16 fevereiro 2006

A Ciência Moderna é Imperfeita


Conceitos da Palavra de Deus quanto a ciência:

  • O temor do Senhor é o princípio da ciência; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução. Prov. 1:7
  • Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus: pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia. I Cor. 3:19
  • Deus - Cristo. Em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência. Colos. 2:2 e 3
  • A ciência vem da virtude, a qual vem da e da diligência. II Ped. 1:5
  • E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. Tiago 1:5
  • Porque o Senhor dá a sabedoria: da sua boca vem o conhecimento e o entendimento. Prov. 2:6
  • O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e a ciência do Santo a prudência. Prov. 9:10

A Matemática é rigorosissimo quanto à precisão, à razão, à exatidão a qual sustenta um pilar imóvel da prudência e da verassidade do resultado.

Porém o mesmo não é aplicado na ciência moderna a qual é constituida principalmente por físicos, químicos e astronomos. Pois seus cálculos não constituem todos os fatores de influência e variáveis, os quais são estremamente complexos, muito além da capacidade da mente humana. Então os problemas são analisados em partes, por dimensões como: cinemática, mecânica, eletricidade... Porém, de forma simplificada: "em momentos e escalas relevantes" [ou seja, o que o cientista julga ser relevante - subjetividade]; o que formam resultados "aproximados" e, muitos vezes, fora da realidade prática; o que exige que o sistema esteja em algumas condições físicas constantes ou/e ideais (ex. CNTP) e sem ação de qualquer outro fator modificador. E após a obtenção dos valores dimensionais então são feitas tentativas de mesclar tais dimensões, com os valores não exatos.

A mesclagem é a parte mais complexa, difícil e importante; é quando se faz a união de fatores, como: cinemática, estática, mecânica termodinâmica, óptica, ondas etc. Para então chegar-se a um resultado final.

Porém tal resultado, muitas vezes, tem "várias possibilidades" e também uma escala de probabilidade, às vezes, podendo variar entre 1/1000000 e 1000000 (expressão).

Exemplo:

Uma família num carro percorre uma distância de 100km em 2h. QUal foi a energia final que o motor do carro usou?

Se for procurar um resultado verdadeiro, teria-se que encontrar fórmulas harmônicas que julgassem todas influências (internas e externas) e variáveis possiveis. Como: Variação da temperatura, vento, condições climáticas, variação da estrada (curvas, inclinações, buracos...), o peso das pessoas e suas distribuições no veículo, o motor, a gasolina, as propriedades químicas, o atrito, freiadas, acelerações, vidros abertos ou não, ultrapassagens, mudanças de faixas etc.

O mais complexo está na astronomia, geografia e medicina. Os cientistas não conseguem mais estudar o ser-humano como um todo de tão complexo que este é, de tal forma que o tratamento das doenças possui apenas dimensões específicas e não o todo, além de serem baseadas em "estatisticas";

Na geografia principalmente quanto aos fenômenos naturais e climáticos, os quais possuem uma profunda complexidade. E raramente são obtidos resultados exatos, e apenas "previsões do que pode ou não ocorrer dentro de uma escala". O que levou à construção de gigantes e poderosíssimos computadores, os quais podem fazer milhões de cálculos por segundo. E por mais realistas e próximos que possam ser seus cálculos, ainda não resultam na exatidão.

Exemplo: Num muro de tijolos, ou num paredão de terra. Se dermos vários tiros de canhões, idênticos, em pontos diferentes. Cada local de impacto terá reações específicas e distintas. Indo muito-hiper-maximo ao fundo poderia até dizer que a forma como estão ligadas as móleculas dos tijolos, influenciara muito no resultado dessas colisões.

Na geografia um dos maiores absurdos para alguns é o uso de algumas teorias como se fossem a elementar verdade. Como o que no "interior da Terra". Pois o método ciêntifico tem como principal pilar a "observação". E como podem elementar como "realidade" algo em que nunca tiverem a oportunidade de ver ou mesmo chegar perto? Sendo que os recordes de perfurações não ultrapassaram alguns poucos quilômetros, entre milhares necessários para conhecer mais a dentro. E então, toda uma ciência é formada, em cima de uma subjetividade com algumas referências (tratadas como evidências do tipo "elo perdido") e intuição. E tal é aceita, por não haver uma melhor proposta.

A campeã da complexidade e subjetividade dos resultados é a astronomia. Bilhões de estrelas, nebulosas, buracos, cometas, asteróides, gravidades, planetas, galáxias... cada uma com suas diversas características e variáveis. E todas acavam influênciando-se de tal modo que ocorra esse maravilhoso eqüilíbrio. Pois um milésimo de desequilibrio, e o Universo deixaria de ser o que é. É uma precisão perfeita, infinita - como os números irracionais - como todos esses sistemas, uns a trilhões de kms do outro, se relacionam.

Os cientistas para estudar o Universo abusam da óptica, ocilações(ondas), engenharia, matemática, mas, sobretudo, da intuição, imaginação, perspectiva, subjetividade e dedução.

O que se têm são, na maioria, imagens tiradas por sondas e pequenas amostras de algo ou outro. Essas imagens retiradas a milhões de kms, quando não bilhões, em escalas onde estrelas são apenas pequenos pontos; tais são fontes dessa ciência "humanizada".

Tudo o que a ciência diz conhecer hoje, 80% (maioria), é falso. Ou seja, não é exato (100%verdadeiro). E mesmo assim: Se o Sol fosse feito de areia, tudo não seria nem um elétron em um desses xlhões de grãos de areia. Sendo que, no que se julga conhecer, não se sabe mesclar essas informações com exatidão. Pois tudo está muito além da capacidade da razão humana, e de suas criações como os computadores.

A ciência moderna é uma espada de 2 gumes, na qual um dos lados está mais afiado que o outro; esse lado é a "falsidade dos resultados imperfeitos." Pois cientistas querem resultados rápidos para equações que demorariam de anos até milênios para chegar-se a seus valores exatos - e olha lá. Ou seja, são impacientes. Porque muitos deixaram de buscar a verdadeira fonte da ciência, do conhecimento, da sabedoria, do entendimento e da máxima razão, que é o Criador do Universo.

Obs: "a verdadeira ciência, todo conhecimento, toda sabedoria, todo entendimento, e toda razão" é algo INFINITO, mas que existe e ocorre num ser infinito que é Deus. - Não me pergunte como entender isto.

O máximo que podem fazer são previsões absurdamente mínimas ou máximas, entre várias possibilidades e valores aproximados: de suas perspectivas finitas da minúscula, obscura e finita mente humano.

Um homem pode analisar um carro e saber tudo sobre ele, sobre suas peças. Inclusive fazer cópias idênticas. Pois é criação de seu conhecimento humano e finito. Porém o homem, a cada criação de sua conhecimento humano e finito. Porém o homem, a cada dia que passa, aprofunda-se o conhecimento da medicina em sua complexidade e mais perguntas surgem a cada descoberta. Pois a sabedoria com que foi feito o homem é infinita. Conseguem fazer uma cópia idêntica do ser-humano? Óbvio que não. [A clonagem é um mito, tudo que se faz, é uma manipulação genética; não se cria nada, é uma manipulação do já criado, a fim de possuir o máximo de semelhança "genética" de um referencial. Quer ver o que é criar? Pegue um bando de cientistas mais graduados que existem, levem ele para onde tem muito "pó da terra" e dizem para eles: agora criem um homem, não só o corpo e suas características mas com espírito.]

Veja a natureza, os oceanos, o céu, as estrelas. Toda criação de Deus são obras de artes divinas, feitas com uma sabedoria, a qual a eternidade é seu tamanho.

Aliás, qual o homem que conhece, compreende e entende o que é a eternidade e o infinito? Mas qual nega a existência delas? Como somos pequenos. E mesmo assim, alguns querem deduzir com toda sua falibilidade e finidade: "a origem", "o que é" e "para onde vai" as coisas que possuem cimplexidades infinitas. Isso é lamentável.

Acredito que Deus nos concede pequenas revelações de sua sabedoria, conhecimento e ciência conforme for elevando nossa mente e suas faculdades. Acredito que toda expressão matemática e física não são a verassidade elementar de cada "lei natual" e "fenômeno". Mas sim, pequenas obras, algumas, racionais; provas de um Deus majestoso e criador. E que tais são a verdade, apenas coeficientes de dimensões muito mais complexas de uma "fórmula única e geral" a qual sustenta toda verdade, leis etc. Um pilar seguro, imóvel que sustenta toda eternidade e o Universo. A qual do o nome para este pilar de VERDADE e de SABEDORIA-PURA. E acredito que passaremos a eternidade toda tendando desvendar essa fórmula, mas que nunca chegaremos nela, porque ela é infinita e eterna; mas o que sempre descobriremos são apenas dimensões e coeficientes.

Agora estou iniciando meu curso de Lic. em Matemática, com planos para Bacharelado e uns de pós-graduação. Procurando encontrar muito mais respostas, conhecimento sobre a VERDADE. Pois este "sonho" de busca pela SABEDORIA-PURA é a máquina nos motiva a viver e desenvolver-se com diligência. E seu fim, de certa forma, seria parte de um efeito dominó que se destinaria ao fim da razão da existência do "poquê viver".

0 comentários: