02 julho 2006

O Dom de Lingua e a Bíblia

O dom de línguas, como a profecia e os milagres, tem uma falsificação. O dom originado no dia de Pentecostes consistia em idiomas humanos perfeitamente falados. A pronúncia de sons que não podem ser identificados como qualquer linguagem humana não é apenas uma perversão, mas uma falsificação do genuíno.

Em Atos 2, onde o dom de línguas foi mencionado pela primeira vez, é muito claro que "línguas" é a habilidade dotada pelo Espírito de falar em idiomas estrangeiros. De fato, a palavra traduzida como "língua" (como em I Cor. 14) é glossa, que significa "idioma".

I Cor. 14 deixa bem claro. TEM QUE HAVER INTERPRETAÇÃO, ou de NADA ADIANTA!

Veja:
"Da mesma sorte, se as coisas inanimadas, que fazzem som, seja flauta, seja citara, não formarem sons distintos, como se conhecerá o que se toca com a flauta ou com a citara?
Porque, se a trombeta der sonido incerto, quem se preparará para a batalha?
Assim também vós, se com a lingua não pronunciáres palavras nem inteligíveis, como se entenderá o que se diz? porque estareis como que falando ao ar.
Há, por exemplo, tanta espécie de vozes no mundo, e nenhuma delas é sem significação."
I Cor. 14:7-10 (veja até o fim)

[Pulando alguns versos...]
"E se alguém falar língua estranha, faça-se isso por dois, ou quando muito três, e por uma vez, e haja intérprete.
Mas se não houver intérprete, ESTEJA CALADO na igreja, e fale consigo mesmo, e com Deus.
(...)
Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos.
(...)
Mas faça-se tudo descentemente e com ordem."
II Cor. 14:27,28, 33 e 40


A Bíblia deixa bem clara quanto ao dom de línguas. Só deve haver, se houver necessidade. Ou seja, alguém precise ouvir aquela mensagem "em um idioma" que ela possa ENTENDER.

Por que Deus deu o dom de línguas - a razão?
"E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda a criatura.
E estes sinais seguirão aos que crerem: em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;
(...)
E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém." Marcos 16:15,17 e 20

"Portanto ide, ensinais todas as nações; batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém." Mat. 28:19 e 20

"Primeiramente dou graças ao meu Deus por Jesus Cristo, acerca de vós tidis, porque em todo o mundo é anunciada a vossa fé." Rom. 1:8

No inicío da igreja, havia necessidade do dom de línguas, ou o domínio de línguas estrangeiras. O evengelho precisava ser comunicado ao mundo, e a maior parte dos cristãos, depois da ascensão, não possuía o domínio de línguas estrangerias.

Em seu esforço de evangelização entre os pagãos, Paulo precisiva constantemente usar uma língua diferente do seu aramaico nativo - a linguagem comum dos judeus nos dias de Jesus e dos apóstolos. Corinto era um grande porto de mar e cidade comercial, com pessoas de muitas partes do Império Romano. Parece que algumas pessoas na igreja de Corinto usavam com arrogância línguas que outros membros não podiam entender prontamente. Paulo orientou a que não fizessem isso, a menos que tivessem um intérprete, visto que ningém na congregação, a não ser o pregador, podia ser eficado por isso (veja I Cor. 14:4).

Leia Atos 2:5-15.
E perceba algumas coisas: A festa de Pentecostes era um dia que comemorava o periodo da colheita. E viam gente de vários lugares do mundo, muitos que nem sabiam o idioma local até ali comemorar esta data festiva. Como mostra os versos 9, 10 e 11. E como vimos em alguns versos, eles possuiam um dever, de "pregar" a mensagem a TODOS, em todos os lugares do mundo, cada tribo e nação. E para isso, havia a necessidade dos apóstolos falarem num idioma que essas pessoas podiam entender. E para isso o Espirito Santo deu-lhes esse dom.
Com isso, um grupo de galileus, conhecidos como pessoas rudes do campo (não exatamente a elite sotisficada de Israel), de repente começaram a falar em todas essas línguas diferentes! Imagine o impacto daqueles viajantes ao ouvirem aqueles homens falando em seus idiomas. E também imagine as pessoas da cidade local, que apenas conhecia o idioma local; estes, acharam aquilo tão estranho que chamaram-lhes de estarem "embriagados".

A Palavra deixa bem claro. O Espirito deu esse dom para eles, para que eles pudessem transmitir a mensagem de Deus àquelas pessoas de forma que elas pudessem entender, compreender, de forma racional. (Pois, eles deveriam "ensinar".)
Se não houver essa necessidade, e se não há quem interprete. Paulo deixa bem claro: "FIQUE CALADO".

Naquela época conhecer outras línguas era algo muito erudito, apenas os grandes nobres, ou pessoas que eram servos com a função de "intérprete" normalmente conheciam mais de um idioma. Os demais praticamente sabiam o idioma natal, e não muito bem. Assim como a população analfabeta em qualquer lugar do mundo.

Porém hoje, pouca necessidade há desse dom. Já que a maioria tem acesso às "escolas de idiomas", e que o evangelho já é pregado em quase todo o mundo.
Tal dom é até uma mentira quando se tem um público que só sabe falar a sua própria lingua, inclusive o pregador. Não havendo necessidade alguma de falar-se em outro idioma. Quanto mais, ocasiões, em que pessoas dizem usar tal "ruído" para comunicar-se com Deus; ignorando os exemplos bíblicos onde todos os profetas e o próprio Jesus orava a Deus falando com o seu idioma de tal modo que qualquer um que ouvisse a oração entenderia.

Casos Hoje do Dom de Linguas
Conheço algumas histórias, como de um missionário (no livro Fogo na Montanha) em que ele foi para uma tribo na Asia das Manções, e chegado ali, não entendia o dialeto daquela tribo. Porém, em 2 semanas, milagrosamente ele já entendia e sabia expressar o suficiente para se comuniar com eles, e pregar-lhes a mensagem.
E também de um pastor peruano que foi para o EUA, sem saber o idioma, e estando numa estrada (aquela que corta o Canyon), o motorista começou a falar com ele, mas ele conseguia entender pouquissimas coisas que ele dizia. E o motorista estava sofrendo e precisava de consolo. E o pastor fez uma oração silenciosa. E milagrosamente conseguiu ler em sua Biblia na lingua portuguesa, alguns versos para ele em ingles de tal forma que o motorista conseguiu entender, e foi consolado.


Encerrando
"Algumas dessas pessoas têm formas de culto a que chamam dons, e dizem que o Senhor os pôs na igreja. Têm um palavreado sem sentido a que chamam língua desconhecida, desconhecida não só ao homem, mas ao Senhor e a todo o Céu. Tais dons são manufaturados por homens e mulheres ajudados pelo grande enganador. O fanatismo, a exaltação, o falso falar de línguas e os cultos ruidosos, têm sido considerados dons postos na igreja por Deus. Alguns têm sido iludidos a esse respeito." - Ellen G. White, Testemunhos Para a Igreja, vol. I, pág. 412.

0 comentários: