26 fevereiro 2008

Decepção - Lidando com as pessoas

"Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço..." Jer. 17:5
"Maldito o homem que confia no homem." Como poderia ser melhor expresso uma dura realidade: Os seres humanos estão propensos a errar, falhar. Até mesmo os seus amigos, parentes próximos, aqueles que você mais ama. Todos possuem o livre-arbitrio e com isso a decisão de escolha de poder falhar. Mas além disso, há outro problema, que tais pessoas podem até mesmo errar, cometer falas de forma involuntária. Sem saber, "foi sem querer", acidentalmente, por forças maiores e externas... ali está o ser humano, fraco, incapacitado.
É triste quando amigos nossos, pessoas que muito gostamos e em quem depositamos grande confiança - a qual foi conquistada com o tempo - comete falhas com você, como falsidade e mentira. Eu já passei por isso, você já passou por isso, creio que todos passamos por isso. E há um grande risco na forma como reagimos a isso: Qual será a sua atitude?
Bem, no fundo sou muito desconfiado das pessoas, são raras as pessoas as quais encaro sem um certo ceticismo, até adquirir confiança por tais. Ou de modo a conhecê-las e saber naquilo que posso confiar mais ou menos, conhecer melhor aquilo em que lhe tende mais ao erro. Mas isso não quer dizer que não devemos confiar nas pessoas, sermos pessimistas quanto a ela.
É uma dura lição e um modo muito difícil de encarar a vida. Mas é assim que um filho de Deus deve agir. Deus confiou no homem, mesmo sabendo que ele podia errar. Confiou em Eva mesmo sabendo que ela pecaria. É misterioso o modo como Deus confia em nós. De modo que até mesmo morreu por nós. Você morreria por você?
Sabe por quê? Porque confiança e amor são inseparáveis. Confiança faz parte do amor. Deus é amor. A Sua Lei - o decálogo, os 10 mandamentos - são o fundamento, a expressão do Seu amor. O amor que deve haver do homem para com Deus e o amor que o homem deve ter para com o homem.
Você deve confiar no próximo, mas isso não quer dizer não pensar e não se preparar para possíveis vacilos de tais pessoas. E o que fazer quando tais pessoas vacilam? Perdoai. - Perdoe os nossos pecados, assim como perdoamos os nossos devedores.
É uma idéia incrível de se viver. Amor, Confiança e Perdão, os três estão ligados intimamente.
Contudo a grande tendência do homem egoísta, afastado de Deus, é encarar da forma como Satanás deseja quem encarem. Perdendo respeito próprio. Perdendo respeito quanto ao homem. Desesperançando. Tornando-o desconfiado. Isso produz INIMIZADE. Pois para uma amizade acontecer deve reinar o amor, e o amor nada desconfia. Isso afasta as pessoas. Evita aproximação. Evita amizade; Relacionamentos; Amor.
Não permita que atitudes temporais de pessoas destruam relacionamentos; destruam algo que deve durar durante toda a vida e, tomará, a eternidade. Eu sei que é duro, e como é. O pior de tudo é que faz parte do meu caráter análisar muito as pessoas, tenho um senso critico muito aguçado, e facilmente consigo perceber as atitudes das pessoas, suas intenções. E muitas vezes é até mesmo previsível seus erros. E sempre percebo quando não estão sendo sinceros, ou que até mesmo pensão que estão me enganando. Contudo, com ao estudar a Palavra de Deus, você se depara com muitas histórias, indicativos e aulas de análise de modo que você, com o tempo, você fica fluente em perceber as intenções do coração.
E aí realmente acontece o que você esperava. E o que você vai fazer? Inimizade? Matar um relacionamento? Deixar de amá-la? Parar de confiar nela? Ela sabe que errou. Você notificá-la disso não vai lhe ajudar em nada. Na verdade, ao ela errar, ela perde respeito por si mesma. E o que ela mais precisa é de reverter o processo. E quem melhor do que um amigo? Errou? Sugiro que dê um tempo para ela pensar nisso. Mas perdoe-a, e continue demonstrando seu afeto, confiança e amor por ela. Desafie ela, demonstre que de algum modo você confia nela, e que você espera muito dela, tem muita esperança quanto a tal, dá valor a ela; por mais falha que seja.
Pois aliás, aponte para ela, e outros dedos apontaram para você. Deixe de ser temporal. Seja eterno! Deixe a vingança. Ame o próximo como a si mesmo. Considere o próximo como alguém melhor que você mesmo. Deixe o egoísmo enterrado, soterrado, morto.
Imagine como o mundo seria um lugar melhor, e brutalmente diferente. Se as pessoas simplesmente seguissem esse princípio divino.

0 comentários: