22 dezembro 2006

Êxodo Comprovado!!! - Tremam ateus!

Ual! Quase que fico sem fôlego após assistir um documentário que passou ontem a noite na HBO2. Trata-se do "O Êxodo Decodificado" (The Exodus Decoded), dirigido por Sincha Jacobovici, produzido por James Cameron. - Confira no site http://www.hbo-br.tv/sinopsis.asp?ser=&prog=ALI091834 Site official: http://theexodusdecoded.com/index1.jsp

A grosso modo o documentário simplesmente PROVA, PROVA E PROVA, que a história relatada no Exôdo é puramente verdade. Desde Jacó; o José que se tornou governador do Egito; A chegada do povo Hebreu ao Egito, sua escravidão; o Moisés que o libertou; o Faraó que foi seu irmão. E mais. Não para só ai não, prova que ACONTECERAM as 10 pragas, exatamente como descrito nas Escrituras Sagradas. Mais, prova também que o Mar Vermelho se abriu e eles atravessaram, e que depois veio uma grande onda e acabou com o exército do faraó. E mais, as provas do caminho que eles fizeram. As pedras que possuem água. E até mesmo encontraram o Monte Sinai.
O documentário é um prato cheio para os cristãos, e para quem gosta de arqueologia e geologia. A filmagem, produção, os efeitos especiais são EXCELENTES, coisa de altíssimo padrão (aliás, creio que foi o melhor documentário que já vi). É filmado as pessoas, os lugares, os objetos, os escritos, até a proibida cidade de Avaris.


Eles começam provando que os hebreus foram até o lugar, que vieram do leste. E acharam muitos objetos arqueológicos comprovando isso - e o documentário os mostram e os explicam claramente. (o mais interessante é que o documentário não diz assim: "eu tenho razão", mas sim: "Está vendo, eu estou mostrando; se você vai aceitar ou não, você decide."). Após mostram, sobre José, seu pai (Jacó). Algmas questões da data. Mas tipo, não é bla bla bla. Eles mostram os artefatos, e simplesmente os explicam etc. Com diversos, cientistas, arqueólogos, pesquisadores, teólogos comentando.

Depois, mostram provas de que este povo foi libertado por Moisés. Acharam papiros egipsios que descrevem toda a história, exatamente como diz a Biblia.

Então começa a entrar as partes mais interessantes. Vem a questão da erupção do vulcão Santorine, e ele foi o que provocou todas as pragas, na exata ocorrência descrita pela a Bíblia. (e mais, algo semelhante aconteceu alguns anos atrás, em Camarões ou Marrocos (não me recordo) - eles mostram as filmagens.) E então eles acham um papiro egipsio comprovando as pragas que todas elas aconteceram, inclusive a décima praga, e que apenas os primogenitos egipsios foram os que morreram. E com as escavações, encontraram provas das pragas, provas físicas, materiais, quase como se fossem uma fotografia.

O interessante é mostrando como que as pragas ocorreram. Porque o mar ficou vermelho, e mais surpreende com uma explicação totalmente cientifica. Tudo a ver com a vulcão Santorine. Nossa! Eles explicam mais do que claramente, ainda mais que eles detalharam nos movies feito em computador mostrando detalhadamente, e totalmente didático; e comparando com o que aconteceu rescentemente. E o mais incrível, tudo ocorre na sequencia de fatos descrito na Biblia, na ordem das pragas. É uma precisão perfeita. Diria ser a famosa precisão infinita (os números irracionais), matematicamente falando, como os números: pi, e, aureo...

O mais intrigante é a última praga. Não há uma explicação ainda totalmente segura. Porém, eles demonstraram uma que é totalmente plausível. Que o gás foi liberado das falhas geológicas, e fora afixiando as pessoas. E os primogenitos egipsios, eles dormiam nas partes mais baixas. E isso explica bem porque eles morreram; mas não explica porque os hebreus não sofreram NADA, NEHUM POUCO, nem com as outras pragas. E também acharam provas que o filho do Faraó morreu jovem.

