04 fevereiro 2008

1ª Entrevista do GEA

Nos dias 18 e 19 de janeiro estive em São Paulo. Dia 18 fui cedo para a av. 9 de Julho, próximo a Faria Lima fazer uma dinâmica de grupo para um estágio no banco Santander, e passei, e agora estou aguardando uma entrevista com o gestor. Dali fui até a USP – deu uma boa caminhada – onde encontrei-me com o Fred, o primo dele e a ju – esta, fora a trilha.

Dali fui para a casa do Fred, e logo fomos para a igreja dele: IASD Jd. Bonfiglioli, que fica razoavelmente próximo da USP (sendo o P3 como referência). O Fred está ministrando aulas de música para um pessoal ali, inclusive a Simone do GEA. E após teve o ensaio do grupo; e nisso conversei bastante com o pessoal de lá, o pai do Fred um homem simplesmente 10, entre outros que estavam ali, alguns, lideres de desbravadores. Foi uma ótima noite. Uma igreja simples e em construção, que me fazia lembrar muito do Guaraciaba onde resido.

Bem, também na manhã seguinte teve o culto ali muito gostoso, principalmente porque fazia tempo que eu não assistia um culto numa igreja não central, pequena, com gente simples. Mais tarde chegou o pessoal do GEA na casa do Fred mais o Rodrigo e sua namorada. E meio que nos deu uma idéia do que falaríamos e como seria o JA. Esse Rodrigo é muito gente boa mesmo, formado em Economia lá na USP e agora parece que vai cursar matemática lá no IME. E dali partimos então rumo a São José, lá no extremo sul de São Paulo. No caminho, muito conversa no carro, Fred, Simone, Natalia e eu. Até que depois de mó role, chegamos na IASD de São José, uma igreja de porte para umas 400 – 600 pessoas imagino, mas que pelo que ouvi possuem dois cultos de tanta gente que há; contudo, JA, meio que muitas pessoas ainda viajando, dia chuvoso, a casa não estava cheia, mas deveria ter pouco mais de 100 pessoas ali.

Eles estavam fazendo uma espécie de semana de oração jovem, voltando quanto a questão da vida profissional. E ali no JA, teve uma palestra sobre escolha de profissão, a vontade de Deus, depois uma aluna da UNISA foi falar sobre entrevista, dinâmica de grupo; e por fim, teve a entrevista com o GEA.

Lá vai, Natália, Fred, Simone e eu sendo entrevistados pelas pessoas ali presentes. Respondemos algumas perguntas. E em geral as questões foram sobre a questão do cristianismo dentro de uma Universidade predominante ateu. Como é estudar em tal ambiente... como é a questão da pressão de grupo, os amigos, as baladas, festas... como é que buscamos evangelizar ali... como foi que surgiu o GEA. Em especial, houve uma pergunta que falou sobre a ciência, matemática, a fé e o evolucionismo. Mas foi muito bom mesmo. Pena que durou apenas uns 30 minutos; pois poderíamos ficar por ali horas e horas. Após encerrar a programação; ainda assim, algumas pessoas vieram até nós conversar, perguntar algumas coisas; saber sobre o curso, a faculdade, entre outros.

Bem, o mais interessante de tudo é como foi que as coisas aconteceram. Estávamos com planos de ir para o 3º Simpósio Criacionista, mas acabou não dando para ir, apenas o Tatinho foi que mora consideravelmente próximo ao Unasp. Mas enquanto eu e o Fred, conversávamos enquanto assistíamos o Simpósio pela internet - graças a transmissão pelo pessoal do blog ÉOQHÁ – ele falou de uma idéia do Tatinho do GEA fazer JA’s nas igrejas; meio que tentar buscar motivar o pessoal ao mundo acadêmico, ao evangelismo nesse meio e suas principais barreiras, que certamente é o ambiente, o ateísmo, ceticismo, entre outros. E pouco depois, o Fred todo empolgado vem falar que o Rodrigo nos convidou para fazer parte desse JA, com a entrevista; mas tipo, não havíamos nos oferecido; simplesmente, Deus começou a abrir as portas. E estamos realmente com muitos projetos, planos e perspectivas para esse ano.

Após essa palestra. A Natália que freqüenta a IASD Pinheiros, nos disse que o diretor JA ali já ficou sabendo de nós, e gostaria que nós fizéssemos um JA ali. Pelo visto, teremos um ano muito ativo. E que pretendemos sacudir o mundo acadêmico. Certamente, essa foi a primeira de muitas.

0 comentários: