06 maio 2008

O Viver é Cristo

O que é uma religião para você? O que é ser cristão para você? Bem, 'n' respostas com alguma tendência em comum deve haver. Mas o que dizem as Escrituras que deve ser um cristão?

"Porquanto para mim, o viver é Cristo e o morrer é lucro." Fil. 1:21
...
"Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos." II Tim. 3:12

Eis aí simples frases, um significado claro que todo mundo entende. Mas quão profundos sois tais declarações, pois elas simplesmente são não apenas indicadores mas modelos do 'ser' um cristão.

"O viver é Cristo!". O que isso quer dizer? Cristo é tudo. Você respira Cristo em cada respiração. Você come Cristo em cada colherada. Você anda Cristo em cada passo. Você pensa Cristo em cada idéia. Você transpira Cristo em cada suor. Você trabalha Cristo no dia-dia. Você dorme Cristo em sua cama. Você levanta Cristo. Você fala Cristo. Você ouve Cristo. Você vê Cristo. Você sente Cristo. Você veste Cristo. Você calça Cristo. - claro, não literalmente.

A religião, Cristo, é o estilo de vida divino que você vive e procura cada vez mais viver. Em tudo, a cada segundo, você tem isso em mente. Não consegue separar Cristo de nada do seu ser, de nada do seu dia-dia. De modo que passe a ser um com Cristo. É você entrar em total desespero quando perceber que não está pensando nele; é ter repugnância, ódio, para o pecado mais desprezado e desconsiderado pelos homens. E sentir o desejo de orar a todo o momento em particular. É querer a todo momento estar cantando hinos de louvores a Ele, de modo que não haja "ouvido, vontade, possibilidade" de você buscar querer ouvir, cantar uma música que não seja um louvor a Cristo.

É a todo momento você estar claramente com a idéia, "neste EXATO segundo estou aqui para viver Cristo, porque tenho uma missão a cumprir. O tempo da graça fora me concedido e não o desperdiçarei com aquilo que não for de triunfo eterno." Cada pessoa que você encontra, uma desejo transbordante toma conta de todo o seu ser, você até soa, é como um vício, uma sindrome em todos os sistemas no seu corpo em que "Essa pessoa precisa conhecer e entregar a Sua vida a Jesus, abandonar os pecados... e eu tenho que fazer algo". É quando você olha alguem drogado, bêbado, glutão, humor negro... você não ri, mas antes se entristece, lamenta profundamente, pois está vendo claramente as trevas do pecado no seu próximo amado.

Você está sempre contente com o que Deus lhe dá. Reconhece Suas bênçãos. Nada reclama, pois reconhece que Deus está guiando todas as coisas, inclusive a sua vida, e todos as coisas servem para o seu bem; portanto não há o que reclamar. Não tem medo de coisa alguma, nem de assalto, nem de acidente, nem de morte, NADA, pois sua vida está no Castelo Forte que é Deus. E como Paulo, sempre tem em mente:

"Ora, de um e outro lado, estou constrangido, tendo o desejo de partir e estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor." Fil. 1:23

Você anseia por chegar um sábado. Anseia em poder devorar a Bíblia e passar horas estudando e meditando nela. Mal se importando com o sono a noite, com o trabalho, com os deveres, escola; mas antes, você precisa encher a sua alma da água viva, da sabedoria divina, se revestir do poder de Deus. E sua mente não para enquanto não estiver pronto.

Em tudo, tudo, tudo, busca fazer o melhor possível e nada menos. Aliás, não se contenta em dar o seu melhor para Deus, pois reconhece o quão limitados somos e que Deus merece mais, o seu desejo é de fazer melhor ainda, e assim, pede para que Deus abençoe de tal modo para que faça o além do seu possível. Sempre busca melhorar seus hábitos, não dá comodo para nada, não dá trégua para o pecado, sempre busca melhor suas qualidades musicais, as músicas, seu conhecimento, seu modo de falar, pensar, suas habilidades, o modo como tratar os outros, o próprio corpo (templo do Espirito Santo)... Sempre vê algo a mais para fazer. E sempre deseja fazer algo mais. Percebe que tem um curto espaço de 15min numa semana sem ter o que fazer, e então logo busca algo para fazer de modo edificante para o propósito que está aqui.

O seu discernimento é "Alto Claro". Deus pergunta: "Está ouvindo?". E você responde: "Alto e Claro, Senhor!" Deus pergunta: "Entendeu?" E você responde: "Perfeitamente, Senhor!". E antes mesmo que Ele te ordene a isso fazer, você já está como um corredor antes da largada que não vê a hora de ser soado a largada e começar a correr. - Talvez, possa não conseguir expressar o discernimento claro que se obtem da questão; mas, constantemente, você diz: "Deus, não estou conseguindo entender e tenho que tomar uma decisão. Sim ou não?" Então você ouve uma voz dizendo: "Sim", ou talvez, "Não." E mesmo não compreendendo, você reconhece aquela voz, sabe que é do Espirito Santo, Seu Cristo, e sem exitar segue sua orientação, podendo muitas vezes só futuramente entender a questão.

Não se contenta em apenas ler as Escrituras. Mas em cada verso, uma multidão de pensamentos, raciocinios, meditações, idéias, abordagens, ganchos, aplicações etc vêm em sua mente, e você logo anota tudo aquilo para depois usar tais, caso esqueça. Mas ao mesmo tempo, um desejo poderoso toma conta de você, aumenta e aumenta, de compartilhar toda essa maravilhosa luz, revelação aos outros. De primeira pensa: "As pessoas, ou o frano, devem saber disso!" E um enorme desejo e impulso te consomem em de pregar a Palavra ao próximo.

A cada segundo você pensa: "Estou aproveitando esse tempo da graça da vontade de Deus?" E cada vez mais, busca refinar mais suas atividades e a forma como gasta o tempo, de modo a ser sempre edificante, a ser sempre da vontade de Deus, para Deus, para a missão de Deus. Você pega o onibus, o metro, e alguem senta ao seu lado, e então as pernas já começam a balançar, os hormonios começam a se liberar, e lá vem aquela "coisa" que lhe impulsiona a querer lhe apresentar o "Reino de Deus". E quando você se encontra com um próximo necessitado, a compaixão toma conta de você, sofre como se estivesse na própria situação da pessoa; se sente mal por um lado, por perceber quantas bênçãos Deus lhe concedeu, e como foi egoísta no uso de tais, com quantas coisas fúteis e temporais gastou seu dinheiro; começa a pensar na miséria no mundo, nas pessoas que não o que vestir, comer, nas pragas, doenças... você quase tem uma parada cardíaca, e como seu fosse um parente, a mãe, o irmão, o filho, você tenta ajudar a pessoa, ou no mínimo dar-lhe um minimo de conforto.

Sente raiva, ódio da indisposição. Pois percebe que pecou, transgrediu para com as leis de Saúde. E principalmente, porque tal indisposição não lhe dá forças e animo para agir, para usufruir do tempo com animo e vigor pela causa de Deus. E assim como Sansão, roga a Deus por forças para derrubar as colunas do templo pagão desse mundo.

....

Extremista, radical, louco, coisa de outro mundo? Sim. Isso é viver Cristo. É isso o que vemos acontecer em pessoas que foram verdadeiramente transformadas por Ele. Logo se percebe que isso é uma "loucura para o mundo". É totalmente incoerente para o viver em trevas. É totalmente contradizente para com as obras das trevas, para o estilo de vida, para o "ser" de alguem que é do mundo. Com isso, tais pessoas serão no minimo ABALADAS, IMPRESSIONADAS pelo seu testemunho. Pois aliás, quando mais consagrado, santo, unido com Cristo você estiver, mais refletirá do Seu caráter, da Sua glória; mais claro forte será a presença de anjos ao seu derredor e no ambiente por onde estiver, de modo que afungentará as trevas. As pessoas ficaram tal chocadas por esse testemunho, que só de você falar um "oi", o coração dela será fulminado; de modo que terá que tomar a decisão "O que farei de Jesus Cristo?" E então, ou ela vai rejeitar e ficar com aquilo lhe impressionando por um bom tempo; ou ela vai querer desfrutar da mesma vida, da mesma alegria da salvação, do amor de Jesus.

Portanto é de se esperar o lado negro da moeda - "Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos." II Tim. 3:12 - Pois um mundo que se rendeu a Satanás, um mundo em trevas, assim como lutou para com Jesus, não conseguindo vencê-lo pela tentação, então buscará lhe causar o maior sofrimento e dor possível, a fim de que o seu "caminho em carregar a própria cruz", cumprir a sua missão aqui na Terra, seja tão árdua como a via dolorosa.

Mas por quê? Por quê? Não estamos causando esse impacto, essa perseguição do mundo? "Por que, pois, parece a perseguição grandemente adormecida? A única razão é que a igreja se conformou com a norma do mundo, de modo que não suscita oposição. Haja um reavivamento de fé da igreja primitiva, e os fogos da perseguição serão novamente acesos." - O Grande Conflito, 30

Essa é dura e clara verdade. Podemos estar fingindo dizer que temos toda a luz necessária revelada. Desfilando de cristãos. Nos julgar estar fazendo a vontade de Deus, a obra de Deus. Que estamos pregando, ajudando o próximo, vivendo a mensagem etc. Mas isso é uma grande hipocrisia (salvo singulares, um punhado, de pessoas; pessoas das quais, no momento não faço parte). Nos acomodamos com o mundo, vivemos a norma do mundo, não suscitamos oposição. A resposta pelo motivo que isso acontece é simples: "o viver pode ser qualquer coisa, menos Cristo."

0 comentários: