09 fevereiro 2008

Ouvir Jesus Pessoalmente

"E disseram (Samaritanos) à mulher: "Agora cremos não somente por causa do que você disse, pois nós mesmos o ouvimos e sabemos que este é realmente o Salvador do mundo"." João 4:42
.....
Você crê em Jesus? Acredita que ele é o Salvador do mundo? Que Ele tem poder para salvar você? Caso não, há apenas um caminho, uma solução: conhecer Jesus. Pois como o pastor Búllon diz "Conhecer Jesus Cristo é tudo", isso implica que não conhecê-lo, se resulta em NADA.
Ontem, enquanto estudava a lição da escola sabatina, fiquei impressionado por esse verso chave de João. Ali nos versos 39 - 42 há um breve diálogo entre uma mulher samaritana e outros samaritanos. Parece ser curto demais, com meia-duzia de palavras parece que todo mundo se converteu. Mas veja bem a história.
Ela começa no inicio do capitulo 4. Jesus passa por Samaria, vai até um poço e ali encontra uma mulher samaritana, e tem um diálogo implicito, indireto e interessante com ela. Ela primeiramente não entende muito bem o que ele queria dizer. Mas logo se toca. E de repente, conhece que ele era um profeta, um mestre, que ele era o Messias.
É impressionante porque é um evento, um diálogo extremamente simples, não há nada de mirabolante, talvez até possa destacar ele ter apenas dito que ela já teve vários homens sendo que ele mal a conhecia. Mas esse simples diálogo, essas poucas e simples palavras de Jesus simplesmente TRANSFORMARAM aquela mulher. Ela reconheceu que Ele era o Jesus, o Messias, o Salvador desse mundo.
O resultado dessa "conversão" praticamente instantanea foi uma atitude extrovertida da mulher de ir à outros samaritanos e anunciar o mesmo. Imagine aqueles homens, muitos talvez conheciam aquela mulher e sabiam que ela era. Foi apenas as palavras dela que impressionaram aqueles homens? Certamente não, mas havia algo diferente nela, havia a "paz que escede todo o entendimento humano", "havia o amor de Deus", havia uma alma a qual foi transformada pelo poder da Palavra de Jesus, a Palavra de Deus.
Aqueles homens então ficaram impressionados, curiosos. Quiseram averiguar quem era esse Jesus. Foram até Ele. E ouviram-no. O que aconteceu? Aqueles homens voltaram transformados, convertidos. Talvez não, mas pelo menos eles passaram a CRER que ele realmente era o Salvador do mundo.
Essa história é séria e necessitamos meditar nela para retirar preciosas lições. Você já conheceu pessoas de alto nível acadêmico, no qual buscam uma "tese de doutorado" para crerem em Deus? Eu já. Mas sabe qual é a verdade? A verdade é que se tais pessoas simplesmente conhecessem Jesus, ouvissem Ele, com apenas simples palavras, um curto diálogo de coisas simples por alguns minutos, e tais pessoas estariam totalmente convictos que Ele é realmente o Filho de Deus, o Salvador do mundo.
Agora vamos pensar um pouco mais a fundo. O que fazia aqueles homens crerem em Jesus? Era simplesmente o que Ele falava, a idéia? Não. Pois quantos não são as pessoas que posteriormente a Ele, usaram de Suas palavras e os ouvintes não creram...? Muitos. Havia algo de especial que vai além do básico. Não era o ambiente. Não era um timbre na voz. Não era a aparência física daquele homem. Mas era o Seu caráter, era o Seu testemunho. Era o poder, a influência que emanava dEle pelo Espirito Santo. Era isso, que de modo extraordinário e misterioso ao homem Jesus alcançava o inalcansável. Convertia até mesmo prostitutas, ladrões, assassinos... entre outros que poderíamos dizer ser a escória da sociedade.
Pense na atitude chave de Deus, nas palavras chaves que Ele usou para se fazer conhecido a você. E certamente você ficará impressionado como aquilo pode te converter. Lembro muito bem do meu caso. Foi após uma oração, assim que abri os olhos, focalizei imediatamente a capa da Lição da Escola Sabatina da minha mãe escrito na capa o tema "Perdoados", a qual não havia notado antes. Foi isso. Algo tão simples. Mas havia um poder complexo nesse simples ato de "olhar para um livrinho escrito "perdoados"", o qual reconheci que Jesus era o Salvador do mundo, mas acima de tudo Meu Salvador. Passei a confiar nEle, entreguei-me a Ele de todo coração.
Pense você. Claro, há casos mais dramáticos. Como Paulo, em que Jesus apareceu para ele, ele até ficou cego por isso. Mas veja bem, Satanás poderia aparecer para nós; ele até mesmo poderia nos cegar, assim como trouxe moléstias a Jó. O que foi que fez Paulo crer que aquele era Jesus? O que foi que Jesus disse aquele homem? É algo bem simples:
"Saulo, Saulo, por que você me persegue? ... Eu sou Jesus, a quem você persegue. Levante-se, entre na cidade; alguém lhe dirá o que deve fazer." Atos 9:4 e 5
Veja, é algo simples. Não há nada de especial. Não há uma palavra x ou y. Não há um timbre especial. Não há um efeito de luz especial. E é isso que precisamos entender, compreender. Se você quer pregar sobre Jesus, quer levar Jesus para outros; saiba que não serão suas palavras, que irá convencer. Não será "o diálogo", "a tese", "o livro", "as palavras", "a música"... que irá convencer. Mas quando por meio de palavras e atos simples, um PODER especial que age escondigo de nossos olhos, o qual não vemos, não ouvimos, não cheiramos, não sentimos alcança o coração da pessoa. Esse é o poder do Espírito Santo. É isso o que devemos buscar.
Por que hoje há tanto sermões miralantes, efeitos de luzes, fogos, músicas emotivas e tantas coisas que buscam seduzir, emotivar, convencer a força, impressionar as pessoas para tentá-las convertê-las - e sem muito exito? Porque há falta da verdadeira essência, estão tentando fazer o trabalho que não cabe a eles fazer, mas ao Espírito Santo, ao próprio Deus. É trabalho dEle convencer as pessoas. Quando realmente nos encher do Espírito Santo, certamente, multidões se converterãm através de nossas palavras. Como diz um declaração que hoje ouvi no culto, de um grande pregador (não lembro o nome) na Inglaterra, quando a rainha lhe perguntou como ele conseguia atrair tanta multidão:
"O Espirito Santo me põe em fogo, e o povo vem me ver ardendo/queimando."
- Reflita nisso, nessa solene mensagem.
E se você não acredita em Jesus, não se converteu, então busque a Jesus. "Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração." Jer. 29:13 E não há ninguem que foi a Jesus, que teve um diálogo com Ele, que saiu da mesma forma. Ouça Jesus. Permita-lhe que Ele lhe fale o que tem a te dizer. E certamente se deparará com uma fé, com uma verdade tão real e chocante, convincente, que nunca ousará duvidar. Uma paz tão solene e verdadeira que jamais se sentirá desprovido de algo. O amor de Jesus será tudo para você, ao mesmo tempo que o resto, nada.
Conheça Jesus pessoalmente, e ficará impressionado no poder que Suas simples atitudes e palavras podem transformar vidas, além de qualquer explicação humana.

0 comentários: