26 fevereiro 2008

Decepção - Lidando com as pessoas

0 comentários
"Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço..." Jer. 17:5
"Maldito o homem que confia no homem." Como poderia ser melhor expresso uma dura realidade: Os seres humanos estão propensos a errar, falhar. Até mesmo os seus amigos, parentes próximos, aqueles que você mais ama. Todos possuem o livre-arbitrio e com isso a decisão de escolha de poder falhar. Mas além disso, há outro problema, que tais pessoas podem até mesmo errar, cometer falas de forma involuntária. Sem saber, "foi sem querer", acidentalmente, por forças maiores e externas... ali está o ser humano, fraco, incapacitado.
É triste quando amigos nossos, pessoas que muito gostamos e em quem depositamos grande confiança - a qual foi conquistada com o tempo - comete falhas com você, como falsidade e mentira. Eu já passei por isso, você já passou por isso, creio que todos passamos por isso. E há um grande risco na forma como reagimos a isso: Qual será a sua atitude?
Bem, no fundo sou muito desconfiado das pessoas, são raras as pessoas as quais encaro sem um certo ceticismo, até adquirir confiança por tais. Ou de modo a conhecê-las e saber naquilo que posso confiar mais ou menos, conhecer melhor aquilo em que lhe tende mais ao erro. Mas isso não quer dizer que não devemos confiar nas pessoas, sermos pessimistas quanto a ela.
É uma dura lição e um modo muito difícil de encarar a vida. Mas é assim que um filho de Deus deve agir. Deus confiou no homem, mesmo sabendo que ele podia errar. Confiou em Eva mesmo sabendo que ela pecaria. É misterioso o modo como Deus confia em nós. De modo que até mesmo morreu por nós. Você morreria por você?
Sabe por quê? Porque confiança e amor são inseparáveis. Confiança faz parte do amor. Deus é amor. A Sua Lei - o decálogo, os 10 mandamentos - são o fundamento, a expressão do Seu amor. O amor que deve haver do homem para com Deus e o amor que o homem deve ter para com o homem.
Você deve confiar no próximo, mas isso não quer dizer não pensar e não se preparar para possíveis vacilos de tais pessoas. E o que fazer quando tais pessoas vacilam? Perdoai. - Perdoe os nossos pecados, assim como perdoamos os nossos devedores.
É uma idéia incrível de se viver. Amor, Confiança e Perdão, os três estão ligados intimamente.
Contudo a grande tendência do homem egoísta, afastado de Deus, é encarar da forma como Satanás deseja quem encarem. Perdendo respeito próprio. Perdendo respeito quanto ao homem. Desesperançando. Tornando-o desconfiado. Isso produz INIMIZADE. Pois para uma amizade acontecer deve reinar o amor, e o amor nada desconfia. Isso afasta as pessoas. Evita aproximação. Evita amizade; Relacionamentos; Amor.
Não permita que atitudes temporais de pessoas destruam relacionamentos; destruam algo que deve durar durante toda a vida e, tomará, a eternidade. Eu sei que é duro, e como é. O pior de tudo é que faz parte do meu caráter análisar muito as pessoas, tenho um senso critico muito aguçado, e facilmente consigo perceber as atitudes das pessoas, suas intenções. E muitas vezes é até mesmo previsível seus erros. E sempre percebo quando não estão sendo sinceros, ou que até mesmo pensão que estão me enganando. Contudo, com ao estudar a Palavra de Deus, você se depara com muitas histórias, indicativos e aulas de análise de modo que você, com o tempo, você fica fluente em perceber as intenções do coração.
E aí realmente acontece o que você esperava. E o que você vai fazer? Inimizade? Matar um relacionamento? Deixar de amá-la? Parar de confiar nela? Ela sabe que errou. Você notificá-la disso não vai lhe ajudar em nada. Na verdade, ao ela errar, ela perde respeito por si mesma. E o que ela mais precisa é de reverter o processo. E quem melhor do que um amigo? Errou? Sugiro que dê um tempo para ela pensar nisso. Mas perdoe-a, e continue demonstrando seu afeto, confiança e amor por ela. Desafie ela, demonstre que de algum modo você confia nela, e que você espera muito dela, tem muita esperança quanto a tal, dá valor a ela; por mais falha que seja.
Pois aliás, aponte para ela, e outros dedos apontaram para você. Deixe de ser temporal. Seja eterno! Deixe a vingança. Ame o próximo como a si mesmo. Considere o próximo como alguém melhor que você mesmo. Deixe o egoísmo enterrado, soterrado, morto.
Imagine como o mundo seria um lugar melhor, e brutalmente diferente. Se as pessoas simplesmente seguissem esse princípio divino.

24 fevereiro 2008

RCP - Ressurreição Cárdio Pulmonar

0 comentários
Hoje passei o dia com mais alguns lideres de Desbravadores na SAMU num curso especial de treinamento em Atendimentos Pré-Hospitalar (conhecido também como Primeiros Socorros). E fiquei surpreso com algumas coisas, principalmente quanto ao RCP, que na prática é: A massagem cardíaca e a respiração artificial.

Quando usar?
Quando um paciente sofre uma parada cárdio-respiratória, como num IAM (Infarto Agudo do Miocárdio), numa parada cardíaca, num caso de afogamento e quase-afogamento; ou até mesmo devido há um forte traumo no sistema nervoso que impede até mesmo atividades involuntários como a cardíaca e/ou respiratória pararem. ATÉ que se chegue um atendimento profissional com equipamento de ressurreição - desfilibrador.

Esse procedimento deve ser executado sem exitar! Você não deve pensar 2x antes de iniciá-lo. E SOMENTE parar quando o atendimento chegar, como a SAMU, bombeiros, alguem especializado como um enfermeiro ou mesmo um médico. CADA SEGUNDO é precioso e você não deve parar. Nem que seja por 40min, 1 hora ou mais! Já houve caso de crianças que sobreviveram graças a insistencia por 1h e meia!

No que o RCP ajuda?
Quando uma pessoa tem uma parada cardiaca e/ou respiratória, naturalmente o sistema nervoso, especialmente o cérebro para de receber oxigênio. Assim como outras parte do corpo. Além diso, o sangue fica estacionado nas artérias, veias, capilares sanguineos, com substancias nocivas o que rapidamente trazem muito prejuízo ao corpo. Em 15min, sem oxigenação e muitos dos seus tecidos começam a morrer. Mas o problema maior é o Sistema Nervoso, o Cérebro, 3, 5 minutos, e a pessoa provavelmente já fica incosciente, desmaia; 7min. já há risco de muitas lesões graves, e além disso, provavelmente morte.

Normalmente a parada demora um pouco para ocorrer, a pessoa começa a sentir dores para então ter a parada, e nisso ela praticamente fica incosciente instantaneamente. É tão grave isso, que há uma estatística espantosa!!!


Ou seja, se você não prestar o RCP em alguem com uma parada. Em 7min. simplemeste será um milagre se ela sobreviver. Detalhe, quando você encontra um paciente e você não presenciou o momento em que ele teve a parada, não se sabe quanto tempo já se passou, por isso, inicie imediatamente. Detalhe, em muitos lugares é difícil a SAMU chegar em menos de 7 minutos! E mesmo assim, se ele chegar após 5 minutos, a chance de sobrevivência dele será mínima.

Já com a administração do RCP as chances aumentam e duram muito mais. A vítima pode estar inconsciente a mais de 20 minutos e ainda com boas chances de sobrevivência. Quando o resgate chegar.

Em fim, a vida da pessoa está nas suas mãos.
Não exite, mesmo se for desconhecido.
Não espere ajuda, você é a ajuda.
Você é o salvador ou o executor.
A sua negligência pode resultar em morte.
A sua atitude resulta numa chance de vida.



Procedimento

Não explicarei todos os passos, principalmente o prático, para isso creio que você deveria fazer simulações e cursos práticos. Procure médicos, a Cruz Vermelha, instituições que tratam com isso, a SAMU, os desbravadores, bombeiros... e certamente eles te ensinaram ou te indicaram.


PRIMEIRO PASSO

Certamente a pessoa estará inconsciente, se ela demonstrar qualquer ato ou atitude de consciência, como tossir, sentir dor, falar, olhar para você... tudo bem.. menos mal. Então chegue na pessoa, dê "AQUELE" cotucão no peito dele, 3x, dizendo: "Senhor... Senhor... tudo bem?" Com uma voz alta, determinada e clara.


SEGUNDO PASSO

A pessoa não respondendo. Verifique se não há nada obstruindo as vias áreas dele, como a na boca, se houver, retire. E verifique se ele está respirando, aproximando o ouvido das narinas e boca e olhando para o tórax observando se há movimento. Se não houver, verifique se há pulso na carótida, que fica ao lado da tráquea em direção a nuca, e também há outros pontos de pulso que se pode verificar. (ISSO DEVE SER FEITO RÁPIDO)


TERCEIRO PASSO

Bem, o paciente teve uma parada cárdio-respiratória, simplesmente irá parecer ser um morto. Contudo não o encare como se estivesse morto. Mas alguem com chance de vida e que tudo depende da sua ação.
Ligue imediatamente para SAMU - 192 - pedindo socorro, informando o local, a estatura do paciente e o seu diagnóstico. Se possível, peça para alguem próximo fazer isso. E imediatamente comece o RCP.


QUARTO PASSO

Faça a respiração boca-a-boca, soprando o ar - é preciso aprender a técnica correta para isso (você não está enchendo uma bexiga) - 2x, em 2 segundos!
Imediatamente inicie a massagem cardiaca, numa frequencia de aproximadamente 100 para 1minuto. Faça 30, então mais 2 respirada. Então mais 30 massagens... e assim vai.

É a fórmula: 30 por 2

Repita 5 vezes o procedimento. E verifique se há pulso (mas rápido). A massagem não deve parar. O sangue deve continuar em movimento, sua inércia não deve parar. Pois se parar. Você precisará mais uns 15 segundos de massagem para ele voltar a circular.
E continue num ritmo frenético ATÉ QUE CHEGUE O SOCORRO! Isso é: o pessoal com um desfilibrador.



Observações:
  1. Por favor, é imprescindível que se tenha o conhecimento adequado de como fazer a massagem cardíaca e a respiração.
  2. A massagem cansa, como se você estivesse fazendo flexões. Por isso, consiga algum parceiro, alguem para revezar. Contudo se não conseguir, massageie, e ore a Deus para que lhe de forças até que chegue o resgate. É simples, se você desistir, ela, provavelmente, morrerá.
  3. Não inicie o RCP antes de ligar, de pedir socorro. Pois depois você não pode parar para fazer isso. E se o socorro não chegar, a pessoa VAI morrer.
  4. O procedimento é diferente para crianças lactentes.

É isso aí gente. Vamos salvar vidas.

18 fevereiro 2008

Crime Processo Lei Censura - Onde iremos parar!?!

1 comentários
Fiquei um pouco intrigado com uma reportagem que vi essa manhã no "Fala Brasil" - jornal matinal da rede Record. Bem, todos sabemos da ligação que há entre a Record e a Universal. E a matéria não era nada além do que se esperar, parcalidade. Fazendo da Universal como uma total vítima. De repente, 'todo mundo' se sente agredida moralmente, lesada; por alguns jornais dizerem que a Universal é uma "seita", ou porque uma jornalista expressa uma "hipótese" - agora até hipóteses são motivos de dados!!! - de que a Universal enviaria parte dos dizimos para paraisos fiscais, algo assim.

Em sintexe, foi isso. Por essas duas questões, a Universal uma instituição religiosa agil; alguns de seus membros entraram na justiça processando tais jornais por tais declarações.


Bem, qual é o problema em questão? Não quero perder meu tempo falando da Universal, disso e daquilo. Tenho minhas dúvidas sobre ela - opa! é bom eu tomar cuidado, pois dizer que tenho dúvidas sobre ela, é alegar que ela é um possívelmente um... e aí vai que eles me processem. - mas não é isso que quero tratar.


A questão é "processos". Lá nos EUA é moda processar, principalmente nos meios de maior poder aquisitivo. Já aqui no Brasil, nem tanto. Mas é incrivel de como agora "processar" virou sinonimo para a justiça, ou "o que deve ser feito".


Nesse fim de semana, um amiga me contou que o pai ganhou uma causa, 300mil; por processar, franos por terem falado mal dele na Internet, em especial, no Orkut. Não concordo com a difamação, claro. Mas também não concordo que isso se resolve pagando-se o passivo. Pois aliás, o que é uma pessoa falar, expressar algo à alguem? Qual a causa? Bem, agora o que é processar alguem? Qual a causa? É a mesma, o subjetivo de cada um.


Com o processo não se tenta corrigir a causa. Não tenta "ganhar uma pessoa", educar, edificar. Mas simplesmente "ganhar uns trocadinhos". E de modo, que a pessoa "INIBA" de expressar a causa. Mas a causa continua lá. E nesse ponto não procuram tocar. Aliás, é muito mais dificil você fazer amizade com um inimigo forçando-o a lhe pagar 300mil do que através da conversa.


O probema maior é quando isso envolve "professos cristãos". O caso dos 300mil é um cristão professo; na Universal também. Cade a oração que Jesus nos ensinou "perdoe as nossas dividas assim como nós perdoamos os nossos devedores"?


Não estou dizendo que devemos ser "bobos", injustos. Por exemplo quando se administra uma empresa de crédito. Apesar que Salomão não insentiva ser credor dos outros. Até diz que você deve garantir que a pessoa dê suas próprias roupas e fique nú caso não lhe pagar. Mas você vai matar alguem por que lhe deve? Bem, magiosos, traficantes fazem isso. Mas tirar 300mil da pessoa? Isso não é pouca coisa. Provavelmente, esse dinheiro vai destruir a vida do outro, trazer problemas familiares, destruir sonhos da familia. E isso não é uma agressão também? Pois é, nessa sociedade capitalista, o pessoal só se importa com dinheiro, querem ter lucro em tudo. Trasformam algo meio "ideológico" em dinheiro. Se eu te chamo de bobo, você converte isso em um lucro em dinheiro. Ao meu ver, isso é um roubo.


Não vejo altruísmo, modéstia, amor ao próximo, equilibrio, justiça numa atitude dessas. Essa é minha opinião.


Outro problema é a questão da censura. Fiquei indignado quando a jornalista levantou uma hipótse, e por isso, processo. Hipótese que pode ser perjurativo a alguem é crime também e deve pagar ($$$), processo nele. Como pode? Isso fica incrivelmente absurdo, principalmente para quem mexe com ciência onde se tem que levatar diversas hipóteses; e num pensamento mais critico e cético que busc analisar mais as coisas e desconfiar do desconhecido, você levanta muitas hipóteses.


Agora processar? Como é que ficam os grupos de esquerda? Isso me lembra sempre o Regime Militar Totalitária que censurava tudo e há de quem fazer uma hipótese que não favorecesse ao regime... Assim como também a Igreja Católica por um longo período, onde qualquer teoria, hipótese, ou seja lá o que for, que desfavorecesse a instituição, e lá vai a "Santa Inquisição" neles.


Mas aí agora, opa, "vocês é uma seita". Aé! Me senti agredido moralmente. Vou te pocessar. E aí, uma transação de dinheiro ocorre. E, fim do problema. Isso mais me parece um negócio. Agressões, acusações, criticas... podem ser negociadas. Contanto que você tenha dinheiro suficiente para pagar a sua língua.


Bem, sou adventista. E por diversas vezes já ouvi pessoas nos chamar de seita, inclusve a ICAR - se não me engano ela também considera a Universal uma seita, e por que não processam o papa também? - no orkut. Fora mil coisas que falam sobre mim entre outros. É acusado de ser um extremista, fanático, maluco, et, isso e aquilo; de ladrão, pois muitas vezes acusam vários "acordos sob os panos" dentro da IASD, corrupção diversas em meio a liderança, adulteração de livros, censura... mas não vejo ninguem sendo processado. E sinceramente, não vou processar ninguem. Isso não tem nenhuma lógica ou base cristã, mas sim capitalista.


Jesus foi diversas vezes acusado. Mas o Rei dos reis não processou ninguém. Antes pediu para que o Pai perdoasse aqueles homens por não saber o que faziam. Mas agora é moda. O subjetivismo reina nas pessoas, é ela, o "eu" que sente lesado. Cade a verdadeira humildade que ausenta o "eu"?


Davi uma vez ficou indignado, porque Golias não afrontava a "ele", mas a Deus. E Deus fez justiça. Mas agora, não se trata mais de acusação contra a Deus, mas é quanto ao "eu". Religiões subjetivas. Cade a objetividade? É triste, e lamentável.


Onde isso vai parar?

Eu bem imagino.

Numa anti-democracia cada vez mais sólida.


Isso muito me faz lembrar no mundo cientifico a questão Evolução e Criacionismo. Muitos evolucionistas se sentem - subjetivismo - ofendidos quando se levanta a hipótese de que a Evolução é uma farsa e o criacionismo pode ser verdadeiro. Aí ocorre como ocorreu nos EUA, onde muitos evolucionistas se manifestaram, porque um batista criacionista, Mike Huckabee era candidato republicano à Casa Branca. Ou mesmo aqui no Brasil, absurdo o que fizeram com a ministra do meio ambiente, Marina Silva, por ser criacionista e ter participado como palestrante no 3º Simpósio Criacionista que aconteceu no Unasp. Parece que a "hipótese" do criacionismo virou um crime! Ainda não foi legislado, caso contrário a ministra seria processada.


Pois, os evolucionistas se sentiram ofendidos, em cheque! Quando se fala de criacionismo. Num mundo de ideologias, doutrinas como ocorre em diversas religiões. As pessoas se sentem ofendidas quando se deparam com algo contraditória a sua fé e crenças. Do mesmo modo como um ateu se sente ofendido quando ouve falar de Deus.


Mas agora o "sentir", subjetivismo já é protegido por lei. E se você é alguem muito emotivo e facilmente se sente ofendido; o Mundo Capitalista te oferece uma boa oportunidade de ganhar montanhas de dinheiro. Basta processar. Pois é, agora o filme Advogado do Diabo faz mais sentido, quanto a critica no papel que os advogados fazem numa sociedade como essa.



E se preparem pessoal. Logo você se deparará com assim: "Guardar o sábado será crime". Absurdo! Diante do cenário que vemos, não.

11 fevereiro 2008

Liderança: Punição

0 comentários
Diz assim no primeiro parágrafo, p. 96, do livro Dominando a Arte da Guerra:
Liu Ji disse:
O que fará os soldados em batalha avançarem e não ousarem recuar será uma rídiga punição para qualquer um que recue uma polegada. Desse modo, será possível alcançar a vitória.
A regra é: "A punição deve ser imediata" ("As Regras de Sima", "Os Deveres do Imperador").
O livro aborda de uma forma não muito conveniente para um cristão, pois encara com um certo desprezo a vida de outras pessoas. Diz de um general que matava suas tropas simplesmente para impor medo, de modo para que seus homens lutem até a morte, dando tudo de si, por medo de seu próprio general. Uma das coisas que esse - vitorioso - general fazia era de primeiro enviar 300 homens para atacar as linhas inimigas a fim de derrubá-las; contudo se não conseguissem e recuassem, ao chegar junto ao seu exército, todos seriam executados. E após, enviaria mais 300 ou 400 homens para o mesmo. E assim, em grupos de 300, 400 homens pretendia vencer a batalha. Acontece que aqueles homens chegavam numa situação que era assim: "Ou eles davam tudo de si, o melhor de si, sem recuar um único passo e destruissem a linha inimiga ou morreriam pelo inimigo ou pelo seu próprio exército."
Bem, não vejo como um exemplo de liderança - é contra o modelo bíblico - em que o incentivo de alguem dar o melhor de si seja a morte, principalmente em que seus próprios compatriotas são os executores. Mas refletindo naquele primeiro parágrafo, há um apelo muito forte: "Não permitir que ninguém recue uma única polegada. A punição deve ser imediata."
Alguns possuem, infelizmente, um esteriótipo equivocado quanto a punição, como ela em essencia fosse algo degradante, ruim, sofredor, violento etc. Mas encare como também sendo uma "repreensão", uma "correção", um "castigo". Do mesmo modo como diz o sábio "Pois Deus castiga os seus, assim como um pai a um filho a quem quer bem." Portanto, a repreensão, o castigo, a punição deve acontecer. E qual será a devida punição? Bem, isso vai depender totalmente do contexto e buscar iluminação divina para saber qual é o melhor, ou seja, aquilo que motivará a pessoa a não mais recuar; e que não seja por medo.
Agora, tratando quanto a questão de liderança. Voce pode estar liderando uma equipe, uma unidade, um time, e de repente, alguem recua uma polegada. De modo algum deve ser leviano com isso. Aquilo significa o primeiro passo para a derrota. O primeiro passo da desistencia, da desesperança, do fracasso, da desmotivação. E assim que ela der o primeiro passo, ela se sentirá menos ficuldade em dar o segundo passo, e isso também influenciará os demais a fazer o mesmo.
Pense como isso é profundo! A quantas coisas podem se aplicar! Na faculdade, nos estudos, no relacionamento, na comunhão com Deus. Jamais permita que alguem, sob sua liderança d~e o primeiro passo para trás. Assim que veres isso, imediatamente tome uma atitude de punição. Isso pode simplesmente querer dizer, voce bater um papo com a pessoa e mostrar o que aquela atitude quer dizer, para onde ela caminharia, e animá-la a continuar em frente.
Lembro muito de algumas cenas de jogos de futebol americano, em que o time da defesa, muitas vezes recebem uma ordem direto do técnico: "não ceda nenhuma jarda!". Isso acontece principalmente, quando o time offensivo está na nZone, faltando pouquissimas ou 1 jarda para o touchdown. E aí muitas vezes se v~e o jogo de corrido, aí a linha ofensiva tenta abrir um buraco na defesa para o corredor avançar uma única jarda e conseguir a pontuação; e ao mesmo tempo, em que a linha defensiva e todos dão o máximo de si para impedir que o outro lado consiga lhes empurrar uma jarda que seja. E todos ficam realmente impressionados e maravilhados quando uma defesa consegue defender 3 downs ou até mesmo 4, forçando o adversário a chutar um field gol, ou então até mesmo tomando a bola deles. Até me lembro do New York Giants na última temporada, que na final, a defesa simplesmente destruíu o melhor ataque de toda a temporada, do New England Patriots.
Veja por outro aspecto, no espiritual. Há uma guerra. Satanás tenta avançar, e Deus, lhe dá anjos e poder para defender-se para se manter firme, para resistir; e até mesmo para avançar. E essa é uma batalha em que não podemos ceder uma única jarda sequer! Não olhe para trás. Nunca pense em recuar. "Sempre avante! Sempre avante! manda o General!"
Antes de cobrar daqueles que voce lidera, por principio voce deve ser coerente. E agir do mesmo modo consigo mesmo. Voce deve ser um lider que não recua. Um lider que não desiste. Um lider que se matenha firme e reto mesmo que o mundo voltesse contra voce. E então está, por base, capacitado para cobrar de seus homens.
Mas lembre: "Punição não quer dizer ridicularizar." Punição é ser justo. E acima de qualquer coisa, punição deve ser e partir por principios e intuitos EDIFICANTES! Amar a pessoa e desejar que ela supere aquilo e venha a vencer, a desenvolver-se, para o bem pessoal e do grupo.

09 fevereiro 2008

Ouvir Jesus Pessoalmente

0 comentários
"E disseram (Samaritanos) à mulher: "Agora cremos não somente por causa do que você disse, pois nós mesmos o ouvimos e sabemos que este é realmente o Salvador do mundo"." João 4:42
.....
Você crê em Jesus? Acredita que ele é o Salvador do mundo? Que Ele tem poder para salvar você? Caso não, há apenas um caminho, uma solução: conhecer Jesus. Pois como o pastor Búllon diz "Conhecer Jesus Cristo é tudo", isso implica que não conhecê-lo, se resulta em NADA.
Ontem, enquanto estudava a lição da escola sabatina, fiquei impressionado por esse verso chave de João. Ali nos versos 39 - 42 há um breve diálogo entre uma mulher samaritana e outros samaritanos. Parece ser curto demais, com meia-duzia de palavras parece que todo mundo se converteu. Mas veja bem a história.
Ela começa no inicio do capitulo 4. Jesus passa por Samaria, vai até um poço e ali encontra uma mulher samaritana, e tem um diálogo implicito, indireto e interessante com ela. Ela primeiramente não entende muito bem o que ele queria dizer. Mas logo se toca. E de repente, conhece que ele era um profeta, um mestre, que ele era o Messias.
É impressionante porque é um evento, um diálogo extremamente simples, não há nada de mirabolante, talvez até possa destacar ele ter apenas dito que ela já teve vários homens sendo que ele mal a conhecia. Mas esse simples diálogo, essas poucas e simples palavras de Jesus simplesmente TRANSFORMARAM aquela mulher. Ela reconheceu que Ele era o Jesus, o Messias, o Salvador desse mundo.
O resultado dessa "conversão" praticamente instantanea foi uma atitude extrovertida da mulher de ir à outros samaritanos e anunciar o mesmo. Imagine aqueles homens, muitos talvez conheciam aquela mulher e sabiam que ela era. Foi apenas as palavras dela que impressionaram aqueles homens? Certamente não, mas havia algo diferente nela, havia a "paz que escede todo o entendimento humano", "havia o amor de Deus", havia uma alma a qual foi transformada pelo poder da Palavra de Jesus, a Palavra de Deus.
Aqueles homens então ficaram impressionados, curiosos. Quiseram averiguar quem era esse Jesus. Foram até Ele. E ouviram-no. O que aconteceu? Aqueles homens voltaram transformados, convertidos. Talvez não, mas pelo menos eles passaram a CRER que ele realmente era o Salvador do mundo.
Essa história é séria e necessitamos meditar nela para retirar preciosas lições. Você já conheceu pessoas de alto nível acadêmico, no qual buscam uma "tese de doutorado" para crerem em Deus? Eu já. Mas sabe qual é a verdade? A verdade é que se tais pessoas simplesmente conhecessem Jesus, ouvissem Ele, com apenas simples palavras, um curto diálogo de coisas simples por alguns minutos, e tais pessoas estariam totalmente convictos que Ele é realmente o Filho de Deus, o Salvador do mundo.
Agora vamos pensar um pouco mais a fundo. O que fazia aqueles homens crerem em Jesus? Era simplesmente o que Ele falava, a idéia? Não. Pois quantos não são as pessoas que posteriormente a Ele, usaram de Suas palavras e os ouvintes não creram...? Muitos. Havia algo de especial que vai além do básico. Não era o ambiente. Não era um timbre na voz. Não era a aparência física daquele homem. Mas era o Seu caráter, era o Seu testemunho. Era o poder, a influência que emanava dEle pelo Espirito Santo. Era isso, que de modo extraordinário e misterioso ao homem Jesus alcançava o inalcansável. Convertia até mesmo prostitutas, ladrões, assassinos... entre outros que poderíamos dizer ser a escória da sociedade.
Pense na atitude chave de Deus, nas palavras chaves que Ele usou para se fazer conhecido a você. E certamente você ficará impressionado como aquilo pode te converter. Lembro muito bem do meu caso. Foi após uma oração, assim que abri os olhos, focalizei imediatamente a capa da Lição da Escola Sabatina da minha mãe escrito na capa o tema "Perdoados", a qual não havia notado antes. Foi isso. Algo tão simples. Mas havia um poder complexo nesse simples ato de "olhar para um livrinho escrito "perdoados"", o qual reconheci que Jesus era o Salvador do mundo, mas acima de tudo Meu Salvador. Passei a confiar nEle, entreguei-me a Ele de todo coração.
Pense você. Claro, há casos mais dramáticos. Como Paulo, em que Jesus apareceu para ele, ele até ficou cego por isso. Mas veja bem, Satanás poderia aparecer para nós; ele até mesmo poderia nos cegar, assim como trouxe moléstias a Jó. O que foi que fez Paulo crer que aquele era Jesus? O que foi que Jesus disse aquele homem? É algo bem simples:
"Saulo, Saulo, por que você me persegue? ... Eu sou Jesus, a quem você persegue. Levante-se, entre na cidade; alguém lhe dirá o que deve fazer." Atos 9:4 e 5
Veja, é algo simples. Não há nada de especial. Não há uma palavra x ou y. Não há um timbre especial. Não há um efeito de luz especial. E é isso que precisamos entender, compreender. Se você quer pregar sobre Jesus, quer levar Jesus para outros; saiba que não serão suas palavras, que irá convencer. Não será "o diálogo", "a tese", "o livro", "as palavras", "a música"... que irá convencer. Mas quando por meio de palavras e atos simples, um PODER especial que age escondigo de nossos olhos, o qual não vemos, não ouvimos, não cheiramos, não sentimos alcança o coração da pessoa. Esse é o poder do Espírito Santo. É isso o que devemos buscar.
Por que hoje há tanto sermões miralantes, efeitos de luzes, fogos, músicas emotivas e tantas coisas que buscam seduzir, emotivar, convencer a força, impressionar as pessoas para tentá-las convertê-las - e sem muito exito? Porque há falta da verdadeira essência, estão tentando fazer o trabalho que não cabe a eles fazer, mas ao Espírito Santo, ao próprio Deus. É trabalho dEle convencer as pessoas. Quando realmente nos encher do Espírito Santo, certamente, multidões se converterãm através de nossas palavras. Como diz um declaração que hoje ouvi no culto, de um grande pregador (não lembro o nome) na Inglaterra, quando a rainha lhe perguntou como ele conseguia atrair tanta multidão:
"O Espirito Santo me põe em fogo, e o povo vem me ver ardendo/queimando."
- Reflita nisso, nessa solene mensagem.
E se você não acredita em Jesus, não se converteu, então busque a Jesus. "Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração." Jer. 29:13 E não há ninguem que foi a Jesus, que teve um diálogo com Ele, que saiu da mesma forma. Ouça Jesus. Permita-lhe que Ele lhe fale o que tem a te dizer. E certamente se deparará com uma fé, com uma verdade tão real e chocante, convincente, que nunca ousará duvidar. Uma paz tão solene e verdadeira que jamais se sentirá desprovido de algo. O amor de Jesus será tudo para você, ao mesmo tempo que o resto, nada.
Conheça Jesus pessoalmente, e ficará impressionado no poder que Suas simples atitudes e palavras podem transformar vidas, além de qualquer explicação humana.

07 fevereiro 2008

Lições de "A Arte da Guerra" - Liderança

2 comentários
Não é a Bíblia falando, mas sabedoria que proveio do oriente, dos antigos chineses, no livro A Arte da Guerra; o livro todo é incrivel, lembra muito Provérbios de Salomão; se você o ler, usando um livro de comentários sobre o A Arte da Guerra - estou usando o "Dominando a Arte da Guerra, Liu Ji e Zhuge Liang" - verá que é simplesmente extraordinário, as lições de tais, principalmente em colocá-las em prática na sua vida, especialmente quanto a questão de "liderança", "trabalho em grupo".

Liu Ji disse:
O que fará os soldados em batalha preferirem avançar a recuar, mesmo que seja pela sobrevivência, será a benevolência da liderança militar. Quando os soldados sabem que seus líderes cuidam deles como cuidariam de seus próprios filhos, eles amam os seus líderes como amam seus próprios pais. Isso faz com que queiram morrer na batalha, para recompensar a benevolência de seus líderes.
A regra é: "Respeite seus soldados como amados e eles, de boa vontade, morrerão com você." (Sun Tzu, A Arte da Guerra, "Terreno")

Não sei se percebeu - apesar de ser bem claro - aqui há um conselho básico para uma devida liderança: "Conquistar seus companheiros." Para isso, você não precisa ser dotado de um carisma especial, o livro nos apresenta alguns personagens que até mesmo mal falavam, mas que eram grandes comandantes. Mas sim você tem que revestir-se de benevolência, tratá-los como se fossem seus próprios filhos, isso não quer dizer mimá-los, mas amar como um pai ama um filho e luta para desenvolver o melhor nele.
Dessa forma, você conquista o respeito e a confiança da pessoa. E até mais, o verso diz, que a pessoa busca de algum modo querer recompensar. O que isso quer dizer? Quer dizer, que ele passa a ter atitude, em demonstrar sua consideração e valor pela sua liderança.
Na página 92, do Dominando A Arte da Guerra, há uma ilustração muito boa:

Durante a era dos Estados Antagônicos, quando o general Wu Qi, de Wei, era o governador militar do Rio Oeste, ele usou as mesmas roupas e comeu o mesmo alimento do mais inferior de seus soldados. Não usava uma esteira para se sentar e não cavalgava ao viajar. Ele, pessoamente, carregava as próprias provisões e comparilhava do trabalho pesado e das necessidades dos soldados.
Certa vez, quando um dos soldados sofria por conta de uma ferida supurada no braço, o próprio general sugou para fora o pus.
Quando a mãe do soldado ouviu falar disso, começou a se lamentar.
Alguém disse a ela: "O seu filho é um soldado; contudo, o próprio general sugou o pus da ferida dele - o que há para se lamentar?".
A mulher disse: "No ano passado, o general Wu fez a mesma coisa pelo meu marido e, meu marido lutou na batalha sem dar nenhum passo atrás, finalmente morrendo nas mãos do inimigo. Agora que o general tratou do meu filho do mesmo modo, não tenho idéia de onde ele morrerá. É por isso que estou me lamentando".
Foi porque Wu Qi era tão rigoroso consigo mesmo e tão imparcial em relação aos outros e porque ganhara o coração de seus soldados que um Senhor de Wei o mantinha como governador militar de Rio Oeste. Wu Qi lutou 76 grandes batalhas contra senhores de outros estados antagônicos e obteve completa vitória 64 vezes.

Repare bem nessa história. Veja qual foi a atitude do general. Ele não ficava se elevando, usando de luxuria, se fazendo de nobre, de topo social. Mas ele, convivia e se identificava com "o mais inferior de seus soldados". Se você quer liderar, não fica se enchendo de privilégios, entre outros, nos quais se forma um abismo entre você e seus subordinados, mas antes, trate-os, conviva com eles como se fossem seus irmãos. Não se polpe pelo próximo, pelo seus companheiros, pela sua equipe, mas antes tome um tiro por eles, e certamente ele te cobrirá até o quando for velho.
Seja:
1. rigoroso consigo mesmo
2. imparcial com relação aos outros
3. ganhe o coração de seus soldados
Esses são os segredos que Wu Qi nos ensina.

.....

Autoridade
Liu Ji disse:
Quando soldados em batalha avançarem e não ousarem recuar, isso significa que temem seus próprios líderes mais do que o inimigo. Se recuar e não ousarem avançar, isso significa que temem mais o inimigo do que seus próprios líderes. Quando um general consegue que suas tropas mergulhem direto no meio do combate furioso, é a sua autoridade e austeridade que trazem isso à tona.
A regra é: "Ser temido e ainda precavido produz um bom equilibrio" ("Diálogos de Li, Senhor de Wei").

É meio forte isso, e veja como é algo universal. Pense por exemplo na vida espiritual. As suas ações refletem uma atitude que é: "qual lado você preferiu", "qual lado você escolheu". NÃO HÁ EM CIMA DO MURO. Quando você exita em atender um lado, automaticamente quer dizer que você teme o inimigo mais do que seu lider. Poderíamos abordar e fazer um incrivel sermão aqui, quanto a questão do soldado nisso: "A quem você teme?" Contudo, a questão aqui é a liderança.

Uma coisa que o livro A Arte da Guerra deixa bem claro é que a liderança deve ser respeitada e temida. Temida não porque os soldados não confiam nela, e tem medo que tal faça merda, pelo contrário; Temida não porque a liderança é cruel, malvada, pelo contrário. Mas sim temida, porque possui autoridade, mantem a palavra e é exemplar quanto a RECOMPENSA. O livro aborda muito a questão da RECOMPENSA, o líder deve ser justo. Dar prêmios e condecorações aos que merecerem, ao mesmo tempo que até mesmo castigo, repreensões, ou execuções aos que merecerem tais. Veja uma ilustração que aborda o livro, de um fato que ocorreu:

Diz que no meio de uma guerra, um homem aristocrata orgulhoso e arrogante passou a ser o supervisor do exército, pois o general Rangju não havia conquista e não possuia confiança de seus tropas, então tal homem seria seu intermediário entre o comando das tropas. Só que chegou um certo dia, num periodo conturbado, e o supevisor não chegou ao quartel; Rangju reuniu as tropas e informou-os sobre o acordo com o novo supervisor.
À tarde, o nobre finalmente chegou. Rangju perguntou-lhe: "Por que está atrasado?"
- "Meus parentes, que são nobres, deram-me uma festa de despedida. Assim, fiquei por isso."
Rangju disse: "No dia em que um líder militar recebe suas orgens, ele esquece o seu lar. Quando uma promessa é feita em face da batalha, ele esquece sua família. Quando soam os tambores de guerra, esquece seu próprio corpo. Agora, estados hostis invadiram nosso território; o estado está em tumulto; os soldados estão expostos nas fronteiras; o senhor não consegue descansar em paz ou desfrutar de sua comida. As vidas de todo o povo dependem de você - como pode falar em festas de despedida?".
Rangju, então, chamou o oficial responsável pela disciplina militar e perguntou-lhe: "Segundo a lei militar, o que acontece com alguém que chega depois da hora indicada?"
O funcionário respondeu: "Supõe-se que seja decapitado".
E ele foi morto. Todos os soldados ficaram tementes ao seu lider. Viram que era um homem de palavra, exemplar e justo.
Finalmente, o senhor enviou um emissário com uma carta perdoando o nobre, que era, antes de tudo, o novo supervisor do exército. O emissário galopou direto para o acampamento com a mensagem do senhor.
Rangju disse: "Quando um general está em campo, há ordens do regente que ele não acata".
Também disse ao oficial da disciplina: "Há uma regra de que não deve haver galopes pelo acampamento. Contudo, agora, o emissário fez justamento isso. O que deve ser feito com ele?".
O oficial disse: "Ele deve ser executado".
O emissário estava petrificado, mas Rangju disse: "Não é apropriado matar um emissário do regente", e executou dois acompanhantes do emissário no lugar dele. Isso também foi anunciado ao exército.
Rangju enviou o emissário de volta para relatar isso ao senhor e, então, partiu com o exército. Quando os soldados acamparam, o próprio Rangju supervisiou a perfuração dos poços, a cnstrução dos fornos, a preparação da comida e da bebida e o cuidado com os doentes. Compartilhou com os soldados todos os suprimentos da liderança, comendo as mesmas rações que eles. Foi especialmente gentil com os fatigados e os enfraquecidos.
Depois de três dias, Rangju chamou as tropas à ordem. Mesmo aqueles que estavam doentes quiseram cooperar, ansiosos para entrar em batalha por Rangju. Quando os exércitos de in e Yan ouviram falar disso, retiraram-se do estado de Qi. Ranhju fez com que suas tropas os caçassem e golpeassem. FInalmente, recuperou o território perdido e retornou com o exército vitorioso.

Veja como é que ele conseguiu a vitória. Os inimigos fugiram só de saber do comportamento das tropas de Rangju. Imagine você querer encarar um exército, em que até os doentes fazem questão de lutarem, ansiosos para entar em batalha pelo seu lider. Isso é de fazer as pernas deles tremerem. Parece muito com a história de El Cid, um grande conquistador ali do período das Cruzadas. Onde todos o temiam, todos os europeus, os soldados da Igreja e dos reinados, assim como os muçulmanos. Todos quiseram destruí-lo, mas ninguem conseguiu. Todos o temiam, pessoas passaram a segui-lo voluntariamente por tême-lo. Fortalezas se renderam a ele, sem uma única resistência, só por temer sua fama.

Seja exemplar, seja um lider exemplar, de palavra, imparcial, que cumpri as leis, as normas, o código, o manual. Sendo exemplar tando na punição quanto na recompensa e nos prêmios. E terá soldados que lhe seguem, temendo e respeitando sua liderança. Lembro do filme "300 de Esparta", assista aquele filme; Leonidas liderando 300 homens contra mais de 1 milhão de inimigos; mas por quem tais homens lutavam? A quem temiam? Eles não exitavam nem mesmo num único olhar de medo. Eis um outro principio de liderança.

E gostaria de terminar essa reflexão - pois se fosse comentar cada trecho impressionante do livro, eu acabaria publicando uma enciclopédia, pois é incrivel mesmo; você lê uma página para e fica refletindo e fazendo analogias e como aplicá-las na vida... tanto é que isso faz do livro uma leitura que não rende, estou lendo a 9 meses esse livro que não é grande, e ainda faltam 50 páginas, por isso - com um comentário do "Dominando A Arte da Guerra", na página 95:

A regra é: "Onde há prêmios importantes, eles são homens valentes" ("As Três Estratégias", também em "Seis Segredos").

Isso nos faz tocar quanto a questão da recompensa. Quer ter funcionários valentes seja justo na recompensa, dando-lhe premios importantes. Entre outras áreas da vida. Principalmente para as pessoas não muito idealistas e mais materialistas é necessário recompensá-los com algo pelo qual vale a pena lutar. Por exemplo, veja no filme "Cruzadas", onde todos os moradores de Jerusalem são convocados a defender a sua cidade, e por que? Qual recompensa? Qual o prêmio? A garantia que o povo, eles e suas familias - mulheres e filhos - não seriam mortos pelo inimigo, mas conseguiriam livrar-se deles em liberdade e segurança. E todos deram o sangue, resistiram. Até que forçou o lider dos muçulmanos a fazer esse acordo.

Uma outra boa analogia seria quanto a "vida eterna"; mas não queria que esse fosse o foco dessa reflexão; mas algo mais voltado quanto a liderança mesmo.

Bem, espero que reflitam, aproveitem esse conhecimento e possam aplicá-los na vida. Assim como recomendo a todos que precisam liderar algo, trabalhar com equipe e coisas do tipo a leitura dessa incrivel obra, que me recorda muito a Provérbios de Salomão, A Arte da Guerra.

06 fevereiro 2008

Acampamentos de Carnaval

0 comentários
Estive participando de dois acampamentos nesse feriado de carnaval. Aquele que desejar compartilhar do que ocorrera e de algumas reflexões quanto a tal, você pode ler nos seguintes links abaixo:

Acampamento 1: Desbravadores no UNASP, Engenheiro Coelho
http://muitokako.blogspot.com/2008/02/acampamento-de-carnaval-desbravadores.html

Acampamento 2: IADS Central de São José dos Campos, Suzano
http://muitokako.blogspot.com/2008/02/acampamento-de-carnaval-iasd-central-de.html

04 fevereiro 2008

1ª Entrevista do GEA

0 comentários
Nos dias 18 e 19 de janeiro estive em São Paulo. Dia 18 fui cedo para a av. 9 de Julho, próximo a Faria Lima fazer uma dinâmica de grupo para um estágio no banco Santander, e passei, e agora estou aguardando uma entrevista com o gestor. Dali fui até a USP – deu uma boa caminhada – onde encontrei-me com o Fred, o primo dele e a ju – esta, fora a trilha.

Dali fui para a casa do Fred, e logo fomos para a igreja dele: IASD Jd. Bonfiglioli, que fica razoavelmente próximo da USP (sendo o P3 como referência). O Fred está ministrando aulas de música para um pessoal ali, inclusive a Simone do GEA. E após teve o ensaio do grupo; e nisso conversei bastante com o pessoal de lá, o pai do Fred um homem simplesmente 10, entre outros que estavam ali, alguns, lideres de desbravadores. Foi uma ótima noite. Uma igreja simples e em construção, que me fazia lembrar muito do Guaraciaba onde resido.

Bem, também na manhã seguinte teve o culto ali muito gostoso, principalmente porque fazia tempo que eu não assistia um culto numa igreja não central, pequena, com gente simples. Mais tarde chegou o pessoal do GEA na casa do Fred mais o Rodrigo e sua namorada. E meio que nos deu uma idéia do que falaríamos e como seria o JA. Esse Rodrigo é muito gente boa mesmo, formado em Economia lá na USP e agora parece que vai cursar matemática lá no IME. E dali partimos então rumo a São José, lá no extremo sul de São Paulo. No caminho, muito conversa no carro, Fred, Simone, Natalia e eu. Até que depois de mó role, chegamos na IASD de São José, uma igreja de porte para umas 400 – 600 pessoas imagino, mas que pelo que ouvi possuem dois cultos de tanta gente que há; contudo, JA, meio que muitas pessoas ainda viajando, dia chuvoso, a casa não estava cheia, mas deveria ter pouco mais de 100 pessoas ali.

Eles estavam fazendo uma espécie de semana de oração jovem, voltando quanto a questão da vida profissional. E ali no JA, teve uma palestra sobre escolha de profissão, a vontade de Deus, depois uma aluna da UNISA foi falar sobre entrevista, dinâmica de grupo; e por fim, teve a entrevista com o GEA.

Lá vai, Natália, Fred, Simone e eu sendo entrevistados pelas pessoas ali presentes. Respondemos algumas perguntas. E em geral as questões foram sobre a questão do cristianismo dentro de uma Universidade predominante ateu. Como é estudar em tal ambiente... como é a questão da pressão de grupo, os amigos, as baladas, festas... como é que buscamos evangelizar ali... como foi que surgiu o GEA. Em especial, houve uma pergunta que falou sobre a ciência, matemática, a fé e o evolucionismo. Mas foi muito bom mesmo. Pena que durou apenas uns 30 minutos; pois poderíamos ficar por ali horas e horas. Após encerrar a programação; ainda assim, algumas pessoas vieram até nós conversar, perguntar algumas coisas; saber sobre o curso, a faculdade, entre outros.

Bem, o mais interessante de tudo é como foi que as coisas aconteceram. Estávamos com planos de ir para o 3º Simpósio Criacionista, mas acabou não dando para ir, apenas o Tatinho foi que mora consideravelmente próximo ao Unasp. Mas enquanto eu e o Fred, conversávamos enquanto assistíamos o Simpósio pela internet - graças a transmissão pelo pessoal do blog ÉOQHÁ – ele falou de uma idéia do Tatinho do GEA fazer JA’s nas igrejas; meio que tentar buscar motivar o pessoal ao mundo acadêmico, ao evangelismo nesse meio e suas principais barreiras, que certamente é o ambiente, o ateísmo, ceticismo, entre outros. E pouco depois, o Fred todo empolgado vem falar que o Rodrigo nos convidou para fazer parte desse JA, com a entrevista; mas tipo, não havíamos nos oferecido; simplesmente, Deus começou a abrir as portas. E estamos realmente com muitos projetos, planos e perspectivas para esse ano.

Após essa palestra. A Natália que freqüenta a IASD Pinheiros, nos disse que o diretor JA ali já ficou sabendo de nós, e gostaria que nós fizéssemos um JA ali. Pelo visto, teremos um ano muito ativo. E que pretendemos sacudir o mundo acadêmico. Certamente, essa foi a primeira de muitas.