07 julho 2009

Vitamina B12 e o Regime Vegetariano

Há muitas pessoas que contestam o regime vegetariano devido à vitamina B12. Vamos então analisar os fatos.

Qual é a importância da vitamina B12?
Muitas: Forma e regenera células vermelhas do sangue, prevenindo a anemia; Promove o crescimento e estimula o apetite das crianças; Aumenta a energia.
Mantém o sistema nervoso saudável; Utiliza adequadamente as gorduras, carboidratos e proteínas; Ameniza a irritabilidade; Aumenta a capacidade de concentração, memória e equilíbrio; Controlar os níveis de hemocisteína, o qual está muito associado com várias doenças e problemas de saúde; É um tonificante imunológico; Importante na manutenção da bainha de mielina (importantíssimo para os nervos funcionarem corretamente). Entre muitas outras.

O que pode ocorrer na sua carência?
Fadiga, confusão, perda de memória, fraqueza muscular, danos causados pelos nervos, perca imunológica, problemas na replicação celular comprometendo a manutenção do organismo e mesmo facilitando o surto de células cancerígenas. A doença mais característica é a chamada Anemia Perniciosa, a qual promove alterações neurológicas progressivas e mortais se não houver tratamento, além de fraqueza, convulsões e graves danos no tecido parietal gástrico.

Quanto que se deve consumir?
Não se sabe ao certo qual deve ser o consumo de vitamina B12. O paradigma que se usa é que a dose diária de B12 necessária para o organismo é de 2,4 microgramas (mcg) para adultos, 1,2 mcg para crianças de até oito anos e 2,8 mcg para gestantes e mães que amamentam. Porém isso é muito variável, pois pessoas que possuem um alto consumo de proteína necessitam ainda mais dessa vitamina, logo pessoas vegetarianas necessitam de um consumo menor de tal (se não consomem proteína em excesso); atletas e quem exercem atividades que envolve pensar muito (como estudos) também necessitam mais.

Absorção e uso no organismo.Em primeiro lugar é importante ressaltar que apenas bactérias e levedos sintetizam essa vitamina, animais não a produzem; a vitamina que absorvemos ao ingerir derivados animais é resultante das reservas de tal vitamina no organismo de tal; o qual ele ingeriu de outras fontes que continham tal.

Ao se ingerir tal ela deve ser separada da proteína dos alimentos, o que envolve um desempenho vital de um devido funcionamento das enzimas digestivas, do suco gástrico; e um bom funcionamento do jejuno (intestino pequeno) onde é finalmente absorvida pela corpo. Sendo que ela é armazenada em grandes quantidades no fígado, a única entre as vitaminas B armazenadas em quantidade substancial.


Quanto tempo leva para aparecer sintomas de carência desta vitamina?
Não se sabe ao certo. Varia de organismo para organismo. Sendo que o corpo humano faz grandes reservas desta vitamina. A qual seus sintomas podem ser um pouco escondidos por uma alta quantia de outras vitaminas do complexo B. Mas estimasse que, em geral, uma forte carência da vitamina B12, em torno de 5 anos já deve haver sintomas fortes e claros. Porém se há uma baixa reposição, o corpo tende a adaptar de modo a diminuir o metabolismo, o que minimiza os efeitos e sintomas, podendo, assim, dificultar a constatação do sintoma. Visto que é uma carência de facil e rápida reposição, até por meio intravenoso; diferente da desnutrição, por exemplo.

Qual é o primeiro sintoma?Há variações, mas um dos mais comuns é a anemia. Baixa quantidade de células vermelhas no sangue. Normalmente, nesse diagnostico o médico indica suplementos ricos em ferro, que normalmente são associados com B12, resolvendo o problema; porém, se isso não resolve, um exame mais profundo é necessário e é onde pode ser verificada a anemia perniciosa ao verificar-se uma baixa concentração de vitamina B12 no sangue. Outros sintomas são fragilidades, manchas e envelhecimento precoce da pele. Sintomas mentais mais presentes são: fadiga mental, dificuldade de concentração, lapsos na memória e dificuldade de gravar coisas, perca de mobilidade, mudança de comportamento (para algo estranho).

Qual a principal causa da anemia perniciosa?
O óbvio é a baixa quantidade de B12 no sangue. Equivocadamente alguns associam isso aos vegetarianos, devido ao dito que não há fontes não-animais de B12. Porém, a maioria dos casos está entre as pessoas carnívoras. Estimasse que a grande maioria das pessoas consomem quantidades adequadas desta vitamina na alimentação. O maior problema está quanto a não ou baixa absorção deste pelo organismo.

O principal fator são os problemas intrínsecos associados a problemas de saúde e ao ácido estomacal. Estimasse que 20% das pessoas mais velhas são deficientes em B12, mas não sabem. Além que pessoas carnívoras tendem a ter maiores problemas de fermentação, problemas gástricos e intestinais liderando o ranking (também devido ao fato de haverem mais carnívoros do que vegetarianos). Também se sabe que pessoas que consomem muita bebida alcoólica possuem menores concentrações de B12, pois o excesso de álcool impede a absorção deste nutriente. Mesmo que as quantidades de B12 no sangue de alcoólatras sejam maiores, a reserva desta vitamina nos tecidos é normalmente deficiente. Em último caso estão os vegetarianos restritos, pois requer muito tempo para aparecer algum sintoma, e os saudáveis normalmente tendem a reabastecer o estoque; logo, a maior parte dos casos nos vegetarianos estão associados a problemas de saúde e não a alimentação vegetariana.

Fontes de vitamina B12.
É certo que derivados de animais possuem vitamina B12 como leite (e seus derivados), peixes, ovos, carnes. Um dos grandes mitos é limitar apenas a tais. As maiores fontes de B12 e mais rica tanto na quantidade quanto a facilidade de absorção estão em fontes naturais, liderando o levedo de cerveja; há também os cereais integrais, que acabam tendo pequenas quantias de bactérias que produzem a vitamina B12 [refinados tendem a não possuírem nada], depois os vegetais verdes, batatas, e cianofíceas (um tipo de alga). Sendo que no reino animal a maior concentração está na carne do fígado; porém inferior comparado ao levedo de cerveja, sobretudo na facilidade de absorção.

Também muitos alimentos industrializados são artificialmente abastecidos com B12. Todavia, alguns defendem que as bactérias da boca são capazes de produzir B12 e que constantemente ingerimos pequenas quantias de B12 por esse meio. Também alguns defendem que alimentos a partir de cereais e oleoguminosas produzidas de formas o mais natural possível sem que haja muita esterilização, como a produção de leite de soja caseiro, por haver uma quantia maior de bactérias acaba favorecendo na ingestão da vitamina B12.

Verdades sobre o regime vegetariano e vitamina B12

[NOTA DE ATUALIZAÇÃO - 03/10/2016]
0. Há 12 anos sigo um regime vegetariano. No meu último exame sanguineo de B12 este contato dentro do nível esperado, porém apontando uma tendência de queda. Talvez isto ocorra por ter parado de me suplementar com Levedo de Cerveja nos últimos 2 anos [um teste interessante]. Porém,hoje conheço uma família que a mais de 20 anos são veganos, em que, o pai, nos últimos anos tem apresentado deficiência de B12, ele tem tomado injeções de B12, porém, com o tempo tem caído novamente. Além da filha deles, hoje com 22 anos, que também está com carência de B12 e (alguns sintomas físicos), pois tem a dieta restrita desde que nasceu. Porém, o caso deles mostra que eles não buscam suplementar a falta de B12, não tomam Levedo de Cerveja entre outros, evitam ao máximo derivados de leite e ovos. Ficou claro que há casos de carência e suas consequencias, porém que elas ocorrem com um longo período de tempo. É necessário, na maioria dos casos das pessoas, suplementar caso não haja ingestão de nada de origem animal.

1. Não se sabe ainda ao certo a relação entre a fadiga, falta e aumento de energia, tanto em pessoas saudáveis quanto em deficientes desta vitamina; no corpo de um esportista ou praticante de atividades físicas, pois há muitas mudanças de paradigmas. Porém é certo que sabe que a deficiência da vitamina, assim como outras doenças, ou mesmo uma digestão dificultada, pouca ingestão de água e perca de sais minerais causam perda de desempenho e energia. Mas ainda não há um relacionamento certo de que uma hiperatividade produza carência de B12.

2. Um consumo regular de levedo de cerveja é SUFICIENTE para suprir as necessidades de vitamina B12 de uma pessoa na maioria casos. Sendo que se aconselha a ingestão em pó ou em grão que facilitam a digestão e absorção. Para maximizar, o ideal é tomar no inicio do café da manhã, puro se possível, ou junto com algum alimento liquido simples de fácil digestão que não haja muita proteína, como sucos e, de preferência a temperatura ambiente.

3. É raríssimo encontrar um vegetariano/vegano deficiente em B12. Todavia, aqueles que não suplementam, após anos de regime restrito, provavelmente haverá valores baixos de B12. Apenas a menor parte dos vegetarianos/veganos que não suprem, sempre apresentarão níveis normais de B12.

4. São praticamente casos isolados e extintos os de vegetarianos que morreram devido a falta de consumo de B12. (não levando em conta os que possuíam problemas de absorção). Você conhece um?

5. Um regime vegetariano restrito e bem equilibrado é considerado o mais saudável por n motivos.

6. Omega 3 e cálcio também fazem parte de uma alimentação vegetariana bem equilibrada. Sendo a linhaça considerada uma das maiores fontes de Omega 3, a berinjela, de cálcio, verduras escuras, de ferro.

7. Casos de deficiência de nutrientes e problemas de saúde em vegetarianos está mais associado a doenças físicas. Quando ocorre a abstinência de carne, porém ao mesmo tempo, uma pobre alimentação em quantia e variedade de vegetais, integrais entre outros; assim como outros hábitos, como sedentarismo, consumo de álcool e entorpecentes; é o que normalmente provoca a deficiência e não ao fato de não ingerir carne, isoladamente.

8. O consumo de derivados de animal não garante que não haverá problemas com B12; pois indiretamente podem comprometer a devida absorção e uso no organismo. a pessoa pode possuir outros fatores que comprometem sua aborção e uso pelo organismo.

9. O consumo de produtos animais promovem muitos males; no qual apenas num consumo limitado (o que alguns dizem "moderado") pode-se “diminuir” esses males. Em especial, tais alimentos são mais indigestos, pelo difícil trabalho digestivo, na maioria das vezes levando a fermentação, a carência de fibras, e grande quantidade de LDL que diminuem o rendimento de absorção dos nutrientes - e não é só da vitamina B12.

10. Os animais, assim como os seres humanos, necessitam da vitamina B12, porém eles também não sintetizam, assim como nós; inclusive os herbívoros. Pois apenas as bactérias e leveduras sintetizam. Logo, donde eles absorvem o B12 que nós absorvermos deles? Sim, dos vegetais; das bactérias presentes nelas, especialmente. [Não confunda com a celulose, uma proteína que eles conseguem quebrar, porém, nós não, pois não produzimos a enzima.]

11. Houve e há milhões de pessoas que já viveram muitos anos e saudáveis sem consumir carne. Ressaltando alguns casos de narizeus (hebreus – em especial – que eram consagrados para uma vida totalmente dedicada e especial para Deus, que resultava em muitas restrições), monges shaolins (possuíam crenças que a carne contaminava o corpo, especialmente numa visão mais espiritualizada misticamente), Escola dos Pitagóricos (Pitágoras, filósofo e matemático grego, que aprendeu sobre o regime vegetariano nos seus estudos no Oriente e Egito, por outras culturas, tornou-se vegetariano e fundou uma escola na Grécia onde para fazer parte, a pessoa tinha que tornar-se vegetariana – porém, haviam certas loucuras), há muitos (milhões) seguidores de filosofias pagãs que proíbem matar e consumir animais.

12. Hoje há muitos vegetarianos no mundo, tanto atletas, nutricionistas, médicos, professores, engenheiros, cantores, celebridades; e que são clinicamente saudáveis. Entre eles: Brad Pitt, Pamela Anderson, Dustin Hoffman, Avril Lavigne, Paul McCartney, Shania Twain, Clint Eastwood, Albert Einstein, Leonardo daVinci, Sócrates, Leona Lewis, Alicia Silverstone, James Cromwell, Jennifer Connelly, Geezer Butler, Bill Pearl (Mr. Universe), Mac Danzig, Mike Mahler, Ricky Williams, Tony Gonzales, Petra Nemcova, ... [a lista é longa]

13. Eu conheço muitos vegetarianos que são há muitos anos e totalmente saudáveis. Conheço vários de destaque. E muitos deles, tão saudáveis que há muitos anos não sabem nem o que é espirrar. Eu sou vegetariano desde o final de 2003, e estou totalmente bem, muito melhor do que quando não era; além da disposição física, do imunológico, das atividades físicas que agora faço, da dificuldade para ficar cansado, e da dificuldade para gastar toda energia que tenho; ontem num check-up, o médico olhou meu exame de sangue, e foi seguindo item por item (uma longa lista) e tudo ok; com destaque para minha alta concentração de hemoglobina e HDL e baixa quantia de LDL, colesterol, triglicérides estável. Até os imunológicos estavam tudo ok, sendo que antes de tornar vegetariano sempre estavam alterados e elevados devido à rinite alérgica, a qual agora só volta se eu descuidar muito da saúde e por vários dias. Eu consumo regularmente levedo de cerveja, mas pouco por causa da B12 (nem penso nisso, para ser sincero), porem pelas suas outras propriedades, em especial por ser um tônico imunológico.


Conclusão
Em função da vitamina B12, não há razão alguma para a pessoa não aderir a um regime vegetariano. Caso fosse este o real motivo – da desculpa – a pessoa também não consumiria derivados de animal devido a um prejuízo muito significativo e num prazo muito mais curto, das suas toxinas, colesterol entre outros.

Vale também ressaltar a estatística: Quantas pessoas morrem por ano, no Brasil, em decorrência de problemas de circulação, entupimento de artérias, hipertensão, obesidade, associadas à gordura praticamente toda provindo dos animais, frituras e guloseimas? Quantas pessoas morrem por ano, no Brasil, em decorrência da falta de B12, porque eram vegetarianas? E quantos os casos, de tais, que ficaram com alguma doença devido à gordura animal? E devido à falta de B12 por não comer carne?

Novamente, se vê que apenas trata de uma tentativa infundamentada de desprezar; para continuar a justificar seu consumo de carne. Consumo este fundamentado não na lógica e na razão – salvo alguns casos – pela busca de uma saúde ideal e amor aos animais e ao meio ambiente. Mas, simples e puramente fundamente no paladar, apetite e indisposição à mudar.

11 de maio de 2010
Há 2 dias vi numa farmácia que a venda de vitamina B12 em capsulas. Eram 400 capsulas, cada uma com a dose diária da vitamina necessária (e mais um pouco). O preço era em cerca de R$ 36,00. Ou seja, R$ 0,09 / capsula. Um custo baixissimo por dia. Se a vitamina B12 era a desculpa, aqui está mais uma solução, que sai nem 10 centavos por dia.

14 comentários:

Fred Torres disse...

Hmm Evandro, você tem a fonte dessas informações?

Valeu, abraço!

Luiz disse...

Em Romanos, cáp. 14, Paulo chama os vegetarianos de fracos. É a palavra de Deus, meu amigo. :)

Amanda Ferreira disse...

Eu estou lendo muito sobre vegetarianismo, vi um video colocando um terror enorme sobre a carencia de b12, me disanimei, mais eu não sabia que o levedo da cerveja supria a falta do b12. Vc me animou!
Onde será que eu encontro levedo de cerveja?

Obs.: Juiz não se pode levar tudo que a palavra de Deus diz ao pé da letra, Deus fez os animais e os seres vivos para serem livres e habitarem no planeta terra, e os animais sofrerem o ciclo natural da vida, eles mesmo sabem a ora de morrer e ora de matar, mais isso e o ciclo natural da vida animal, o que acontecia antes (na epoca de pedro) nem se comprara com o comercio e desreipeitos com que os pobres animais são tratados hoje, nascem para morrer apenas isso, são nascidos de inseminação artificial e mortos sem do nem piedade, Deus não criou os animais para nascerem excecivamente por enceminção artificial, eu não gosto de impor minha pinião a nada e a ninguem, acho que pessoas que acreditam em Deus deveraiam ser as primeiras a ter piedade pelos animais...

Amanda Ferreira disse...

P.s: Luiz não Juiz..

Evandro Costa de Oliveira disse...

Olá Amanda, levedo de cerveja se encontra em qualquer supermercado na sessão de alimentos integrais e mais naturais. Em lojas de alimentos natuais, também se costuma ter em lojas que vendem complexos vitaminicos, e produtos para atletas.

Tem de 3 modos:
- pó
- grão
- capsula

________* Lil Andersen disse...

eu já te falei que falta gordura trans na sua vida, meu querido?

João Batista disse...

Cara, tava muito interessado em adquirir essas informações.

Esclareceu algumas coisas.

Gostaria da fonte dessas informações, se possível, Evandro.
Abraço.

Evandro Costa de Oliveira disse...

Fonte: um pouco aqui e um pouco ali. Não anotei.

Ricardo disse...

Caro amigo, levedura de cerveja contem todas as vitaminas do complexo B menos a vitamina B12;

não existe nenhuma fonte de B12 que não seja de origem animal.

vegetarianos precisam suplementar com vitaminas sinteticas.

Anônimo disse...

cra isso me ajudou muuuuito muito obrigado por postar isso saiba q com isso muitas pessoas iram ganhar esperiencias . valeu meu trabalho de biologia saio otimo !!! valeuu


brigadão!!

bjs!!

Anônimo disse...

Fontes: "um pouco aqui um pouco ali"

FAIL

Anônimo disse...

Olá,
na verdade o levedo de cerveja contém vitaminas B1 , b2, fibra alimentar, proteínas, carboidratos. Não existe a presença da vitamina B12 no levedo.

Evandro Costa de Oliveira disse...

Depende do Levedo, boa parte deles contem, é só olhar na tabela nutricional, a qual supostamente é verdadeira.

As que tomo da Prolev possui.

Anônimo disse...

Caro Ricardo,

A fonte da Vitamina B12 não é exclusivamente animal. Aliás, não existe vitamina B12 produzida por animal. Toda B12 é produzida por bactérias! Que se encontram em animais e, ocasionalmente, em vegetais.

Rodrigo Alencar