20 dezembro 2006

Celebrai a Jesus Cristo

No dia 25 de dezembro celebrasse uma data no mundo todo. Porém, é importante saber "o que celebrar" e "como celebrar".

Alguns associam essa data como se Jesus tivesse nascido em tal dia. Porém a Bíblia não revela o dia de seu nascimento, porém com algumas pistas deixadas por ela, percebe-se que Jesus deve ter nascido entre junho, julho, agosto, por aí.
Na verdade, essa data veio dos pagãos. É um dia que veneram o nascimento do deus sol, algo assim. Da mesma forma como no domingo celebram o dia do deus sol. Bem, mas a Igreja Católica associou o dia com o "presépio". Mas o que é isso? Na realidade, não se trata, especialmente, o nascimento de Jesus, mas sim "a manjedoura"; então, é um dia que tem por tema especial, a humildade, consequentemente, a solidariedade.
Também teve aquela do monge Noel, o qual dizem que ficava jogando brinquedos da janela para as crianças carantes na rua. E mais tarde, veio então a empresa Coca-cola com um marketing poderozo e lançou o "Papai Noé", associando o natal com "o Dia do Capitalismo". E como vivemos num mundo capitalista, as demais empresas, comércios, mídia aderiram a idéia do dia do capitalismo e lançou isso fortemente no mundo, a tal modo, que o dia perdeu totalmente aqueles ideais de "humildade e solidariedade", e sim passou a ser de "consumismo, embriagues, glutonaria, ambição..." (claro, Satanás tem seu dedo nisso). Porém, uma coisa acabou preservando-se, de certa forma as familias se unem.

Enfim, o que você fará desse natal?

Você pode fazer dele duas coisas: Ou um dia em que celebrara o nascimento do Salvador, refletindo na Sua vida e sacrificio que fez por você. Lembrando da humildade e solidariedade. Ou então, venerar o paganismo como o "dia do capitalismo".
Esta escolha muda tudo. Você celebrando o Salvador, se revestirá de uma proteção espiritual, seu dia passará a ser um culto de ação de graças. Lembrará da humildade, e se revestirá dela, se vestirá de forma simples, se revestirá da simplicidade, humildade. Ajudará os carentes, quem sabe não convidará alguns necessitados para comer em sua casa e passar o natal? Será um dia de ajudar os outros, presentear não com coisas supérfalas e e vãs, mas com o amor de Cristo, com um prato de comida ao faminto, um teto ao desabrigado, um banho ao imundo, roupas ao nú. E fará uma incrível diferença na vida deles, também.

Já, o que será do dia pagão? Certamente será aquele dia corrido para revestir de vaidade, roupas caras, churrascada. Correr no shopping para comprar o playsatation do filho, ou o tennis de 200 reais do amigo secreto. Provavelmente se reunirá com a familia, e ali se encherá de glutonaria, quando não, de bebidas. Falará muitas palavras vãs e que proclamem sua condenação. Aumentará o amor as coisas materiais, e semeara isto no coração das crianças. Esquecerá de Jesus. E o dia será vazio, não passará de mais um daqueles feriados onde se tem churrascada com a familia e os amigos, uma final de campeonato na TV. Só que dessa vez, é com uma arvore de plástico cheio de luzes, com um boneco de vermelho na sala. - Enfim, é mais um feriado como qualquer outro, apenas mais acentuado.
Neste dia, muitas pessoas sentem-se solitárias, às vezes dentro da própria família, porque seu pai está correndo atrás dos presentes, e a mãe não sai do banheiro se maquiando. Interessante, que no natal passado, se não me engano, li uma matéria que dizia que o Natal é a data que mais "suscita o suicidio", nas principais metrópoles do mundo, com destaque especial para Berlin, Londres, Nova Iorque, Los Angeles e Tokio.

Também tenho pensado nos ateus, evolucionistas, ... aqueles da religião "anti-Deus", como deve ser pobre este feriado. Talvez suas casas ganhem o premio de enfeite de natal do ano. Ou tenham aquela janta e almoço, mas e aí? Que diferença este dia fez? E no outro dia, logo a adrenalina e o efeito da droga do prazer passa, e vem aquela depressão, mas logo vem outro estimulante para não pensar nisso, "o reveion".

Meus amigos, celebrai a Jesus Cristo neste natal. A humildade e solidariedade. Façam esse dia realmente valer a pena, não por fim egoistas; mas porque a sua alma se encherá de regozijo por você ter ajudado muito as pessoas, ter manifestado seu amor e elas.

Se não conhece esse Jesus que tanto falam, na Bíblia Ele se apresenta a você. Apesar de muitos profetas do Velho Testamento ter pronunciado sua vinda, os livros de Marteus, Marcos, Lucas e João são os que mais falam dele (os evangelhos). Leia-os, certamente, se fizer isso, este dia será um dos dias mais incríveis, extraordinários e inexquecíveis da sua vida. Mudanças vão ocorrer na sua vida. Será um dia cheio, porém algo que nenhum alimento, bebida, música, sexo... podem fornecer. Como Jesus disse: "Eu lhe dou água viva, a qual nunca mais terá cede."

Experimente Jesus neste natal. Mesmo que você seja um cético, ateu, o que custa conhecê-lo? Uma coisa eu lhe garanto, mal não vai te fazer.


As Igrejas Adventistas do Sétimo dia, estarão fazendo cultos e programas especiais nesse natal, principalmente no sábado e no domingo. Confira a IASD mais próxima de você, e confira o que terá ali: www.advir.com.br
Na IASD Central de Santo André, na Rua Trav. Rodinelli, (perto do Shopping ABC, Pentagono e o Hotel Plaza Maior), neste sábado, às 10h estaremos fazendo um culto especial a Jesus, e o coral está ensaiando um mendley especial, e que cantaremos nesse dia. Você e sua família estão convidados.

A quem celebrará neste natal: Jesus ou o Sol?

0 comentários: