02 março 2007

Problemas neurológicos afetam 1 bilhão, diz OMS

Quase cada uma em cada seis pessoas em todo o mundo sofre com algum distúrbio neurológico, segundo um relatório divulgado nesta terça-feira pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo o relatório, até um bilhão de pessoas sofre com problemas como Mal de Alzheimer, Mal de Parkinson, derrames, esclerose múltipla, infecções neurológicas, epilepsia, danos cerebrais ou dor de cabeça crônica.

O levantamento aponta que cerca de 6,8 milhões de pessoas morrem a cada ano em decorrência de problemas neurológicos.

A OMS adverte que esses problemas afetam pessoas em todos os países, sem distinção de idade, sexo, nível educacional ou nível de renda.

Segundo a organização, as pessoas afetadas por esses problemas acabam sendo sujeitas ao isolamento social, têm baixa qualidade de vida e uma probabilidade mais alta de morte.

Cerca de 873 mil pessoas morrem em conseqüência de suicídio a cada ano, segundo a OMS.

Recomendações

O relatório recomenda uma série de iniciativas para tentar reduzir o impacto social e econômico dos problemas neurológicos.

Entre as recomendações estão ações como iniciativas educacionais para evitar estigmas e discriminação e para treinar pessoas para lidar com o problema.

O documento sugere ainda o uso obrigatório de capacetes para motociclistas e de cinto de segurança nos carros para evitar danos neurológicos em caso de acidente, imunização contra doenças como meningite e a detecção e o tratamento rápido da malária.

“Apesar de haver disponibilidade de tratamentos efetivos e de baixo custo, nove de cada dez pessoas sofrendo de epilepsia na África ficam sem tratamento. Os sistemas de saúde precisam ser fortalecidos para garantir um atendimento melhor para as pessoas com desordens neurológic
as”, diz Margaret Chan, diretora-geral da OMS.

Fonte: BBC (link)



Nota: Que evolução é essa? O mundo está cada vez mais doente. A realidade é a prova incontestável da revolução industrial, principalmente, como tal mudou a vida dos "alimentos", a alimentação das pessoas, os hábitos; trouxe um gravissimo sedentarismo; a degeneração que a TV trouxe sobre as mentes humanas. E um homem cada vez mais afastado de Deus o que aumenta os colapsos emocionais. E o resultado é uma sociedade com 1/6 da população que não tem uma mente sã. E pior, como confiar nessas pessoas, se não estão 100% hábeis para discernir?

4 comentários:

Anônimo disse...

Hã... deixe-me ver: eu tive siringomielia (um problema neurológico) e não foi por causa de alimento industrialmente modificado, nem por excesso de televisão. E problemas neurológicos não estão relacionados apenas à mente.
p.s.: evite generalizar.

E. C. O. Schulz disse...

na grande maioria dos casos

Anônimo disse...

diz isso baseado no que? na sua vontade de que seja assim?

E. C. O. Schulz disse...

A OMC publicou um tempo atrás, acho que eu publiquei isso. Dizendo que todos, todos, os "obesos" sofrem de algum tipo de doença mental.

E tipo, tais já são 40% da população mundial. Fora os outros. Então provavelmente, dará a maioria.