15 maio 2010

Um Dia de Impacto

"É necessário que Ele cresça e eu diminua." - João 3:30


Milhões de pessoas na América do Sul deve ter visto hoje uma forte mobilização da Igreja Adventista do Sétimo Dia na entrega de algumas revestinhas, que ao todo seriam mais de 10 milhões. Bem, a minha igreja entregou 16mil na região central de Santo André pela manhã. Eu e alguns amigos (
Elcio: sax soprano
Hugo e Renato: sax alto
Elton: trombone
Robert: flauta
Patrizia: violino
) fomos até o calçadão da Oliveira Lima, super movimentado pelo intenso comércio no sábado.O interessante foram algumas pessoas ficarem ao redor vendo, outras ficavam mais de longe, mas todos que passavam olhavam, e rapidamente todos foram distribuídos, na verdade, até faltaram. E eu não vi nenhum no chão, nenhum que foi jogado fora.

Não sei quais serão os frutos desse trabalho, eu tendo a ser pessimista e não esperar muita coisa. Mas, de ultima hora meus planos para a tarde mudou. Ao invés de ir para casa, fui para o Parque Central em Santo André, onde algumas familias da igreja se reuniram para fazer um piquinique (um almoço), e ali passei uma deliciosa tarde em meio aquele paisagismo e ambiente que tende ao bucólico. E em meio a tantas reflexões de algumas coisas surpreendentes que ocorreram no dia que me deixaram super feliz... aliás, hoje, pude perceber que uma amiga me perdoou de uma besteira que fiz. - [Caro leitor, você não imagina o que isso significa para mim, ainda mais nesse caso especial.] - O triste é ver como passa tão rápido esses instantes, de modo que muitos amigos, apenas verei semana que vem.


E mais próximo ao pôr-do-sol, quando parei para estudar a Bíblia, no estudo do livro de João que estou fazendo, após um longo estudo de Isaías (foram uns 4 meses). Hoje me deparei com uma mensagem de João extraordinária:

"É necessário que ele [Jesus] cresça e que eu diminua. ... Aquele que o aceita confirma que Deus é verdadeiro."  João 3:30;33

E diante disso fiquei pensando muito. Quanto a mim mesmo. Será que o Evandro está diminuindo e Cristo crescendo? Quando olham para mim, falam comigo... qual é a impressão que eles tem: Evandro ou Jesus? Pois se for o Evandro, oh! lastima! O que tenho a oferecer? O que tenho de atrativo? O que posso fazer? E isso me fez questionar um pouco esse grande evento de hoje. O que será que estavam vendo as pessoas: "Um bando de cristãos distribuindo folhetos bonitinhos.", "A Igreja Adventista.", "O Sábado Sagrado." ou Cristo? Pois se não for Cristo, uma série de questionamentos me vêm em mente. Será que vale a pena? Não será que estamos desfocando da pessoa de Jesus?

Talvez tenha havido sempre um foco antropocentrico, isto é, no humano, na pessoa, no ser, aliás, até mesmo em instituições, na pessoa juridica. Mas João disse que deve ser exatamente o contrário. Creio até mesmo que na música está havendo muito mais uma experiência pessoal, que faz crescer a imagem do músico, ao invés de "diminuí-la" e fazer crescer a de "Jesus". Ninguém disse isso, mas acho que um pensamento muito comum hoje é o de considerar que "nenhum lado deve diminuir, mas ambos crescer." Ou seja, não é preciso diminuir a imagem do homem para crescer a de Cristo; mas que as duas devem crescer. Talvez, nisso podemos aprender e encontrar raízes dos atuais problemas laodiceianos do cristianismo.


Fica aí algo para pensarmos esta semana.

0 comentários: