24 setembro 2007

Minha Personalidade

Pessoal, não dou muito crédito em testes de personalidade; e coisas que tentam classificar as pessoas. Primeiro, porque o homem não se conhece perfeitamente, nem o outro conhece perfeitamente o próximo. Mas só Deus conhece a cada um perfeitamente. E há muitas questões que são mais variáveis, e que agem conforme um contexto, as pessoas não são robos. E claro, nunca é tão simples.
Bem, no fim de semana um amigo meu, surpreendido, me passou um link (que não tenho mais), de um teste de personalidade online. Bem, como era curto eu acabei fazendo. Apesar de não gostar muito, pois haviam perguntas e 2 opções de respostas bem distintas; e quantos não foram as vezes que deveriam ter a opção as 2 duas; pois seria algo que faria conforme a prudência do momento, e então tive que optar por aquilo que tive mais oportunidades de fazer.
Apesar de no final, a resultado do teste ter muitas daquelas falácias bem bobas, como "você tem tudo para ter sucesso". Mas, saiba que me surpreende um pouco, o teste foi bem, desenvolveu um pouco a minha personalidade de modo tal que até encontrei mais palavras para descrever algumas coisas quanto a minha pessoa. Mas claro, não é só aquilo, o Evandro é muito mais complexo do que algumas dezenas de linhas.
Aí está o resultado do teste; (curiosidade: Evandro significa "homem viril").
Retrato de um INTJ - Introverted iNtuitive Thinking Judging

O Mastermind
Você vive num mundo de idéias e de planejamento estratégico. Você valoriza inteligência, conhecimento, competência, e tende a ser uma pessoa que estabelece altíssimos padrões para si mesmo e que continuamente se esforça para atingi-los. Apesar de que a um nível de certa forma mais baixo, você tem expectativas similares quanto aos outros.

Com a intuição introvertida dominando sua personalidade, você foca sua energia em observar o mundo e em gerar idéias e possibilidades. Assim, sua mente constantemente absorve informações e faz associações com elas. Você é uma pessoa tremendamente pensativa e compreende novas idéias com muita rapidez. Porém, seu interesse primário não está simplesmente em compreender um conceito, mas em aplicá-lo de uma forma prática, chegando a conclusões sobre esses conceitos. Sua necessidade por fechamento e organização geralmente lhe move a agir de alguma forma.

Como você valoriza sistemas e organização tremendamente e necessita da existência dos mesmos, e é uma pessoa naturalmente pensadora. Você oferece seu dom à sociedade ao transformar suas idéias em formas úteis que possam ser seguidas por outras pessoas. Não é fácil para você conseguir expressar suas visões, pensamentos e abstrações internas, pois estes se encontram numa forma interna altamente individualizada, não sendo assim diretamente traduzíveis numa maneira que outros possam compreender. Porém, você geralmente é levado a traduzir suas idéias na forma de um plano ou de um sistema que seja fácil de explicar, ao invés de através de uma tradução direta dos seus pensamentos para as pessoas. É difícil que você veja valor numa transação conversacional direta, e você também tem dificuldade em expressar suas idéias, que não são lineares. Entretanto, seu extremo respeito por conhecimento e inteligência o motivarão a explicar-se para outras pessoas que você achar merecedoras desse esforço.

Você é um líder natural, embora você geralmente prefira ficar “por trás da cortina” até que você enxergue uma necessidade real de liderar a situação. Quando você se encontra numa posição de liderança você é muito eficaz, pois é capaz de enxergar objetivamente a realidade da situação e é adaptável o suficiente para mudar as coisas que não estejam funcionando bem. Você é um supremo estrategista: constantemente avaliando idéias e conceitos disponíveis e comparando-os à sua estratégia atual, para que você já tenha um plano pronto para qualquer eventualidade imaginável.

Você é uma pessoa que gasta muito do seu tempo dentro dos seus próprios pensamentos, e pode se interessar pouco pelo que outras pessoas pensam ou sentem. A menos que você desenvolva seu lado sentimental, você pode acabar tendo dificuldade em oferecer intimidade às pessoas num nível de que elas necessitam. Igualmente, se você também não desenvolver seu lado mais prático você pode acabar tendo uma tendência a ignorar detalhes que sejam necessários à implantação de suas idéias.

Seu interesse em lidar com o mundo está em tomar decisões, em expressar raciocínios e conclusões, e em incluir tudo que você encontra dentro de um sistema compreensível e racional. Conseqüentemente, você expressa essas suas conclusões e julgamentos com rapidez. Você tem uma intuição altamente desenvolvida e freqüentemente se sente convencido de que está certo sobre as coisas. Porém, a menos que você complemente sua visão intuitiva com uma capacidade de expressar suas idéias, você pode acabar sendo mal compreendido com freqüência. Em casos em que há esse problema de compreensão, você tende a culpar a limitação das outras pessoas ao invés da sua própria dificuldade em se expressar. Esta tendência pode fazer com que você dispense as idéias dos outros com muita rapidez, tornando-se em geral uma pessoa arrogante e elitista.

Você é uma pessoa ambiciosa, autoconfiante, planejada, e de raciocínio de longo prazo. Muitas pessoas como você optam por carreiras de engenharia ou de natureza científica, apesar de que alguns encontram desafios suficientes no mundo dos negócios, dentro de áreas relacionadas a organização e a planejamento estratégico da empresa. Você não gosta de bagunça e de ineficiência, assim como de qualquer coisa ambígua ou incerta. Assim, você preza por transparência e eficiência, e investe uma quantidade enorme de tempo e energia em consolidar suas idéias em padrões estruturados.

Outras pessoas podem ter dificuldades em lhe compreender, achando que você é uma pessoa distante e reservada. Na verdade você realmente não demonstra muito o seu afeto, e não costuma oferecer às pessoas elogios ou críticas positivas o suficiente – ou pelo menos na quantidade que essas pessoas necessitam ou desejam. Isso não significa que você não tenha um afeto real ou que você não se importe com as outras pessoas, mas que você simplesmente não sente a necessidade expressar essas coisas. Outras pessoas podem erroneamente achar que você seja uma pessoa inflexível e que não tenha uma cabeça aberta para idéias diferentes das suas. Nada poderia estar mais longe da verdade, pois você se compromete a sempre encontrar, de uma forma objetiva, a melhor estratégia para implantar suas idéias. Assim, você está quase sempre aberto a ouvir sobre uma maneira diferente de fazer as coisas.

Você precisa se lembrar de tentar se expressar o suficiente para evitar que as pessoas tenham dificuldades em lhe compreender. Na ausência de um desenvolvimento correto da sua capacidade de comunicação, você pode se tornar uma pessoa “curta e grossa” para com as pessoas, e, por fim, isolacionista.
Você tem uma capacidade tremenda de fazer grandes conquistas. Com a sua capacidade de raciocínio você capta compreensões (insights) dentro de uma visão geral das coisas, e é motivado a sintetizar seus conceitos na forma de sólidos planos de ação. É provável que você seja uma pessoa altamente competente, e que não terá problema algum em atingir suas metas educacionais e profissionais, tendo a capacidade de fazer grandes “saltos” nessas áreas. Num nível pessoal, se você praticar tolerância e se esforçar para comunicar suas idéias aos outros de uma maneira eficaz, você terá em suas mãos tudo o que precisa para viver uma vida rica e gratificante.

7/12/2009 - Teste de Personalidade do E-Talent

Primeiro foi engraçado, pois ao completar o teste, o sistema pirou e pediu para eu refazer o teste pois "não sabia como me analisar" diante das minhas respostas. Huhau... Isso realmente diz muita coisa, não será com 50 adjetivos que irão compreender a complexidade que eu sou. Mas lá vai o teste, que é muito tendencioso e puxado para um lado, a idéia de um "homem cauteloso". Porém, de fato, sou cateloso principalmente para grandes decisões que irão influenciar muitas áreas da vida, ou de outras vidas, ou coisas que irão afetar muito o futuro e longo prazo; porém, veja se sou cauteloso para "andar de bike", "correr na chuva", "me aventurar", "correr perigo e risco de vida", "acampar". Por fim, tive que refazer o teste e mudar algumas respostas, indo mais para a tendencia do teste mesmo, do perfil que ele queria transformar.

Resultado do teste:

Evandro Costa de Oliveira

Você é cauteloso para não precisar remediar.
Você vai fazer acontecer, porém com segurança.
Seu Maior Talento: Cauteloso [isso foi realmente um absurdo]

Este tipo de talento é de natureza reflexiva. Ele está ligado no mundo e no que se passa nele. [vago]À procura de oportunidades. Não se apressa para tomar decisões. Extremamente cauteloso, ele se cerca do máximo de segurança antes de investir num novo plano. Entretanto, quando o faz, dificilmente dá errado porque ele já mediu e pesou todas as possibilidades. Sabe segurar seus impulsos e suas emoções e usá-los no momento adequado. É desconfiado por natureza e “não bota prego sem estopa”. Ele é o pé no chão daqueles que não sabem poupar, que não sabem juntar ou que não aplicam corretamente. Ele sabe esperar para ganhar no final. Calados[depende], pouco sociáveis[depende], transformam-se quando estão realizando negócios. Calmos, tranqüilos[depende - alguns diriam um garoto revoltado], não dão um passo sem estarem seguros do que estão fazendo[e isso não necessariamente pisar num chão firme].

Como se comunica
Sob o ponto de vista da comunicação, Evandro Costa de Oliveira pode parecer uma pessoa pouco entusiasmada[depende, na verdade muito exigente], mas isso se deve à consideração que demonstra pelo efeito de suas ações e palavras naqueles que o cercam, levando-o a avaliar e elaborar cuidadosamente sua comunicação. Ele pensa antes de falar e agir, e dificilmente agirá de forma impulsiva.
Para Evandro Costa de Oliveira "não costuma ser muito freqüente" [olha a vagacidade] iniciar os relacionamentos, mas ele mostra-se receptivo quando as pessoas à sua volta tomam a iniciativa de fazê-lo. [acho que sou sempre receptivo] Nessas ocasiões, mostra-se um bom ouvinte, interessando-se verdadeiramente pelos problemas alheios. Na verdade, os relacionamentos são importantes [E para quem não é?] para Evandro Costa de Oliveira, mesmo demonstrando certa formalidade [Eu sou formal?] e reserva nos primeiros contatos.


2 comentários:

Diário da Anna disse...

Evandro eu sei que vc busca fazer o que é correto,mas,ninguém é perfeito,só seremos perfeitos no céu!!!Mas,Jesus disse:Sede perfeitos,como vosso Pai Celeste é perfeito.A obediência nos faz sermos perfeitos diante de Deus.
Desculpe,mas algumas atitudes suas quanto ao que vc diz são muito arrogantes.Seja um pouquinho humilde quando ao seu curso de matemática e sua opção por ser vegetariano.Não estou criticando,só dando um mero e simples conselho.Duas vezes vc foi grosso comigo em regados que me mandou pelo orkut e nunca pediu desculpas,e essa atitude que vc teve em relação a mim, e nunca disse nada pra não ser mal educada,hoje vejo que vc é arrogante,descupe,mas,estou sendo sincera.

E. C. O. Schulz disse...

Eita. Comentário questionável da Anna.

----

Bem, apenas estou aqui ressaltando minha admiração por esse texto do texte de personalidade que eu fiz. Em 99% acertou em cheio!