06 agosto 2006

A Verdadeira Religião


Muitas pessoas brigam e até fazem guerras porque consideram tais pertecerem a verdadeira religião. E com isso, simplesmente, esquecem de atender para o que a Bíblia, a Palavra de Deus, fala sobre isto.

Em primeiro lugar, "não se pertence a uma religião", você "vive uma religião". Religião, não é uma instituição, é na verdade um estilo de vida.

Vejamos o que a Bíblia fala sobre como é a verdadeira religião.

"A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo." Tiago 1:27

Se percebeu ela toca em 2 pontos, de forma que simplifique, com algumas caracteristicas de tais o que elas significam e simbolizam.

1. Caridade. Ajudar os necessitados. O "Bom Samaritano"
2. Não se contaminar com o mundo. Se manter "santo".

Os dois pontos, analisando melhor, abrangem 2 coisas:

1. Amor para com o próximo.
2. Amor para com Deus.

Vejamos um relacionamento incrivel dessas duas coisas:

Na parábola do bom samaritano, Jesus conversou com um doutor. Você pode ver toda a história em Luc 10:25-37

E o homem perguntou para JEsus: "Mestre, que farei para herdar a vida eterna?" (v.25)
E Jesus responde: "Que está escrito na LEI?" (v.26)
E o homem responde: "Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as suas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo." (v. 27)
E Jesus responde: "Respondeste bem; faze isso, e viverá." (v.28)

Observe bem o que foi dito pelo doutor. Abordar as DUAS coisas que dizia ser Tiago a verdadeira religião.

1. Amar ao teu próximo como a ti mesmo.
2. Amar a Deus de todo o teu coração...

Ai está a BASE para a verdadeira religião. Essa base ABRANGE todas as coisas quanto a ma religião ideal, e vida de serviço para Deus ("e de todas as suas forças").

Mas, repare bem, que isso foi tirado de que lugar? Jesus foi bem claro: "que está escrito na LEI?".

Ou seja, a religião pura, verdadeira, imaculada tem por base a Lei de Deus. O qual, resumido, encontramos os DOIS pontos principais que resume toda a Lei.

Mas que Lei é esta? Bem, essa Lei tem um inicio muito antes pelo qual podemos imaginar. Ela encontra-se em Exodo 20:1-17. Mas não quer dizer que ela apenas passou a vigorar ali, naquele momento. Observe para cada um dos dez pontos colocado na Lei:

1- Não terás outros deuses diante de mim.

Ou seja, isso não quer dizer, que essa lei apenas passou a vigorar a partir do Sinai. Nunca, jamais, o homem deveria ter um outro deus. Mas somente o Deus Criador. Mas sempre, inclusive hoje, e até mesmo para Adão e Eva, não deveriam ter outro Deus. Ou seja, olhando bem, percebemos que a Lei de Deus é imutável.

2- Sem idolatria (resumindo com outras palavras).

Essa lei, bani, acaba com toda espécie de superstição, idolatria, ocultismo. Ao mesmo tempo que está diretamente ligada com a primeira clausula. Não se pode rebaixar Deus a uma figura, isso é um erro. É simplesmente um pensando muito mesquinho do que é o Dono do Universo, o Criador. Uma fata de reverência, por ter uma idéia de um Deus pequeno, a ponto de poder ser representado como uma figura, desenho etc.
Veja a própria ocasião. Moisés foi dirigido para o monte Sinai, e o povo nem poderia chegar perto da montanha, pois assim, teria o risco de morrer. Outro lugar que mostra bem a dimensão da grandiosidade de Deus, é quanto aos filhos de Aarão (ver Lev. 10:1-10). E disse algo muito relevante: "Para fazer diferença entre o santo e o profano" Um dos pontos que foi colocado por Tiago sobre a religião verdadeira.

3- Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão.

Esse verso também confirma a santidade de Deus, de como Ele é grandioso. De que não devemos menosprezá-lo, nem muito menos, brincar com Ele etc. Ele é o "Eu Sou" pelo qual devemos ter o máximo respeito possível, muito mais do podemos fazer. E olha só como Ele continua o verso:
"porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão." (forte isto).

E isto também surgiu desde muito antes, antes de Moisés, e vigora até hoje.

4- Santificar o sábado.

Esse verso é o mais intrigante. Não porque na Bíblia é deixado coisas não muito esclarecidas sobre tal. Pelo contrário, muito claras. O problema é que a sociedade encontra ai, talvez, um dos seus maiores desafios, que é de andar totalmente na contra-mão do mundo. E da sociedade. Ou seja, por ser um ponto, talvez, muito incomodo para suas vidas, porque teriam que abrir mão de coisas valiosas para elas, como "ganhar dinheiro" trabalhando, ou outra coisa qualquer; por esse motivo, tentam excluir esse verso. Mas sem nenhum fundamento.

O sábado também não foi instituido no Sinai. Foi muito antes, lá em Genesis 2:1-3, já temos a primeira referência biblica quanto a guarda desse dia, que foi dado para Adão e Eva. E dura até hoje também.

5- Honrar os pais.

Outro ponto muito importante, a familia. Deus considera a familia algo de suprema importância. Pois tal, faz parte do Seu caráter. Como diversas vezes por toda a Biblia, Deus é colocado como um Pai, e nós, Seus filhos. Isto também foi instituido desde antigamente, e também vigora ainda hoje.
Tanto, que em II Tim.3 há uma advertência para o final dos tempos, hoje, o ponto de iniqüidade chegaria algumas pessoas. ("desobedientes a pais e mães" - verso 3)

6- Não matarás.

Também vigorava desde o inicio. Sendo a primeira transgressão dessa preceito atribuido a Caim, quando matou seu irmão Abel. E também vigora até hoje.

7- Não aduterarás.

Este esta muito ligado com o quinto mandamento, no sentindo de familia. A questão da fidelidade. Porque Deus é fiel. Ele permanece fiel para sempre. E também é algo para todo o sempre.

8- Sem falso testemunho, sem mentiras.

A Bíblia por diversas vezes mostra de como a mentira é repugnante para Deus. Tanto que Ele classifica Satanás como sendo o pai da mentira. Nunca, jamais, Deus mentiu e nunca mentirá. E, na verdade, não há razão, nem motivo para se mentir. Isso também, vale tanto para o passado, como para a eternidade.

9- Não furtarás.

Roubar é outra coisa totalmente repugnante para Deus, totalmente distinto do Seu carater de total lealdade. Sendo que a Biblia diz, que até mesmo as "tentações" Deus mede, numa proporção tão exata, que permite que caia a cada pessoa, conforme ela possa suportar.

10- Não cobiçarás.

Outro ponto também relacionado a familia e fidelidade. Este ponto envolve um monte de coisas interessantes como "egoismo", "vaidade", "descontentamento", coisas que foram super desenvolvidas por Satanás, no capitalismo, e que também é descrito lá em II Tim. 3. Algo que também vale para sempre. Aliás, um dos primeiros erros de Satanás foi ter "cobiçado" o trono de Deus. E isto também é algo que irá valer para eternidade.

.....

Se analisar bem, os 4 primeiros mandamentos, se referem para a relação com Deus, o amor a Deus com todas as forças, todo coração etc. E os demais, para com o próximo, o amor ao próximo.

Esta é a perfeita Lei de Deus. Que é imutável. Que também, na Biblia, também é reconhecida como a Lei da Liberdade. Aliás, Tiago, quando está falando sobre a religião pura, um pouco, antes ele menciona esta Lei:

"Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso se persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito." Tiago 1:25

.....

É maravilhoso como as coisas estão tão entrelaçadas, intimamente ligadas, envolvendo um todo que é infinito em sabedoria e conteúdo, como é um circulo (figura geométrica).

.....

É triste ver que muitos tentam negar a Lei de Deus. Outros dizem, sem fundamento nenhum, que o Décalogo foi abolido na cruz, o que de fato não é verdade. O que também seria um absurdo, imagine o que seria a religão, negando-se os 10 mandamentos! Apesar, que estas pessoas, quando se referem a abolição da lei de Deus, na verdade apenas querem se referir ao quarto, sobre o sábado. Para alguns, talvez até vão traduzir a Biblia numa linguagem em que vai ter as palavras: "o sábado foi abolido na cruz." É simplesmente lamentável este tipo de atitude. Algo tão claro e maravilhoso que é o nosso DIA DA ALEGRIA, tem sido ignorado e negligenciado por muitos.

.....

Outro ponto triste é como algumas pessoas tem negligenciado e muito, o que realmente quer dizer CARIDADE, amar o próximo.

De acordo com uma tradução, caridade, quer dizer: "sofrer com..." Ou seja, se o seu amigo está sofrendo com um problema, você vai sentir aquela dor com ele, como se estivesse unido com ele, e fará de tudo para ajudá-lo. E assim foi Jesus, Ele foi totalmente caridoso com todos.

O assunto da caridade, do amor ao próximo, é também um dos pontos mais fortes da Bíblia. Além de também ser o grande ponto em questão da carta a igreja de Laodicéia. Talvez, o lugar mais claro na Bíblia, que fala sobre este assunto, de como é primordial esteja em Isaias 58, e na parábola do Bom Samaritano. Infelizmente, este assunto, tem ficado oculto por muito tempo nos sermões a igreja. E, a maioria, está cega quanto a isso.

.....

Aliás, Jesus foi nosso grande exemplo, aquele que devemos seguir. Por que simplesmente não siga os seus passos?

"E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas, e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo." Mat. 9:35

Veja bem:

Ensinar --> isso requer que Jesus conhecia as Escrituras. Só se ensina aquilo que sabe. E a Biblia deixa relatos de quando ele era garoto já deixava os velhos sábios gagos.
Pregar --> agia, vivia, pregando sobre a volta de Jesus, o evento mais aguardado por nós, o grande dia etc.
Curando --> a caridade, ele ajudava os necessitados. Sofria com eles. Participava de suas dores, e sempre estava disposto a ajudar mais um.

Nós devemos lutar por guardar esses 3 pontos dados por Jesus. Devemos devorar as Escrituras, isto deve ser o nosso alimento que nos deixa vivo, e diria mais, deveriamos ser verdadeiros GULOSOS quanto a isso, no sentido de comer sem parar, até morrermos de tamanha obesidade. (entenda direito o que quero dizer).

Pois como Jesus disse: "Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus." Mat. 22:29

Também na pregação, nosso único motivo de estar vivos aqui respirando, deve ser por anunciar ao mundo o reino de Jesus, caso contrário somos inúteis, e eu mesmo sinto, que sem isso, eu não tenho nenhum motivo pelo qual viver. E se já não tenho mais que pregar, então que eu possa morrer logo.

Assim como a caridade. Talvez o ponto mais urgente hoje. Aí esta a verdadeira religião.

Enfim, vamos observar a Lei de Deus, os 10 mandamentos. E não só conhecê-los, como diz Tiago "ouvintes esquecidos". Mas sim, como VIVENTES, que vivemos tais, com total alegria, porque é algo perfeito e digno, e a Palavra de Deus é um verdadeiro alimento que nos satisfaz, nos inunda de forças animo, vida, energia. Como Tiago diz: "fazedor de obra".

....

Não estou dizendo que seremos salvos pela obra. Mas que apenas viveremos assim quando realmente for um seguidor de Jesus, quando aceitar a Sua fé. Viver pela fé, e viver como Jesus viveu. Por estamos salvos vamos realmente viver assim. Isso é uma conseqüência de nossa salvação.

.....

Bem, e para finalizar, deixo a confirmadora e esperançosa mensagem:

"Aqui está a paciência dos santos: aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé de Jesus." Apoc. 14:12

Vamos viver a verdadeira religião.

1 comentários:

Anônimo disse...

VERDADEIRA RELIGIÃO...PENSO SER MUITO COMPLICADO, DIZER QUE A MINHA OU A SUA RELIGIÃO É VERDADEIRA. EX. TEMPOS ATRAS EU NÃO GUARDAVA O SÁBADO,ACREDITAVA NA IMORTALIDADE DA ALMA, NA TRINDADE, NA DEVOLUCÃO DO DÍZIMO ETC,AO ESTUDAR A PALAVRA DE DEUS, DESCOBRIR QUE QUE ESTAVA ERRADO, POREM,PARA MIM, NAQUELE TEMPO ERA VERDADE OU A VERDADE,HOJE POREM VEJO COM OUTROS OLHOS CERTAS COISAS QUE PARA MIM ERAM ERRADAS E HOJE SÃO CERTAS. SOMOS ALUNOS E O ALUNO DEVE ESTAR SEMPRE DISPOSTO A APRENDER.EU ERA CASADO,TINHA A "CERTEZA" DE QUE O CASAMENTO SO TERMINARIA COM A MORTE.DEPOIS DE DESCOBRIR, QUE O SER HUMANO, POR MAIS QUE QUEIRA, NUNCA VAI CONHECER TODA VERDADE. NÃO TIVE DÚVIDA PARTI PARA SEPARACÃO E HOJE ME PREPARO PARA UM NOVO CASAMENTO POIS CREIO EM OUTRAS VERDADES. A BIBLIA DIZ QUE NÃO DEVEMOS SER SÁBIOS AOS NOSSOS PRÓPRIOS OLHOS. AQUELE NEGÓCIO DE ATÉ QUE A MORTE NOS SEPARE,É CONVERSA PARA MIM HOJE,AMANHÃ NÃO SEI.
A BIBLIA DIZ QUE A VERDADE É COMO LUZ DA AURORA QUE VAI RAIANDO ATÉ SER DIA PERFEITO.
JOSIEL TEIXEIRA LIMA