08 agosto 2010

O Ser, A Vida, A Sociedade, O Trabalho = ?"

Confesso que em certos aspectos tenho dado uma abandonada da Internet, inclusive do meu próprio PC e de alguns projetos pessoais que estou enrolando tocando nele. E sendo assim, a falta de tempo para com muitas outras coisas, a preguiça e certa indisposição mental para os poucos que sobram me fez com que desse uma sumida nos posts do Blog.

Quebrando o gelo. Bem, troquei de emprego- ops! quer dizer, estágio - e vamos dizer que a nova empresa oferece beneficios muito bons mesmo que chegam a ser aconchegantes e ao mesmo tempo, muitas das coisas, o ambiente os colegas de trabalho, são a maioria, vamos assim dizer, nivel USP, doutores (muitos), o que torna o ambiente muito estimulador e intrigantemente desafiador. Contudo, que também me fez até mesmo olhar mais de perto o mundo do luxo e daqueles que realmente TÊM $$$. Bem, não quero falar sobre o meu trabalho, nem sobre o que tenho feito em função de tal. Mas toda essa mudança, novo cenário, com novos personagens, ações, etc. Me provocou a ver muitas coisas e novamente repensar sobre a vida. Aliás, é em momentos como este que é primordial manter a leitura de obras como a filosofia de Sêneca e a Bíblia, para o conforto, luxo, vaidade, ambição e arrogância não serem alimentados - pois temos que matá-los de fome, isto sim.

E este novo cenário me provocou pensar um pouco sobre o que é a sociedade? O que é um trabalho? As atividades? O homem? O que são as relações do homem, o que é uma amizade, o que são colegas? Estou realmente me relacionando? O que realmente posso observar e confirmar tenho uma verdadeira relação de amizade para com tal... de modo tal, como no conceito de Sêneca, pelo qual temos por quem dar a nossa vida? E caso contrário, não for realmente isso verdadeiro, o que é então? E sabe, é meio triste, mas todo o trabalho, luxo, e comodos, de algum modo ABAFAM tudo isso, e meio que impõe um status algo nesse sentido: "Evandro, não pense nisso. Apenas aproveite, curta. E dê graças a Deus por isso." - Mas será que realmente isto é da vontade de Deus, ou talvez não tenho vindo como algum novo tipo de provação ou tentativa do inimigo de tentar anestesiar minha alma, e me atrair?

Bem, e diante de todos esses questionamentos, hoje encontrei um surpreende filme, com uma trilha sonora absurdamente INCRIVEL, abordando exatamente estes questionamentos que tenho feito. Veja:



Philip Glass (1937 - ) - Trilogia Qatsi - Koyaanisqatsi


Veja mais aqui

0 comentários: