27 dezembro 2007

Unico Modo de Um Feliz Ano Novo


"Examinem-se para ver se vocês estão na fé; provem-se a si mesmos. Ou não reconheceis que Jesus Cristo está em vós? A não ser que tenham sido reprovados!" II Cor. 13:5

Quem é você? O que você pretende para esse próximo ano - 2008. Talvez deseja recomeçar a sua vida, vencer algum hábito ruim e realizar sonhos. Mas digo-lhe uma coisa: Você pode ter sucesso nisso tudo, mas se Jesus Cristo não viver em vosso coração; tudo é vão, tudo é vaidade, fútil, de nada adianta. Ao mesmo tempo que Jesus é tudo, Sua ausência resulta-se em nada. Ou você tem tudo, ou nada. Ou você ganha tudo, ou nada.

Paulo, em sua segunda carta à problemática igreja de Corinto; adverte-os no final de sua carta a cada um examinar a si mesmo, examinar seu coração, provar a si mesmo, para reconhecer se Jesus está vivendo no coração deles; isso é, se eles estão realmente vivendo pela fé. Pois caso contrário, o resultado do exame é REPROVADO.

Já examinou-se hoje? Que tal examinar-se? Seja sincero consigo mesmo: Você está reprovado ou aprovado? Você sabe a resposta dessa pergunta. Não fuja, não esconda. É preciso encarar. Se você está aprovado, amém!, glória a Deus. Continue a caminhar e aperfeiçoar-se na mais elevada norma do Altíssimo. Agora, se você está reprovado, saiba que não existe "Conselho de Classe" para te "passar de ano". A Bíblia exorta a você: do Senhor, "compre ouro refinado pelo fogo e vestes brancas" (Apocalipse. 3:18).

Por quê? - Talvez, esteja dizendo "vai cuidar da sua vida", "deixe eu viver a minha". Bem, olhe a ótica daquele que vive pela fé, como Paulo, como eu, como tantos outros pensam a este respeito:

"Pois temo que, ao visitá-los, não os encontre como eu esperava, e que vocês não me encontrem como esperavam. ... Receio que, ao visitá-los outra vez, o meu Deus me humilhe diante de vocês e eu lamente por causa de muitos que pecaram anteriormente e não se arrependeram da impureza, da imoralidade sexual e da libertinagem que praticaram." II Cor. 12:20-21

Pois Cristo, o noivo, receberá somente uma "virgem pura" (II Cor. 11:2). E então? O que será? O que fará do Cristo ressurreto?

Roga por riquezas nesse próximo ano? Conselho-te que rogue por simplicidade. Roga por facilidades? Conselho-te que rogue por dificuldades. Quer moleza? Busque açoites. Porque você não deve enganar-se com uma pseudo-segurança, pseudo-autosuficiência, pseudo-prosperidade. Mas antes viver não parcialmente, mas totalmente dependente de Deus. Pois se você tem um problema ou vive uma situação no qual um ser humano pode resolver, então isso não é um verdadeiro problema; mas antes, viver, unicamente, de modo que para TUDO, tudo - Tudo! - você não somente precise de Deus, mas dependa de Deus. De modo que Deus é a solução; Deus é o que lhe mantêm firme e inabalável; Deus é quem resolve, Deus é sua Apollo 13. Veja o que Paulo nos diz:

"trabalhei muito mais, fui encarcerado mais vezes, fui açoitado mais severamente e exposto à morte repetidas vezes. Cinco vezes recebi dos judeus trinta e nova açoites. Três vezes fui golpeado com varas, uma vez apedrejado, três vezes sofri naufrágio, passei uma noite e um dia exposto à fúria do mar. Estive vontinuamente viajando de uma parte a outra, enfretei perigos nos rios, perigos de assaltantes, perigos dos meus compatriotas, perigos dos gentios; perigos na cidade, perigos no deserto, perigos no mar, e perigos dos falsos irmãos. Trabalhei arduamente; muitas vezes fiquei sem dormir, passei fome e sede, e muitas vezes fiquei em jejum; suportei frio e nudez. Além disso, enfrento diariamente uma pressão interior, a saber, a minha preocupação com todas as igrejas. Quem está fraco, que eu não me sinta fraco? Quem não se escandaliza, que eu não me queime por dentro?
Se devo orgulhar-me, que seja nas coisas que mostram a minha fraqueza.
Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim. Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois quanto sou fraco é que sou forte." (II Cor. 11:23-30 e 12:9-10)

É realmente natural de nossa natureza pecaminosa, egoísta de "querermos ter a nossa vida", de nós comandar a nossa vida, fazer do nosso jeito. Mas veja que incoerente, certa vez li um pequeno pensamento de um filósofo - talvez fosse Croata - o título era assim "Por que confiar/acreditar no homem e na ciência?" Veja a idéia dele que massa:

"Se o Universo veio de explosões acidentais [sic] e tudo veio disso, logo, o homem é um acidente. Seus pensamentos tem por origem um efeito acidental de choques entre partículas. E se até mesmo, quando nos consideramos cientes e objetivos, buscamos e desejamos o ébrio; ou nos embriagamos; para que nossa atividade acidental possa supor que esteja tudo certo e suportável de viver; para imaginarmos que o acidente deixe de ser acidente. Então, qual a razão?, por que acreditar que essa mente humana pode relatar corretamente o que de fato ocorreu e ocorre na natureza? Por que acreditar em nossa mente acidental, que seus planos acidentais é o melhor para nós, nos tornará felizes, se muitas vezes, encontramos nossos pensamentos conspirando contra a nossa saúde e o que é correto? Por que acreditar? No que acreditar se tudo não passa de acidente, se tudo passou a existir, se somos criados? E se estamos nos desenvolvendo; - Desenvolver não seria o mesmo que um acidente atrás do outro? - por fim, não somos perfeitos - quem seria? - estamos evoluindo, o acidental está se tornando o quê? O que é evoluir? O que é desenvolver? Pois tudo depende de referencial, principalmente para aquilo que é acidental. Não estaríamos nos acidentando cada vez mais? Há algo em que acreditar, confiar? em mim? no Eistein? tanto faz. Em que vazio cheguei! Creio que o melhor a fazer, em minhas funções acidentais, é me embriagar e assim esquecer que eu existo, de que algo existe e deixar de importar que tudo é um acidente; E viver entorpecido, acreditando que o que penso e faço não é um acidente e posso confiar."

Incrível. Faz quase alguns meses que li isso, não eram exatamente essas palavras, mas era bem essa idéia. Ficou bem gravada na minha mente porque achei demais essa idéia. Mas esse texto, é uma reflexão sincera quando uma pessoa esvazia-se de Deus, ou no qual o homem é que governa. Se você acha que sabe o que é melhor para você, se você acha que sabe e pode fazer o melhor para a sua vida; saiba que é um tolo, burro. Porque o caminho é Jesus. A vida é Jesus. O correto é Jesus. A felicidade é Jesus. A verdade é Jesus. O bem é Jesus. O correto é Jesus. O melhor é Jesus. Jesus é a fonte! Ele é aquele que não há em que evoluir, desenvolver; pois Ele é tudo, é completo, é infinito.

Se não vai confiar em Deus, vai confiar em que, em quem?
"Assim diz o SENHOR: maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR!" (Jeremias 17:5)


Quer ter uma vida verdadeiramente feliz? Uma vida que valha a pena viver e pela qual morrer? Deseja ser forte no próximo ano, de modo que não há teoria, não há ninguém, não há situação que lhe derrube e destrua? Uma vida de vitória; vitória sobre si mesmo: as conspirações da sua mente, do carnal, dos hábitos ruins, do descontrole, temperamento, saúde, fraquezas, incapacidades...? Então entregue a sua vida a Jesus. Entregue-se totalmente a Ele. Deixe-O ter total controle sobre você. Tenha total dependência de Jesus Cristo para tudo! Tudo! Tudo.

Pois assim, e somente assim, você terá um Feliz Ano Novo.


Jesus, certa vez foi para Samaria, chegando num poço. "Nisso veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus: "Dê-me um pouco de água."
A mulher samaritana lhe perguntou: "Como o senhor, sendo judeu, pede a mim, uma samaritana, água para beber? (Pois os judeus não se dão bem com os samaritanos.)
Jesus lhe respondeu: "Se você conhecesse o dom de Deus e quem lhe está pedindo água, você lhe pedirias, e ele te daria água viva."
Disse a mulher: "O senhor não tem com que tirar água, e o poço é fundo. Onde pode conseguir essa água viva? Acaso o senhor é maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, do qual ele mesmo bebeu, bem como seus filhos e seu gado?"
Jesus respondeu: "Quem beber desta água terá sede outra vez, mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Ao contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte a jorrar para a vida eterna."
Então Jesus declarou: "Eu sou o Messias! Eu, que estou falando com você"."
(João 4:7-14 e 26)


Essa é minha mensagem. E meu desejo para você, seus amigos e sua família.
Que o Espírito de Deus possa tocar em seu coração. De modo que você aceite-O, peça-O.
E Ele lhe dará água viva, com a qual sua vida nunca mais terá sede, vazio, nem falta de nada que venha lhe satisfazer e transbordar seu coração; o qual jorrará para a vida eterna.



...
Nota: Versões adotados nos textos bíblicos: NVI e Almeida.

0 comentários: