14 janeiro 2009

Viva 2009 a fim de que não haja 2010

"Ou somos cristãos decididos de todo o coração, ou nada somos." - Testemunhos Seletos, v.1, p. 26

Mais um ano começou, o que não quer dizer nada. O ano, nada mais, nada menos, é, do que um ponto numa escala com fins de data e organização (calendário). Pois se for levar em conta que o movimento da Terra em torno do Sol leva em torno de 365 dias e 6 horas, nem usamos uma medição exata, tendo assim, que, a cada 4 anos, compensar as 6 horas, colocando um dia a mais no calendário. E mesmo assim, a cada instante é uma "virada de ano", a cada instante, a Terra completou uma volta em torno do Sol; apenas depende do referencial, do ponto de partida.

Bem, então, como se diz, agora o ano-calendário mudou para 2009. E muitos costumam fazer "promessas" e "planos" para tal ano. Talvez, o campeão seja o de cuidar melhor da saúde, fazer exercícios, entrar em forma. Ou mesmo em adquirir isso e aquilo.

Em meio a tudo isso, pensando numa visão cristã; por que desejar coisas aqui na Terra? Por que desejar um feliz 2009? A felicidade, a alegria, temos por dom de Deus. Desejar coisas quando não temos para tempo para usufruí-las, para quê? Os eventos que vem ocorrendo, faz com que tenhamos que passar mais e mais tempo em prol da auto-analise, da preparação e de anunciar a volta de Jesus.

E mais, de certo modo, as pessoas desejam um Feliz 2009, contanto, pensando, querendo, com a perspectiva, de que haja um "Feliz 2010". Mas por isso? Por que desejar um 2010?

Venho, aqui, apelar para uma profunda reflexão da sua vida; daquilo que talvez você chame de 'cristianismo' (se é que realmente é isso). E quais são suas verdadeiras intenções. Onde está o seu coração? Vosso tesouro?

Onde está vosso tesouro? Onde está vosso coração? Por que desejar, querer que haja um 2010? Por que, oras, desejar continuar a viver aqui? O que ocupa o primeiro lugar quanto aos seus planos, desejos e expectativas para esse ano? Será que o desejo de que haja um 2010 não está implícito neles?

Por que bato a tecla para que não tenha 2010? Devido a vontade de que Jesus volte antes. E para isso acontecer, temos que amar Jesus e desejar tal de todo o coração. Então, temos que viver de modo digno a quem aguarda e regozija-se na volta do Filho de Deus, o qual, breve virá.

Infelizmente, muitos entre nós – talvez, eu também não se exclua – trata de forma leviana o significado disso, e o significado de suas vidas cristãs. Se consideram cristãs, se consideram adventistas, pessoas que aguardam o advento de Jesus. Mas aí, ela pensa: “O que é viver isso?”, “Como é ser um cristão?”, “Como é viver e desejar essa mensagem?” E então percebem que precisam de uma luz, de um modelo, de uma referência. E aí, ao invés de olharem para as Escrituras, para os profetas, apóstolos e o próprio Jesus, de modo a ver como viveram essa mensagem; e assim perceber, que Cristo é o Modelo pleno; a Ele devemos ter por referencial, comparar e imitar ( “sede vos imitadores de Cristo”); elas se terrorizam e ter o próximo como referência. Ao pastor, ao ancião, ao amigo, ao geral, ao povão; talvez imitam-nas numa coisa, e ai concluem “Já está bom.”, “Me contento com isso. Já é o suficiente.”

Quanto a isso, Ellen White escreve: "Vi que muitos se comparam entre eles mesmos, e comparam sua vida com a de outros. Não deve ser assim. Ninguém, senão Cristo, nos é dado como exemplo. Ele é nosso verdadeiro modelo, e todos devem esforçar-se por imitá-Lo. Ou somos coobreiros de Cristo, ou coobreiros do inimigo. Ou ajuntamos com Cristo, ou espalhamos. Ou somos cristãos decididos, de todo o coração, ou nada somos. Diz Cristo: "Oxalá foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da Minha boca." Apoc. 3:15 e 16. - Testemunhos Seletons, v. 1, 26

Percebes que não há um intermediário? Ou somos cristãos decididos, de todo o coração, ou nada somos! – NADA! – Você pode ir por mais de 50 anos, todos os dias na igreja, ler trocentas vezes a Bíblia, orar muitas vezes durante o dia, praticar jejum. Ser muito semelhante a um pastor de igreja, ou mesmo ser um; ter uma maravilhosa retórica e luz para falar sobre a Palavra de Deus e Sua vontade. Pode saber na ponta da língua os eventos finais. Pode ser ótimo em muitas coisas. MAS se você não for um cristão decidido, de todo o coração, você não é NADA. Está perdendo tempo, é tudo vão!

Isso te assusta? Pois a mim, no mínimo, repreende, impacta, abala minha alma; e dou graças a Deus por isso. Pois ou entregamos todo o nosso coração, nos rendemos totalmente, a Cristo (e não a igreja), ou então somos “coobreiros do inimigo”(Satanás)! Percebes? Enquanto não nos rendemos totalmente a Cristo, nos colocamos de pé, feitos soldadinhos de chumbo, nas fileiras das trevas.

“Vi que muitos mal sabem ainda o que seja abnegação ou sacrifício, ou o que seja sofrer por amor da verdade. Mas ninguém entrará no Céu sem fazer algum sacrifício. Cumpre cultivar o espírito de abnegação e sacrifício. Alguns não se sacrificaram a si mesmos, a seu corpo, sobre o altar de Deus. Condescendem com o temperamento caprichoso, impulsivo, satisfazem os próprios apetites e cuidam dos próprios interesses egoístas, sem consideração para com a causa de Deus. Os que estiverem dispostos a fazer qualquer sacrifício pela vida eterna, tê-la-ão; e vale a pena que soframos por sua causa, que por ela crucifiquemos o próprio eu, e sacrifiquemos todo ídolo. O excelente peso eterno de glória absorve tudo, e eclipsa todo prazer terreno." – Idem

As últimas palavras são assoladoras para este mundo: “E eclipsa TODO prazer terreno.” Pensando nisso, quando você desejou “Feliz Ano Novo” para as pessoas, o que tinha em mente? O que seria ter um ano feliz? “Oh! Vaidade de vaidade. Sim, tudo é vaidade.“ Se ser feliz é poder desfrutar de algum prazer terreno. De ter um ano tranqüilo financeiramente, de fazer sexo com belas mulheres ou homens, de ter maravilhosas orgias alimentares com os amigos nos fins de semana, de poder tomar algumas drogas licitas ou ilícitas sem sofrer ou sofrendo pouco, se é amaldiçoar o time adversário e ter o sonho realizado, se é participar de viagens excitantes, ter um aumento significativo no salário, adquirir um belo carro, ganhar na mega-sena, ganhar uma TV de 80”, ser mais reconhecido e considerado pelos amigos e colegas, estás, então, enganando-se. Se a felicidade que você procura e deseja está em algum prazer terreno, vã é vossa fé. Se felicidade para você é sentir-se mais bonito e atrativo no espelho ao botar a máscara da “beleza”; então, onde é que está vosso coração? Enganando-se numa pseudo-felicidade a qual é norma, é moda, é preceito, é cultura da escola, da empresa, do bairro, da cidade, do estado, do país, do mundo. Tal qual, pessoas também, com tal, tem entrado em meio aos professos seguidores de Cristo.

A verdadeira felicidade está no “excelente peso eterno de glória”, o qual absorve tudo. Onde está vosso coração? Está na glória da densidade eterna? Ao olhar você, o vosso coração, o que verei? Verei uma pessoa extremamente feliz, tal qual excede todo entendimento humano? Ou verei uma pessoa “feliz”, sendo o terreno, posses e vossa vaidade, seus atrativos?

O coração da fé, o poder do testemunho, não está em ver o seu exterior. A felicidade não encontraremos, quando o que vemos é o exterior das pessoas. Do mesmo modo, tão vão será desejarmos que o próximo encontreis a felicidade, quando o nosso testemunho atrai-lhes a observar e ver o nosso exterior; quando as pessoas olham para o Evandro e o que conseguem ver é o Evandro alto, atlético, bem vestido, dentes assim e olhas assim; que faz isso e aquilo. Que imagens estamos refletindo? Que imagem o próximo vê? Mas sim, “the power” está quando eles encontram em nós “o peso eterno de glória”, em meio a áurea celeste a nos cercar em volta.

“Não seja o vosso adorno o que é exterior, como o frisado de cabelos, adereços de ouro, aparato de vestuário; seja, porém, o homem interior do coração, unido ao incorruptível trajo de um espírito manso e tranqüilo, que é de grande valor diante de Deus.” – I Pedro 3:3 e 4.

Estais buscando levantar cedo para exercitar-se cedinho para entrar em forma, quanto ao físico? Mas por que não faça o propósito de em 2009, subjugar a primeira hora do dia, como devoção ao Salvador e Juiz? Propósitos para a faculdade, o trabalho, os amigos, o lar? Mas por que não fazer aliança com o Senhor, de que esse subjugará a faculdade, os estudos, o trabalho, a família, os amigos, TODOS, abaixo do seu relacionamento com Ele, com o tempo dedicado especial a Ele; e com o uso e manutenção do Seu templo (nosso corpo)?

Eis algumas sugestões de promessas verdadeiras, para felicidade, em 2009:
“Finalmente, sede todos de igual ânimo, compadecidos, fraternalmente amigos, misericordiosos, humildes, não pagando mal por mal ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo, pois para isto mesmo fostes chamados, a fim de receberdes bênção por herança. Pois quem quer amar a vida e ver dias felizes refreie a língua do mal e evite que os seus lábios falem dolosamente; aparte-se do mal, pratique o que é bom, busque a paz e empenhe-se por alcançá-la. Porque os olhos do Senhor repousam sobre os justos, os seus ouvidos estão abertos às suas súplicas, mas o rosto do Senhor está contra aqueles que praticam males.

Ora, quem é que vos há de maltratar, se fordes zelosos do que é bom? Mas, ainda que venhais a sofrer por causa da justiça, bem-aventurados sois. Não vos amedronteis, portanto, com as suas ameaças, nem fiqueis alarmados; antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós, fazendo-o, todavia, com mansidão e temor, com boa consciência, de modo que, naquilo em que falam contra vós outros, fiquem envergonhados os que difamam o vosso bom procedimento em Cristo, porque, se for da vontade de Deus, é melhor que sofrais por praticardes o que é bom do que praticando o mal.

Pois também Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-vos a Deus; morto, sim, na carne, mas vivificado no espírito, no qual também foi e pregou aos espíritos em prisão, os quais, noutro tempo, foram desobedientes quando a longanimidade de Deus aguardava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca, na qual poucos, a saber, oito pessoas, foram salvos, através da água, a qual, figurando o batismo, agora também vos salva, não sendo a remoção da imundícia da carne, mas a indagação de uma boa consciência para com Deus, por meio da ressurreição de Jesus Cristo; o qual, depois de ir para o céu, está à destra de Deus, ficando-lhe subordinados anjos, e potestades, e poderes.” - I Pedro 3:7-22

2009 já começou e logo passará, mas seus atos do dia-dia são eternos. Se realmente recebermos de Deus a verdadeira felicidade, amaremos a Sua vinda. O Reino de Deus reinará em nossos corações. E estaremos promovendo e acelerando a volta de Jesus; de modo a pensar “Preciso acelerar a volta de Jesus para hoje. Não para amanhã. Para hoje.” Não estou dizendo para dar um prazo, mas sim, em ausentar de nosso coração qualquer espécie de desejo quanto a adiar e não viver no agora a volta de Jesus; e sim, o de adiantá-lo para o agora; vivendo-o intensamente em cada respiração, em cada fôlego.

Rapidamente, mas não se prenda muito nisso, mas pense quanto a 2008. Pense na rotina e faça um balanço geral, responda:
1. Que tipos de livros, revistas, artigos você leu ou deixou de ler?
2. Que tipos de programas, filmes, vídeos assistiu na TV e no computador? Quanto tempo passou fazendo isso?
3. Que tipos de amizades cultivou? Como fora o relacionamento com o próximo?
4. Que tipo de relacionamento manteve com a sua família?
5. Que influência você transmitiu para a edificação das pessoas que convivem com você?
6. Como foi sua relação com a Bíblia e a igreja?
7. Que batalhas tivera ao orar e agir pela conversão de outras pessoas?
8. Que novas habilidades você aprendeu?
9. Que mudanças você teve na alimentação e estilo de vida para em prol da saúde?
10. Que tipos de músicas ouviu, cantou, tocou, pensou, interpretou? Quanto tempo passou fazendo isso?
11. Que mãos estendera para a causa dos necessitados?


Por favor, apelo para que agora, volte ao questionário. E sem demora, leia cada pergunta respondendo-a com sinceridade e investigação em seu coração. E então refaça para si, essas mesmas perguntas, contudo, como base para um caminho a se trilhar em 2009. Estabeleça firmes propósitos para com cada uma dessas perguntas. E com determinação, sege zeloso.

Vamos agir, vamos vestir os trajes de guerra descritos por Paulo para se travar o bom combate da fé. Vamos estabelecer os mais nobres e elevados propósitos a fim de serem alcançados e vividos de forma mantenedora. Vamos eliminar todas as preocupações terrenas, preocupações terrenas, preocupações quanto ao dia de amanhã. E nos revestir da glória da presença de Deus, de uma vida de santidade e consagração plena, no viver, no pensar, no vestir, no falar, no andar, no relacionar, no usar o tempo. E agarrar o advento de Cristo, como a corda que lhe assegura de atravessar as íngremes montanhas.

2008 se foi, e, infelizmente, ainda temos que viver nesse mundo. Um ano, 8.760 horas, 525.000 minutos, 31.536.000 segundos o qual atrasamos a volta de Jesus. Faz mais de 130 anos que perambulamos, quando já deveríamos estar em Canaã. Podemos olhar como um povo em divida com os hebreus (os 40 anos). Eles, no deserto, nós, num caótico mundo capitalista, com a iniqüidade próxima de seu auge. Mais um ano, mais um dia, mais uma hora, mais um minuto, mais um segundo. Por quê?

"Por quarenta anos a incredulidade, a murmuração e a rebelião excluíram o antigo Israel da terra de Canaã. Os mesmos pecados têm retardado a entrada do Israel moderno na Canaã celestial. Em nenhum dos casos houve falta da parte das promessas de Deus. É a incredulidade, o mundanismo, a falta de consagração e a contenda entre o professo povo de Deus que nos têm detido neste mundo de pecado e dor por tantos anos" - Ellen G. White, Manuscrito 4, 1883.

Por isso digo, observe vem as causas. Reflita, e espero que também tome a decisão, de viver, de modo a não haver 2010. Para que quando tal ano-calendário chegar, já estejamos na Canaã celestial.


Agora, a partir do próximo clique, é com você.

0 comentários: