02 fevereiro 2007

Um cisco no olho

Ontem, passei por uma experiência que nunca esperei que passaria na minha vida. Algo tão simples, porém descomum, e que - descobri - pode simplesmente mudar a sua vida! Sabe qual foi a proeza? Um mero cisco no olho esquerdo.

A História
No final da tarde, após sair do serviço, pedalei uns 4km até chegar no parque Duque de Caxias (ou Celson Daniel), onde costumo correr, exercitar-me. Ao chegar, fiz o tipico alongamento e aquecimento. Então começo a correr. Bem, passaram-se nem mesmo 3 minutos, e ainda na primeira volta, de repente, algo entra no meu olho esquerdo. Tento retirá-lo mantendo o ritmo, mas percebo que a coisa não sai. Eu paro no banco, e fico 20 min. tentando retirar o intruso de vários modos, tanto pela lágrima, passando o dedo, até mesmo a camisa, empurrando as palpebras etc. Aí decidi ir lavar o olho, mas nada adiantou.

A dor era irritante, não era uma dor dor, mas incomodava muito, era como se algo ficasse a todo momento espetando meu olho. E então, decido ir até o Habbi's, usar o toalete, o espelho, a água etc. Mas não conseguia ver nada pelo espelho, ou seja, pensei que o negócio tinha entrato fundo. Então pensei: "
O hospital o qual tenho convenio é aqui perto. Mas pera ai, vou no hospital por causa de um cisco no olho?" E quando me deparei, lá estava em direção ao hospital.

Primeiro já foi engraçado eu chegar na recepção e dizer: "
Olha, eu estava ali no parque e entrou um cisco no meu olho que não consigo tirar. Eu tenho convêncio aqui, mas estou sem nenhum documento." O homem olhou para minha cara, enquanto que ao meu redor haviam pessoas "realmente doentes", vamos assim dizer. Então, ele falou, "Bem, deixe-me ver." Voltou um pouco mais tarde, pediu alguns dados meus. E após uns 15 min. consegui preencher a papelada. Passou um pouco e estava no consultório (aliás, a médica estava resfriada), e então ela olhou meu olho e disse: "Não estou vendo nada, pode ser que o cisco machucou a córnea e isto provoca essa sensação de que ele ainda esta ali. Vou te encaminhar para uma lavagem com soro fisiológico na enfermagem e vão colocar um colírio que vai aliviar esse incomodo. E se amanhã, quando você acordar, ainda sentir alguma coisa, usa essa guia para ir no oftamologista."

Bem, então, fizeram a lavagem, e nada. Continuava a mesma coisa. Até que colocou o colirio que ardia um pouco, mas logo depois, senti meu olho anestesiado. E com isso deu para pedalar numa boa, os 6km de ruas e avenidas até minha casa. Um pouco depois, passou o efeito do colirio. Dormi, acordei, e estava curado.


Reflexões que isso me provocou
Primeiro, confesso que fiquei um pouco angustiado, porque "não me exercitei" no Duque por causa de um cisco! Alias, o cisco certamente saiu nos primeiros minutos. Mas a consequencia dele ter chocado com meu olho, trouxe um incomodo, o qual meu sistema imunológico reagiu, pois aumentou muito a produção e secreção de lágrima, a tal ponto que o nariz começou a escorrer. O foco do organismo, da mente, tornou-se o "cisco no olho". Era como se eu não pudesse fazer nada, até que resolvesse este problema.

Por incrível que pareça, esto ocorrido levou minha minha mente a acessar a memória a qual continha um verso da Palavra de Deus que simplesmente era o tema do que se ocorria por ali: "Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes;
e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são; a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus." I Cor. 1:27-29


Como somos fracos! Um simples cisco simplesmente mudou a minha vida, pelo menos naquelas 2 horas, em que o plano da minha vida era me exercitar, mas o cisco fez com que eu fora ao hospital. Mas levando isto para a nossa vida. Como podemos ser atingidos por simples impecilios: Nossos planos, estado fisico. Num momento estava me exercitando, esbanjando saúde, noutro segundo estava no pronto de socorro, como paciente.

Não há o que vangloriar da minha vida, muito menos você da sua. Nada do que fazemos é motivo de exaltação própria. E Deus usa coisas como "um cisco no olho", para me dizer, que eu não sou o atleta inabalável; mas que muito pelo contrário, uma poeira poderia facilmente me deter. Quanto mais se formos pensar no quisito da segurança, e ver, que a qualquer momento, qualquer coisa, grande ou pequena, pode destruir a nossa vida, nos matar. E assim sendo é loucura declarar qualquer coisa como seguro ou que lhe traz segurança a não ser o Senhor dos Exércitos! O qual nos promete "
mil cairão a tua direita e outros mil a tua esquerda mas você não será atingido."

Outra coisa que me fez pensar foi nos "detalhes da vida", como as "minimas e pequenas coisas são importantes". Como por exemplo, o mal hábito de tomar banho quente, ou de não mastigar direito, da roupa que usa, "daquela palavra" que você disse, daquele brigadeiro que você comeu etc. As simples coisas da nossa vida são como um cisco que não sai do olho, suas atenções voltam para ela, seu corpo e sua mente vão reagir conforme aquela irritação no olho. E pense quanto a sua vida espiritual, o seu relacionamento com Deus, o seu caráter são abalados por isso! Como que esses simples "ciscos" fazem com que você esteja no pronto-socorro da indiferença quando deveria estar correndo nos parques do poder do Espírito Santo!

Outra coisa que me veio a cabeça: Olha a Igreja Adventista, como é possível que essa igreja seja a remanescente que testemunhará o caráter de Cristo nos últimos dias? Com pessoas que estão mergulhadas no estado laodiceiano? Certamente, uma boa resposta é o "cisco no olho", o qual mostra a nossa impotencia para fazer com que essa igreja transmita a plenitude do carater de Cristo. E as pessoas, no mundo todo, ao verem que a Igreja Adventista, ora tão indiferente que era até elogiada no meio politico, e que agora (futuramente) está tão plena, cheia do poder do Espirito Santo; não terão a menor dúvida de aquilo foi puramente obra e poder de Deus. E como diz o verso de Corintios: "
a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus." - Deus deve receber todos os créditos! Mas isto não quer dizendo que as pessoas, os membros, não tem parte nisso. Tais são tão primordiais quanto é Deus, pois nada pode fazer o Onipotente, quando Seu servo não quer servi-Lo.

Bem, é isto pessoal. Vamos aprender com o cisco no olho.

16 comentários:

Anônimo disse...

post perfeito... o pior é que eu estou com um cisco no olho há horas.

abço

Anônimo disse...

Caraca... eu tô com um cisco no olho ha muito tempo... acordei desse jeito! Aí toda vez q pisco é um martírio, caraca... já botei soro fisiológico, água fria, água quente, o dedo, algodão com soro e um monte de coisa e a dor num pára... irrita muito! Mas agora ja to mais aliviado, já pensei q tivesse q fazer cirurgia O.O Se Deus quiser amanhã vou ta bem... brigado

Anônimo disse...

Po cara eu to com um " cisco " no olho faz 1 dia ja passei colirio,agua ,,dedo, e não sai cara,qndo eu pisco olhando para um lado ele doí como uma espetadinha...oque sera que eu faço? :S

Unknown disse...

Poxa, estou com um cisco, faz algumas horas, já coloquei colírio, já coloquei água gelada e até agora, continua me incomodando muito...o pior é na hora de dormir, quando fecho os olhos, é que a sensação de ardência piora...tomara que eu consiga dormir e amanhã, já esteja tudo normal...seu depoimento, é muito legal, compo um cisco no olho, muda a nossa auto-estima...
Fernanda

Anônimo disse...

Também, estou com um cisco no olho desde de manhã. A sua experiência me levou a pensar como olhamos para nós mesmos, ficamos concentrados, precupados com as nossas coisas e esquecemos que o que Deus tem para nós é muito maior. Senhor te abençoe!

Abraço

Anônimo disse...

muito boa noite a todos aqueles que ora estejam sofrendo o martírio de um cisco no olho, pois eu desde a tarde por volta das 15 horas fui podar uns galhos que estavam obstruindo o fio do telefone, então peguei o serrote e me pus a cortar os galhos só que os galhos estavam acima de minha posição quando me pus a serra-los, e como estava chovendo tinha que fazer o serviço rápido e nem me preocupei de proteger os olhos e isso foi um erro trafico pois caiaram em meus olhos partículas de tronco serrado e agora estou sofrendo o ardor desse descuido e de meus olhos escorrem constantes lágrimas , e nesse meu desespero em solucionar este incomodo vim aqui na internet buscar um alivio, e encontrei este artigo que veio a calhar como exemplo, só que onde moro não tem nenhum médico de olhos que possa me solucionar este terrível incomodo, e não sei o que fazer para solucionar...não consigo dormir para ter que descansar pois tenho serios compromissos para o amanha..são exatamente 30 minutos do dia 15 de dezembro ..com muita dificuldade estou escrevendo este post..

Anônimo disse...

Nossa acabei de acordar e estava/estou com um insuportável, mas parece que depois de ter lido aliviou bastante. Obrigado meu Deus!

Anônimo disse...

Muito legal seu texto... exatamente o que estou pensando com esse cisco no meu olho, que teima em não sair hehehe

Kath disse...

Nossa , eu simplesmente me deitei e algo caiu em meu olho. É realmente terrivel por que eu fui dormir achando que no dia seguinte não teria mais nada no meu olho. Para meu desespero acordei do MESMO jeito. Ao ler tudo aqui eu realmente refleti. Não tenho que ficar pensando nisso, não tenho que parar minha vida por causa desse cisco. Hoje é meu primeiro dia de aula e quaase que eu não ia mas agora eu vou e mesmo com o cisco.. Vou pra escoola e não vou pensar nisso de jeito nenhum. O meu caso é apenas o incomodo mesmo que irrita pra caramba. Mas para as pessoas eu não tenho nada por que aparentemente meu olho está em perfeita ordem !

Anônimo disse...

O colírio LACRIFILM é tiro e queda. Aplicar uma gota 4 vezes ao dia durante 15 dias. Fui no oftalmo e ele me receitou. Custa 18 reais e não necessita receita. Tira a sensação de cisco dos olhos na hora.

JanainaSA disse...

Ótimo ; goostei muiito '
mais o ruim é que eu ainda estou com o cisco no olho !

Fernando S H disse...

Bom dia ! Ontem ao voltar do serviço também entrou algo em meu olho como que um cisco. e cheguei em casa olhei e nao via nada, lavei com agua passei também o dedo e o cotonete e por fim fui deitar e hoje ainda não sou bem mas acho que também deve ter sido um machucado que causa essa impressão de ainda estar com o cisco.
Que Deus te abençoe ! Obrigado

Anônimo disse...

Bom texto. Me levou a refletir sobre a fragilidade human;estou com um cisco preso na pálpebra,quando pisco o olho sinto como se algo arranhassse a córnea. Nunca passei por isso, Porém confio em DEUS e tudo dará certo. Logo,logo estarei livre desta aflição. Fiquem na Paz! Boa noite. 23/07/2016 (21:39).

Anônimo disse...

Que lindo.. eu estou com um cisco tbm no meu olho... E creio q isso vai passar .. Deus eh mais ... me alivie mt lendo seu post ... Só Deus mesmo pra nus trazer a paz independente da situação.. obrigado meu Deus por eu te ter ❤❤

Anônimo disse...

Brother, passei por este problema muitíssimo semelhante porém não fui ao hospital, estou recuperando porém me serviu de conforto. Obrigado, Deus abençoe aos homens com cisco nos olhos e que possa tirá-los!

Deyvison Souza disse...

Ótimo texto!!! 12 anos depois aqui estou 😆