30 julho 2006

O Tempo Melhora

Depois de um mês sofrendo com a inversão térmica, as elevadas temperaturas, a poluição, que contribuiram para imagens horríveis, como a que saiu na revista VEJA nas páginas 78 e 79 (2 de agosto de 2006), finalmente melhoras.


Como demonstra a imagem ao lado, uma frente fria chegou no sudeste. E como todos sabem, o choque de massas de ar frio com o quente, faz precipitar, ou seja, faz chover, aumenta a umidades do ar, como também esfria, as temperaturas caem.

Beneficios: Aumenta a qualidade do ar, algo que estava horrível. Em alguns locais em São Paulo, a umidade estava menor do que em desertos. Como também aumenta a circulação do ar - ventos - isto espalha os agentes poluidores. Também chove, e assim, eliminando a poluição do ar.

Problemas: A queda rempentina provoca um choque térmico nocivo para o sistema imunológico humano. Já, que de um dia para o outro, o corpo que estava adaptado para altas temperaturas, ar razoavelmente quente; agora tem um enorme esforço de se adaptar o quanto a antes a temperaturas baixas e um ar frio.
Sendo que também levará alguns dias para que o ar fique com uma baixa taxa de poluição. Este choque térmico, provocará algumas reações imunitárias:
- como um pouco de preguiça (devido a inadaptação do organismo ao ambiente),
- nariz escorrendo (a quantidade se secreção estava acostumada para um quente e seco, e assim, sendo "usada conforme liberada", já com essa rápida mudança, haverá um tempo de adaptação, assim, até lá, a quantidade de secreção será maior do que seu uso; por isso, não vá confundir com gripe e resfriado, e se entupir de remédios).
- dor de garganta. Devido ao ar frio, a garganta é obrigada a aquecer o ar até uma temperatura saudavel para os pulmões. Porém, a garganta estava acostumada com o ar quente, agora seu esforço é em dobro (e olha lá) para aquecer o ar frio, até se organizar novamente.
- Queda imunitária. Todas essas rápidas alterações climáticas, do ambiente. Faz com que um sistema imunológico não bem fortalecido, se enfraqueça muito. Assim dando oportunidade para doenças oportunas, como a gripe e o resfriado. Como também ataques alérgicos, entre outros.

Dicas:
Se alimente muito nesses primeiros dias de frio, deixe a gordura, fritura de lado, deixe a carne, e os láctios (ácido lacteo enfraquece muito o sistema imunilógico). E se alimente muito de verduras, frutas, alguns chás como hortelã. Principalmente frutas ricas em ácido fólico como a laranja, maracujá, limão que fortalecem o sistema imunológico. Também se abasteça de complexo B, sendo as leveduras de ceveja, uma das mais ricas fontes.
Não tome banho quente. Sempre de morno para frio, se possível, só frio (mas não algo gelado também). Pois além do banho frio contribuir para o fortalecimento imunitário, também melhora a circulação sanguinea (diminuindo a sensação de frio), ajuda o organismo a se adaptar mais rapidamente ao frio. Sendo que o banho quente, retira a oleosidade natural da pele (assim tendo doenças de pele por causa dos ventos frios), enfraque a imunidade, e não permite que seu corpo se adapte ao frio com facilidade, além do mais, faz com que você sofra ainda mais com choques térmicos.


Bem, mas uma coisa é certa, esse tempo é muito bem-vindo. Apesar de que certamente muitos ficarão doentes nesse inicio (porque não cuidaram bem da saude antes), a qualidade do ar melhorará. Sendo que estava praticamente quase insuportável aqui na Grande São Paulo. Foi uma resposta de Deus a muitas orações, pois, até as atividades físicas tornaram-se nocivas (proibidas em algumas escolas) devido a grave poluição.

0 comentários: