as eleições ocorridas este ano para vereadores e prefeitos. Não só pelo período de 'propaganda', qual apenas foi midiática no modo mais esdruxulo possível, apenas musiquinhas toscas incomodando nossa vida, um monte de folhetos e papéis com frases de efeito, ou propostas ridículas que eram muito mais 'idéias' do que propostas; um monte de panfletos apenas contendo uma foto 'photoshopada' e um número. E por fim, para encerrar com chave de ouro, um total desrespeito a Lei que proíbe fazer propaganda no dia da eleição, sobretudo boca de urna, e aí, cada político procurou distribuir milhares de 'lixo', e tivemos um resultado nojento, degradante, de puro lixo espalhado pelas ruas da cidade.

Todavia, isto não passou despercebido. Olhando as eleições daqui de Santo André - SP, pelo site UOL, e percebe-se cada vez um número maior de votos nulos e brancos. Por exemplo, Santo André:

Prefeito
Nulos: 12,79%
Brancos: 7,28%
Total: 20,07%

Vereador

Nulos: 10,91%
Brancos: 7,48%
Total: 18,39%

Isso demonstra que 1/5 da população de Santo André está descrente dos candidatos, do Sistema. É bom lembrar que qualquer sistema, seja, politico, apenas se mantém quando se tem a confiança das pessoas, de certo modo, da maioria; caso contrário, apenas através da força militar é que tal poder irá conseguir se manter. Caso contrário haverá uma força contrária. Não sei se esse dia irá chegar. Mas não tenho fé/esperança no sistema e atuais candidatos, pois mesmo supostamente alguém honesto, justo, chegando lá, dicará de mãos atadas, ou com uma pistola apontada para a cabeça. Além disso, basta observar a declaração de bens dos candidatos para perceber o quão honestos são, com imóveis super deflacionados, ou com o valor de compra há x anos atrás; ou que não possuem automóveis... entre tantos outros bens que estão declarados com um valor super abaixo do declarado, ou em nome de terceiros.

Mas pensando no dia de hoje, e na indignação que vi pelas ruas da cidade, acho que a charge abaixo manifesta com precisão meu pensamento.


0 comentários: