16 julho 2010

O Velho Mundo Novo

Acabei de ver uma notícia sobre uma pesquisa estatistica de que para muitas pessoas a tatuagem está entrando em descrédito, não sendo algo atraente, nem para as mulheres, nem para os homens. E o principal fator é: "agora já é algo popular, logo, não é algo necessariamente atraente".

Isto me fez lembrar de minha infância. Muita gente, inclusive eu as vezes, queria de algum modo chamar a atenção do outro. Até meus 12 anos que eu lembre, ninguem usava cabelo curto e arrepiado, entre os homens; podia até levar bronca na escola se o fizesse. E aí, sempre um ou outro queria chamar a atenção, e então usava o "cabelo arrepiado" como sendo o "não-pode social". Depois eram coisas nas roupas, no tennis, sapato... E sempre e sempre, a multidão vai acompanhando, até que a coisa se torna comum... de modo, que de repente, quem diria, para chamar a atenção, o "não-pode social" era ter cabelo grande de novo.

Porém, quantas coisas não são assim? É como as ocilações de uma ação, ora em baixa ora em alta, conforme muda a tendencia. Historicamente foi o que aconteceu com as Escolas Literarias, ora se marcava pelo antropocentrismo, em seguida, teocentrisco, antropocentrismo, teocentrismo... E por aí vai... Aliás, quantos adultos hoje estão pessoalmente perdidos, pois a educação que receberam (e não apenas no aspecto de tecnicas utilitaristas profissionais) não prepararam o velho mundo novo?

A questão é em qual parte DO VELHO MUNDO o MUNDO DE HOJE se encontra? Eu diria que é no agravamento do comum, na perspectiva de se opor a toda doutrina e moral biblica. De certo modo, no inicio do ultimo século, o comum eram pessoas religiosas e protestantes nos EUA, e aí, os "rebeldes" para se chamar a atenção promoveram a Revolução Cultura, hippies, drogas, o sexo deliberado, os "ficar" da vida, os namoros e casamentos sem compromisso e responsa para com os pais e a comunidade... cada um passando a cuidar do próprio nariz e deixar de se importar com os demais. E aí entram o rock, os darks, os homossexuais, os góticos, os emos, os ateus, as pessoas nuas e semi-nuas e tudo qualquer lugar, e bla bla bla... falar em "atentado ao pudor", hoje é piada. (não porque é mentira, mas porque todos gostam e querem)... e toda essa farinha do mesmo saco, de se opor "aos antigos"...

Porém, o tempo passa, e esta "nova sociedade" (que já ocorreu antes... alias, o que dizer da Rev. Francesa q tentaram banir a Bíblia? E até mesmo acabar com a semana? Matar Deus e religião...? Foi seguida dos mais fortes movimentos protestantes e religiosos que o mundo já viu.) Está se saturando, saturando, saturando. Ou seja, numa linguagem financeira: Seu poder de venda está muito alto, enquanto o de compra baixo, porque quase todo mundo já comprou e está faltando novos players (por isso, pais PROCRIEM, senão o seu mundo de hoje já era, vai mudar), assim, está começando a perder força e empurrando este papel para baixo, até ficar negativo... E o papel que tinha o poder de compra baixo, está aumentando, e assim valorizando. Ou seja, conforme o mundo fica claro, o escuro se destaca, e conforme o mundo se escurece, o claro virá destaque.

O velho mundo novo está novamente já com sinais de mudar de posição. As filosofias atéias já se tornaram banais. A velha história do Evolucionismo, cientificismo, já saturou muita gente com a dogmática "Teoria que Explica Tudo". Gente com tatu, pircing, vaidosas estilo modelo, mulheres loiras artificiais, todo mundo de cabelo liso (chapinha e escova)... boné... "pinta de mano"... já tudo isso já esta ficando saturado, se tornou comum e banal. E mais uma vez, como ocorreu no passado, as pessoas percebem que isto não é melhor, e que não promoveria a utópica felicidade que imaginaram.

Agora as coisas tendem a inverter novamente. De certo modo, as posições mais conservadoras estão crescendo. Até mesmo por necessidades financeiras no qual o mundo NECESSITA de posições mais conservadoras que pense no longo prazo, até mesmo para o bem e saúde do curto prazo. E quando menos se percebe, as coisas vão e voltam novamente.

Já dizia Salomão: "Não há nada de novo debaixo do sol."

logo, se já não é, quem é destaque, quem chama a atenção, quem é o diferente, o corajoso, o liberal, o tal: não é mais o escuro, mas o claro. Não é mais andar pelada pelas ruas, mas coberta (aliás, querem banir na França que muçulmanas usem aquela roupa que cobre tudo, porque as 'peladas' se sentem mal). Não é mais ser desonesto, mas honesto. Não é mais ser um comilão e comer qualquer coisa, mas os temperantes (alias mais de 60% dos brasilieros estão acima do peso... se for dizer dos adultos q tem 'barriga' então... o numero dispara!). Não é mais os beberrões mas os que se abstem (isso já é). Alias, o cigarro já entrou em descrédito.

E creio que a coisa vai muito mais do que no ambito dos "modismos sociais", mas envolve o aspecto religioso da vida. Ellen G. White profetizou que conforme se aproximasse os ultimos eventos, iria aumentar muito o interesse do mundo pela estudo da Palavra de Deus, pessoas rogariam por quem lhes ensinasse a Palavra. E diz, que chegaria um momento que toda alma teria clara concepção a respeito da doutrina biblica de Deus a respeito do sábado e da tradição humana do domingo, e assim escolheriam um ou outro.

Estamos novamente nos movendo, e a sociedade... - ao meu ver, isto é bom. Pois espero eu, que dessa vez, quando ocorrer (o que creio que talvez ocorra ainda na minha geração). A referência seremos nós. E talvez, espero eu, que seja logo o ápice da coisa, e todos os ultimos eventos ocorram loga, e assim, Jesus volte; e ponha um fim nesta palhaçada [se é que chega a ser engraçado] de mundo e sociedade.

Nota:
Há 1 ano, lembro ter visto, uma garota, de 21 anos (se não me engano), conseguiu leiloar sua virgindade por milhares e milhares de dólares na net.
O que é isto, senão uma clara amostra, de que o comum hoje são mulheres e garotas rodadas (que já ficaram, namoraram... com vários) e não virgens (e que, se casam, logo, terminam) que perderam o valor, que são comuns hoje... e que ninguem dá mais um centavo a tais, pois é só ir numa balada, ou combinar pelo facebook, e lá estão eles numa cama...? E ao mesmo tempo, o oposto: as conservadas, as moralistas, as que se preservaram estão virando raridades, preciosidades, e de grande valor? (Salomão já dizia que a mulher prudente era rara e mais valiosa do que rubis - hoje então!). Quem hoje pagaria milhares e milhares por uma não-virgem? Daqui a pouco haverá mulher leiloando: "casamento até a morte e sem divórcio". E já valerá milhões! - E o engraçado, é que até algumas décadas atrás, de certo modo, ninguem daria a minima por uma virgem que se casasse, pois era o comum. Isto nem seria notícia! E para estimular ainda mais a valorização de tais, a proporção hoje é em média de 3 mulheres para 1 homem.

Não estou sendo machista. Mas apenas lamento - e muito - por aqueles que são levados pelas ondas da moda e da socidade; ao invés, de permanecerem firmes e tranquilos sem necessidade de seguir tais mudanças, pois se está estável e firme em bases sólidas. Pois, quem se preparou para o velho mundo de hoje, está despreparado para o velho mundo de amanhã. Apenas quem está nessas fortes bases vive tanto o passado, quanto o futuro no presente... e que certamente, servirá de refúgio a todos quando se sentem abalados.

0 comentários: