22 dezembro 2010

Alma, Sensibilidade e Arte

Para certas pessoas, e talvez especialmente para ingleses e russos, o que nós chamamos de "amor pela natureza" é um sentimento permanente e sério. Refiro-me àquele amor pela natureza que não pode ser adequadamente classificado como simples subespécie de nosso amor pela beleza. É claro que muitos objetos - árvores, flores e animais. - são belos. Mas os amantes da natureza de que trato não se preocupam muito com objetos individuais belos desse tipo. O homem que se preocupa os distrai. O aficionado em botânica é para eles uma péssima companhia num passeio. Está sempre parando e chamando a atenção para detalhes. Tampouco procuram "vistas" ou paisagens. Seu porta-voz, Wordsworth*, censura veementemente esse comportamento. Ele leva a uma "comparação entre cenas", faz você se "mimar" com "mesquinhas variações de cor e proporção. QUando você se mantém ocupado com essa atividade de crítica e diferenciação, você perde o que realmente importa - os "humores do tempo e da estação", o "espirito" do lugar. (...)

O que realmente importa são os "humores" ou o "espírito". Os amantes da natureza querem assimilar tão plenamente quanto possível o que a natureza, em cada momento e lugar, está, em termos metafóricos, dizendo. A riqueza, a graça e a harmonia evidentes de certas cenas não são mais preciosas, para eles, que a lugubridade, a desolação, o terror, a monotonia ou a "melancolia visionária" de outras. Mesmo o que não apresenta características especiais desperta neles uma reação positiva. É mais uma palavra pronunciada pela natureza. Eles se abrem para o caráter puro de qualquer lugar, a qualquer momento. Querem absorvê-lo, deixar-se impregnar inteiramente por seus matizes.

* Willian Wordsworth (1770-1850), poeta britânico.

Os quatro amores, C. S. Lewis, p. 26


Compare essa idéia de Lewis com essa do compositor Gustav Mahler.

Bem, não consegui achar agora a frase.(depois de 45min procurando no Google [este começa a mostrar sinais bem deficientes], só acha site com Ctrl+C e V ).

Quando achar termino o post.

0 comentários: