17 maio 2012

É preciso ter peito para amar


"Não existe investimento seguro. Amar é sempre ser vulnerável. Ame qualquer coisa, e seu coração certamente vai doer e talvez se partir. Se quiser ter a certeza de mantê-lo intacto, você não deve entregá-lo a ninguém, nem mesmo a um animal. Envolva-o cuidadosamente em seus hobbies e pequenos luxos, evite qualquer envolvimento, guarde-o na segurança do esquife do seu egoísmo. Mas nesse esquife - seguro, sombrio, sem movimento, sem ar - ele vai mudar. Ele não vai se partir - vai se tornar indestrutível, impenetrável, irredimível. A alternativa à tragédia, ou pelo menos ao risco de uma tragédia, é a condenação.”
C. S. Lewis, Os Quatro Amores

...

Ninguem quer sofrer. Todos queremos nos distanciar das decepções e tristezas. E muitas vezes, quando passamos por uma dessas grandes decepções e dores. A primeira coisa que nos vêem em mente, é este sentimento egoísta de nos fechar a tal ponto de manter a certeza de nos manter intactos. Pois vivemos num mundo imperfeito, de pessoas imperfeitas. Mas acredito que por mais forte que este desejo de se isolar em si mesmo do mundo, no fundo do alma, ansiamos e desejamos encontrar pessoas pelas quais viver, por quem dar a nossa vida, por quem verdadeiramente amar; por quem, estarmos disposto a sofrer a mais dura dor. Caso contrário, apenas barganhamos com o nosso coração alguns trocados.

"Qual é o meu objetivo, quando fao amizade? Ter um ser por quem dar minha vida, um ser que eu seguirei até o exílio, que defenderei com todas as minhas forças contra a morte. A relação que tu me descreves é comércio e não amizade; nela só procuramos vantagens pessoais, nela só vemos o que ganharemos."
Sêneca, "Das Relações Humanas"


...


Que por mais duro que muitas vezes possa ser. Espero que não desistam. Que tenham coragem para acreditar e buscar. Aprender com nossos erros, e crescer, crescer não na malicia, não no engano; mas crescer em ter peito para cair e levantar. Peito para perder e buscar. Peito para acreditar em Deus sem que isso seja a partir de provas ou algum interesse egoísta. Peito para mesmo quando adultos, agirmos como crianças que se perdoam e no instante seguinte estão brincando juntas novamente. Peito para amar, mesmo quando este, no mundo, se acabar e egoismo reinar, dar as caras para apanhar. 


A você que um dia sofreu. Meus parabéns. Pois um dia ousou amar.
A você que sofre. Meus consentimentos, sei como é dificil parar em pé quando se perdeu o chão.
Mas coragem. Mesmo nos dias frios e chuvosos, acima das nuvens, um sol brilha. E, enquanto, Ele brilhar, a esperança surgirá.

0 comentários: