20 março 2008

Ultrapassando Seus Limites

"O único caminho para desmascarar os limites do possível é aventurar-se além dele, através do impossível."
Morre Arthur C. Clarke
...


Você já conheceu seu limite? Como, em geral, as pessoas tendem a estabelecer e imaginar limites para si mesmo, sem nem mesmo conhecê-los, assim, elas se acabam se instalando na automediocridade; muitas vezes impedindo-se de fazer algo, ou aspirar coisas grandes e difíceis na vida, pensando não ser capaz.

Quando pratiquei karate lá pelos os meus 14-16 anos já havia aprendido essa lição, principalmente quantos aos âmbitos físicos. Em 6 meses já fazia coisa que não imaginava puder fazer. Lembro de muitas vezes quanto aos exercícios e alongamentos, que exigiam muito e muita dor. Algumas vezes tínhamos que fazer 300 abdominais ou mais seguidas (e já cansados); e aquela dor insuportável mas não podíamos parar. Quando começávamos a fraquejar - o que aprendi que é totalmente mental - a Sansei dizia para fixarmos o olhar num ponto no teto ou na parede a frente; e não pensar em mais nada além de alcançar tal. - com o tempo desenvolviamos uma técnica que chamo de "Ignorar a Dor" - Era interessante, porque funcionava. Você focalizava a sua mente com aquilo, de modo que ignorava a dor e o cansaso. De repente, você fez mais 30 abdominais, mais 50... até que consegue terminar o exercício.

Algumas vezes o corpo começava a tremer, por mais que você se esforçasse, não ia. Era interessante essa "abdominal do limite". É aquela "última". Você demora quase 1 minuto para fazê-la. O seu esforço, dor, suor que gasta para fazer é tamanha... que você até rúgia, o corpo todo treme; não há mais como fazer fisicamente. É apenas sua mente ali trabalhando insistindo com o seu corpo: "você não pode, mas vai fazer assim mesmo". Que pode romper esse limite. E quando você finalmente consegue, você se sente um grande vitorioso; e muitas vezes até se motiva para tentar fazer mais algumas, de tentar ir até desmaiar.

Posteriormente, sinceramente, apenas quando fui estudar o livro "Mente, Caráter e Personalidade" da Ellen White. Descobri que esse é um conceito que se aplica a tudo. Para os nossos hábitos, estilo de vida. Nossas capacidades físicas, mentais e espirituais; os desafios da vida.

É total tolice e irracional querermos estabelecer um limite para nós. Como eu conheceria meu limite de abdominais se não fosse até aquela "ultima abdominal"? E o mais incrível de tudo, é que dois dias depois, a resistência aumenta, e não são mais 300, mas 330... e assim vai. Sempre aumentando, com o exercício, a luta, superando seus limites.

Descobri que os limites são temporários. E muito temporários. É incrível quando participo de trilhas e acampamentos que acabam exigindo muito de você. Pois conforme você vai indo, seu corpo vai se fortalecendo. Normalmente, o mais duro é o começo quando o corpo ainda está meio mole. E aí, no meio do caminho há uma cachoeira, que refrigera todas as suas forças e músculos.

Nossos limites estão em nós mesmos, em nossa subjetividade, em querermos estabelecê-los. Limites não existem para ser estabelecidos, mas para serem ultrapassados. Quando você passa praticar isso na vida, você chega num estágio em que você "não conhece mais seus limites e não faz nem idéia de qual possa ser". Por mais que você tente fazer algo, se esforce... percebe que aquilo não exigiu o máximo de você. Percebe que tem vigor e capacidade para muito mais. E acaba começando a sofrer de um certo tédio, pois não consegue satisfazer suas capacidades; começa a procurar e buscar por desafios maiores e maiores; desafios que façam você a chegar e romper o seu limite.

É triste ver muitas desculpas esfarrapadas de pessoas para fazer algo. Por exemplo, pessoas que não tem hábilidades com música; dizendo que não é o dom dela. Ela estabeleceu um limite ilusório para si! Mas quando na verdade, ela só irá conhecer seu limite quando começar a estudar e esforçar, passar horas e horas, dias e dias, anos e anos estudando música. E certamente, após uns 5 anos, ela estará num nível muito além do limite que ela havia estabelecido no inicio. E perceberá que a cada dia ela tem um novo limite, um novo limite a ser ultrapassado. E assim que prossegue o desenvolvimento. Isso não só para a música, mas se aplica para tudo, para os estudos, vestibular, leitura, atividades físicas etc. - Pois aliás, o que o homem não pode aprender?

Isso me faz pensar sobre o que é mediocridade. E fiz uma definição além do convencional: "Mediocridade é quando você fez algo sem conhecer seu limite."

Vejo como uma ótima definição, pois veja bem, se generalizar como atos. Como é que fica as pessoas que possuem certas dificuldades mentais, ou de aprendizado, ou que foram de algum modo prejudicadas por um acidente? Mas para todo o ser humano, ele pode conhecer seu limite, indo além dele. Fico encantado com uma série "Pronto-Socorro" que passa no Discovery Channel, algumas vezes mostram pessoas que após um trauma tem que passar por fisioterapia e etc. E uma vez mostrou uma mulher dando os primeiros passos, após ficar meses sem poder andar, por uma lesão na coluna. Foi incrível. O mais incrível foi ver que ali ela conheceu seu limite, e que agora, esse limite seria muito maior e ela poderia ir muito mais longe. Alguns meses após, ela já estava andando normalmente.

Também poderia abordar essa frase[frase tema do post], creio que no seu sentido mais original, que seria mais sobre a questão da Ciência. Mas era nesse ambito mais pessoal que queria abordar. Pois é triste e desanimador - muitas vezes - ver uma sociedade mediocre. A mediocridade talvez seja a maior doença desse mundo. E tem até mesmo infectado a igreja, como bem expressa a carta à Igreja de Laodicéia, escrita por Paulo (Apoc. 3:x).

Os únicos verdadeiros limites intransponíveis que se têm conhecimento, são alguns que Deus nos deu conhecimento em Sua Palavra. Destaco dois:
  1. É impossível para o homem salvar a si mesmo.
  2. O homem nunca chegará a ser oniciente, onipresente e onipotente.

Mas é incrível perceber que ao mesmo tempo que ela demonstra esses limites, ela demonstra alternativas, uma solução para tais. Não é possível o homem salvar a si mesmo; então Deus planejou como salvar o homem; Jesus morreu na cruz por isso, de modo que pelo Seu sangue obtemos salvação. Nunca chegaremos a ser como Deus, mas cada vez mais semelhantes, ao mesmo tempo em que Deus está conosco sempre; nos ama; usa de todos os Seus tributos para nos ajudar; nos orienta e nos conduz com sua oniciencia; está presente em todos os lugares; está sempre com a sua mão onipotente disponível para fazer tudo por nós, tudo! Tanto é que deu a própria vida, Jesus, por mim e por você. Portanto, como é ilógico, pessoas rejeitarem esses - únicos - meios para transpor os únicos limites fixos e intransponíveis ao homem!!!


Por fim, deixo algumas sitações de Ellen G. White.

"Deus deseja que escolhamos o celestial em vez do terreno. Abre-nos as possibilidades de uma inversão celeste. Deseja prover encorajamento para nossas mais elevadas aspirações e segurança para nosso mais dileto tesouro. Declara: "Farei que um homem seja mais precioso do que o ouro puro e mais raro do que o ouro fino de Ofir." Isa. 13:12. Quando forem consumidas as riquezas que a traça devora e a ferrugem corrói (Mat. 6:19), os seguidores de Cristo poderão rejubilar-se em seu tesouro celeste, em suas riquezas imperecíveis."
- Parábolas de Jesus, pág. 374

"Muitos não se tornam aquilo que poderiam ser, pois não empregam o poder que neles está. Não lançam mão da força divina, como poderiam fazer. Muitos se desviam da linha em que poderiam alcançar o mais verdadeiro êxito. À procura de maior honra, ou de um trabalho mais agradável, tentam algo para que não são talhados.
Nutrem a ambição de entrar para alguma profissão, muitos homens cujos talentos são adaptados a alguma outra vocação; e os que poderiam ter sido bem-sucedidos como fazendeiros, artífices, enfermeiros, ocupam impropriamente os cargos de pastores, advogados ou médicos. Outros há também que poderiam ocupar uma posição de responsabilidade, mas que por falta de energia, aplicação e perseverança se contentam com um cargo mais fácil." - Educação, pág. 267

"Uma das principais causas da ineficiência mental e fraqueza moral, é a falta de concentração para fins dignos. ...
O espírito e o coração indolentes e sem objetivos, são fácil presa do mal. É nos organismos doentios e sem vida, que cresce o fungo. É a mente ociosa que é a oficina de Satanás. Dirija-se a mente para os altos e santos ideais, tenha a vida um objetivo nobre, um propósito absorvente, e o mal encontrará pouco terreno." - Educação, págs. 189 e 190.

"Com força educativa, a Bíblia é sem rival. Na Palavra de Deus a mente encontra assunto para os mais profundos pensamentos, para as mais elevadas aspirações. A Bíblia é a história mais instrutiva que os homens possuem. Ela proveio em seu frescor da fonte da verdade eterna, e uma mão divina tem preservado sua pureza através de todos os séculos."
- Mente, Caráter e Personalidade, p. 418

"Ali[após a volta de Jesus], mentes imortais estudarão, com deleite que jamais se fatigará, as maravilhas do poder criador, os mistérios do amor que redime. Ali não haverá nenhum adversário cruel, enganador, para nos tentar ao esquecimento de Deus. Todas as faculdades se desenvolverão, ampliar-se-ão todas as capacidades. A aquisição de conhecimentos não cansará o espírito nem esgotará as energias. Ali os mais grandiosos empreendimentos poderão ser levados avante, alcançadas as mais elevadas aspirações, as mais altas ambições realizadas; e surgirão ainda novas alturas a atingir, novas maravilhas a admirar, novas verdades a compreender, novos objetivos a aguçar as faculdades do espírito, da alma e do corpo.

E ao transcorrerem os anos da eternidade, trarão mais e mais abundantes e gloriosas revelações de Deus e de Cristo. Assim como o conhecimento é progressivo, também o amor, a reverência e a felicidade aumentarão. Quanto mais aprendem os homens acerca de Deus, maior é sua admiração de Seu caráter. Ao revelar-lhes Jesus as riquezas da redenção e os estupendos feitos do grande conflito com Satanás, a alma dos resgatados fremirá com mais fervorosa devoção, e com mais arrebatadora alegria dedilharão as harpas de ouro; e milhares de milhares, e milhões de milhões de vozes se unem para avolumar o potente coro de louvor.

"E ouvi a toda a criatura que está no Céu, e na Terra, e debaixo da terra, e que está no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre." Apoc. 5:13.

Pecado e pecadores não mais existem. O Universo inteiro está purificado, e o grande conflito terminou." - História da Redenção, p. 432

Nota:
Dedicado especialmente em memória ao falecido Arthur C. Clarke (1917-2008), famoso por suas obras: "2001, Uma Odisséia no Espaço", e também o 2010 e 2061. (Morreu, na quarta-feira, no Sri Lanka). Michelson Borges lembra especialmente de uma de suas frases de grande peso:
"Basta olhar tudo o que foi feito em seu [do cristianismo] nome nos últimos milênios para perceber que o cristianismo poderia ter sido a melhor das religiões, mas nunca foi praticado direito", publicada na Folha de S. Paulo de 22 de agosto de 1997.

0 comentários: