15 julho 2010

Angustias, Ansiedades e Sofrimentos

Terça-feira foi realmente um dia complexamente díficil, que resultou de uma noite, literalmente, sem dormir. Porém, quase como um pesadelo acordado, a mente ardia em febre de tamanha preocupação, ansiedade e pensamentos... chegava a doer, e meu coração pulava de tamanha ansiedade e adrenalina... ficava me revirando na cama, até mesmo pensei que teria algum ataque ou algo do tipo devido a tamanha descontrole emocional... até mesmo pude sentir meu estomago doer. E nisso fiquei intrigado lembrando das palavras que há poucos dias havia dito para a Simone que estava muito preocupada com a Semana de Oração Jovem na igreja dela, e disse: "Não andai ansiosos por coisa alguma, antes levai em oração, suplica e ação de graça, vossos pedidos ao Pai. E a paz de Deus que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus." (Filipenses 4) E ali estava eu pensando: "Como isso é possível agora?"

Por um lado meu espírito dizia: "Evandro, ore, entregue isso a Deus, e não se preocupe, Ele cuidará." Porém, ao mesmo tempo, muito intrigado, queria tomar para si a luta e um turbilhão pensamentos ocorriam dizendo: "Evandro, você tem que dizer alguma coisa, fazer alguma coisa... precisa ser o mais pertinente possível." E diante de tudo isso, nada me consolava, pois me deparava sempre com a problemática que desde Platão praticamente congela e fulmina os mais puros desejos de qualquer professor, aquele a quem quer ensinar, que deseja ensinar virtude, sabedoria, promover um bom caráter no próximo: "A virtude é passível de ser ensinada?"

Motivo
E tudo isso por quê? Porque fiquei sabendo de coisas que algumas crianças e amigos fizeram, e caminhos que estavam seguindo. Não choro, não me abalo muito por quem leva um tiro, ou fica ferido... essas coisas são de menos, o tempo cura; já o caráter... li ontem, enquanto folheava um pouco de psicologia numa livraria, que 80% dos hábitos, tendências e caráter de uma pessoa é definido até os 10 anos, e até os 16 anos, praticamente 100%, e depois disso, é praticamente um milagre qualquer mudança. Os quais estão cegos, cegos pelos vossos corações, desejos, e todas aquelas idéias "new ages" que vemos nos filmes e desenhos da Disney; além de um que foi ingenuo em fazer algo porque acho que seria legal, porque pessoas lhe disseram que ele seria "o cara" se fizesse tal coisa e assim assaltou uma casa... sem contar aqueles que conheço e que entraram nas drogas. E nisso fiquei pensando um pouco de tudo aquilo que meus olhos contemplaram, de jovens de caráter, pessoas realmente retas e de confiança... e que de repente, eram pessoas totalmente diferentes, muitos foram para o caminho das drogas, outros para as baladas, outros para o ficar, outros para os falsos relacionamentos afetivos, houve até mesmo quem abortou, outros que entraram num relacionamento e que praticamente disseram um "dane-se" para todo o resto. E aqui estou falando - na maioria - de crianças e jovens cristãos. E tudo isto porque permitiram plantar pequenas e 'inocentes' más sementes em suas vidas.

E isto quase me infartou por uma noite. Eu realmente me importo com as pessoas. Eu realmente choro, lamento e quase infarto por seus erros. Alguns dizem: "Vai cuidar da sua vida, Evandro. E esquece a dos outros." Porém, digo que "Não tenho vida.", para ser sincero, a minha vida pouco ou nada me importa. Tudo o que me importa são os outros, sobretudo os mais achegados. Por mais que seria mais comodo para mim e não sofreria por isto, e ser este o caminho da maioria.