Depois mostram um hierógrifo que conta todo o exodo na visão do Faraó. E até ensinam um pouco a lê-lo, o significado dos símbolos. E diz lá, que o mar vermelho se abriu em dois, e que depois se fechou com suas tropas. E mais, diz a localização EXATA de onde aquilo aconteceu. Então vão até o local (claro, sempre filmando tudo), e mostram que o lugar na verdade é um lago, o Yam Suf (onde tem até um significado o nome, se não me engano é "Onde Deus tragou tudo"). Mas o local era um ponto onde as águas salgadas do Mar Vermelho se encontravam com as do lago - por isso a indistinção. E então, o que acharam nas suas profundesas? Espadas, armas, artigos egipsios e hebreus. E mais, até explicam como foi que ele se abriu em dois, e formou uma porção seca, suficiente para os milhares de hebreus passarem. (até mesmo, a provavel coluna de fogo). E o mais interessante, tudo tem a ver com o vulcão. E depois, que veio uma Tsunami (resultado também do vulcão). [Tudo é claramente explicado.] E nesse momento os hebreus já estavam num ponto mais alto.

Ok. Mas então, eles descobrem algumas coisas incriveis. Descobriram, que alguns dos hebreus, foram para a Grécia (encontraram um monte de coisas lá na Grécia - mostram). E mais, descobriram, que na mesma época em que os hebreus eram escravos, alguns gregos habitavam em meio aos egipsios porém de forma comercial. (é incrivel os lugares que descobriram na Grécia, como por exemplo, uma pirâmide.) E então mostram um incrivel mapa desenhado pelos gregos, que contam o êxodo. E mais, tipo uma história esculpida em desenhos pelos gregos, que relatam especialmente da abertura do mar vermelho, Moisés sendo perseguido, e aquele que o perseguia sendo tragado pelas águas e Moisés sendo livre.

Então, depois partem para o tempo que vagaram no deserto. E traçam as rotas possíveis, e com evidências, mostram qual fora a rota, na verdade há 2 possíveis, que vão exatamente pelo meio, e são meio que paralelas, e provavelmente as duas foram uma única rota. E então, mostram como foram todas as pesquisias, as evidências, os raciocinios etc. Que levaram a encontrarem o Monte Sinai, que tem aproximadamente 200m de altura e uma espécie de alditório natural. E o mais incrivel, em volta desse monte, uma enorme planicie suficiente para abrigar o povo, poço de água e um monte de altares. E claro, conseguiram filmar o lugar - apesar de ser uma area militar e que não podiam (devem ter pagado uma muta por isso). Ah! até lêem os 10 mandamentos , inclusive o sábado.

Depois partem para o santuário. E simplesmente encontram, na Grécia, a prova que o santuário existiu. Acharam miniaturas dele. E escritos gregos dizendo que foi o pessoal da tribo de Dã quem os fez (conforme diz as Escrituras).
É surpreendente. Você tem que assistir, é realmente IMPERDÍVEl. E mais, algo que você não assistirá na Globo. Fiquei até surpreso que algo assim, do tipo que prova algo a favor de Deus, tenha sido passado na mídia. - Próxima exibição: HBO, Quarta, 27/12/2006, 19:15 e na HBO2, às 22:15.
E por fim, eles encerram com uma reflexão. Não lembro exatamente as palavras mas é mais ou menos assim:
"Todas essas coincidências exatas, dito pela Biblia, comprovada pela ciência, arqueologia e geologia; e que tudo ocorreu em perfeita sincronia. Foi puramente obra do acaso da Natureza? Ou foi Deus que interveio para que tudo acontecesse exatamente como foi, o exato momento da erupção, que protegeu seu povo das pragas, e a sincronia perfeita do que aconteceu na travessia do mar vermelho?"
E eles até cotucam um pouco os ateus e céticos, dizendo +ou- assim: "Tudo que eles podem fazer é fechar os olhos e não acreditar as evidências. Pois tais implicam a existência de Deus."



Nota: Tudo isto fortaleceu ainda mais a minha fé. Mostra como Deus possui uma sabedoria infinita e que conhece o futuro, e fez com que tudo ocorresse em sincronia tanto no tempo como no espaço. Me lembra também a questão do Designe Inteligente. E a famosa analogia: "É como olhar para um relógio; é dificil acreditar que se as peças existissem, elas seriam devidamente colocadas apenas pelo acaso da natureza e resultaria num relógio. O mais provavél é que um ser inteligente montou-o, e colocou as peças no lugar."

Também recordo-me do Espirito de Profecia, quando a irmã Ellen White, a mais de 100 anos atrás, já dizia que conforme aproximasse-nos da volta de Jesus, muitas evidências surgiriam comprovando a verassidade da Bíblia, do dilúvio entre outros.

Isso que muitos dos principais lugares da história biblica, como Jerusalem, hoje são grandes cidades e é muito embaçado eles escavarem tais lugares. Pois certamente há coisas incríveis para serem descobertas ali.

31 comentários:

Anônimo disse...

Documentario de HBO de um judeu anti-cristão junto com um diretor sensacionalista e mais um produtor cuja obra inclui provas da existencia da civilização de atlantida... realmente! As pessoas justificam sua fé mesmo que para isso seja preciso ficar CEGO para todas as outras coisas.

Anônimo disse...

o que foi dito no documentário era bobeira? prove.

está ferido?

ciência, secularismo e relgião disse...

já havia assistido o documentário antes! Na verdade, é uma tentativa de tornar o exôdo cientificamente correto. Mas porque fariam isso? simplesmente por causas das evidências extra biblicas descobertas. Agora a ciência tem que excluir os fenômenos de um Deus sobrenatural e provar que tudo aquilo narrado no Exôdo não é uma providência divina, mas uma sucessiva de coincidências causais que levaram as 10 pragas! tudo bem que possa existir provas físicas de tais milagres, mas ao mero caso do acaso é o que passa a explicação do documentário. Para mim, outra evidência forte em favor do cristianismo são os livros de Carsten Peter Thiede THE QUEST FOR THE TRUE CROSS, THE EMMAUS MYSTERY. Na verdade Thiede é considerado pela crritica como o maior papiologista do mundo.

Jovens Adventistas de Viçosa disse...

Achei bacana...
Me interesso muito pelo assunto. Estou lendo atualmente o livro "E a biblia tinha razão...". Nele o autor, Werner Keller, se utiliza de argumentos arqueológicos para justificar os fatos relatados na bíblia. Muito bom (recomendo)!

Já estou baixando o documentário quero axistí-lo!

dxmachado@gmail.com

iran disse...

Caros amigos,

Ainda não vi o documentário, mas verei no dia 27, contudo gostaria de afirmar que jamais haverá uma discussão isenta sobre religiões, devido ao fator paixão. Por mais inteligente que sejamos, nossos atos são movidos por interesses e sentimentos, daí vemos e acreditamos no que queremos (o que quer que seja).
Acredito que não existe fé ou verdade absoluta, pois não seriamos ainda capaz de expressá-la. Portanto a verdade é um bem individual e depende da nossa cultura, personalidade e filtros de vida...

Abraços.

Anônimo disse...

muito forçado

realmente encontraram coisas, mas as conclusoes delas tiradas sao muito precipitadas

Aquele da arca da aliança é inclivelmente forçada, vi noutro documentário que os anjos no topo na verdade eram touros alados e n pássaros

Aquela explicacao do monte Sinal entao, nossa, é muito pouco para tamanha afirmação

no mais é um tremendo sensacionalismo histórico, forçando por demais a barra

Anônimo disse...

Evandro,

n adianta os caras querem pensar q nasceram do macacos, deve ser por isso q ficaram com o rabo preso depois desse documentario, eles podem acreditar tudo menos em Deus, só podemos orar pra eles pra q um dia eles abram suas mentes

Anônimo disse...

Caros amigos evangélicos,

Não acho que vcs deveriam compartilhar essas experiências com incrédulos. A Bíblia afirma que o homem natural não compreende as coisas de Deus. Quem não acredita, vai continuar não acreditando.

E. C. O. Schulz disse...

não é bem assim.


Veja o exemplo de Jonas no barco na tempestade. Os homens ali, incrédulos. De repente, a linguagem mostra algo instantaneo, reconheceram a Deus.

É o Espirito Santo quem tem o trabalho de convencer. Ele sempre está atuando nos corações das pessoas, batendo na porta. POrém, cabem a elas aceitarem ou não.
E quanto mais rejeitam, mais o coração se torna duro e menos sensível as incentivas do Espirito.


Porem, sempre há uma esperança delas aceitarem.
Se não houvesse esperança, chance, para o ser humano caído não tomar a decisão de reconhecer Deus e entregar a vida a Ele; jamais Jesus teria vindo e se sacrificado.

Unknown disse...

Eu realmente achei o assunto muito interesante, mas não foi possível ver o documentario. Será que alguém sabe como eu conseguiria ter acesso a esse documentário para poder assisti-lo ?

Anônimo disse...

NO site oficial do documentário, é possível comprar o dvd.

OU então, entra no site, da HBO brasileira e veja quando será a próxima apresentação, e encontre alguem que tenha tal canal. Se tiver um gravador, poderia até gravar o programa.

Michele Marques disse...

Infelizmente não vi este documentário. Mas fico feliz que as profecias estejam se cumprindo ainda na nossa geração!
Estou lendo O Grande Conflito e nele vemos que Deus sempre cuida em preservar o q é Seu.
Parabéns por sua iniciativa e que o Espírito de Deus continue te usando para levar a tríplice mensagem para todo o mundo!
Abraço

Anônimo disse...

Louvado seja o nome do Senhor...

wallace disse...

Graças a Deus. Tudo o que a ciência veio fazendo é descobrir e provar o que a Bíblia já disse há muito tempo. Só o Senhor é Deus e a sua Palavra não pode mentir. Glória a Deus!

E. C. O. Schulz disse...

Vejam bem, eu não digo que a forma como o documentário apresenta os fatos seja de fato verdadeiro. Não coloco o meu dedo no fogo; principalmente, depois que vi o mesmo produtor fazer aquele "O Sepulcro Esquecido de Jesus", que é puramente expeculativo e foi fortemente criticado pelo mundo cientifico, como num debate no Discovery Channel.

Mas também não classifico o documentário e suas informações como bobeiro. Que devem ser levadas a sério, bem analizadas. E no minimo aponta-se que, em essencia, há uma prova irrefutável que a história do Exodo aconteceu.

Um documentário do The History Channel, em "EM Busca da Verdade: A tribo perdida de Israel", mostra uma tribo na Africa que provavemente é uma das tribos perdidas de Israel; e que tais, contam toda a história hebraica, inclusive do Exodo, lá em baixo na Africa, e os caras não possuiam o Tora no passado.

Contudo, hoje, quase meio ano após esse documentário. Já descobri muitas besteiras desse documentário, como dizendo que o local de travessia não foi no Mar Vermelho. Quando na verdade há muitas provas que fora no Mar Vermelho, e uma forte chance de que o local da passagem foi no Delta do Mar Vermelho. Entre algumas outras coisas.

E há muito questionamento ainda quanto há algumas evidências apresentada pelo documentário, como quando a José. Pois é possivel que não sejam evidências de tal pessoa.

Anônimo disse...

O documentário realmente é muito bom, mas eu queria ressaltar aqui que normalmente as pessoas ficam pedindo provas da existencia de Deus. Quando elas surgem, essas mesmas pessoas passam a criticar porque tais provas foram geradas. Eh como eu ouvi uma vez "o ateu é a maior prova de que Deus existe, pq ele se esforça tanto para provar que Deus não existe, que só esse fato isolado já prova que há um Deus".

Anônimo disse...

Sinto dizer amigo, mas a teoria da travessia do Mar Vermelho no canal entre o Golfo de Suez e o Mar Mediterrâneo provocada por deslocamento de ar vindo da explosão do Santorini é totalmente falsa.

Há quase 30 anos os restos do exército de faraó foi encontrado por arqueólogo amador numa parte do Mar Vermelho chamado Golfo de Ácaba, muito longe do Mar Mediterrâneo.

Outros pesquisadores mergulharam no local e confirmaram a descoberta.

Recomendo o site http://arqbib.atspace.com e videos de uma equipe de exploradores sueca de 1997:

http://www.youtube.com/v/VLYQqUPCt7M
http://www.youtube.com/v/S2KkbG1leNc

E. C. O. Schulz disse...

Por que "sinto dizer"?

Acha que eu confiou no que diz esse filme?
Acredito em muitas das expeculações desde documentário para os eventos do Exôdo?

Muito pelo contrário, sou muito cético quanto a maioria das coisas deste documentário. Principalmente, sabendo quem é o produtor de tal.

Sinta-se a vontade para criticar o documentário e desvendar os absurdos que ele expõe.

Obrigado pelas informações. Fazem uns 5, 6 meses, que assiti um seminário sobre Arqueologia, e fiquei sabendo dessa descoberta, dos restos dos exércitos do Faraó, no próprio Mar Vermelho. (aliás, o documentário alegou que NÃO HAVIA NADA no Mar Vermelho rs, mas só naquele lago).

Esse Cameron, só fala bobeira. O mais engraçado,é que ele ganha muita grana com essas bobeiras.

Luciano disse...

Sabes onde posso adquirir o DVD para venda?

Anônimo disse...

ola!
li os comentarios feitos! bastante inteligente o que cada um comentou, a forma como cada pessoa encherga os fatos.
também tive a oprotunidade de ver o documentario em questao.
muito bom!! adorei!
meu marido e historiador, e é ateu, ms esta realmente pensativo sobre o assunto.
meu esposo e bastante inteligente, procura muito saber sobre todos os assuntos, visto que historia e o predileto dele, sempre esta se atualizando .
penso que o mais interessante nao é a prova de que realmente as coisas da biblia sao verdadeiras, mas o que nos deixa a pensar é que moises era um profeta, e antes de akilo tudo acorrer de uma forma simples ele alertou o povo! ja que na epoca ele nao sabia nomes cientificos para as coisas que aconteceriao!
como ele sabia? e pq ele teve o trabalho de relatar tudo!

Unknown disse...

Eu sempre me pergunto o porquê de aparecer um ignorante com frases como "judeu anti-cristão" nesse tipo de discussão. Não vem ao caso nessa mensagem se acredito ou não no documentário mas alguém é capaz de me explicar a razão desse "anônimo" enfiar essa frase estúpida nesse blog? O que é que o cara aí do documentário falou que possa ser classificado como anti-cristão? Gente, pelo amor de Deus, parem com esse absurdo de querer mal às pessoas simplesmente por sua origem ou credo; é anti-produtivo, é retrógrado, é bélico!
Seu "Anônimo", seja mais inteligente e democrático, pelo menos aprenda a respeitar quem tem um ponto de vista diferente do seu...

Anônimo disse...

Você quer muito acreditar nisto, né?

Quando queremos acreditar em algo qualquer prova serve. E nenhuma prova em contrário basta.

Portanto não vai adiantar nada o que vou escrever aqui, mas escreverei assim mesmo. Este documentário é uma fraude ridícula E EU PROVO!

Na verdade o livro de Êxodus é um plágio descarado de uma obra literária egípcia descrevendo de forma romanceada os horrores que este povo viveu quando da erupção do vulcão Santorini. O que o documentário não te contou é que esta erupção ocorreu 600 anos antes do suposto Êxodo descrito na bíblia.

E o pior, a sua fé cega não te permitiu enxergar um erro crasso do documentário fajuto. Lembra-te de como e porquê as águas se abriram e depois se fecharam dizimando os soldados egípcios? Segundo o documentário mentiroso teria sido o efeito da onda provocada pela explosão da Ilha de Santorini.

O problema óbvio aí é que esta onda teria chegado ao Egito, no máximo, apenas algumas horas depois da catástrofe, não haveria tempo para que todas as sete pragas tivessem ocorrido. A não ser que a onda levasse anos para chegar...

Realmente a religião é um veneno. Não é a toa que é tão fácil convencer fanáticos a se explodirem em nome de Alah. Fanático não pensa. A prova é que nem com esta explicação irrefutável que eu te dei a sua cabecinha de fanático percebe que vc foi enganado.

Ah, eu sei... vc não é fanático, eles que são.

Bom, isso é exatamente o que eles dizem...

De você!

E. C. O. Schulz disse...

Não quero muito acreditar, eu acredito, no exito... morro por tal convicção, sem a minima sombra de dúvida.
.
.
.
Quanto ao documentário... leia atentamente meus comentários sobre tal. SOu um tanto quanto cético a ele, assim como, a qualquer fonte, principalmente, secularizada, que venha a tentar descrever e falar sobre eventos biblicos...

"Realmente a religião é um veneno."
Tão veneno é, que me faz viver mais, com maior felicidade, controle emocional, plena felicidade, saudável e melhor qualidade de vida e estabilidade.

"Não é a toa que é tão fácil convencer fanáticos a se explodirem em nome de Alah."
Não sei, nunca tentei convencer um. Mas conheço várias pessoas, que foram facilmente convencidas a beber, usar drogas, ouvir qualquer tipo de música e fazer sexo com alguem.


"Fanático não pensa."
Sinceramente, acho que grande parte das pessoas não pensam; ou não como deveria.


"A prova é que nem com esta explicação irrefutável que eu te dei a sua cabecinha de fanático percebe que vc foi enganado."
Cabecinha, seria considerar essa explicação como sendo "irrefutável". Se o documentário é uma fraude, não dúvido, esse autor já cometeu várias em outros docs.
Bem, nunca conheci a definição de uma "cabecinha de fanática". Aliás, um ateu não seria fanático na própria convicção?

Fui enganado. Por quem? Por alguem que veio aqui com um testo aparentemente explicativo, visando contribuir, o bem do próximo, com amor e respeito; mas que no fundo do coração, havia rancor e raiva, um certo deboche e vontade de criticar e humilhar? Diminuir o outro - por não ter autoconfiança - para tentar se sentir confiante, superior?


Bem, tudo isso me faz pensar.

Mas, já vi em outros documentários; outras explicações, bem distintas do Exodo Decodificado. Acreditar que os fatos ocorreram como tal apresenteu, é no minimo, do minimo, tolisse e ingenuidade.

Contudo, obrigado pelo comentário.

Que possa visitar mais vezes este blog.

Anônimo disse...

Evandro boa tarde!
Gostaria de lhe dizer que é muito bacana da sua parte, expor no seu blog provas que comprovam que a bíblia diz a verdade!!!
Eu sei disso e você também sabe e não precisamos de prova porque conhecemos e cremos na palavra de Deus.
Se as pessoas não acreditam deixa pra lá ou se for responder use a sabedoria de Deus e não a nossa.
Incrédulos vão aparecer e você sabia disso, agora deixe que critiquem “bem-aventurados os que não viram e creram.” (Jo 20:29) não nós competem julgar porque tudo cabe ao Senhor não adianta você pedir que as pessoas provem que o que estão contestando, nossa parte é entregar nas mão de Deus e orar, diz o Salmo 35 no verso 1
“PLEITEIA, SENHOR, com aqueles que pleiteiam comigo; peleja contra os que pelejam contra mim”
Entrega nas mãos do Senhor você não precisa discutir o homem de Deus não discute com ninguém principalmente sobre as escrituras, pois não adianta você forçar uma situação em que a pessoa não acredita exponha, se não crer paciência! você fez a sua parte.

Anônimo disse...

Mas, afinal... quais são as provas? O próprio documentário?

Anônimo disse...

Mas, afinal... quais são as provas? O próprio documentário?

Unknown disse...

Mas, afinal... quais são as provas? O próprio documentário?

Unknown disse...

Desculpem, postei várias vezes, foi sem querer.

Unknown disse...

Ahn... Alguém responda, por favor. Se foi preciso abrir o Mar Vermelho pra sair do Egito, como os hebreus entraram lá 40 anos antes? Abriram duas vezes?

E. C. O. Schulz disse...

Perce, o doc. por fim não prova nada. Esse titulo chocante da postagem, foi mais devido a uma ingenuidade e empolgação que tive qdo vi o doc. pela primeira vez.

TRA disse...

O que prova é o relacionamento que nós cristãos temos com Deus , a graça concedida
Por ele, algo que muitos incrédulos não entendem pois estão correndo atrás do vento. ALIÁS muitos desse “incrédulos” estão se rendendo a cristo !!! mas enfim né..
Tudo isso parece sim loucura: mar vermelho etc... MAS, a minha vida e a de outros muitos transformada por DEUS me prova TUDO ISSO e mais um pouco!

Deus usa os loucos para confundir os sábios!

Sem mais.