31 agosto 2006

O que foi isso?

4 comentários
Lá estava eu assistindo a Discovery Chanel, quando no intervalo do programa "Caçadores de Mitos" aparece no meio da propaganda uma cena do filme "MIB - Homens de Preto 2" que me chamou muito a atenção.

Eu não sei se aquilo foi proposital dos autores (o que creio devido ao realismo, contexto, tipo de filme etc.), ou se é um paradoxo com aquilo que a fé adventista proclama quanto as profecias, aos eventos da volta de Jesus.

Durante o filme, o Cal (se não me engano ser o nome - o parceiro do Will Smith). Ele num ambiente coloca o "dedo" sobre um globo. Então a camera muda, e mostra o que ocorria dentro daquele globo. Ali era um OUTRO MUNDO, habitado por outros seres. E na hora que ele coloca o dedo,

"aparece o dedo no céu e o céu se abre como pergaminho, ocorrendo uns fenômenos sobrenaturais para aquele mundo e seus habitantes. E então, os habitantes que parecem uns insetos falantes saim correndo dizendo: "É o Fim! Chegou o dia do Juízo!...""

Bem, é exatamente isto.

E simplesmente não consigo olhar para aquilo e não ver um paradoxo com a Palavra de Deus, o dom de profecia adventista. Seria um absurdo rejeitar isso.

Não recomendo este filme. Mas se for para se convencer que isto ocorre. Veja você mesmo.

.....

É como no filme Matrix Revolution, o Neo no fim, dá a entender que ele entrega a sua vida exterminando o Ag. Smith, e quando termina a luta, ele fica deitado de bruços simplesmente na posição que simboliza a "crucificação de Jesus".

Enfim, por que será que a "Bíblia" não sai das telas da TV? Claro, com uma imagem deturpada.

Bem eu, felizmente, já sei essa infeliz resposta. Mas quero levar você a buscar por si mesmo esta inecusável verdade, clara e incomoda.

29 agosto 2006

Restaure a Sua Saúde

2 comentários
Por volta de maio de 2004, comecei a fazer uma apostila, com finalidade de levar a mensagem da Reforma da Saúde, de forma simples, simplificada, curta, e que abrangesse o máximo possível. De tal modo que até semi-analfabetos pudessem entender claramente.

Inspirado pelos livros do Espírito de Profecia, e principalmente, pelo livro Liberte-se do Dr. Sang Woo Lee. Acrescei uns conhecimentos que aprendi no cursinho, e em outros livros, e na minha vida prática. E segundo a Lili, quando ela viu minha primeira versão, ela ficou encantada e disse que Deus havia me inspirado a escrever aquilo.

Bem, depois comecei a pensar em como divulgar aquilo para as pessoas. E então, comecei a pensar, em fazer um sitema, de ir em casa em casa, fazendo pedidos, e depois tirava xeroz (o que ficava em torno de 4 reais) e cobraria mais o gasto com transporte então entregaria para tais. E, naquela empolgação idealista, pensei que em poucos anos cada família de Santo André teria um. E no começo, até pensei em cobrar 1 real de lucro (o que minha mãe foi contra). Pois meu intuito era apenas divulgar aquilo. Aquele conhecimento não me pertencia, foi dado por Deus, a Ele pertencia a Reforma da Saúde, não posso vender algo de Deus como se fosse meu.

Mas jamais comecei a colocar em prática. Algumas vezes, quase. Tentei no final do ano enviar para a Casa Publicadora, então eles leram, e disseram que não publicariam. E não disseram o que faltava. (isso é ruim, quando não te dizem quais são os problemas).

Mas foi em 2005 que fui descobrí-los. No cursinho do Objetivo eu fui começar a aprender e entender gramática, sintaxe. E então, comecei a revisar tudo. E melhorar o melhor possível a linguagem, sintaxe etc. Certamente está longe de ser algo digno de entrar na Academia Brasileira de Letras, mas que melhorou muito e muito mesmo, melhorou.
E esta revisão eu só fui terminar nesse último domingo. Ou seja, em agosto de 2006.

E já coloquei a disposição no meu site, na sessão "trabalhos". (veja o link na barra de navegação (>>>>à direita).

E quero publicar o máximo possível. Leia. É tudo o que eu peço, e nada mais. Não estou vendendo. Apenas quero que todos tenham acesso a esse conhecimento. Alguns com preguiça de ler tantas páginas. Consegui resumir tudo em questão de 50 páginas no formato padrão do Word. Se gostar, publique e divulgue ainda mais.

Coloquei um link direto para baixá-lo no menu ao lado direito.

Para baixar para seu computador, CLIQUE AQUI.

17 agosto 2006

Dividindo para organizar e assim, multiplicar numa razão maior que a divisão. (entendeu? não. leia de novo)

0 comentários
Percebi que o assunto das aulas de Gravitação serão interessantíssimos, e a cada aula terei algo a falar sobre. Então para não ficar muito misturado com as demais publicações do blog. Criei um blog especialmente para tal fim (gravitação). Com isso, tudo fica mais organizado.

Não deixe de conferir e acompanhar semanalmente esse blog.

............................

Também estou pensando em dividir em várias sessões este blog, envolvendo diversos temas, como "Educação, religião, matemática, curiosidades, análises..." E então, o ociokako seria apenas a "HOME", onde haveria as principais novidades, destaques e atualizações de cada sessão.

Porém, meu tempo para poder ficar "digitando" tem-se encurtado cada vez mais. E estou precisando de colaboradores para administrar o Blog, como também em material.

.............................

Também estou planejando em fazer um novo site, um que vai substituir radicalmente o meu atual. De forma que vai se tornar O SITE, do tipo, que você não vai entrar na net sem dar uma olhada nele. Porém, é algo bem "grandioso" que pretendo fazer, usando flash, php, dreamweaver, asp... o que for necessário para fazer algo muito bom. E precisarei de "colaboradores" (yo no tiengo dinheiro para isso), que pudessem me doar uma hospedagem (já tenho planos alternativos). Mas precisarei de alguem que saiba fazer e me explicar banco de dados, entre alguns recursos mais avançados do flash.
O site será bem rico no conteúdo.

Então, se você tem "material" (bem feito e elaborado) sobre:
- Matemática aplicada na vida (algo que se usa no dia-dia mesmo) e curiosidades destas, porém algo de tal forma didática que qualquer leigo entenda e goste.
- Estudos Bíblicos: não apenas os comuns, esses qualquer site tem. Estudos de coisas mais profundas e complexas. Principalmente quanto as profecias.
- Espiritismo e Ocultismo: estudos e material bem rico que falem sobre tal. Como também sobre a Nova Era, os simbolos usados pelo mundo a fora hoje. Vários. E uma história sobre tais e também o que significam...
- Criacionismo x Evolucionismo. Gostaria de não só "palavras" mas de imagens, fósseis etc.

- Ou qualquer outro material interessante, algo não comum na net, de qualquer tema (mas vou moderar a escolha), sem problemas de "patente".

Me envie. Para evandroecosta@gmail.com

Sugestões também aceito.

Em prol da mensagem de Deus, qual um conteúdo mais especializado e mais elevado intelecto (porém com uma linguagem que até leigo entenda).

Uma ótima semana a todos.

Mais "novidades" gente.

2 comentários

Reparem no que diz a capa da revista "Saúde" da Abril:
  1. - Corte calorias e viva mais;
  2. - Meditar melhora a saúde do seu coração;
  3. - Caminhar espanta a depressão;
  4. - Chá de camomila, quem diria, abaixa o colesterol e combate infecções.

Bem, seu eu nunca tivesse conhecido o Espírito de Profecia, livros como: "Conselho Sobre Regime Alimentar", ou "Ciência do Bom Viver", ou "Mente, Caráter e Personalidade". Eu até ficaria espantado com essas "novidades". Mas tais palavras, apenas significam duas coisas para mim, quando vejo sendo publicadas na media:

1. A confirmação das profecias de EGW, mais esperança e fé as bases bíblicas, e na fidelidade de Deus.

2. Infelizmente, o povo de Deus está calando a sua voz e testemunho quanto a Reforma da Saúde - a grande maioria. E com isto, as "pedras" estão sendo os divulgadores dessa mensagem (parcialmente).

Era só isso. Uma boa semana a todos.

13 agosto 2006

Você! Pare de ficar ai parado. Mude o Brasil!

3 comentários
Te convoco agora a abrir sua mente, esquecer dos seus preconceitos, do que você "ACHA", e ler de forma interativa com esse texto, entendê-lo, e então, tomar a sua decisão (feita a conclusão do texto).

Tema: Educação

Você acreditando ou não, o sistema educacional no Brasil é HORRÍVEL, terrível, um caos. Acredite.
Não é porque seu filho vai na escola, que ele sabe escrever algumas palavras que fazem sentido. Ou fazer algumas contas, sabe o nome de alguns paises. Passou em algum vestibular por ai. Ou está estudando numa faculdade qualquer, que fica em cima da padaria. Ou porque fez um curso técnico etc. E agora trabalha e ganha lá seus 700, quando muito, 1200 reais.
Acredite, a educação do sistema brasileiro é algo MORIBUNDO.

Objetivo: Levar a uma reflexão para entender a causa desse caos educacional e social, e como solucionar.

Primeiro, como é o modelo educacional agora?
Um monte de professor despreparado, que ganha ESMOLAS, para ir a frente de uma sala com alguns alunos, escrever algumas palavras na lousa, falar algumas coisas, aplicar algumas provas. E pronto. Que avance para a próxima série.

Por que é assim?
Tem dois motivos principais:
1 - Imposição da ONU.
A ONU deu uma espécie de ULTIMATO ao Brasil, para melhorar sua crise educacional onde havia uma altissima taxa de analfabetos. E então o Brasil, ao invés de fazer algo BEM FEITO, direito, não. Opta pelo "jeitinho brasileiro". E então, faz essas porcarias, para assim, enviar dados para ONU dizendo que diminui bastante a taxa de analfabetos, mais pessoas chegaram na faculdade, terminaram Ensino Médio etc.
Uma das conseqüências disso, é a aberração dos famosos "supletivos", algo totalmente IRRACIONAL, no modelo atual.

2 - Interesses Políticos
O Brasil é mandado com muita coisa injusta. E com isso, o povo (a população) iria COBRAR, retirá-los do poder etc. Porque não seriam enganados. E também teria alta capacidade de raciocinio e tecnologias. Assim as empresas no Brasil não seriam de fins "produtivos", mas tecnológicos. E então teria que mudar todo o sistema e ABUSOS das multinacionais.
E para que isso NÃO OCORRA, os dirigentes mantem a população BURRA, ignorantes. Porque ai é fácil fácil mandar neles, enganá-los etc. Basta uma novela das 8, um futebolzinho na TV aberta, e pão frances barato que todos já estão de bem.

Ideal, como deve ser
Hoje, ouço comentários de estudantes, alguns de quinta série que já mostram o cenário da educação: "Você é nerds." Ou seja, inventaram um atributo para aqueles que gostam de apreender. E por que a maioria não gosta de aprender? Porque não aprendem a aplicar na vida, e as aulas, professores, etc. são uma tremenda balburdia!

A educação por princípio e base deve servir para ENRIQUECER a vida das pessoas, prepará-las melhor para as atividades do dia-dia. Ou seja, a usar o que aprendem no dia-dia, não importa se tem 10 anos ou está terminando o PhD. Mas o sistema ensina um monte de coisas de forma VAGA que os (alunos) faz pensar: "Para que serve isso? Para que vou usar isso na minha vida?"
Então eles voltam para casa desanimados porque têm uma pilha de tarefas para realizar, e assim não terão tempo para "estudar a vida", através de brincadeiras com os amigos, brincando de caçar tatu bola, cavando na terra, montando casas na árvore etc.
E assim crescem débeis. Sem perspectiva de vida, anda além de ganhar dinheiro para poder sobreviver e usufruir dos prazer que o dinheiro dispõe. Ou seja, elas ficam TOLAS. E as consequencias são: cadeias superlotadas, corrupção até na política, pessoas afastadas de Deus, egoismo, casas noturnas etc.

Tudo contraditório com os ensinos da Bíblia, onde diz: "Que o entretenimento para os sábios é adquirir sabedoria."

O ensino tem que ter um método de ensino que leve a inspirar a vida dos alunos a gostar do que aprende, e a querer aprender a mais. A ver que aprender, fazer contas de matemática, estudar sobre a Rev. Francesa, Citologia é tão bom, ou mais, quanto é uma pelada de futebol num domingo de tarde.
Culpa dos alunos? De modo algum. Os professores tem uma parte da culpa. Porém, estes não são motivados por causa do misero salário que recebem para exercer, talvez, a mais importante de todas as funções no mercado de trabalho. Porém, um professor, que é filho de Deus, sem motivos egoístas, independente do que ganhasse trataria de dar o melhor ensino possível aos alunos (e exemplos não faltam). Veja a história de George Washington Caver.

Como conseguir isso?
Através de uma revolução no sistema de ensino. Onde fosse deixado de ser obrigado seguir um sistema exclusivo de ensino, que objetiva apenas o vestibular da fuvest. Ou seja, em muitos colégios, o aluno estuda e aprende de tal modo, que apenas irá lhe servir para conseguir fazer o maior numero de pontos possíveis nas 5 horas de prova na tarde de domingo da Fuvest.

E sim, passar a focalizar a educação pra vida. A aplicar tudo aquilo que aprende em sala de aula na vida. Ou seja, na própria aula é ensinado isso. Como também a ligação das coisas. Como principalmente com a História. Interligar as matérias. De tal modo que ligassem tudo.
É um erro pensar que alguns são gênios nas exatas e burros nas humanas. Isso na verdade é algo anormal, débil. Deve haver um equilibrio. Apenas quando todas as faculdades mentais, do conhecimento, estão bem desenvolvidos, é que então UMA delas irá se sobre-sair, e assim irá destacar-se o talento da pessoa. Isso evitaria essa crise de identidade hoje a qual leva muitos a consultórios especialistas em "testes vocacionais".

Na área das ciências, exatas, seria a maior revolução. A criança chegaria em casa, e nem iria querer perder tempo em ver o Dragon Ball na TV, ou pica-pau, Rebeldes... e sim, e ir montar o seu próprio laboratório. Ou uma coleção de folhas de plantas. E iria pedir um kit de laboratório e instrumentos diversificados de Natal, ao invés da Barbie, ou do bonequinho que fala "Ao infinito e além".

Para isso, é preciso acabar com essa PALHAÇADA nos cursos de Licenciatura. Onde deveriam formar professores realmente de verdade. Na qual seja insoburdinável. Não é pagando que se consiga o diploma. E também não para formar professores robos. Mas professores especializados em dar aula, tanto na didática, a liderar uma sala de aula, envolver a matéria ensinada, aplicá-la a vida, as outras disciplinas etc.

Melhorar o status dos professores
É um absurdo quando vemos dados do tipo: O governo federal gasta 4 vezes mais com a manutenção de presídios do que com a educação. (isso fora, com a polícia e variantes do crime).

Ou seja, para o governo é mais importante cuidar de ladrão do que de professor. Gasta-se mais com ladrão do que educador! Isso talvez seja uma das coisas mais repugnantes para mim, da forma mais ESTUPIDA, BURRA, injusta possível.

O baixo salário dos professores no ensino básico desmotiva muitos a seguir essa carreira. Faz com que logo optem por outro curso. Ou um mestrado ou doutorado já para trabalhar em ramos diferentes. Ou em dar aula numa faculdade que se paga um pouco melhor.

TEM QUE MELHORAR O SALÁRIO DO PROFESSOR SIM. E torná-lo tão importante, como é considerado um médico ou advogado hoje. Pois é pelo educador que se passa todos esses que são advogados e médicos hoje. É um absurdo rebaixar esses, injustamente, como é hoje, aqui no Brasil, como sendo o PIOR e menos RENUMERADO trabalho de graduados.

E quando digo melhorar é melhorar menos. Não é AUMENTO. É REVOLUÇÃO. MUDANÇA. Hoje, um professor ganha em média, numa escola pública em torno de 5 reais a aula.
Ou seja, se ele der 10 aulas por dia.
10x5 = 50 reais por dia.
em uma semana = 250 reias
em um mês = pouco mais de 1000 reais.

Fora, que no Brasil existe feriado para tudo. Se for ver mesmo os dias que um professor da aula. Acho que não dão nem 8 meses. Sendo que fins de semana não contam.

Para haver mudança, esse número 1000, deveria mudar, no minimo, para uma BASE de 6000 e olha lá.

E da onde tiraria esse dinheiro?
Ora! Quando o governo precisa de algo mais, logo inventa um imposto novo, ou aumenta os impostos. Agora, quando o fim é educação, então ai não pode. Não sou a favor de aumentar a carga tributária (aliás, já um verdadeiro assalto).
Mas de uma melhor, racional, sábia, prudente distribuição de renda. Simplesmente começando a parar de gastar tanto com bandido.
Uma das coisas que menos me conformo é que quando os bandidos fazem rebeliões nas cadeias, e destroem tudo. Depois lá vai o estado reformar o presidio. Bem, se destruiu, então vai dormir no chão, cagar no chão, e ficar numa situação ainda mais incomoda. É uma palhaçada isso! É uma criancice sem tamanho. Deixa eles no incomodo mesmo. Deixa eles uns dias sem comer, sem água para banho e beber. E tenho a plena certeza que vão pensar 10x antes de fazer a próxima rebelião. A impunidade apenas MOTIVA ao crime e essas crises. E a falta de educação, apenas irá aumentar o número de pessoas na fila de espera por uma vaga na Febem.

Simplesmente muda. Ao invés de gastar 4 / 1 para ladrão e professor, respectivamente, muda-se para o inverso. 4x mais com educação do que para ladrão. Apenas com essa medida, em duas gerações, a mudança seria simplesmente ABSURDA, nos dados. E diminuiria bem menos a quantidade de cadeias, aliás, qual é expectativa de vida para um ladrão? Eles estão jogando bola na prisão um cavala o outro, e então logo começa uma briga e se esquartejam.

Mudanças econômicas
Com um melhor nível educacional. O Brasil deixaria de ser exportador de produtos, de produção. De multinacionais que vem produzir seu carro aqui, para vender barato lá fora. Mas o pais passaria a desenvolver a sua tecnologia, e a vender tecnologia. Mudaria muito mesmo, o nível cultural (que é marcado por um povo sem caráter, ver Macunaíma). Mudaria as rotas políticas e econômicas. E a própria visão dos investidores, pois se tem algo que um investidor adora investir, é em tecnlogia, produção cientifica, com uma boa BASE. A politica mudaria. Diminuiria também os fins economicos.
O Brasil começaria a "pensar", e assim a andar em rumo ao progresso. E assim fazer honra a bandeira na qual diz "ordem e progresso". Pois hoje o que vemos?
- desordem
- nenhum progresso

O que desenvolve um pais não é fazendo caminhões, nem pegout 206. E sim, TECNOLOGIA. Não é produzindo placas de computadores da MSI, mas sim fazendo as suas próprias e competitivas placas de videos.

Outra coisa que teria que parar é essa cultura "pró-carne". E parar de fazer tanto desmatamento para áreas de pastagem para bois. Se você não sabe, o que mais desmata não são madereiras, tais, não desprezíveis comparadas a agropecuária e ao sistema de agricultura de exportação.

Como fazer isso acontecer?
Tudo começa com o seu direito, melhor, o nosso direito, quase que utópico, que é de apertar a tecla "CONFIRMA" no dia da eleição. Esse que é um direito que temos por vivermos numa virtual e teórica democracia inexistente.
E não é votando no amigo do patrão, no vizinho, ou no seu Zé do bairro, que entende menos de História e de educação do que essas palermas que roubam dinheiro do povo.
Mas sim votando em pessoas capacitadas, que assim de tudo tenham caráter, sejam temperantes, equilibradas, não sejam glutões, nem beberrões (como colocar alguém que nem sabe controlar seus apetites, e tem desequilibrio mental, para governar um pais?). Nem pelos status que ele tem, titulos etc.
Busque informar-se da vida daquela pessoa, conhecer seus familiares, comunidades. O que fez na vida, a analisar profundamente seu caráter, propostas e intuitos. E que tenham verdadeiras propostas de mudança de fazer aquilo que realmente deve-se fazer para o progreço desse país.
Não vá se empolgar, motivar com belas propagandas politicas, cartões bonitas, ou cartas em mala direta com belas palavras. Nem com aquela músicas, bandeiras balançando nos comerciais de TV, nem o povo lá abraçando e chorando. Isso tudo não passa de mero sensacionalismo e emotivismo. Não é assim!
Pois se então você eleger um desses zé manés, então depois não tem do que reclamar! Talvez, seria justo até prender você, se depois você reclamasse. Aliás, você elegeu ele.

Então, vá verificar isso. Este é o primeiro passo.

A minha sugestão, não estou fazendo propaganda, pois você deve analisar racionalmente seus candidatos. No que eu verifiquei até agora, escolho Cristovam Ricardo Buarque para presidente, porque ele é professor, e tem por principal proposta de governo, essa revolução no sistema educacional. E esta é a base da mudança. Se muda pela educação. Não adianta depois remendar as pessoas mal feitas. Ele já foi reitor por tantos anos da UnB. E não é porque eu faço licenciatura porque me preocupo com isso, também. Mas porque, analisando racionalmente, tal é a MAIOR carência do Brasil.

Pois com a população bem informada, instruída, educada então passa a vim os beneficios. O resto é apenas conseqüência.

Como diz EGW: "Quão horrível são as trevas da ignorância"

E no caso de não ter um candidato?
Ora se nenhum candidato, racionalmente, merece seu voto. Então vote em branco. Não vote por votar, mas por consciência. Sabe o que acontece se alguém é eleito sem apoio popular? Ele cai. Ninguém governa sem apoio.

Votei, foi eleito e não fez o que prometeu. O que faço?
Assombre a vida da pessoa. Não o deixe em paz. Não seja uma pedra no sapato, mas uma infecção de canal no dente. Não o deixe dormir em paz, deixe a consciência dele tão pesada ao ponto dele não conseguir dormir enquanto não resolver.
E para isso, é verificar o que ele tem feito. Promova grupo de pessoas. Mas não vai ficar nessa bobeira, de preguiçoso e tolos de fazer GREVE, isso só piora. Quem se prejudica é você. Mas faça a sua parte. Ajunte pessoas e vá na mídia falar. Abra um Boletim de Ocorrência (BO), isso mesmo. Vá no TSE, vá reclamar e buscar seus direitos. Depredar prédios é fácil, e um vagabundo qualquer de rua faz isso. Agora fazer o que deve mesmo fazer, meter as caras...

Vá na mídia. Abra sites blogs. Publique. Várias pessoas irão te apoiar. Peça a intervenção da policia federal. E acredite, existem pessoas que sabem atormentar a vida de politico a tal ponto que eles não desejariam ter nascido.

Promova baixo assinados. Sabia que existe uma lei no Brasil. Que se você conseguir 3 milhões de assinaturas, para uma lei, decreto, emenda etc. O Congresso é obrigado a legislar? É verdade. Então, se for de último caso. Faça lá um baixo assinado pedindo que tal politico, seja preso, perca seus bens, então que trabalhar como guari nos fins de semana etc. Com as 3 milhoes de assinatura, a coisa vira Lei.
Como conseguir? Fácil. Nas universidades sempre tem grupos, que coleriam essas assinaturas, e por ai vai. Ainda mais no Brasil, onde existem lugares conurbados, assim não é preciso ficar indo de sitio em sitio buscando 3 ou 4 assinaturas.

E outra. Com isso haveria PUNIÇÃO. E com a punição, os politicos iram pensar 10x antes de fazer algo. E suar frio, tremer, abrir a carteira e ver a foto da familia antes de tomar alguma decisão errada.

...........

É isto. Faça a sua cidadania. E lute pela educação. Pois com isso. Você depois não terá que lutar por remédios. Nem por emprego. Nem por etc. Tudo começa na educação.

POrém, com a educação não é do dia para noite que se resolve. A geração PERDIDA de hoje, e já os novos, teriam que passar. E sim, a geração "predestinada" é que faria a diferença. Projeto a longo prazo, mas que resolve. Isso é algo racional.

06 agosto 2006

A Verdadeira Religião

1 comentários

Muitas pessoas brigam e até fazem guerras porque consideram tais pertecerem a verdadeira religião. E com isso, simplesmente, esquecem de atender para o que a Bíblia, a Palavra de Deus, fala sobre isto.

Em primeiro lugar, "não se pertence a uma religião", você "vive uma religião". Religião, não é uma instituição, é na verdade um estilo de vida.

Vejamos o que a Bíblia fala sobre como é a verdadeira religião.

"A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo." Tiago 1:27

Se percebeu ela toca em 2 pontos, de forma que simplifique, com algumas caracteristicas de tais o que elas significam e simbolizam.

1. Caridade. Ajudar os necessitados. O "Bom Samaritano"
2. Não se contaminar com o mundo. Se manter "santo".

Os dois pontos, analisando melhor, abrangem 2 coisas:

1. Amor para com o próximo.
2. Amor para com Deus.

Vejamos um relacionamento incrivel dessas duas coisas:

Na parábola do bom samaritano, Jesus conversou com um doutor. Você pode ver toda a história em Luc 10:25-37

E o homem perguntou para JEsus: "Mestre, que farei para herdar a vida eterna?" (v.25)
E Jesus responde: "Que está escrito na LEI?" (v.26)
E o homem responde: "Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as suas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo." (v. 27)
E Jesus responde: "Respondeste bem; faze isso, e viverá." (v.28)

Observe bem o que foi dito pelo doutor. Abordar as DUAS coisas que dizia ser Tiago a verdadeira religião.

1. Amar ao teu próximo como a ti mesmo.
2. Amar a Deus de todo o teu coração...

Ai está a BASE para a verdadeira religião. Essa base ABRANGE todas as coisas quanto a ma religião ideal, e vida de serviço para Deus ("e de todas as suas forças").

Mas, repare bem, que isso foi tirado de que lugar? Jesus foi bem claro: "que está escrito na LEI?".

Ou seja, a religião pura, verdadeira, imaculada tem por base a Lei de Deus. O qual, resumido, encontramos os DOIS pontos principais que resume toda a Lei.

Mas que Lei é esta? Bem, essa Lei tem um inicio muito antes pelo qual podemos imaginar. Ela encontra-se em Exodo 20:1-17. Mas não quer dizer que ela apenas passou a vigorar ali, naquele momento. Observe para cada um dos dez pontos colocado na Lei:

1- Não terás outros deuses diante de mim.

Ou seja, isso não quer dizer, que essa lei apenas passou a vigorar a partir do Sinai. Nunca, jamais, o homem deveria ter um outro deus. Mas somente o Deus Criador. Mas sempre, inclusive hoje, e até mesmo para Adão e Eva, não deveriam ter outro Deus. Ou seja, olhando bem, percebemos que a Lei de Deus é imutável.

2- Sem idolatria (resumindo com outras palavras).

Essa lei, bani, acaba com toda espécie de superstição, idolatria, ocultismo. Ao mesmo tempo que está diretamente ligada com a primeira clausula. Não se pode rebaixar Deus a uma figura, isso é um erro. É simplesmente um pensando muito mesquinho do que é o Dono do Universo, o Criador. Uma fata de reverência, por ter uma idéia de um Deus pequeno, a ponto de poder ser representado como uma figura, desenho etc.
Veja a própria ocasião. Moisés foi dirigido para o monte Sinai, e o povo nem poderia chegar perto da montanha, pois assim, teria o risco de morrer. Outro lugar que mostra bem a dimensão da grandiosidade de Deus, é quanto aos filhos de Aarão (ver Lev. 10:1-10). E disse algo muito relevante: "Para fazer diferença entre o santo e o profano" Um dos pontos que foi colocado por Tiago sobre a religião verdadeira.

3- Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão.

Esse verso também confirma a santidade de Deus, de como Ele é grandioso. De que não devemos menosprezá-lo, nem muito menos, brincar com Ele etc. Ele é o "Eu Sou" pelo qual devemos ter o máximo respeito possível, muito mais do podemos fazer. E olha só como Ele continua o verso:
"porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão." (forte isto).

E isto também surgiu desde muito antes, antes de Moisés, e vigora até hoje.

4- Santificar o sábado.

Esse verso é o mais intrigante. Não porque na Bíblia é deixado coisas não muito esclarecidas sobre tal. Pelo contrário, muito claras. O problema é que a sociedade encontra ai, talvez, um dos seus maiores desafios, que é de andar totalmente na contra-mão do mundo. E da sociedade. Ou seja, por ser um ponto, talvez, muito incomodo para suas vidas, porque teriam que abrir mão de coisas valiosas para elas, como "ganhar dinheiro" trabalhando, ou outra coisa qualquer; por esse motivo, tentam excluir esse verso. Mas sem nenhum fundamento.

O sábado também não foi instituido no Sinai. Foi muito antes, lá em Genesis 2:1-3, já temos a primeira referência biblica quanto a guarda desse dia, que foi dado para Adão e Eva. E dura até hoje também.

5- Honrar os pais.

Outro ponto muito importante, a familia. Deus considera a familia algo de suprema importância. Pois tal, faz parte do Seu caráter. Como diversas vezes por toda a Biblia, Deus é colocado como um Pai, e nós, Seus filhos. Isto também foi instituido desde antigamente, e também vigora ainda hoje.
Tanto, que em II Tim.3 há uma advertência para o final dos tempos, hoje, o ponto de iniqüidade chegaria algumas pessoas. ("desobedientes a pais e mães" - verso 3)

6- Não matarás.

Também vigorava desde o inicio. Sendo a primeira transgressão dessa preceito atribuido a Caim, quando matou seu irmão Abel. E também vigora até hoje.

7- Não aduterarás.

Este esta muito ligado com o quinto mandamento, no sentindo de familia. A questão da fidelidade. Porque Deus é fiel. Ele permanece fiel para sempre. E também é algo para todo o sempre.

8- Sem falso testemunho, sem mentiras.

A Bíblia por diversas vezes mostra de como a mentira é repugnante para Deus. Tanto que Ele classifica Satanás como sendo o pai da mentira. Nunca, jamais, Deus mentiu e nunca mentirá. E, na verdade, não há razão, nem motivo para se mentir. Isso também, vale tanto para o passado, como para a eternidade.

9- Não furtarás.

Roubar é outra coisa totalmente repugnante para Deus, totalmente distinto do Seu carater de total lealdade. Sendo que a Biblia diz, que até mesmo as "tentações" Deus mede, numa proporção tão exata, que permite que caia a cada pessoa, conforme ela possa suportar.

10- Não cobiçarás.

Outro ponto também relacionado a familia e fidelidade. Este ponto envolve um monte de coisas interessantes como "egoismo", "vaidade", "descontentamento", coisas que foram super desenvolvidas por Satanás, no capitalismo, e que também é descrito lá em II Tim. 3. Algo que também vale para sempre. Aliás, um dos primeiros erros de Satanás foi ter "cobiçado" o trono de Deus. E isto também é algo que irá valer para eternidade.

.....

Se analisar bem, os 4 primeiros mandamentos, se referem para a relação com Deus, o amor a Deus com todas as forças, todo coração etc. E os demais, para com o próximo, o amor ao próximo.

Esta é a perfeita Lei de Deus. Que é imutável. Que também, na Biblia, também é reconhecida como a Lei da Liberdade. Aliás, Tiago, quando está falando sobre a religião pura, um pouco, antes ele menciona esta Lei:

"Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso se persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito." Tiago 1:25

.....

É maravilhoso como as coisas estão tão entrelaçadas, intimamente ligadas, envolvendo um todo que é infinito em sabedoria e conteúdo, como é um circulo (figura geométrica).

.....

É triste ver que muitos tentam negar a Lei de Deus. Outros dizem, sem fundamento nenhum, que o Décalogo foi abolido na cruz, o que de fato não é verdade. O que também seria um absurdo, imagine o que seria a religão, negando-se os 10 mandamentos! Apesar, que estas pessoas, quando se referem a abolição da lei de Deus, na verdade apenas querem se referir ao quarto, sobre o sábado. Para alguns, talvez até vão traduzir a Biblia numa linguagem em que vai ter as palavras: "o sábado foi abolido na cruz." É simplesmente lamentável este tipo de atitude. Algo tão claro e maravilhoso que é o nosso DIA DA ALEGRIA, tem sido ignorado e negligenciado por muitos.

.....

Outro ponto triste é como algumas pessoas tem negligenciado e muito, o que realmente quer dizer CARIDADE, amar o próximo.

De acordo com uma tradução, caridade, quer dizer: "sofrer com..." Ou seja, se o seu amigo está sofrendo com um problema, você vai sentir aquela dor com ele, como se estivesse unido com ele, e fará de tudo para ajudá-lo. E assim foi Jesus, Ele foi totalmente caridoso com todos.

O assunto da caridade, do amor ao próximo, é também um dos pontos mais fortes da Bíblia. Além de também ser o grande ponto em questão da carta a igreja de Laodicéia. Talvez, o lugar mais claro na Bíblia, que fala sobre este assunto, de como é primordial esteja em Isaias 58, e na parábola do Bom Samaritano. Infelizmente, este assunto, tem ficado oculto por muito tempo nos sermões a igreja. E, a maioria, está cega quanto a isso.

.....

Aliás, Jesus foi nosso grande exemplo, aquele que devemos seguir. Por que simplesmente não siga os seus passos?

"E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas, e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo." Mat. 9:35

Veja bem:

Ensinar --> isso requer que Jesus conhecia as Escrituras. Só se ensina aquilo que sabe. E a Biblia deixa relatos de quando ele era garoto já deixava os velhos sábios gagos.
Pregar --> agia, vivia, pregando sobre a volta de Jesus, o evento mais aguardado por nós, o grande dia etc.
Curando --> a caridade, ele ajudava os necessitados. Sofria com eles. Participava de suas dores, e sempre estava disposto a ajudar mais um.

Nós devemos lutar por guardar esses 3 pontos dados por Jesus. Devemos devorar as Escrituras, isto deve ser o nosso alimento que nos deixa vivo, e diria mais, deveriamos ser verdadeiros GULOSOS quanto a isso, no sentido de comer sem parar, até morrermos de tamanha obesidade. (entenda direito o que quero dizer).

Pois como Jesus disse: "Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus." Mat. 22:29

Também na pregação, nosso único motivo de estar vivos aqui respirando, deve ser por anunciar ao mundo o reino de Jesus, caso contrário somos inúteis, e eu mesmo sinto, que sem isso, eu não tenho nenhum motivo pelo qual viver. E se já não tenho mais que pregar, então que eu possa morrer logo.

Assim como a caridade. Talvez o ponto mais urgente hoje. Aí esta a verdadeira religião.

Enfim, vamos observar a Lei de Deus, os 10 mandamentos. E não só conhecê-los, como diz Tiago "ouvintes esquecidos". Mas sim, como VIVENTES, que vivemos tais, com total alegria, porque é algo perfeito e digno, e a Palavra de Deus é um verdadeiro alimento que nos satisfaz, nos inunda de forças animo, vida, energia. Como Tiago diz: "fazedor de obra".

....

Não estou dizendo que seremos salvos pela obra. Mas que apenas viveremos assim quando realmente for um seguidor de Jesus, quando aceitar a Sua fé. Viver pela fé, e viver como Jesus viveu. Por estamos salvos vamos realmente viver assim. Isso é uma conseqüência de nossa salvação.

.....

Bem, e para finalizar, deixo a confirmadora e esperançosa mensagem:

"Aqui está a paciência dos santos: aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé de Jesus." Apoc. 14:12

Vamos viver a verdadeira religião.