22 abril 2010

Retribuição

Hoje eu acabei de ver uma reflexão muito boa no blog da Vanessinha Meira, e uma das frases mais fortes era:

"Deus trouxe o seu melhor Cordeiro para aqueles que Lhe ofereciam os piores cordeiros."


O que eu e você temos oferecido para Deus? Mas oferecer para Deus, que é um ser ideal, que sempre agil coerente, amoroso e perfeito com nós, até nos motiva a querer dar o melhor para Ele. Aliás, não é isso o que cantamos em nossos louvores?

Mas Deus nos impele a agir com o próximo assim como Ele haje conosco. Ele nos perdoa, e nos diz para perdoar nossos devores. Ele nos ama e diz para amar o próximo como Cristo nos amou. Ele nos faz o bem, e diz para fazermos o bem ao próximo. E nesse caso especifico? Deus deu o Cordeiro perfeito para quem lhe dava do pior e ainda com múrmurio.

O que você, o que eu, o que nós oferecemos não somente para o próximo, mas para aqueles que nos enrolam, e que até mesmo xingam, e nos oferece apenas o pior de si? Temos oferecido/dado o nosso melhor para eles? Podemos até mesmo dizer: "Ela não merece!", mas e você, e eu, merecíamos o sacrificio de Jesus?

Outrora parece ser tão dificil perdoar. Mas quando olhamos para a cruz, somos movidos a tal ato misericordioso e amoroso.

Mas além disso, Deus não faz isso "por obrigação", com cara fechada; mas fazia com alegria e realmente do fundo do coração: “Não tenham medo. Estou trazendo boas novas de grande alegria, que são para todo o povo: hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor” (Lc 2:8-11) Deus oferece o Seu melhor como um verdadeiro presente dado de coração. Assim sendo, o amor de Cristo deve nos mover a de modo igual, oferecer o nosso melhor, mesmo para quem oferece o seu pior para nós, e com grande alegria, como um grande presente.

E uma última lição. Deus enviou Cristo para se relacionar com as pessoas com o convite: "Vinde a mim...". Este é a intenção do maior de todos os presentes, o melhor de Deus. Um verdadeiro perdão, um verdadeiro amor ao próximo, um verdadeiro presente tem que ter esse propósito para com o próximo: "Vinde a mim." É um convite a um relacionamento amistoso - a fraternidade.


Que lições maravilhosas.
Que Deus maravilhoso.

Como ainda há gente que ousa difamar da Bíblia e dizer ser um livro violento, exclusivista, que impele a tantas coisas ruins. Sendo que aqui vemos a mais pura lição de Deus sobre o amor: "Dê o seu melhor até mesmo para quem lhe oferece o pior. Com alegria, amor e buscando a fraternidade."

1 comentários:

Vanessa Meira disse...

Olá Evandro,
bela reflexão.

Vc enfatizou um ponto importante: a alegria de oferecer o melhor. Não bastaria oferecer o melhor resmungando, reclamando, insatisfeito, por obrigação.

Excelente!