05 maio 2008

ECO-TECH & Mudanças de Paradigmas

Bem, não preciso falar sobre a situação atual do planeta em seus aspectos climáticos, naturais e tendências caóticas. Contudo, poucos souberam que em Abril tivemos "A Semana Eco". Os canais The History Channel e Discovery Channel apresentaram uma série de documentários sobre a questão. Diferentemente do último ano, esse não abordou muito um lado sensacionalista e alarmista, mas apresentou muitas medidas e soluções tecnológicas - ECO-TECH.

Destacarei alguns pontos a serem abordados.


Problemas com Ar Poluído
O que polui o ar? Há causas naturais como liberação de metano no fundo dos mares, enxofre entre outros por erupções vulcânicas. Mas, sem sombra de dúvida, o maior poluidor é o ser humano.
Atividades que mais poluem o ar: Obtenção de Energia. (automóveis, usinas de carvão, gás natural, pelos petroquímicos)

>>> Tecnologias Disponíveis

1-) Combustível Ecoviável para Automóveis
Carros movidos a ar comprido, bateria e combustível diversificados. Há carros já sendo fabricados na Europa no qual se pode percorrer 900km com um único tanque de gasolina. Entre outros que não poluem, ou numa quantia pequena, o ar.

Fatores contras: Uma drástica mudança no setor petroquímico e nos postos de gasolina. Indigesto, a curto prazo, para o bolso de empresas de Petróleo, Montadoras e Postos de Combustível.

2-)Tinta Anti-Carbono
Já foi produzida uma tinta especial, a qual absorve o gás carbônico do ar, entre outros, produzindo: água, nitrogenio e oxigênio. É de altíssima qualidade, e praticamente não sofre corrosão, tanto é que pode durar até mesmo centenas de anos até que necessite de outra demão.

Fatores contras: Pouco há no mercado, alto custo. E torna o produto "menos descartável", devido sua durabilidade, portanto haveria menor consumo, o que não é muito bonito às expectativas de lucro para o comércio e produção de tintas, comparado com hoje.

3-) Vela para Navios
Fora já desenvolvido uma espécie de vela para os navios modernos, mas que lembra bem um "para-quedas, paragrayder, algo do tipo". Ele usa o vento para dar parte do empuxo. COm tal é possível que haja uma diminuição no consumo de combustível, podendo chegar até 15% (e olha lá). Um návio cargueiro, gasta uma quantia enorme de combustível. Se todas as frotas do mundo usar tais, a quantidade de combustível economizada, recompensada por uma renovável não poluidora, no mundo, em um ano será um valor astronômico.

Fatores contras: Impopularidade da tecnologia e falta de interesse. É barata e simples.

4-) Produção de Energia
a) Oscilação das Mares
100% renovável. Zero de impacto ambiental. Produção constante. 5km² de tal forneceria energia para todo Reino Unido.

Fatores contras: Assim como uma usina qualquer, seu custo é elevado. E também custoso sua manutenção. Masestão trabalhando para tornar mais viável.

b) Eólica
100% renovável. Usa dos ventos para produzir energia. Incrivel durabilidade e produção. Riscos de acidentes praticamente zero. Custo de manutenção pequeno. Incrível durabilidade e produção.

Fatores contras: Auto custo de instalação. Uso de grande área (são preciso vários para produzir uma quantidade grande de energia. Porém, pode ser construído nos mares)) Produção não constante, pois depende da direção e intensidade dos ventos.

c) Eólica 2
Já há modelos para casas, escritórios pequenos, que captam o vento de qualquer direção. E baixo custo de instalação.

Fatores contras: Produção não muito elevada de energia, comparado ao custo, à curto prazo. Impopularidade e pouca produção.

d) Geotérmica
Usa o calor da crosta terrestre para gerar energia.

Fatores contras: É mais viável para locais de maior atividade vulcânica. Muito impopular.

e) Pressão do Ar
Na Austrália estão construindo essa que talvez será uma das maiores construções e obras da engenharia da História. Ele captura por uma longa extensão de área o ar quente próximo a superfície. Ao chegar tal ar no centro, ele se eleva naturalmente pela pressão numa torre, girando os geradores.

Fatores contras: Custo astronomico. Necessidade de uma imensa área, de preferência plana e quente.

f) Solar
i) Painéis
Mais comuns hoje. Captura a luz do sol, produzindo energia.
Contras: Rendimento e produção de energia não satisfatório e que sofre variações caso o tempo esteja fechado, chuvoso. E sem produção de noite. (estão tentando obeter energia a partir da luz da lua)

ii) Espelhos
São concentrados vários espelhos que se alinham automaticamente para refletir a luz do sol num ponto que se aquece a uma elevada temperatura no topo de uma torre, usando desse calor para produzir energia. Está sendo construído várias na Espanha. ALgumas cidades querem tornar-se autosuficientes em energia elétrica com tal.
Contras: Custo e a não produção de energia a noirte, dependendo de células de bateria.

5-) Captação de Carbono
a) Algas
Algas especiais, em tubos especiais, captam o carbono, usando-o para o próprio consumo e limpando o ar, devolvendo oxigênio e umidade. Já foi instalado algumas em alguns parques.
Contras: Não é algo muito atraente em de se ter vários espalhados pelas cidades.

b) Produção de Petróleo
Usinas térmicas principalmente, podem colocar um separador especial que direciona todo o carbono que iria para a atmosfera para "usinas de produção de petróleo". Tais comprimem e ingerem esse carbono à quilometros abaixo no solo, em pedras especiais, onde ficam poços de petróleo. Depois liberam um reagente que fazem sair de tais pedras petróleo. Já é usado no Texas. Essa produção pode fazer também com que jazidas de petróleo ainda durem décadas. E tornar o petróleo um produto mais renovável.
Contras: Alto custo. E é algo que apenas irão se preocupar mais quando realmente houver falta de petróleo e precisarem produzi-lo.

6-) Desmatamento e Ocupação de Território

Um também dos graves problemas é o desmamento. Não só em nível de destruir. Mas em diminuir a quantidade de "verde" no mundo, principalmente nas cidades. E sinceramente, esse foi um dos pontos que mais me impressionou.

a) Platôs Urbanos
Algumas prédios na ilha de Manhattan já estão implantando plantas, terra, grama, pequenas árvores na cobertura. É uma tecnologia que não desenvolve danos a estrutura do prédio nem infiltração de água. Mas sim, um reflorestamento da cidade, só que nas alturas, em cima dos prédios. Formando espécies de vários e vários platôs nas cidades. Onde poderia restaurar muito a vida animal, atrair pássaros. Resgatar aquele "ar de mato", ar fresco, umidade, um melhor ar e qualidade. E também é usado espelhos para refletir a luz do sol para locais onde prédios maiores fazem penumbras.

Fatores contras: Mudança em conceitos de arquitetura, paisagismo urbano, e alto custo.

b) Casas Agrícolas
Veja a China, mais de 1 bilhão de pessoas. Que cedo ou tarde não caberão mais nas cidades e terão que ir para os campos, e também produzir alimento para tanta gente. Só que como fazer isso? Bem, já está em projeto, casas, vilarejos inteiros, onde são construídos pequenos prédios de 2, 3 andares, e em seu topo, há a plantação.

Fatores contras: Mudanças de paradigmas de urbanismo, ruralismo, agricultura, modo de produção. Custo, pois é mais barato queimar uma grande área, nivelar e plantar com máquinas que fazem tudo.

Essa tecnologia me chamou muito a atenção, pois ela é inovadora num conceito de arquitetura, imóvel, construção. Um reflorestamento aéreo das cidades. Poderia ampliar mais essa idéia de tal modo que se tornasse até obrigatório as casas serem assim. Claro que seria um alto custo e difícil adaptação de conceito. Mas seria interessante, pois cada familia, casa, poderia contribuir para a produção de alimento. Usar do próprio lixo orgânico para produzir a terra orgânica. E a própria família teria que cuidar "da terra" uma atividade muito saudável e educadora; e também o que seria uma ótima atividade para já aposentados que não tem o que fazer. E resgataria muito, pelo menos os "pássaros" (os quais também controlariam a quantidade de insetos, como mosquitos transmissores de doenças). Traria um ar mais saudável, um clima de floresta e etc. É um conceito inovador e simplesmente extraordinário, que trariam muitos impactos positivos na sociedade, economia, e principalmente em questão de alimentação.

7-) Teconologias de Reversão do Aquecimento Global
Estão desenvolvendo tecnologias para buscar REVERTER o efeito do aquecimento global. É estranho notar, que até agora, sempre tentaram tratar do assunto de forma alarmista, como algo sem volta. Mas enquanto isso, pessoas pesquisavam, pensavam e desenvolviam em como reverter o problema. E está em desenvolvimento 2 tecnologias especiais. Uma delas seriam espécies de barcos balões que navegariam pelos mares, e ficaram jogando gases na atmosfera e umidade, de modo a reverter o problema da camada de ozônio. E outro, mais drástico, seria enviar uma nuvem de um produto que (não lembro o nome) que é liberado por vulcões que não somente reflete a luz do sol, mas também "resfria" a superfície da Terra. Mas tal é aquele do tipo que só seria usado em ultimo caso, caso contrário a humanidade seria destruída.

8-) Lixo Orgânico
Para onde vão os nossos lixos orgânicos? Bem, tais poderiam ser facilmente renovados em casa. Já fora desenvolvido lixeiras especiais, nas quais se deposita o seu lixo orgânico, e ela sozinha, em 2 semanas já produz "terra vegetal". E tem um dispositivo desodorante, que inibe o cheiro ruim da decomposição no processo.

Fatores contras: Impopularidade, pouca produção; mudanças de paradigmas para o modo como lidar com esse lixo que se resulta em terra. "O que fazer com a terra?" Se perguntarão muitas pessoas, portanto é preciso haver uma mudança de hábito.

9-) Casas e Prédios Ecológicos
Ao mesmo tempo que estãoo buscando produzir casas "pré-montadas". Que seria algo do tipo Lego, há as peças tudo já pré-determinado da casa. De modo que sua construção seja mais economica, fácil e principalmente com minimo desperdicio de materiais, e também de modo tal, que facilite a desmontagem de modo a também reaproveitar todo material. Nisso, também está incluso estruturas mais resistentes e que gastam menos material, e imóveis que aproveitam mais da luz natural do sol para iluminar seu interior e produzir sua energia.

Fatores contras: Mudanças radicais de arquitetura, urbanização e cultura.
.............

São mudanças de paradigmas. Todavia, essenciais. Tais medidas e mudanças, ao meu ver, deveriam ser a base de todo o processo de vida, pois Deus ordenou ao homem para cuidar da Sua Criação, e não destruí-la. E quando o homem buscou produzir energia, automóveis, casas, entre outros, deveriam ter isso em mente. Se fôssemos esboçar um gráfico do Natura, durante o decorrer do tempo, certamente teríamos um grande declive, queda nos últimos séculos. Não está na hora de estabelecer um ponto crítico e reverter a situação? A tecnologia já existe, já está disponível. Agora o que falta é disposição para a humanidade reverter a situação, mudar tendências, gostos, hábitos, paradigmas. E sobretudo, a difícil transição no curto prazo até se adaptar com um novo estilo de vida, um novo modelo social, econômico.

E uma das mudanças mais urgentes para as grandes cidades é revolucionar o conceito de transporte de modo a acabar com o transito. E isso apenas se dá de um modo: diminuindo a quantidade de área ocupada nas vias rodoviárias; como? Diminuindo os carros e a quantidade de tais. E isso só é possível com uma mudança cultural, na qual as pessoas deixariam de ter um carro, não seria mais um sonho de consumo. E a substituição por um sistema de transporte em massa eficiente; uma mudança também na forma de interpolação. De modo que as pessoas teriam que se deslocar menos para ir ao trabalho entre outros. Uma reengenharia urbana e social. Isso é essencial, caso contrário... é melhor nem pensar. Fora, o consumo desnecessário de combustível, entre outros que isso provoca, a perca de tempo. Os gastos financeiros disso é na ordem de bilhões, só no Brasil; fora problemas como "maior causa de stress", "perca de tempo", "manutenção de automóveis e ruas", "poluição sonora" etc.


Blog Recomendado: Eco Tecnologia

0 comentários: