16 julho 2006

Códigos da Bíblia

Estava assistindo aquele programa da Cultura que passa nos domingos, Mundo, onde é mostrado vários documentários. Então começou a falar de Bíblia e profecia, coisas que eu me interesso e muito. Até que inicou-se o comentário, então deparei-me com um dos maiores absurdos que minhas retinas já testemunhou.

O que é o código da Bíblia?
Trata-se de você procurar, o que alegam ser "mensagens escondidas" em CÓDIGOS, como uma criptografia, na Bíblia.

Esse método é usado muito por militares, agências de inteligência, como CIA, para que os "espiões" não consigam desvendar as informações secretas. Isso começou a ter uso, principalmente no fim da Segunda Guerra Mundial. E extremamente usado na Guerra Fria. Um exemplo disso, você pode ver no filme Uma Mente Brilhante, onde o matemático John Nash certa vez vai para o Pentágono, e entra numa sala, e depara-se com umas telas enormes com centenas de sequencias e blocos com números. Então John começa analisar aqueles numeros, de tal forma que consida desvendar o código, e no final descobre que são informações de algumas coordenadas de pontos de entrada (ou invasão) dos Russos nos EUA.

Por que "da Bíblia"?
Algumas pessoas ignorantes das Escrituras - do que elas dizem com suas próprias palavras - que gostam de coisas SENSACIONALISTAS, acreditam que a Bíblia é um livro meio que cheio de "mágia", algo do tipo "livro dos mortos"(Um mito Egito), e que a Bíblia, através de códigos escondidos, criptografados, possui "profecias" que falam sobre TUDO, todos os eventos da História, coisas do tipo: "A morte de Kennedy"; "o numero da loteria"; "Adolft Hitler"; "o Dia D"; "A Segunda Guerra Mundial"; "Que daqui dois dias você verá uma frase x no metro" ...

Indignação
Estou perplexo no sentido inconformado do tamanho absurdo disso. Primeiro, REJEITÃO a própria Bíblia, o que ela mesmo diz. Suas divisões, como quando ela trata de assuntos proféticos (ela mesma diz). Sendo que a própria Biblia diz quais são as CARACTERÍSTICAS de uma verdadeira PROFECIA, e as principais é:
  • Deus é sempre colocado como AUTOR da profecia e REVELADOR, o que dá a INTERPRETAÇÃO.
  • Ele sempre dá suas profecias por meio dos PROFETAS, apenas através deles, ela veio ao conhecimento do homem, foram escritas em palavras. E como é um profeta? A Bíblia deixa também bem caracterizado tal, como também afirma que existem FALSOS PROFETAS, principalmente nos dias de hoje, mostrando quais são suas características.
  • A profecia sempre engrandece o nome de Deus.
  • Ela serve para AVISAR, ou PREPARAR, ou ALERTAR, o povo de Deus, e este ao mundo, sobre o que há de acontecer, afim de levá-los para um crescimento espiritual.
  • Seu principal foco é levar as pessoas a pensar na oniciência de Deus, e na preparação para a vida eterna.

Nesse sistema de códigos, nega-se tudo isso. Tudo isso é posto de lado, negligenciado quando não é ignorado.

Combinação (algo que parece nenhum pensar, mesmo alguns sendo 'grandes' matemáticos)

Se você pegar 60 letras, repetidas ou não, tendo pelo menos todas as letras do alfabeto. Só com isso, através desse método de "cógido", você pode inventar INFITOS CÓDIGOS. Ou simplesmente, QUALQUER PALAVRA do alfabeto, ou nome.

Agora imagine na Bíblia, onde eu não faço nem idéia da quantidade de palavras que há ali, muito menos de letras. (acredito que deve passar de 1 milhão). Então simplesmente você pode encontrar até palavras como "World Trade Center", "Osama Bin Laden", "homosapiens", "estreptococos", "leão marinho", "tem um tatu no quintal de minha casa", "Bill Clinton é releito" etc.

E o que acontece? Esses franos que teimam em dizer que estão desvendando "códigos secretos", encontram, após fazer um tipo de "fórmula, ou teorema etc." montar algo tipo que "Cruzadinhas" - ou é "Caça-palavras"? - e então começa a procurar letras, e palavras, que de alguma forma formem algo que eles acreditem ser uma profecia, ou fato, ou algo conhecido. Como foi quando um desses "falseadores" (não são pesquisadores) encontrou na horizontal a palavra "Trotan" (algo assim, que em uma lingua significa MORTE, MORRER, ASSASSINATO, HOMICIDIO), e na vertical a palavrar "Kennedy". Então ele ajuntou isso e interpretou:

Trotan + Kennedy = Kennedy será assassinado

A conclusão do FALSEADOR foi: "A morte de Kennedy foi uma profecia, predita no passado. E TEM BASE BIBLICA." (essa frase em vermelho é a que mais me enraivesse).

O Maior Absurdo

Satanás conseguiu conquistar a mente de algumas pessoas, de tal maneira com isso, através de emoção. Que alguns lançaram uns livros por ai, onde dizem com toda convicção e "fé" que o mundo vai acabar em OUTUBRO desse ano (2007). E que isso é PROFÉTICO. E que estava na Bíblia.

Ou seja, o maior absurdo que pode existir nisso é a pessoa chegar ao ponto de acreditar que isso é VERDADE. Talvez possa até ser divertido para desenvolver o raciocinio lógico no sentido de desenvolver a capacidade de analisar e desenvolver códigos. Até mesmo com a Bíblia. Mas de modo algum, dizer que estas mensagens foram de deixadar por Deus na Bíblia, que são verdades etc.

E então o documentário termina, e a apresentadora do programa da cultura, termina com a pergunta:

"Quem é capaz de provar que isso é mentira?"

Quem? Quem? EU, e mais um punhado de pessoas que estudam a Bíblia com seriedade.

O Que a Bíblia nos diz sobre si?

"Examinais as Escrituras porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam." Joao 5:39

"Escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti." Salm. 119:11

O que ela faz? "Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho." salm. 119:105

Para que ela serve? "Toda a Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça;Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra."II Tim. 3:16-17

Qual é o seu poder? "Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração." Heb. 4:12

Quanto as profecias:

"E temos mui firme, a palavra dos profetas, a qual bem fazeis, em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia esclareça, e a estrela da alva apareça em vossos corações.Sabendo primeiramente isto; que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo." II Ped. 1:19-21

Ponto 1: NENHUMA PROFECIA DA ESCRITURA É DE PARTICULAR INTERPRETAÇÃO. Ou seja, cada profecia, diz a respeito de apenas uma coisa. Não tem como um simbolo, uma profecia, falar de mais do que uma coisa ou um evento, não há mulitiplicidade. Fora isso, a própria Bíblia se interpreta a profecia (veja o caso mais simples: Dan. 2:26-45). O que acontece é que algumas outras profecias dá um pouco mais de trabalho, MAS SEM EXPECULAÇÃO, basta pesquisar mais com muita atenção na Bíblia.

Ponto 2: A PROFECIA NUNCA FOI PRODUZIDA POR VONTADE DE HOMEM ALGUM. Está mais do que claro, não foram os homens, ou por suas vontades que foi produzido as profecias. Não foi a oração suplicante de Daniel (em Dan.2) que fez Deus produzir tal profecia. Pois ela foi dada primeiro para Nabucodonosor, sem que ele quisesse, tanto que tal sonho, deixou-o muito aflito e perturbado. Em controvérsia, nesse tal de código é nada mais do que O HOMEM PRODUZINDO A PROFECIA; é ele procurando, e tentando achar, encontrar (melhor seria INVENTAR) uma profecia.

Ponto 3: Os HOMENS SANTOS DE DEUS FALARAM INSPIRADOS PELO ESPIRITO SANTO. Veja só como que é o próprio Deus é colocado com a fonte, e os HOMENS SANTOS foram os instrumentos pelos quais Deus usou para FALAR. Ou seja, Deus revelava-os as profecias primeiro: falando com eles, ou escrevendo uma mensagem (como foi numa festa em Babilônio, veja Daniel 5). A coisa não se originou diretamente NAS MÃOS DOS HOMENS. Mas Deus falou-lhes através de sonhos, ou pessoalmente, como anjos e por assim vai. E não por coisas já escritas, onde apenas foram vistas de formas diferentes (códigos). E o mais importante é sempre explicito, nunca é escondido (alguma vez já viu algum profeta ir até a marca X, num mapa que ele inventou, cavar e ali encontrar uma profecia?).

Algumas Ciladas e o Poder da Palavra de Deus

Satanás tenta enganar as pessoas de diversas maneiras. Porém, TODAS AS VEZES, que essas pessoas não possuem a convicção da verdade e a Palavra de Deus "guardada em seus corações" (como diz o salmista) elas SERÃO ENGANADAS POR SATANÁS SIM. Jesus no deserto mostrou qual é o ÚNICO meio pelo qual se pode escapar das ciladas de Satanás:

"Assim diz a Palavra..."

Se não conheceis verdadeiramente o que dizem as Escrituras, como escaparás do grande enganador?

Os Profetas. O que a Bíblia dizem sobre eles - os verdadeiros?

"A Lei e o Testemunho! se eles não falarem segundo esta palavra, nunca verão a alva." Is. 8:20

"Buscai no livro do Senhor, e lede; nenhuma destas coisas falhará, nem uma nem outra faltará; porque a minha própria boca o ordenou, e o seu espírito mesmo as ajuntará." Isa. 34:16

"Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos." Luc. 16:29

A profecia tem que vir de um profeta. E não de qualquer um que aventura-se em recobinar as letras desse livro milenar (em anos e em palavras).

"Porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim." At. 17:11 - Ou seja, toda profecia, todas verdades, tudo que se acredita possa ter vindo de Deus, se é verdadeiro ou não. TEM QUE SER PROVADA SE ATENDE AS ESCRITURAS.

Lá no fim da Bíblia temos:

"E disse-me: Estas palavras são fiéis e verdadeiras; e o Senhor, o Deus dos santos profetas, enviou o seu anjo, para mostrar aos seus servos as coisas que em breve hão de acontecer."

O verso deixa bem claro: ESTAS palavras, as que estão escritas na Bíblia, essas que vemos com os nossos olhos etc. E não as palavras formadas pelo código.

continuando: ""Eis que presto venho: Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro [apocalipse]."

E para encerrar. As palavras mais claras possíveis da Bíblia quanto a sua CONDENAÇÃO a esse tal "código da Bíblia":

"Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que se alguém lhes ACRESCENTAR ALGUMA COISA, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro;" Apoc. 22:19

"Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda e sejas achado mentiroso." Prov. 30:6

Bem, e assim encerro. Estudeis as Escrituras, procurai saber o que Elas dizem. Não caia em qualquer sensacionalismo e vento que surge por ai, pois a quantidade é imensa, e o único modo de se manter firme no caminho da verdade, é estar firme na Rocha forte que é Jesus. E como? Guardando a Palavra de Deus no seu coração (sua mente), nos seus dias, nos seus atos, a todo o momento.

Quanto a TV Cultura. Por que não coloca algum documentário feito pelos Adventistas do Sétimo Dia? Porque não consulta os BONS teologos adventistas? Porque não nos deixai falar sobre as verdadeiras profecias biblicas? Ao invés de colocar estes "manés" que jogaram a Bíblia no chiqueiro com esse documentário.

Um por exemplo: Eventos Finais

0 comentários: