25 agosto 2012

Cristianismo de Jesus X Cristianismo da Multidão

Estou lendo a densa obra "O Desejado de Todas as Nações", escrito por Ellen G. White. É uma densa obra falando sobra a vida de Jesus Cristo, pensamentos sobre a Sua vida e suas mensagens dadas a toda humanidade.

Ainda não o terminei, todavia, muitas coisas já pensei, muitos pensamentos já fui provocado. E um deles que me parecem mais estranhos é o de que apesar de haverem muitas religiões que se dizem cristãs e muitos professos cristãos. Ou seja, 'seguidores de Cristo' (ou seja, de Jesus Cristo). O que menos se ver é uma reflexão desses sobre Ele, sobre Seus ensinamentos, quanto mais o realmente seguir.

Um dos grandes destaques sobre a Vida dEle, é que Ele foi diferente de qualquer lider que podemos pensar na História. Multidões foram a Ele, mas em geral, por interesses próprios. Muitos o seguiam, pois acreditavam - através de percepções erroneas das Escrituras e dos lideres religiosos - que Ele viria aqui na Terra par trazer a eles bênçãos para o agora, coisas terrenas. Uma das mais comuns e fortes era a de que Ele iria libertar Israel do dominio de Roma, e não só isso, mas que governaria Israel, e que assim, através dEle Israel dominaria o mundo. De modo, que todos eles, de dominados, passariam a ser dominadores. E muitos se apagavam a Ele, acreditando que por se mostrarem mais próximos e mais efetivos, tais iriam receber honras especiais. Por fim, todos estavam buscando prosperidade, riquezas, glórias, poder terreno. Eram ambições que moviam os corações deles.

Chegou num certo ponto quais essas multidões acreditavam ser "é agora ou nunca", e neste momento Jesus deu um basta. Mostrando a tais que não era isso. E que além disso, disse o que realmente era. Dizendo que a nua e crua palavra da verdade, de que eles precisavam morrer para o eu, para as próprias ambições, egoismos, serem humildes, arrependerem dos seus erros. E que mais ainda, que deveriam seguir os passos dEle, o exemplo dEle. Mas isto não agradava a ninguém, pois Jesus vivia como um semi-mendigo, quase como um morador de rua, que não tinha onde repousar a cabeça, que apenas tinha as próprias humildes vestes, era feio, vivia andando pra cá e para lá, e não vivia para si, mas vivia atendendo as pessoas, ajudando elas, consolando; não era uma vida de extravagancia, de posses, de riquezas, ou qualquer coisa do tipo, era uma vida de luta, e que sofria forte oposição de grande parte da sociedade, sobretudo os lideres da nação. Ou seja, NINGUÉM SUPORTARIA VIVER como Jesus, ser quem era Jesus. A multidão NÃO QUERIA SER COMO JESUS. Mas por que O seguiam? Porque acreditavam que tudo iria mudar, que isso era apenas por pouco tempo, até Ele dominar tudo, e elevar Israel a uma condição de Nação soberana que dominaria tudo e a todos; e ai, todas as suas ambições se concretizariam.

Quando Jesus deixou bem claro que estavam enganados. E o que Ele estava propondo eram que vivessem ao Seu exemplo. E que as suas promessas de uma 'vida melhor' - digamos assim - não estava aqui, mas na vida futura, na Casa de Seus Pai. Diante disto:

"Muitos, pois, dos seus discípulos, ouvindo isto, disseram: Duro é este discurso; quem o pode ouvir?"
João 6:60

E após isto, muitos o abandonaram. De modo que Ele até perguntou para os seus discípulos próximos, se estes também não queriam ir. ...

O que dizer do Cristianismo de hoje, comparado ao discurso de Jesus Cristo?
O discurso que temos ouvido de muitos supostos cristãos tem sido o discurso de Jesus realmente, ou o discurso da multidão?

Temos ouvido o Cristianismo do próprio Jesus, ou o Cristianismo que as multidões desejaram?

Qual deles você escolhe?

0 comentários: