15 setembro 2007

A Crise Socio-Capital

Fiquei abismado, entrei no site http://www.globalrichlist.com/ e ali levantei alguns dados - apesar de não saber como é a base do calculo estatístico do site e mesmo parecendo estar meio desatualizado. Mas, na realidade, penso que a situação é pior. Lembro de certa vez ouvir na USP, que bastava os 7% mais ricos do mundo darem 3% de sua riqueza para acabar com a miséria no mundo.



Levantei vários dados numa planilha em excel. Inclusive colocando também os dados dos 10 homens mais ricos do mundo. e é triste triste triste mesmo.



(clique aqui para baixar a planilha)

A concentração de riquezas esta cada vez mais acentuada. Isso significa também que a miséria e a quantidade de pobres é cada vez maior. Isso também quer dizer, que mais pessoas passam a viver com mais dificuldades, com maior isolamento social, desigualdade social, com menor perspectiva de vida e mais complicações. Ao mesmo tempo em que a previsão de Karl Marx do colapso do capitalismo, semelhante ao que ocorrem na Crise de 29, só que numa escala global e sem concerto, está mais próxima.

Isso deve nos fazer pensar quanto a nossa responsabilidade para o uso de nosso dinheiro. E ao mesmo tempo, rever nossos planos; no egoísmo. De pensar como realmente está o mundo.

Pois sinceramente, o que se vê, é que aqueles poucos que ganham um dinheiro, que talvez possa se considerar um classe média ou alta. Se vê, na grande maioria, que eles pegam o dinheiro e o disperdiçam. A vida deles não tem objetivo, vidas vãs. O que fazem? Comem, bebem e se divertem. É assim que usam o seu dinheiro; com aquilo que sobram dos impostos e necessidades. Fazem viagens por mero turismo, festas, baladas, bebedeiras, queimar gasosa, drogas, luxuria, hotéias caros, cinema, apostas entre tantas outras coisas banais.

E a mídia, claro, incentiva isso, o consumismo. Quem mais tem dinheiro, mais quer ter dinheiro, para poder gastar mais dinheiro, com coisas banais mais caras ainda. Mas cade, aqueles que vivem para buscar ajudar o próximo, a humanidade? Os que, se buscam mais dinheiro, é simplesmente para mais poder ajudar?

Ah! Como é dificil olhar com bons olhos para essa sociedade, a qual não só pede, mas haje para ser destruida, que por fim, se autodistrói. E o mais triste de tudo, é perceber que grande parte, não estão 100% sóbrios e conscientes; pois estão ainda no estado de exitação e de hábitos tais. Aliás, talvez, apenas vão parar para realmente pensar, quando chegarem no fundo do poço, quando tudo que possuem e a vida vã forem para o ralo; ou quando a morte bater na porta, de tal modo que percebe-se que o dinheiro não o pode comprar; e então vem aquela pergunta: "O que eu fiz da minha vida?" E o vazio, o vão é a resposta.

Não é dificil de imaginar, porque a glória de Jesus será tão fumilnante para aqueles que terão que dar conta a Deus da vida que pertence a Ele, mas que jogaram-na no chiqueiro. E clamarão para as pedras cairem sobre eles para não verem a face de Jesus, de tamanha suas vergonhas.

0 comentários: