06 dezembro 2006

Projeto Tempo: Primeiras descobertas

Interessante que a mente possa compreender melhor algumas coisas por estudar a cronologia e a genealogia das pessoas; por exemplo, a Bíblia diz que Adão era da idade de 130 anos quando nasceu Sete, e isto foi após a morte de Abel. O interessante é reparar no número 130 anos. Não porque esconde uma mensagem subliminar, mas porque nos faz pensar: "Quanto tempo o casal viveu no jardim?" - Sinceramente, eu tinha imaginado que eles tinham vivido muito mais lá. E agora, parece que as coisas ocorreram bem rápido.

A Bíblia também deixa claro que ela destaca algumas genalogias, nomes e filhos, quando que outras mal são sitadas. Como ao falar de Caim e sua descendência, comparando a Sete, é brusco a diferença; pois em Sete, é dito a idade do pai quando teve o filho e quanto mais viveu, e com isso é possível fazer um cronograma. E estas gerações, até agora, levaram até Abraão, e creio que conduzirá até Moisés.

A expectativa de vida também é algo notável. As pessoas viviam em média 900 anos, confira algumas:
- Adão, 930 anos
- Sete, 906 anos
- Cainã, 910 anos
- Metusala (filho de Enoque), 969 anos

Essa questão da idade, da disposição física etc. dos relatados das pessoas, me fez pensar que naquela época era tudo muito diferente. Como Sete, é difícil acreditar que aos 100 anos ele era um velho, enrigado, cabelos brancos e se rastejpu na sobrevivência até que morreu aos 906 anos. Pois diz que aos 105 anos ele gerou Enos, ou seja, de certa forma ele tinha um corpo jovem, cheio de vigor aos 105 anos (isto fica mais conclusivo quando se pensa em Noé e a construção da arca). Talvez, até mesmo as fases de crescimento fossem diferentes da que estamos costumados a ver.

Enoque também deixa alguma lição importante com a sua idade. Aos 75 anos nasceu seu filho, Metusala, e após 300 anos ele foi arrebatado. Ou seja, ele viveu 375 anos aqui na Terra. Isto ocorreu no ano de 1007 (contando a partir da semana da Criação), ou seja, a maioria dos seus ancestrais estavão vivos, menos Abel e Adão (0-930). Isto faz pensar na idéia de tempo. Pois, de certa forma, Enoque era ainda jovem, mas foi Enoque o arrebatado e não o "velho" Sete. Isto tráz lições valiosas para os jovens, como a questão do relacionamento para com Deus.

O Espirito de Profecia diz que Enoque pregava muito, a todo momento estava orando e pregando o arrependimento e a consagração das pessoas; certamente, haviam pessoas que não acreditavam em Deus e nos relatos da Criação e do Éden. Talvez, Enoque um dia tivesse falado para o seu filho: "Metusala, vamos hoje na casa do seu ta-ta-ta-taravô, Adão, para ele mesmo te contar como era o Éden, e quão duro foi a queda?" - Ual! É dificil conseguirmos imaginar uma coisa dessas.

Outra coisa interessante: Após o dilúvio, a expectativa de vida passou a cair muito. Veja, as 10 gerações após Noé.

Noé, viveu 950 anos
1- Geração: Sem (apesar que nasceu antes do Dilúvio), viveu 598 anos;
2- Geração: Arpachade, viveu 438 anos
3- Geração: Selá, viveu 437 anos
4- Geração: Éber, viveu 468 anos
5- Geração: Peleque, viveu 320 anos
6- Geração: Réu, viveu 302 anos
7- Geração: Serugue, 230 anos
8- Geração: Naor, viveu 141 anos
9- Geração: Terá, viveu 205 anos
10- Geração: Abraão, viveu 175 anos

Isso deixou evidente que as condições da Biosfera certamente mudaram bruscamente, radicalmente; o que de certa forma já anunciava a degeneração, degradação do mundo e o fim do mundo. E também ficou fortemente evidenciado o que aconteceu com as pessoas por passaram a se alimentar de carne (após o dilúvio), e a negligencia deles em não abandoná-la após a Terra voltar a ser frutífera e própria para a agricultura. Essa questão da degeneração pós-dilúvio deve ser muito bem análisada; dai se percebe que as condições anteriores, até mesmo da biosfera, deviam ser bruscamente diferente da pós-dilúvio.

Aliás, também surgiu o primeiro problema na contagem cronológica. Pois após o dilúvio a próxima pista, diz que viveu tanto "após o dilúvio". Mas o problema é ao que se refere "nos termos periodo de tempo" o "após o dilúvio". Pois pode ser, desde simplesmente o "quando inicio", ou como "o tempo que choveu", ou o tempo que as águas demoraram para recuar. Então, tem um certo período de tempo ai que não sei ao certo. Então, eu fiz o seguinte: eu estou usando, como se valesse "quando iniciou", e fiz uma marca, dizendo desse problema, ou seja, uma pequena margem de erro. E que talvez mais para frente eu descubra o que realmente vale, então já vai estar tudo certo.


Bem, estas são algumas das descobertas mais importantes que fiz nessa primeira parte do Projeto Tempo. Atualmente, o projeto está no começo do Período de Abrão. Mais precisamente, em Gen. 15. Contanto com aproximadamente 5h30min duração.

0 comentários: