18 fevereiro 2008

Crime Processo Lei Censura - Onde iremos parar!?!

Fiquei um pouco intrigado com uma reportagem que vi essa manhã no "Fala Brasil" - jornal matinal da rede Record. Bem, todos sabemos da ligação que há entre a Record e a Universal. E a matéria não era nada além do que se esperar, parcalidade. Fazendo da Universal como uma total vítima. De repente, 'todo mundo' se sente agredida moralmente, lesada; por alguns jornais dizerem que a Universal é uma "seita", ou porque uma jornalista expressa uma "hipótese" - agora até hipóteses são motivos de dados!!! - de que a Universal enviaria parte dos dizimos para paraisos fiscais, algo assim.

Em sintexe, foi isso. Por essas duas questões, a Universal uma instituição religiosa agil; alguns de seus membros entraram na justiça processando tais jornais por tais declarações.


Bem, qual é o problema em questão? Não quero perder meu tempo falando da Universal, disso e daquilo. Tenho minhas dúvidas sobre ela - opa! é bom eu tomar cuidado, pois dizer que tenho dúvidas sobre ela, é alegar que ela é um possívelmente um... e aí vai que eles me processem. - mas não é isso que quero tratar.


A questão é "processos". Lá nos EUA é moda processar, principalmente nos meios de maior poder aquisitivo. Já aqui no Brasil, nem tanto. Mas é incrivel de como agora "processar" virou sinonimo para a justiça, ou "o que deve ser feito".


Nesse fim de semana, um amiga me contou que o pai ganhou uma causa, 300mil; por processar, franos por terem falado mal dele na Internet, em especial, no Orkut. Não concordo com a difamação, claro. Mas também não concordo que isso se resolve pagando-se o passivo. Pois aliás, o que é uma pessoa falar, expressar algo à alguem? Qual a causa? Bem, agora o que é processar alguem? Qual a causa? É a mesma, o subjetivo de cada um.


Com o processo não se tenta corrigir a causa. Não tenta "ganhar uma pessoa", educar, edificar. Mas simplesmente "ganhar uns trocadinhos". E de modo, que a pessoa "INIBA" de expressar a causa. Mas a causa continua lá. E nesse ponto não procuram tocar. Aliás, é muito mais dificil você fazer amizade com um inimigo forçando-o a lhe pagar 300mil do que através da conversa.


O probema maior é quando isso envolve "professos cristãos". O caso dos 300mil é um cristão professo; na Universal também. Cade a oração que Jesus nos ensinou "perdoe as nossas dividas assim como nós perdoamos os nossos devedores"?


Não estou dizendo que devemos ser "bobos", injustos. Por exemplo quando se administra uma empresa de crédito. Apesar que Salomão não insentiva ser credor dos outros. Até diz que você deve garantir que a pessoa dê suas próprias roupas e fique nú caso não lhe pagar. Mas você vai matar alguem por que lhe deve? Bem, magiosos, traficantes fazem isso. Mas tirar 300mil da pessoa? Isso não é pouca coisa. Provavelmente, esse dinheiro vai destruir a vida do outro, trazer problemas familiares, destruir sonhos da familia. E isso não é uma agressão também? Pois é, nessa sociedade capitalista, o pessoal só se importa com dinheiro, querem ter lucro em tudo. Trasformam algo meio "ideológico" em dinheiro. Se eu te chamo de bobo, você converte isso em um lucro em dinheiro. Ao meu ver, isso é um roubo.


Não vejo altruísmo, modéstia, amor ao próximo, equilibrio, justiça numa atitude dessas. Essa é minha opinião.


Outro problema é a questão da censura. Fiquei indignado quando a jornalista levantou uma hipótse, e por isso, processo. Hipótese que pode ser perjurativo a alguem é crime também e deve pagar ($$$), processo nele. Como pode? Isso fica incrivelmente absurdo, principalmente para quem mexe com ciência onde se tem que levatar diversas hipóteses; e num pensamento mais critico e cético que busc analisar mais as coisas e desconfiar do desconhecido, você levanta muitas hipóteses.


Agora processar? Como é que ficam os grupos de esquerda? Isso me lembra sempre o Regime Militar Totalitária que censurava tudo e há de quem fazer uma hipótese que não favorecesse ao regime... Assim como também a Igreja Católica por um longo período, onde qualquer teoria, hipótese, ou seja lá o que for, que desfavorecesse a instituição, e lá vai a "Santa Inquisição" neles.


Mas aí agora, opa, "vocês é uma seita". Aé! Me senti agredido moralmente. Vou te pocessar. E aí, uma transação de dinheiro ocorre. E, fim do problema. Isso mais me parece um negócio. Agressões, acusações, criticas... podem ser negociadas. Contanto que você tenha dinheiro suficiente para pagar a sua língua.


Bem, sou adventista. E por diversas vezes já ouvi pessoas nos chamar de seita, inclusve a ICAR - se não me engano ela também considera a Universal uma seita, e por que não processam o papa também? - no orkut. Fora mil coisas que falam sobre mim entre outros. É acusado de ser um extremista, fanático, maluco, et, isso e aquilo; de ladrão, pois muitas vezes acusam vários "acordos sob os panos" dentro da IASD, corrupção diversas em meio a liderança, adulteração de livros, censura... mas não vejo ninguem sendo processado. E sinceramente, não vou processar ninguem. Isso não tem nenhuma lógica ou base cristã, mas sim capitalista.


Jesus foi diversas vezes acusado. Mas o Rei dos reis não processou ninguém. Antes pediu para que o Pai perdoasse aqueles homens por não saber o que faziam. Mas agora é moda. O subjetivismo reina nas pessoas, é ela, o "eu" que sente lesado. Cade a verdadeira humildade que ausenta o "eu"?


Davi uma vez ficou indignado, porque Golias não afrontava a "ele", mas a Deus. E Deus fez justiça. Mas agora, não se trata mais de acusação contra a Deus, mas é quanto ao "eu". Religiões subjetivas. Cade a objetividade? É triste, e lamentável.


Onde isso vai parar?

Eu bem imagino.

Numa anti-democracia cada vez mais sólida.


Isso muito me faz lembrar no mundo cientifico a questão Evolução e Criacionismo. Muitos evolucionistas se sentem - subjetivismo - ofendidos quando se levanta a hipótese de que a Evolução é uma farsa e o criacionismo pode ser verdadeiro. Aí ocorre como ocorreu nos EUA, onde muitos evolucionistas se manifestaram, porque um batista criacionista, Mike Huckabee era candidato republicano à Casa Branca. Ou mesmo aqui no Brasil, absurdo o que fizeram com a ministra do meio ambiente, Marina Silva, por ser criacionista e ter participado como palestrante no 3º Simpósio Criacionista que aconteceu no Unasp. Parece que a "hipótese" do criacionismo virou um crime! Ainda não foi legislado, caso contrário a ministra seria processada.


Pois, os evolucionistas se sentiram ofendidos, em cheque! Quando se fala de criacionismo. Num mundo de ideologias, doutrinas como ocorre em diversas religiões. As pessoas se sentem ofendidas quando se deparam com algo contraditória a sua fé e crenças. Do mesmo modo como um ateu se sente ofendido quando ouve falar de Deus.


Mas agora o "sentir", subjetivismo já é protegido por lei. E se você é alguem muito emotivo e facilmente se sente ofendido; o Mundo Capitalista te oferece uma boa oportunidade de ganhar montanhas de dinheiro. Basta processar. Pois é, agora o filme Advogado do Diabo faz mais sentido, quanto a critica no papel que os advogados fazem numa sociedade como essa.



E se preparem pessoal. Logo você se deparará com assim: "Guardar o sábado será crime". Absurdo! Diante do cenário que vemos, não.