19 abril 2010

A Triste e Dura Realidade e Futuro do Modo de Produção Capitalista

Por favor, rogo a todo ser vivente que olhar esse post assista com atenção esse excelente video de aproximadamente 20 minutos.



Algumas considerações...


Eu sou muito cético quanto a esta esperança renovadora verde. Apóio sim as tecnologias verdes, o fim ao estilo de vida insatisfatório, consumismo, materialismo e todas as vaidades acopladas que até inundaram as denominações religiosas em suas liturgias e considerações práticas doutrinárias (vide ao post anterior). Também não dúvido do surgimento de novas tecnologias que permitam reverter globalmente muitos problemas geradas por esse sistema, como a poluição atmosférica, da água, produção energética, entre outros. Mas, na verdade, sou profundamente pessimista quanto a isso e por 3 principais razões:

1. A natureza do problema
Não é um problema de mera ordem humana (o homem é o único culpado pelo desenvolvimento histórico desse sistema caótico). Mas pela Bíblia temos também a ação de outros seres inteligentes, poderosos, que direcionaram a humanidade nesse sentido, através do pecado. A Bíblia prescreve 2 profecias cumpridas (uma delas implicita). A primeira diz que nos últimos dias viriam dias trabalhosos, e isto é um fato; tão trabalhoso o é, que hoje temos o stress como a doença do século, até crianças de 8, 10 anos sofrem com isso. E a segunda diz que aí do homem que destrói a natureza, Deus irá fazer justiça quanto a isso. Implicitamente está última consideração tem um cunho profético ao considerar como intríseco ao pecado, e a uma condenação natural que se acumularia pela Terra com o desenvolvimento do pecado, que levará o mundo (se já não o levou) a ser semelhante ou mesmo pior que Sodoma e Gomorra, no sentido pecaminoso.

2. Mega população
A perspectiva para daqui 50 anos é que a população mundial duplique. Ou seja, de 7 bilhões de pessoas para mais de 14 bilhões de pessoas. Isto carrega pelo menos 4 variáveis importantes:
i. necessidade de aumento de produção
ii. aumento de produção de lixo (nem que seja as excretas humanas)
iii. possibilidade de ampliação de mercado consumidor para as corporações (mais poder, mais dinheiro)
iv. 'apertamento' demográfico

(i )
Pelo menos duas coisas será necessário: água e alimentos. (pode-se pensar também em remédios, produtos de limpeza entre os demais do luxo moderno). Porém é o seguinte: se duplicarmos os reservatórios e o espaço destinado a produção de alimentos, o que acontece? Simples, não tem espaço no mundo para isso! Sobretudo com a necessidade de mega-cidades superpovoadas. Além disso, seria necessário desmatar o que sobrou das florestas. (e é provável que apenas isso não garanta). E, o único modo de se fazer isso é recorrendo aos venenos, tóxicos, sintéticos, transgênicos, destruição, tecnologia. Que por sua vez necessitam da outra parte do sistema, de recursos, destruição, mais sintéticos, tóxicos. Para aumentar a produtividade aumentando o minimo possível o espaço.

Logo, pensando na sobrevivencia manutenção da vida, é preciso engolir a dimiunição da qualidade dos alimentos, da água, na destruição do meio-ambiente; para poder, pelo menos, manter bilhões de pessoas vivas. E os problemas de saúde resultantes tentarão ser compensados (adiar a morte), por meio de drogas remédios. E claro, é dificil imaginar um cenário em que todos terão acesso a isto. Aliás, suponho que haverá até a necessidade de surgir a "ração", a unidade básica de consumo, alimentação do homem. Diversidade alimentar, tende a ser cada vez mais iguaria e escaço, um privilégio de poucos.

E isto não é coerente com qual perspectiva de mudança (reforma), mas sim medidas rápidas, emergênciais, uma após outra.

(ii)
Tudo isso faz com que aumente a necessidade também de "o que fazer com o lixo resultante". Não é nem dúvida que haverá um povoamento cada vez maior da população verticalmente. O lixo também irá necessitar de maior espaço para tal, ou então, queimar. Mesmo com o aumento da industria de reciclagem. Aliás, se cada homem cagar defecar 500 gramas de coco por dia, mais 1L de urina, sem contar as celulas mortas da pele que produzem toxinas e poeira; haverá uma necessidade gigantesca por uma ampliação do sistema de esgoto e unidades de tratamento de esgoto, além de mais volume de pó nos aspiradores. Por fim, tudo demandando ainda mais espaço. Ainda mais que o reaproveitamente do lixo, reciclagem, não ocorre na mesma velocidade de sua geração; ou seja, irá sempre acumular ainda mais.

(iii)
Quem domina o mundo hoje, com certeza está na faixa de idade acima dos 40 anos. E que para tais, a importância com essas coisas é minima, apenas aquilo que é mais viavel para lhe trazer mais lucro no curto prazo. Ao mesmo tempo, que uma imensa população é um imenso mercado consumidor. Então a ordem será: "Vamos produzir mais." Ou seja, de tudo o que se vende, e produz que necessita de tóxicos, matéria-prima e espaço, aumentará.

(iv)
A grosso modo, irá duplicar o número de pessoas ao seu redor. E elas ocupam espaço, respiram, falam, transpiram. O que pensar da necessidade de locomoção (transporte)? E a demanda e qualidade de ar? E o tamanho das casas? E o crescimento vertical da cidade, que gera sombras, pernumbras, bloqueia o vento, ilhas de calor, e consequencias. As pessoas passaram a viver mais apertadas. Logo, tudo o que se tem hoje tende a ser substituido por essa nova necessidade de estruturação do espaço urbano para maximizar o espaço. Ou seja, mais construção, mais obras, mais produtos, mais demanda. Nunca haverá tempo para reorganizar, parar, reformar, mudar as coisas. Apenas uma aceleração dos processos atuais, cada vez mais intenso. Porém, o espaço fisico da Terra continua o mesmo, limitado.

A melhor solução? Um genocidio mundial. Por guerra, doença. Mas quem estará disposto a morrer? E a ética? Bem, então, vamos nos apertar. Que o planeta Terra é como colo de mãe, sempre cabe mais um.

3. Blindagem do sistema
Por que haveria mudança? O que seria necessário para essa mudança? Na realidade, sem precisar discutir muito isso, quase todos reconhecem que não há, não existe essa ferramenta. Que se trata de uma mudança em larga escala, global, e acima de tudo, das elites; de mentalidade, a qual tais conscientizariam de tias coisas, e lutassem por tal mudança. Mas e o incomodo da mudança?  E meus investimentos? E o sofrimento que tal mudança gerará? O que eu vou sair ganhando com isso? Talvez daqui 20 anos eu morra.

Não há nada que permita tal mudança. Um exemplo é a saúde, até os médicos dizem que é preciso deixar os alimentos gordurosos, a açucar, fazer exercicios fisicos diariamente. Mas o próprio médico não segue tal preescrição. Qual religião sabe como é extremamente dificil levar as pessoas através de uma reflexão uma mudança no estilo de vida, conscientização. Aliás, até as religiões se levaram pelo modo de vida capitalista.

Que mulher irá abandonar suas vaidades? Que empresa de griffis, roupas, e moda, irá dizer: "Use está roupa pelos próximos 10 anos."? Que empresa de automóveis irá dizer: "Para de comprar carro, e vá andar de bicicleta."? Qual frigorifero irá dizer: "Võcê não precisa comer carne para viver."? Enfim, quando iremos ver uma atitude das corporações e da mídia para tais fins de mudança, que ao mesmo tempo seria o mesmo que dizer: "Eu não vou mais lucrar. Ou vou diminuir meus ganhos. Ou vou ter prejuízo."? Quando iremos ver um comercial dizendo: "Você não precisa consumir nada para ser feliz." A própria educação (a esperança de muitos) está moldada dentro desde sistema. Dúvida? Bem, "Educação pelas Competências" está aí (atender as exigencias das corporações - é assim que seu filho será condicionado ensinado até sair da faculdade)

Não há qualquer mecanismo que possibilite tais mudanças no mundo. É totalmente utopia essa esperança que algumas pessoas e grupos possuem. Pois diga-se de passagem, o que as pessoas fazem, quando não têm que trabalhar? Beber, ver futebol, satisfazer o apetite insasiável, beber mais um pouco, desfrutar de alguns prazeres, sexo, beber de novo, jogar video-game, beber, fazer uma viagem, beber, fofocar um pouco, beber, falar coisas sem importância, beber. Bem, alguns mudam um pouco, também fumam e usam drogas. Como a Bíblia diz, este povo só quer saber de comer, beber e divertir-se.

O cara nasceu, ficou décadas estudando, com 50 anos se torna diretor da Coca-Cola, gnahando milhões por ano. E aí vem um ambientalista com esse papo para ele? O que ele vai fazer?

É triste, pessimista, mas é a realidade. Olhe para a maioria das pessoas que você vê no seu dia-dia, até muitas que você considera colegas ou mesmo amigas, o que está escrito na testa deles? Bem, vou ler para você: "Vai a merda! Não estou nem aí para você." Se não ama o próximo irá amar o mundo, ou uma árvore, uma onça no meio da África?

Eu mesmo, quantas vezes não sou ridicularizado, mal-compreendido até mesmo por minha mãe, por meu desapego material, por ficar anos e mais anos, com a mesma roupa. Aliás, tem roupa que eu uso de mais de 10 anos atrás. Não ligo para aparência, mas me entristece quando na aparência vejo a vaidade e a futulidade das pessoas. Há quem me acha louco por considerar triste ver pessoas maquiadas. Mas por que precisam disso para se engarem serem felizes? A loucura do capitalismo é tão louca, que as pessoas até mesmo querem deixar de ser "consumidores" e se tornarem "produtos" e fazendo um auto-marketing ("Olhe, sou assim e assim, me consuma.") Aliás, como é cruel entrevistas e dinâmicas de grupo.

Sabe, o seriado Chaves foi uma das melhores séries que houve, é uma forte critica ao capitalismo, implicito. Para começar eles sempre estão com a mesma roupa. E não é por isso que se tornam menos homens, menos afeituosos, menos empáticos, menos valorosos. Aliás, o personagem mais ofensivo é o Sr. Barriga que representa o capitalismo. E o mais afetuoso é o Chaves, a pobre criança que anda em trapos, passa fome e ainda pede comida. E detalhe, ninguém tinha um celular no bolso. Nem um computador.

De vez enquando eu reparo um pouco no ambiente de trabalho e vejo um monte de pessoas olhando para uma tela de computador. E fico pensando: "É para isso que nascemos? Para ficar boa parte do nosso tempo com as mãos em cima de objetos de plásticos e nossa retina fixada em algumas polegadas de LCD?" Ainda mais, ontem mesmo, fazendo uma caminhada pela cidade, bebo água num parque, e a água era horrível, com um sabor de claro entre outras coisas que simplesmente, tinha que me esforçar para beber; e pensei: "Como pode? Não era esse o plano original de Deus para homem, beber uma água tão ruim." Mas ao mesmo tempo, tem gente bebendo litros de cerveja por dia. As pessoas que você gostaria de estar próximas, estão na maior parte do tempo "lá", lá onde você não pode estar, mas elas estão, e como você, na rotina de fazer algum trabalho, estudnado, pesquisando, se entrentendo com uma TV, computador, música. Ou simplesmente lá, onde suas condições financeiras não lhe permitem tal luxo de se deslocar até lá e voltar a tempo de cumprir seus direitos para manter o modo de produção capitalista.

E quem sai do sistema? Deixa de ser um consumidor? Bem, ou ele tem uma casa no campo e se sustem com a própria terra. Ou então, está jogado nas ruas de uma cidade, passando frio, fedor, fome, doenças.

A própria religião se conforma com essa realidade e não sustenta decidida oposição.

Estão todos comodos. Caminhando como zumbis para o precipicio. E creio eu que apenas há anjos tentando alertar. Mas apenas é um ou outro que realmente se toca e muda de direção. E que por fim, se não for a volta de Jesus, então não resta mais nenhuma esperança, o resto passa de utopia.

E aí já consumiu hoje?

...

Quem me conhece sabe que meu negócio é juntar e investir o que ganho. Mas não como a maioria para propósitos consumistas. Mas, sobretudo, para conseguir, talvez, futuramente, sair do sistema. Com recursos o suficiente para bancar o resto da vida em alguma comunidade bucólica autosustentável modelo, alienado desse mundo grudento e ao mesmo tempo, repugnante. Ou então, morrer tentando. Senão, vale logo morrer agora mesmo. E daí?

Por fim, apenas digo que há apenas uma única esperança. E apenas por causa disso, e amar pessoas, para as quais quero que desfrutam dessa esperança, é que vivo. E se não for isso, estou perdendo meu tempo, e não faz diferença alguma morrer ou viver; pelo menos, se morrer, acaba o sofrimento de lutar para viver e manter a razão e espiritualidade neste mundo tão vil; onde na testa e mãos de cada um, se encontram as palavras: "Vai a merda!" Escrito.

E para finalizar, vai um outro: