06 março 2007

Construindo um Império

O canal The History Channel iniciou no ultimo domindo uma nova série "Construindo um Império", no qual mostra descobertas históricas, arquelógicas associados a cinematrografia e tecnologia gráfica 3D de computadores, de primeira. E o resultado são magníficos documentários.

As 21h iniciou-se, extendendo-se até às 23h, com o primeiro episódio "Egito". Narrando uma pouco da história, como a engenharia civil e arquitetura foi desenvolvendo-se com o passar dos faraós; como eram feitas as construções, cortadas e carregadas as pedras. E algumas das mais prováveis hipóteses de como subiam as pesadas pedras nas altíssimas piramides e levantavam enormes colossais.

Esclareceu muitas coisas que eu possuia certas dúvidas e curiosas, amplicando o que sabia de algumas ocisas. Agradeço toda equipe do The History Channel pela produção desse documentário; apenas creio que ficou faltando uma abordagem uma pouco mais profunda como a "matemática usada" e a "logística" para organizar tudo, o suprimento, construção, transporte, materiais, ..., no menor tempo possível.

Até meu pai que odeia documentários não desgrudava a atenção. O mais interessante são alguns comentários feito por especialistas dizendo coisas do tipo: "A idéia de que um grupo primitivo desse conseguisse fazer tamanhas proezas, com uma tecnologia tão rústica e organizar tantas pessoas por décadas, é de deixar qualquer um perplexo."

O próximo episódio será sobre os Aztecas, provavelmente no domingo as 21h. Não perca!

1 comentários:

Anônimo disse...

O Ministério dos Sem-tv-a-cabo informa que a programação indicada poderá ser vista somente pela camada privilegiada(?)cujo poder aquisitivo permite assinatura de canais pagos. Rá! E eu ñ sei fazer "gambiarras" c/ a antena do vizinho hehe.