...
Tomando uma atitude
Uma das coisas que mais me contradigo é agir contra a sabedoria de Salomão apesar de compreendê-la e realmente considerá-la algo praticamente supremo comparado a tudo o que há. Mas nessas horas eu não dou muito ouvido. Porque, de acordo com tal, eu teria que ter uma atitude muito passiva, paciente, muita confiança em Deus, de depositar as coisas nas mãos dEle. Porém, de algum modo me encho de esperança e me iludo em achar que posso fazer algo, que posso dizer algo que a pessoa entenderá, compreenderá, dará ouvidos. Porém, lá vou eu, e então, a sabedoria de Salomão se confirma.

"Não repreendas o escarnecedor, para que não te odeie; repreende o sábio, e ele te amará."

em outra versão:
"Repreenda o sábio, e ele te amará por isso. Repreenda o tolo e serás ofendido e se entristecerá por isto."
Provérbios 9:8

E é exatamente isso o que aconteceu. Não uma, nem duas, nem três... mas várias vezes. Porque sempre insisto; sempre confiou e tenho esperança de que a pessoa irá agir sabiamente; apesar de, estatisticamente, a probabilidade ser quase zero.
A Bíblia ainda insiste com isso: "Não fales ao ouvido do tolo, porque desprezará a sabedoria das tuas palavras." Prov. 23:9

E ainda diz: "O tolo despreza a instrução de seu pai." (15:15). - Se até mesmo ao pai não dá ouvidos, por que então daria ouvidos ao pobre Evandro? - E por cima, dá um xeque-mate: "O tolo não tem prazer na sabedoria, mas só em que se manifeste aquilo que agrada o seu coraçäo." 18:2 Até o profeta Isaías já dizia: "Quem deu ouvidos a nossa pregação?!"

Por fim, o que tenho a conversar, instruir, conselhar? Não darão ouvidos! E ainda recebo ofensas por isso (apesar de não me importar com isso). Talvez seja porque não suporto de ver tais pessoas - muito queridas - brincar de pega-pega em cima de um campo minado, as quais não vêem, e nem se tem noção; e as vezes até tento entrar no campo, para convencê-las a sair dali. E acho que Deus já interviu muitas vezes na vida das pessoas impedindo que muitas dessas bombas explodissem. Porém, e se uma explodir? Pois cedo ou tarde acontecerá. Comigo foi assim (e várias explosões), e foi um milagre eu ter sido recuperado e transformado, apeasr de ainda sofrer duras consequencias de cada uma delas, quais, às vezes, também me tiram o sono e toda paz. Porém, dos que comigo estavam no campo minado brincando, não sei de mais nenhum que teve minha mesma sorte. (e eram muitos) E tudo, o que eu não quero contar, quando se tratam de pessoas, é de sorte, de casualidade; porém parece não ter como fugir desse mistério.


O que resta fazer então?!
Eu não sou o tipo que impõe, obriga, força - sou contra a tudo isto. Respeito a decisão de cada um, mesmo que esta seja beber enxofre. Mas por fim, o que nos resta, é apenas o que Paulo nos diz: "Ore, faça suplicas e ações de graças, levando todos os pedidos e ansiedades para Deus. E fique em paz. Confie nEle." Mas como isso é dificil! É quase impossível! - Até é, se não fosse Ele nos conceder o dom da paz. - Pois quero ter a utópica absoluta certeza de que tais desejos serão atendidos. Porém, eu sei que Deus respeita também o livre-arbitrio, não impõe. E assim como eu, tem que, muitas vezes, apenas contemplar nossas tolisses e merdas que fazemos, as pessoas com um caráter desvirtuoso que nos tornamos, ficando de mãos atadas.

Eis aí um grande mistério: "Como ficar em paz?!" Como confiar em Deus, se por fim, a decisão cabe ao homem - e Deus não é sofista?

Porém, desabafar com Ele, descarregar toda essa ansiedade nEle, realmente, alivia muito o fardo e o peso (já pude dormir bem esta noite). E claro!, ouvir a 1a. Sinfonia de Brahms para encher de esperança e alegria novamente, e da 9a. de Beethoven para encher de confianca em Deus e com uma alegre serenidade que supera toda infelicidade; acho que adicionarei Bruckner ao repertório para deixar de pensar um pouco nas coisas que acontecem neste mundo.

0 comentários: