12 novembro 2008

Escutar música boa faz bem ao coração, revela estudo

da France Presse, em Washington

Além de te deixar animado, ouvir suas músicas preferidas pode fazer bem ao seu sistema cardiovascular. Essa é a conclusão de um estudo americano divulgado nesta terça-feira (11).
Pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Maryland, que já tinham mostrado, em 2005, uma relação entre o riso e a performance cardíaca, encontraram agora benefícios para o coração no ato de ouvir música agradável.

"Já tínhamos demonstrado que emoções positivas, como o riso, são boas para a saúde vascular, mas a pergunta lógica era se outras emoções, provocadas, por exemplo, pela música, tinham o mesmo efeito", disse Michael Miller, diretor de Prevenção em Cardiologia do centro médico da Universidade de Maryland.

Miller fez com que uma dezena de estudantes escolhesse a música que "mais os deixava felizes" e os expôs a quatro tipos de som para comparar seu efeito sobre o sistema vascular: música apreciada pelo paciente, música estressante, áudio para relaxamento e canções engraçadas.
O diâmetro dos vasos sangüíneos foi ampliado em 26% com a música escolhida, enquanto a música estressante fez os vasos encolherem 6%.

"É impressionante a forte diferença antes e após se escutar uma música agradável, assim como entre uma música apreciada e uma estressante", disse Miller.

Com as músicas engraçadas, os vasos sangüíneos se dilataram 19%, enquanto a música de relaxamento produziu uma dilatação vascular de 11%.




__________
Nota: Fisicamente, em questão a saúde, músicas que te deixam animado (não, necessariamente, agitado), que te deixa para cima, ao invés de melancólico, triste, perturbado, ... são boas para o nosso organismo, como visto, dilata os vasos sangüíneos, isso sem levar em conta a produção de endorfina e seratonina. Desse modo, que nem o quisito "tipo de música", consegue ficar a parte da mensagem de Reforma da Saúde; abstinencia de músicas estressantes (aquela que fazem liberar adrenalina e cortisóis em demasia - hormonios do stress.) e passar a ouvir músicas agradáveis. Apesar, que uma questão curiosa e importante há nisso; pois há pessoas que consideram, mesmo a dor, como algo agradável [Masoquistas]; então não é dificil de imaginar, o que pode rolar quanto ao que é "agradável" na música.

Contudo, já dizia o salmista: "Sacia-nos de manhã com a tua benignidade, para que cantemos de júbilo e nos alegremos todos os nossos dias." (Salmos 90:14) E, complementava seu filho, Salomão: "O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos." (Provérbios 17:22).

Nesse clima, que tal ouvir uma música bem agradável, gostosa, que deixa você animado, para cima, feliz, e ao mesmo tempo, tem um efeito suave sobre o corpo, não deixando de ser bem triunfal? Ouça: Hallelujah from Messiah

0 comentários: