23 julho 2010

Liberalismo Economico


Eu sou declaradamente a favor da "Pirataria", e já há anos. Claro, não ao ato de sabotagem, invasão, violencia, como antigamente os piratas faziam ao roubar "cargas", "navios" entre outros, que são bens físicos, materiais indivisiveis... uma verdadeira "propriedade" vamos assim dizer... apesar que a própria idéia de propriedade não me soa agradável - sim tenho um lado meio marxista. Porém, a pirataria hoje em si, envolve não materia, não algo fisico, mas "contudeo virtual". O que a grosso modo, não passa de mera 'informação'. E sim, considerar a "informação", o "conhecimento" como propriedades privadas isto soa muito estranho por um monte de implicações. Além disso, hoje sobretudo no que se trata de virtual, a tecnologia permite cada vez mais facilmente "copiar" as coisas, pois a idéia da DEMOCRÁTICA Internet é Share (compartilhar)... se compartilha informações pessoais (orkut, facebook...), imagens e fotos(google imagens, picasa, flick...), videos (youtube...), textos (blogs...), e porque não compartilhar "seus arquivos" (conteudo virtual)?

É tão simples: Ctrl+C e Ctrl+V, e pronto, se duplicou o conteudo e a informação. Não é preciso de uma linha de montagem e anos de desenvolvimento para gerar a cópia EXATA de algo. É simples. O único problema é que alguem quer ser sempre lucrar, e viver e girar uma economia e vida em torno desses lucros.

Na própria perspectiva do liberalismo economico e da propriedade privada, assim que você compra ou adquire algo que era de alguem (um DVD, por exemplo)... aquilo passa a ser totalmente seu, e você faz dele o que BEM ENTENDER, pois é seu. E claro, por que não, compartilhar? Lembro até quando se comprava Cartucho de Video Game, e no manual vinha dizendo que era até mesmo proibido "Emprestar" o cartucho, ou trocar, ou simples dar. É um cumulo do absurdo!

Sou uma das pessoas que teve o privilegio de pegar a juventude da Internet ali para 1996 - 2002. Em que praticamente era uma cidade sem lei alguma, a liberdade era tamanha... que era simplesmenta fantástico você simplesmente achar TUDO na Intener, e muito facilmente... e que tambem as pessoas realmente se procupavam em fazer coisas legais, como sites incriveis em Flash... ao invés de apenas em focar em "informação descartavel" (e maioria inútil) como hoje eu diria estar cheio na Net. Fora que todo mundo usava o KaZaA, tudo era muito bom e fácil. Se ACHAVA TUDO... de algum modo, pela primeira vez na vida, encaravamos algum tipo de democracia surreal. A única dureza era contar com a conexão Dial-Up, as vezes de 12 kbps... - acho que um dia terei pesadelo ainda com o som do modem conectando.

De repente, a Internet ficou de cheio de tralha, dificil de encontrar a informação, ou o que você quer. Quando o "capitalismo" invadiu fortemente a Internet... passamos a nos encontrar no meio novamnete de uma vida social onde ficamos no meio do fogo cruzado entre as empresas querendo lucrar com a nossa navegação... e, NA MAIORIA DAS VEZES, precisamos nos refugiar nas tricheiras que algumas companias oferecem, devido as capacidades gratuitas principalmente. E hoje, o futuro da Internet é muito incerto... Até a Google, nos ultimos tempos tem aderido cada vez mais a planos capitalistas de lucrar e lucrar... um sinal de queda é ver anuncios no Orkut. Alias, e se virarem uma nova Globo com o YouTube?

Contudo, interessante foi saber o que anda ocorrendo na Suécia. Para ter idéia, agora, quem hospeda o PirateBay é o Parlamento desse país. (Inacreditável!) [Dúvida? Veja aqui.]


Creio que a grande questão é quanto a Liberdade. Tal liberdade, tem duas barreiras principais. Um é o capitalismo e a necessidade de se obeter retornos e lucros para não morrer de fome. E o outro é a questão da confiança... é uma utopia imaginarmos nesse mundo um bom uso dessa liberdade. Pois pelo menos, a maior industria na Internet em conteudo é a Pornográfica (olha no que deu), além de hackers, pedófilos e virus, que acabam prejudicando muiiita gente. Mas isso creio eu ser para tudo. E é um dilema que teremos que encarar até o  fim:

LIBERDADE x CAPITALISMO x (Irresponsabilidade, perversão, violencia...)

E por fim, nem um, nem outro tem ganhado muito esta luta. Mas mais o Estado que de algum modo visa controlar e amenizar essas 3 frentes, e claro, permitindo que as pessoas lucrem muito com os serviços da Internet.

Sabe, no fundo tenho saudades da época em que ninguem tinha computador e saimos para jogar futebol na rua.

0 comentários: