23 julho 2006

O Ar Poluído de São Paulo

Em plena Grande São Paulo fica díficil não sofrer com a qualidade péssima do ar. Além da imensa poluição por causa da grande frota de veículos, indústrias numa única região; há escassez de vegetação e terra a céu aberto, como também chuvas; o que se agrava pela má circulação do ar por causa das construções, o efeito estufa, ilhas de calor e a agravante "inversão térmica".

Como resultado, o horizonte torna-se mais curto e cinza, parecem até que roubaram alguns prédios. As filas nos hospitais aumentam, a maioria, com problemas respiratórios, atingindo principalmente as crianças e idosos. No dia-dia, as pessoas sofrem com um nariz seco, ou escorrendo, a garganta seca (às vezes, ardendo), sem muito folego para as atividades fisicas, moleza, preguiça etc.

Irei apenas esclarecer alguns desses fatores:

Poluição
No ar, se deve a concentração de partículas nocivas a saúde, ou em altas concentrações. O que também está associado a diminuição da umidade do ar. Sem dúvida, o maior causador são os automéveis, carros, caminhões e motos que usam gasolina ou diesel. Pois o alcool polui bem menos, e o Gás Natural, pouquíssimo. E essas partículas, por serem leves como o pó, ficam inertes no ar.

Para a diminuição da poluição é preciso que tal seja retirado da atmosfera e levado ao chão. E isto ocorre principalmente pela ação da chuva. Que leva essas partículas ao solo, limpando, assim, o ar. Ou reagindo a água com o gás carbonico, formando ácidos. E dessa forma o ar é despoluído. E também mantendo uma boa quantidade de umidade no ar, o que ocorre com grandes quantidades de mata e terra umida.

Respiração
É a nossa maior fonte de energia, indispensável. Alguns minutos sem respirar e ficaresmo com sérias seqüelas, ou até mesmo morrer. Para o ar chegar aos alvéolos (unidades dos pulmões que fazem a troca gasosa com o sangue), é preciso que chegue a uma temperatura de 37 graus e com 100% de umidade. Pora assim chegar ao sangue, e do sangue ao corpo.

Um dos motivos pela garganta ficar seca é porque toda a água local é utilizada na tentativa de umidecer o ar inspirado, e também para aquecer o ar (quando este frio). E com isso, então dá para entender as dimensões dos problemas respiratórios, entre outros, que simplesmente podem ocorrer por causa da poluição e baixa umidade. Um dos mais notáveis é a "moleza", "fadiga", "falta de folego", "alergias"...

Umidade do Ar
A natureza possui meios perfeitos de manter a umidade do ar sempre boa, que é a vegeteção e a terra a céu aberto. Pois tais possuem grandes quantidade de água, que por um processo de transporte, ele envia água para o ar aos poucos, assim mantendo sempre constante. O que aumenta muito ao entrar a noite, porque o calor diminui, e assim menos água é evaporada (formando garoas, neblinas etc.). E durante a noite continua, formando o orvalho etc.

As grandes cidades destruiram este sistema, acabando com a vegetação local, ou diminuindo a quantidades insignificantes e tampando a terra com asfalto, impedindo o transporte de água para a atmosfera.

Circulação do Ar
Os agentes poluentes também são dispersos pela ação do vento, que naturalmente vem do mar, do interior e das massas polares. Porém, as cidades ocupam grandes espaços, e com muitos prédios, paredes etc. Formando barreiras, e uma espécie de labirinto, que simplesmente faz com que o vento não consiga deslocar significadamente esses poluentes. E por causa do labirinto, de certa forma, não conseguem sair dessas ilhas.

Efeito Estufa
Alguns poluentes funcionam como um cobertor sobre uma determinada região. E o que um cobertor faz? Não permite que o calor escape, e assim mantem o local bem aquecido. E é isso que acontece. Por causa da poluição feita pelos automóveis, industrias etc. Formou-se verdadeiros cobertores sobre a Terra, de tal forma, que isso a faz aquecer e aquecer. E a cada ano que passa tal aquece mais.

Devido ao aquecimento, as substâncias tendem a evaporar, e as particulas a tornar-se leves. E com o calor, o ar mais quente tende a subir. E isso faz com que aumento a poluição, ou seja, o número de partículas nocivas a saúde do homem no ar. Grande parte vindo da poeira, sujeira organica (que possui carbono, como graxa, motores de carro, pneus etc.), como há em grande quantidade no asfalto nas ruas. Já queimou pneu? Sentiu o cheiro? Percebeu o ar mais pesado? Bem é isso o que acontece, as cidades ficam fedendo pneu queimado, só que numa escala bem menor do que numa fogueira local.

Ilhas de Calor
São locais, regiões (por isso, ilha) onde a temperatura local aumenta muito, porque as estruturas locais tem maior capacidade de absorver calor, como o concreto, prédios, asfalto, poluentes, carros, caminhões. O que ocorre na cidade. Isso faz com que a região fique mais quente. Por exemplo, se você medir a temperatura no centro de São Paulo e em Santo André, ao mesmo tempo, perceberá que no centro de São Paulo a temperatura estará mais elevada.
E mesmo em Santo André há ilhas de calor, em escalas menores. Por exemplo, se você for na periferia da cidade, como no pq. do Pedroso (mata atlantica) e andar uns 5 km até próximo ao centro, perceberá também uma notável diferença (o entro estará bem mais quente).

Inversão Térmica
Ocorre especialmente nos invernos, é um fenomeno natural. Onde as camadas de ar sofre uma reflexão. Assim o ar de baixo não consegue subir, ficando preso numa camada. Isso não é algo que dê muitos problemas, nenhum. O problema é quando se trata de uma região poluída. Pois a poluição não consegue subir para além dessa camada, ficando preso, e congestionando este pedaço.

Por isso, no inverno, quando você vê o horizonte, você vê claramente que do chão até uma certa altura o ar fica bem cinza, e de repente acima disso o céu está bem azul.
Mais informações: Wikipédia

Qual é o grande problema então?
É que quem mora numa cidade da Grande São Paulo, ira sofrer muito com isso nos invernos. Porque aqui no inverno, não chove, porque há muita poluição, e é uma enorme ilha de calor (bem aquecida mesmo).
Então morar em São Paulo nessa época, é o mesmo de morar dentro de uma caixa fechada bem poluida, e quando mais tempo passa, mais o ar dentro dessa caixa fica concentrado em poluentes.

Enfim, temos que orar muito para que chova. Além de ter mais consciência, e assim, preferir transportes coletivos e evitar poluir o ar. Até que, pelo menos, termine o inverno e se vá a inversão térmica.

Veja na imagem següinte os níveis de poluição no Estado de São Paulo.


Quanto mais vermelho, mais poluído, quanto mais azul, mais suave. Onde está sem cor, está limpo (puro). E onde está branco - como no centro da Grande São Paulo - é que está no mais elevado nível de poluição.

0 comentários: