15 agosto 2011

Vamos falar de realidade

Assisti - ao meu ver perca de tempo total, claro pode converter para aproveito - a série Game of Thrones HBO. E isto lançou uma pedra. Pois aquela série, baseada num livro, reflete e muito, o pensamento secular de hoje, das massas. Caso contrário, não iria ter audiência e tanta aceitação como teve. Bem, mas o que o filme mostra além das cenas de sangue, brutalidade, selvageria, mortes, estupros, sexo e mais sexo, mulheres e homens nús, homossexuais, luxúria, ambição, amor ao dinheiro, poder...? O professor de espada da pequena garota disse a frase, que ao meu ver, resume tudo:

"Um soldado só tem um deus: a Morte.
E para esta se diz: 'Hoje não.'"

Aí está, de certa modo, é mais complexo do que dizer que os homens estão a busca da felicidade, de certo modo, acho que a maioria não está e tem consciência disso. Mas acho que a maioria tem consciencia clara de que a morte chega para todos, e pode bater a qualquer momento, e a principal reação é dizer "Hoje não." O que implica isso?

Implica que simplesmente que a vida, a filosofia de vida do homem, se corresponde simplesmente ao suspiro até a morte. E mais do que isso. De certo modo, o que é a vida? Bem, perca todos os seus bens, fique numa solitária por dias... e terá a mais profunda reflexão sobre o que é a vida. Ou além disso. perca o controle de seus braços e pernas, numa cama, ou cadeira de rodas. Perca a capacidade de falar, ou de ouvir. E faça novamente a pergunta, o que é a vida?

É algo complexo. Porque o fato é que vida não significa nada; mas insistimos em falar dela como se significasse, pois não conseguimos lidar com isso (não temos peito). "Nu viemos do ventre e nu voltaremos para lá." De forma geral, é assim como diz a Palavra: "Pois eles dentro em breve definharão como a relva e murcharão como a erva verde." Salmos 37:2

A morte chega para a todos. Acho que poderíamos encontrar muita sabedoria quando meditássemos mais sobre isto. Perguntas quais, claramente nos leva a estrada da religião. Mas em geral, sabe o que acontece com a grande maioria? Inclusive os 'crentes'? São seduzidos a cultura de hoje, a este cultura, cada vez mais preponderadamente secular e antirreligiosa. Digo seduzidos porque tiveram a oportunidade de escolher. Sim tiveram esse livre-arbitrio. Caso contrário são meros escravos, sem escolha, para quais a palavra 'liberdade' não possuí significado algum.

Nos dias de hoje simplesmente a cultura do mundo não combina com religião. E quando digo religião, eu não estou me referindo a atrações de shows, musicas, acampais, sermões, palestras, antividades sociais que são feitas normalmente em igrejas e coisas do tipo. Mas me refiro a religião que a Bíblia oferece.

A cultura hoje se caracteriza por um monte de elegantes correndo para algum lugar. E aí, vai querer andar contra a correnteza, a manada? São elefantes, grandes, enormes, pesados, fedorentos, e te esmagam facilmente. Sim, por essencia, é um grande incomodo; Mas o que a Bíblia diz? Olha o exemplo de Elias, ter que fugir de seu próprio povo, e viver anos isolados, no deserto, se alimentando de um rio e alimentado com a ajuda de pombos? Onde está a emoção? Onde está a promoção? Onde está o 'aue'? Onde está aquela gritaria, a dança, as pessoas erguendo a mão com olhos fechados? Pois, resumidamente, é nisso que a maioria das denominações cristãs são hoje. É um pacote de coisas tentando proporcionar conforto, bem-estar, e uma sensação a homens vazios de que se elevarão, que segurarão com as duas mãos nos pés de Deus, e forão 'tocadas' por Ele, tornando-se pessoas incríveis! E é isso o que tem acontecido, nos shows religiosos, até mesmo na programação que ocorrem nas casas de show e entretenimentos que tradicionalmente se chama de 'Igrejas'. E aí, surgem um monte de pessoas que ficam "comparando" crentes, e igrejas em função das "experiências que sentiram". Onde é normalmente ocorrer um tipo identico de invejo que alguns tem ao ficar imaginando uma pessoa que andou a 300 km/h numa Ferrari; e agora, está se sente deprimida por "não ser tão abençoada", ou se sentindo pior, ou religiosamente, ou de algum outro modo pior, do que a outra pessoa, por não ter tido a mesma experiência do que ela teve no show do super astro cristão (com certeza, músico). E aí, normalmente, com o tempo, a inveja se torna tão forte e traz tanto desgosto que acaba trocando de religião, e aderindo a tais práticas e experiências. Até que "novas surgem", ou estas percam o sabor. E assim, se prossegue loucamente como escravos, cegos, surdos, como um zumbi ambulante sem realmente a capacidade de desenvolver um pensamento próprio sobre aquilo, e todo.

Para muitos, simplesmente, nem essas tentativas seculares das religiões são suficientes, pois é perca de tempo. Sobretudo para os jovens de hoje, pessoas, sobretudo, quando chegam a maturidade, e estão cheio de energia, virilidade, desejos e impulsos, querendo explorar tudo e etc, lá para o seus 16 - 30 anos. E aí, é a Ferrari, querendo dar 400 km/h nessa curta descida. Zumbis. E ainda se denominam ateus. Ora, não tem a minima moral para dizer isto, pois quanto tempo realmente passou refletindo meditando, estudando sobre teologia, sobre ateismo, filosofia e etc, para então escolher optar pelo ateísmo? Por favor, sem hipocrisia. Se religião não cabe na cultura de hoje. Tampouco um sincero ateu.

Não vivemos uma cultura de pensadores, de filósofos. O secularismo não permite isso. Não é uma discussão filosófica, racional. É uma questão simplesmente de seguir a manada, o instinto. É isto o que ocorre com a maioria. Todavia, todos escolherão ou negarão escolher. O mesmo ocorre com música. Hoje qualquer um se diz músico, apreciador da música, dizem que qualquer conjunto de sons é música, de modo que não se diferencia a palavra sons de música (ou seja, poderíamos ter uma palavra a menos no dicionário para descomplicar nossas vidas). Mas do mesmo modo, não é música coisa nenhuma, é apenas um "efeito manada", "seguir a maioria", "a correnteza", "as experiências", "a essas perspectivas de experimentar sensações"; mas música? Não, isto não. Opa, gostou de tal música? "Sim, adorei!" Agora propõe estudar a partitura dela, a orquestração dela, a história dela, a do grupo ou compositor, e não no sentido, qual a cor da roupa que usa, o numero do sapato, se é feio ou bonito; mas numa perspectiva filosófica, psicológica e técnica. E verás, que não sobrará nenhum. (será um homem de sorte se encontrar).

Bem, isso daria um longo papo.

Todavia a questão é bem simples.

Vivemos num mundo de zumbis caminhando para o penhasco da morte. E nada mais. E este é o efeito manada, qual tenta nos carregar juntos. (se já não estamos).

Fiquem em silêncio, não tentam se justificar. Se for sincero, pelo menos diga que é um "Zumbi" (e tem muitos que dizem), respeito isso. Mas não me venham mais com estorinhas bobinhas, de duendes, filosofias de cervejaria, criticas religiosas... para tentar justificar ou lutar contra a religião cristã.

Que eu já estou cheio dessa brincadeira que é um luxo da tamanha comodidade e tempo livre de sobra dos dias de hoje. Mas creio que logo tudo isso irá parar. E as pessoas, terão que pensar.

0 comentários: