11 novembro 2008

Educação - Importa?

Li algo hoje que me chamou a atenção:
"Hoje, você encontra concurso público para policial rodoviário federal com exigência de nível médio e salário de R$ 5.260. Um professor, com nível superior, no Estado do Pernambuco, por exemplo, ganha em início de carreira R$ 762." - Para Heleno Araújo Filho, secretário de assuntos educacionais da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação)

Qual valor é dado para a educação? A resposta está no valor dado aos profissionais ativos diretamente nessa obra. Enquanto que ao mesmo tempo, o Estado deixa de dar o devido valor a tais (talvez, por boa parte do Estado ser composta de pessoas com pouca educação, e que nem mesmo foram educadas a serem honestas, trabalhadoras e fazer em dia o dever de casa), o professor perde o seu valor nas escolas; apenas visto como um inconveniente necessário - e porque é lei.

A culpa é do só do Estado? Outro dia mesmo, uma mãe veio me perguntar se onde estudei o ensino era muito puxado, pois a filha dela está num colégio onde o ensino é bastante puxado, e assim, a garota "se matava de estudar" (dizia a mãe), na quinta-série. E os exemplos não param por aí.

O que é a educação hoje? Qualquer coisa, menos educação. Gosto de um pensamento que diz:



"O coração da educação é a educação do coração."



Contudo, a 'educação' nada mais do que numa quadrilha, na qual os professores fingem que ensinam e os alunos fingem que aprendem; e assim o "conteúdo", pode continuar em sua seqüência, pois o professor tem o papel de "apresentar vários temas aos alunos", e de algum modo, fazer com eles entendam, alguma coisa de tais; pelo menos o suficiente para passar de ano; terminar o curso, ganhar um diploma, e depois, poder ir para a Faculdade; onde talvez ele aprenda, realmente, algo especificamente para a área profissional em que vai atuar.

Se isso é educação, é fácil imaginar então o motivo pelo qual há tanta gente intolerante, lares destruídos, pessoas com dúvidas quanto ao que fazer da vida. Pessoas infelizes, nas quais trabalham, meramente para gastar, para consumir; e consomem, de modo, que precisam trabalhar para poder pagar; num 'circo' vicioso. Entre tais pessoas, há - e não poucas - aquelas que trabalham arduamente, dormem pouco, 8, 10 hrs de jornada de trabalho, se stressam, para ganhar uma graninha. Para que esse dinheiro? Para depois ele ir no bar, tomar umas, falar algumas besteiras para os amigos e dar algumas risadas. Com isso, dá para imaginar, o que seria da vida da pessoa, se ela não precisasse trabalhar, por exemplo, ganhasse na Sena. Um desrespeito para qualquer mente, ser, realmente, inteligente que existe; um desrespeito para o verdadeiro trabalhador.

Um desrespeito para a Educação. A qual, nem o Estado, nem o professor, nem o diretor, nem os pais possuem consideração. Olha para tal como "Um bem necessário." Não dizem mal, porque gostam das coisas ruins. Gostam de sedentarismo, de ignorância, de não estudar, de ficar nos bares, de ficar a toa por aí, de ficar meramente perdendo tempo no espelho ou vendo revistas de imagens, ficar vendo filme, ficar ouvindo uma música para balançar e distrair, ficar comendo um churrasco, uma gordura, uma caipirinha, enquanto pensam em algum Paris Hilton por aí, imaginando cenas perversas, como os mais profundos sonhos da alma, que no fundo desejaria ser realidade, usando uma droga talvez, mas fofocando. Contudo, olham para a educação assim como olham para um almoço vegetariano, um estilo de vida saudavel, um "Power(Off)" na TV, a compra de alguns livros para ler (sem que seja para faculdade), para uma atitude de humildade e renúncia do 'eu' para um bem maior; assim, como deixar de comprar um carro de luxo, para comprar um mais simples e ajudar a familia ou amigos; que dão prioridade em conhecer o coração dos vizinhos ao invés de viajar para os vizinhos.

Que Brasil é esse? E tem gente que ainda acha que as escolas estão boas...

E pior, tem gente que acha que até as Escolas Adventistas escaparam dessa; quando ao meu ver, apenas aproveitam de um rótulo.

A culpa é do Governo? A culpa é de você que chega em casa, pega a cerveja e vai ver um jogo de futebol. Pois o que realmente interessa é "quem vai ser campeão" e se o carro está abastecido.

0 comentários: