24 dezembro 2005

Pirataria: Solução ou Problema?

0 comentários
Crítica minha para um teólogo que afirmava ser a pirataria um grande erro e pecado.

Discordo sobre sua opinião a respeito da "pirataria". Pois analisado a grosso modo, pela constituição brasileira a qual não favorece a justiça social e sim as corporações e os ricos; e pelo modo como hoje é tratado "o comércio". Aí sim, podemos dizer que é errado a pirataria.

Ou seja, se você copiar um cd na sua casa para dar pro seu amigo, é um crime. Se você vender um lapis que for sem nota fiscal. Se você comprar algo no camelo também é crime.

Mas o pior de tudo é o "crime legal", o qual está de acordo com a lei humana. Um exemplo: Compre um tênis da nike. Você simplesmente está mantendo o trabalho escravo de chineses, e dando dinheiro para psicopatas.
Assista o documentário: "A Corporação".

Antigamente, o comércio normalmente era feito pela troca. Hoje, a burguesia, criou "barreiras" para as pessoas poderem viver, trocar mercadorias... para que em tudo que você faça, eles saiam ganhando um trocado. E o modo como é usado "pirataria" hoje, é a mesma coisa. Não passa de interesse próprio e vaidade. Por exemplo. Se as biblias custasse mil reais, e alguem quisesse vende-la por 10 reais, e assim começasse a pirateá-la... então?

A pirataria no mercantilismo era nada mais do que ações praticadas pela Inglaterra e França, para roubar barcos cargueiros que levavam produtos explorados da América para a Europa, sem a patente militar, para ficar no anonimato.

Hoje, a pirataria, é uma falha no sistema capitalista. Da mesma forma como é o tráfico de armas, drogas uma falha no sistema. Pois o próprio sistema o nutri. Se as potestades quisessem acabar com tais, bastava "aniquilarem com os paraísos fiscais". Mas, sabemos o motivo pelo qual ainda existem.
A pirataria é uma fagulha da justiça em meio à crise do capitalismo financeiro (tudo tem que passar pelo banco), mas que ao mesmo tempo, destrói aqueles que são justos "dentro do sistema".

Se uma pessoa quer fazer justiça de verdade, o bem-comum, fazer a coisa certa para a humanidade. E não ao interesse próprio de ganhar os créditos por ter feito a música, nem a favorecer os bancários e a legislação que favorece a minoria rica. Essa pessoa iria piratiar praticamente TUDO. Ela faria cópias de livros em casa, de cd's, venderia a baixissimo custo, no qual a maioria (pobres) poderiam ter acesso e ao mesmo conteúdo e informação, que hoje são privados do povão. E certamente, tal pessoa seria PERSEGUIDO pelos "grandes". Assim como Lutero e tantos outros foram.

E me chama a atenção um trecho no Grande Conflito que diz, que a igreja reavivada é uma igreja perseguida pelo mundo.

O problema da questão não são as leis. Mas a vaidade. E você escolhe se atenderá ao bem da minoria rica (num sistema completamente injusto, explorador, que rouba a massa) ou a maioria pobre (os quais só tem acesso ao resto da comida dos ricos).

Jesus disse uma vez: "Dê a Cesar o que é de Cesar..." Mas também que em primeiro lugar fazer a vontade de Deus. E em outro lugar diz: “Aquele que sabe o que é certo e não o faz, peca.”
E não acredito que colaborar com o sistema capitalista seja a vontade de Deus. Na verdade se opõe a ela. Porque é um sistema que reflete a máxima oposição da justiça.
E, sim, o foco deve ser o bom samaritano, o qual dá tudo de si o que for possivel pelo bem do próximo. E isto, hoje, requer romper-se com o sistema. Pois está fora de seus principios "o bem social".

Pirataria a grosso modo são produtos sem CNPJ originais. A qual a mídia subordinada aos burgueses, impõe a imagem que são simplesmente ladrões, traficantes e a escória da sociedade. E na verdade, a salvação da classe média baixa e pobres. – Claro que existem uns que usam para o narcotráfico. Assim como a MSI usa o dinheiro dos ingressos dos jogos do Corinthians para tal. (se acordo com muitas fontes).

O Brasil sem pirataria não seria o Brasil que é hoje. A informática seria quase inexistente. Entre muitas outras coisas.

Acredito que é uma questão a ser analisada profundamente. E para isso temos que olhar os âmbitos sociais, econômicos e políticos. Mas, antes de mais nada, assistir o documentário: A Corporação.

20 dezembro 2005

Reflexões Sobre a Vaidade dos Homens

0 comentários
Esse texto foi tirado da prova dissertativa de português da Unesp 2006. E me surpreendeu, e gostei muito, quando vi que num dos exercícios na verdade do 4 ao 7, foram feitos perguntas em cima de um trecho da Biblia - Eclesiastes 1:1-15 - com esse texto de Matias Aires Tamos da Silva de Eça, 1953. O legal foi ver a valorização da Bíblia. E o tema, não podia ser outor; vaidade.

Reflexões sobre a Vidade dos Homens
.....Vivemos com vaidade, e com vaidade morremos; arrancando os últimos suspiros, estamos dispondo a nossa pompa fúnebre, como se em hora fatal o morrer não bastasse para ocupação: nessa hora em que estamos para deixar o mundo, ou em que o mundo está para nos deixar, e entramos a compor e a ordenar o nosso acompanhamento e assistência funeral; e com vanglória antecipada nos pomos a antever aquela crimônia, a que chamam as nações últimas horas, devendo antes chamá-la de vidades últimas. Queremos que em cada um de nós se entregue à terra, com solenidade e fausto, outra infeliz porção de terra: tributo inexorável! A vaidade no mei oda agonia nos faz saborear a ostentação de um luxo que nos é posterior, e nos faz sens'veis a satenções que hão de diregir-se à nossa insensibilidade. (...)
.....De todas as paixões, a que mais se esconde é a vidade: e se esconde de tal forna, que a si mesma se oculta e ignora: ainda as ações mais pias nascem muitas vezes de uma viadade mística, que quem a tem não a conhece nem distingue: a satisfação própria, que a alma recebe, é como um espelho em que nos vemos superiores aos mais homens pelo bem que obramos, e nisso consiste a viadade de obrar o bem.
.....Não há maior injúria que o desprezo; é porque o desprezo todo se dirige e ofende a viadade: por isso a perda da honra aflige mais que a da fortuna; não porque esta deixe de ter um objeto mais certo e mais visível, mas porque aquela toda se compõe da vaidade, que é em nós a parte mais sensível. Poucas vezes se espõe a honra por amor da vida, e quase sempre se sacrifica a vida por amor da honra. Com a honra que adquire, se consola o que perde a vida; porém o que perde a honra, não lhe serve de alívio a vida que conserva: como se os homens mais nascessem para terem honra, que para terem vida, ou fossem formados menos para existirem no ser, que para durarem na vaidade. Justo fora que amassem com excesso a honra, se esta não fosse quase sempre um desvario que se sustenta na estimação dos homens, e só vive da opinião deles.
(Matias Aires Ramos da Silva de Eça. Reflexões sobre a viadade
dos homens. 1953)
Reflita um pouco sobre isso, e sobre o que Salomão escreveu em Eclesiastes 1:1-15.
"Vaidade de vaidade, disse o Eclesiastes; vaidade de vaidades, tudo é vaidade."
Palavras marcantes desse texto:
  • vanglória antecipada
  • vaidades últimas
  • a vaidade de obrar o bem
  • um desvario que se sustenta na estimação dos homens

O Fim dos Tempos

0 comentários
Mensagem destinada principalmente para adventistas.

Olá colegas obreiros.

Ontem, segunda, assisti um programa que me surpreendeu muito na Record o nome era “Fim dos Tempos”. E me surpreendeu muito, porque “o mundo” reconhece que estamos no fim, as probabilidades que o mundo será destruído é acima dos 50%. Na verdade ele “já devia estar destruído”, na Guerra Fria, um segundo em que os lideres perdessem a razão, e apertassem um botão “Na Crise dos Mísseis” e o mundo teria virado pó.
O programa destacou algumas coisas, mas o que mais me tocou foi por ter feito referências quanto aos versículos proféticos encontrado no Novo Testamento. Porém, de todos usados, apenas um foi corretamente interpretado (“E haverá em vários lugares grandes terremotos, e fomes e pestilências; haverá também coisas espantosas, e grandes sinais no céu.” Luc. 21:11).
Mas nós, através da Palavra e do dom de profecia, sabemos que o mundo não acabará como “eles” pensam. Não será por um buraco negro (o qual muitos cientistas ainda discordam do que dizem ser ele), não será por um meteoro, não será pelo aquecimento global, nem por terremotos, furações, ondas, pestes e fomes. Pois a Palavra diz que anjos do Senhor estão segurando os ventos da terra para que a terra não seja destruída antes da vinda do Filho do homem. E que tais coisas apenas são SINAIS da vinda de Jesus. Ele próprio diz: Assim como a primavera é um sinal que logo sucederá o verão, assim também esses sinais dizem estar próximo o dia do Juízo.
Outra coisa, é que eles DESCONHECEM o que a Palavra de Deus quer dizer, por exemplo o Apocalipse, eles o aplicam com um valor semântico de “fim, a morte, o fim da vida, do planeta terra etc.” E que, na verdade, apenas quer dizer “revelação”. Assim também para com o Armageddon.

Antes de concluir meu pensamento, e a mensagem que quero deixar para você. Imploro para que leia esse trecho tirado do O Grande Conflito. Toda essa leitura desse e-mail não tomará mais do que 20 minutos do seu tempo. Tempo todos temos 24 horas, você apenas decide como desfrutará deles, e suas prioridades. Priorize este.

CAPITULO 17 – Promessas do Retorno de Cristo
Até está parte EGW vem contando do cumprimento das profecias quando diz “E haverá sinais no sol e na lua e nas estrelas; e na terra angústia das nações, em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas;” (luc. 21:25)
Os quais foram cumpridos no terrível terremoto de Lisboa (1755). O dia que o dia virou noite numa escuridão total e que na mesma noite a lua pareceu sangue (19 de maio de 1780), o qual também cumpriu a profecia quando dizia que seria após o fim da perseguição, referindo-se a profecia das 1260 tardes e manhãs, a qual concluiu-se na revolução francesa (ou burguesa) em 1798. A perseguição acabou ¼ do século antes (1775), então se ocorreria após, foi o que aconteceu em 1780.
E então agora a mensagem é para nós, adventistas, guardadores da verdade para o nosso tempo, das três mensagens angélicas, de que o retorno de nosso Redentor está muito perto – eu particularmente acredito que não chegarei aos 40 anos.
Então, vamos lá. Tudo o que estiver em itálico é comentário pessoal.


Mas na igreja o amor a Cristo e a fé em Sua vinda haviam se esfriado (uma das artimanhas do diabo é levar-nos a acreditar que Jesus demorará a voltar). O professo povo de Deus estava cego às instruções do Salvador concernentes aos sinais do Seu aparecimento. A doutrina do segundo advento tinha sido negligenciada, a ponto de estar em grande parte esquecida e mesmo ignorada, especialmente na América (o berço do capitalismo). Uma absorvente devoção em adquirir dinheiro, a ansiosa busca de popularidade e poderio, levavam os homem a afastar para o futuro longínquo o dia solene em que passaria a presente ordem de coisas.
O Salvador indicara o estado de apostasia que haveria de existir precisamente antes de Seu segundo Advento. Para os que vivessem (nós) nesse tempo, a advertência de Cristo é: “Acautelai-vos por vós mesmos, para que nunca vos suceda que os vossos corações fiquem sobrecarregados com as conseqüências das orgias, da embriaguez e das preocupações deste mundo, e para que aquele dia não venha sobre vós repentinamente, como um laço.” “Vigiai, pois, a todo tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que têm de suceder, e estar em pé na presença do Filho do homem.” Luc. 21:34 e 36.
Era necessário que os homens despertassem a fim de preparar-se para os acontecimentos solenes ligados ao final do tempo da graça. “Grande é o dia do Senhor, e mui terrível! Quem o poderá suportar?” Quem poderá subsistir quando aparecer Aquele que é “tão puro de olhos, que não” pode “ver o mal”, e não pode contemplar a opressão? “Castigarei o mundo por causa da sua maldade, e os perversos por causa da sua iniqüidade; farei cessar a arrogância dos atrevidos, e abaterei a soberba dos violentos.” “Nem a sua prata nem o seu ouro os poderão livrar no dia da indignação do Senhor”; “por isso serão saqueados os seus bens, e assoladas as suas casas.” Joel 2:11; Habacuque 1:13; Isaías 13:11; Sofonias 1:18 e 13.

Chamado ao Despertamento
Em vista desse grande dia a Palavra de Deus convida Seu povo a buscar a Sua face com arrependimento:
“Porque o dia do Senhor vem, já está próximo.” “Promulgai um santo jejum, proclamai uma assembléia solene. Congregai o povo, santificai a congregação, ajuntai os anciãos, reuni os filhinhos e os que mamam. ... Chorem os sacerdotes, ministros do Senhor, entre o pórtico e o altar.” “Convertei-vos a Mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, com choro e com pranto. Rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque Ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-Se, e grande em benignidade.” Joel 2:1, 15-17, 12 e 13.
A fim de preparar um povo para estar em pé no dia de Deus, deveria realizar-se uma grande obra de reforma. Em Sua misericórdia estava Ele prestes a enviar uma mensagem de advertência a fim de levá-los a preparar-se para a vinda de Jesus.
Essa advertência é trazida a lume em Apocalipse 14. Apresenta-se-nos ali, uma tríplice mensagem como sendo proclamada por seres celestiais, e imediatamente seguida pela vinda do Filho do homem para buscar a “colheita da Terra”. O profeta viu um anjo “voando pelo meio do céu, tendo um evangelho eterno para pregar aos que se assentam sobre a Terra, e a cada nação, tribo, língua e povo, dizendo com grande vós: ‘Temei a Deus e daí-Lhe glória, pois é chegada a hora do Seu juízo; e adorai Aquele que fez o céu, e a Terra, e o mar, e as fontes das águas.’” Apoc. 14:6 e 7 ( E hoje, em oposição a isto, Satanás através de seus instrumentos humanos prega o evolucionismo, o politeísmo, paganismo, ateísmo; e ainda por cima, diz que “Não é chegada a hora do Seu juízo”, e que irá demorar.)
Declara-se que essa mensagem é parte do “evangelho eterno”. A obra de pregação foi confiada aos homens. (Não aos pastores, mas a todos os filhos de Deus). Santos anjos têm dirigido, mas a proclamação do evangelho propriamente dita é efetuada pelos servos de Cristo na Terra. Homens fiéis, obedientes aos impulsos do Espírito de Deus e aos ensinamentos de Sua Palavra, devem proclamar esta advertência. Eles têm buscado o conhecimento de Deus, considerando-o “melhor do que a mercadoria de prata, e melhor a sua renda do que o ouro mais fino”. “A intimidade do Senhor e para os que O temem, aos quais Ele dará a conhecer a Sua aliança.” Prov. 3:14; Salmo 25:14.

Mensagem Apresentada por Pessoas Humildes
Houvessem os eruditos teólogos sido guardas fiéis, pesquisando as Escrituras com diligência e oração, teriam conhecido o tempo. As profecias lhes teriam esclarecido os acontecimentos prestes a ocorrer. Mas a mensagem foi apresenta por homens mais humildes. OS QUE NEGLIGENCIAM BUSCAR A LUZ QUE LHES ESTÁ AO ALCANCE SÃO DEIXADOS EM TREVAS. ... “Quem Me segue não andará nas trevas, pelo contrário, terá a luz da vida.” João 8:12. A esta pessoa será enviada alguma estrela de fulgor celestial para guiá-la em toda a verdade.
Esse tópico, último do capítulo, vem comparando de uma forma maravilhosa a primeira vinda de Cristo com a segunda. O povo de Deus na primeira vinda, e nós, o povo de Deus na segunda vinda. Tem uma passagem mui forte na qual merece nos levar a reforma, ao arrependimento, e transformar-nos para buscar o conhecimento da Palavra de Deus: Os dirigentes judeus estariam sem desculpas se não soubessem. Sua ignorância era o resultado da pecaminosa negligência.
Na primeira vinda, praticamente ninguém deu atenção às profecias de Daniel e Miquéias, um diz quando aconteceria (na profecia das 70 semanas) e o outro onde aconteceria a primeira vinda de Jesus. Mas ninguém deu atenção a isso, principalmente os teólogos, escribas e fariseus. O povo de Deus estava quieto quanto a isso. Anjos foram enviados à Terra para encontrar pessoas as quais estariam prontas para receber e dar glórias ao Salvador, mas não encontraram. Quando voltavam ao Céu para dar a triste noticia, encontraram simples pastores, os quais aguardavam. E foi assim, dentro a multidão do professo povo de Israel, apenas 3 magos gentios, foram ao encontro do Salvador. E EGW faz muitos comparações fortíssimas para com nós, a mesma coisa. Quantos estamos preparados? Pois, caso contrário, aquele dia virá como um ladrão para nós. E AI! De nós se for assim.

Oh, que lição encerra a maravilhosa história de Belém! Quanto ela reprova nossa incredulidade, nosso orgulho e auto-suficiência! Quanto nos adverte para que não aconteça que deixemos também de discernir os sinais dos tempos e, portanto, não conheçamos o dia de nossa visitação!
(...)
É para os que O esperam que Cristo deve aparecer “segunda vez, sem pecado”, e trazer-lhes a salvação. Hebreus 9:28. Semelhantemente às novas do nascimento do Salvador, a mensagem do segundo advento não foi confiada aos dirigentes religiosos do povo. Eles haviam recusado a luz do Céu; portanto, não pertenciam ao número daqueles descritos pelo apóstolo Paulo: “Mas vós, irmãos, não estais em trevas, para que esse dia como ladrão vos apanhe de surpresa; porquanto vós todos sois filhos da luz, e filhos do dia; nós não somos da noite, nem das trevas.” I Tess. 5:4 e 5.
Os guardas sobre o muro de Sião deveriam ter sido os primeiros a captar as novas do advento do Salvador, os primeiros a proclamar que Ele estava próximo. ENTREGAVAM-SE, PORÉM, AO COMODISMO, ENQUANTO O POVO DORMIA EM SEUS PECADOS. Jesus viu a Sua igreja, simulando a figueira estéril, coberta de folhas pretensiosas e, no entanto, destituída do precioso fruto. O espírito de verdadeira humildade, penitência e fé estavam em falta. Havia orgulho, formalismo, egoísmo e opressão. Uma igreja apóstata fechava os olhos aos sinais dos tempos. O povo apartou-se de Deus e separou-se de Seu amor. Como se recusaram a satisfazer as condições, Suas promessas não se cumpriram para eles.
Muitos dentre os professos seguidores de Cristo se recusam a receber a luz do Céu. Como os judeus de outrora, não conheceram o tempo de sua visitação. O Senhor se passa por alto e revela Sua verdade aos que, à semelhança dos pastores de Belém e dos sábios do Oriente, têm prestado atenção a toda a luz que receberam.

EGW – O Grande Conflito, Cap. Promessas do Retorno de Cristo
Págs. 176 – 180 (edição condensada).


Irmãos, como visto, o mundo está sedento das “revelações da verdade para este tempo”. Estão tentando falar até das profecias bíblicas, mas como cegos tentando pegar um vaga-lume. E nós, temos essa mensagem, a verdade. Aliás, qual foi a ordem dada para os cristãos ( seguidores de Cristo): “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda a criatura.” Mar. 16:15.
E cadê a proclamação da terceira mensagem? - “E seguiu-os o terceiro anjo, dizendo com grande voz: Se alguém adorar a besta, e a sua imagem, e receber o sinal na sua testa, ou na sua mão. Também o tal beberá da ira de Deus, que se deitou, não misturado, no cálice da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro. E o fumo do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso nem de dia nem de noite os que adoram a besta e a sua imagem, e aquele que receber o sinal do seu nome.” Apoc. 9-11.
As pessoas estão aí. E essa mensagem não cabe somente aos pastores, pregadores, anciãos, coral, cantores proclamarem. Mas a cada um que submergiu nas águas e fez aquele sagrado voto perante o Senhor e suas testemunhas. A você e a mim cabe a ordem de proclamar essa mensagem a todos!
Não existe desculpas. Pois se você é nova criatura, eis que foi feito novas todas as coisas, e recebestes os DONS do Espírito Santo. Tais nos capacitam a pregar a Palavra. E também têm os frutos do Espírito, que nos fazem justos e com uma vida nos caminhos do Salvador. A pergunta é: Cadê seus frutos? Cadê seus dons? – Você realmente “rasgou seu coração” e deixou que Cristo desse um novo? Caso não, o conselho é que jejue, chorai, pranteai, arrependei-vos, e reclamai a Deus a verdadeira conversão. Pois não estamos mais em tempo de brincar. Para quem os olhos estão abertos, sabem que o tempo é pouco, que tudo está a um estopim de acontecer.

Estais preparados?
Deus proibiu seu povo de comer a gordura, principalmente ali na saída do Egito, e deu-lhes o maná. A Reforma da Saúde foi concebida a eles para prepará-los para a entrada em Canaã. E do mesmo jeito, Deus hoje, nos ordenou a Reforma da Saúde, talvez muito mais complexa do que no passado, mas muito simples na prática; tal foi nos concebida para nos preparar na Canaã Celestial. Tens-se preparado?
Virá o tempo de angústia. Virá o tempo onde será separado o joio do trigo. Virá o tempo onde será decretado a guarda do domingo, e a mensagem é que nos refugiemos nas cidades menores e isoladas. Estais preparados para essa fulga? E após, teremos que fugir para as poucas florestas, montanhas, cavernas que Deus conservará para o Seu povo. A fuga para as montanhas. E ninguém sabe o tempo que tal durará. E novamente pergunto: Estais preparados para tal? Quantos aqui já passaram num curso de sobrevivência na selva e estão bem integrados com a natureza?

Hoje, infelizmente, a Igreja perdeu muito o seu foco. Que é o trabalho missionário, a nossa missão. Esse é objetivo da igreja, para isso foi instituída. Para conduzir almas a cristo, e ensiná-los na verdade. Mas hoje vemos “eventos” e “shows”, programações onde o que importa é o publico e seu comportamento emocional e depois perguntá-los “Gostou?” ao invés de “Arrependei-vos, pois eis que é chegado o dia do juízo.” Hoje, estão presos “ao dinheiro”, virou um trabalho com carteira de trabalho, salários, se tornou uma forma de ganhar a vida. E não um trabalho voluntário, humilde, desinteressado do interesse próprio. E o que vemos muitas vezes nos sermões são “comprimidos para dor de cabeça”, ao invés “da reforma”. A IASD que era a potência da reforma, hoje se tornou uma instituição. E agora é ela que precisa de reforma. Pois as verdades, e os alicerces da doutrina, ainda existem – no papel. A Bíblia ainda está lá, os livros do Espírito de Profecia ainda estão lá. Mas o problema é o POVO, a igreja não é uma instituição jurídica, mas pessoas. Esses não se firmam nas verdades e alicerces. Hoje têm 50 cd’s de grupos musicais da igreja, mas tem a Bíblia em casa e dois livros do Espírito de Profecia. Gastam horas ouvindo musica, mas pouco estudando a Palavra – quando estudam-na – e orando. O que deveria ser “o contrário”.

Chegou a hora! Acabou a brincadeira!
Se queres estar de pé no dia do juízo, então, a responsabilidade é sua. Não conte com a igreja e os pastores, e os demais membros. Pois eles não são médicos, mas ainda, pacientes. Busque por você mesmo. Se auto-responsabilize de estar preparado. Estamos no capitalismo no marco do individualismo, e o pior, que isso aconteceu não porque as pessoas são bobas e ao invés de contar com a coletividade preferiram ser individuais. Mas porque se tornou INVIAVEL a coletividade, ela não existe mais, não se pode mais contar com ela. Chegou ao ponto, que cada um tem que ser seu próprio vigia. Assim como Lutero, Wycliffe e tantos outros. Que tiveram que agir por conta própria. Pois ninguém pode obrigá-lo a em casa desligar a TV, deixar a Internet, desligar o som, e sentar-se com a Palavra de Deus, e não sair dali enquanto não estiver cheio do Espírito de Deus.
Para quem estás vigiando. Sabe que já se iniciou o processo de separação do Joio e do Trigo. E são poucos os que estão ficando de pé.
E além dos Frutos e dos DONS. Deus também nos concedeu talentos especiais, algo que torna ainda melhor a forma de levar a mensagem. E Deus, da mesma forma que perguntará aos pais onde estão seus filhos, pois tais são responsáveis pela educação deles. Da mesma forma, Ele cobrará de nós, o que fizemos com Seus talentos, com seus dons. E perguntará onde estão os frutos. E como foi com a figueira que parecia ter frutos mas não tinha, será com aqueles que acharem em falta. E perguntará se fomos servos bons e fiéis. Pois a ordem foi: “IDE POR TODO O MUNDO, PREGAI O EVANGELHO A TODA A CRIATURA!” (Mar. 16:15).

Que o Espirito Santo te atormente durante toda essa semana, para que você arrependa-se de verdade, e passe então a viver como filho da luz. E dessa forma, estare preparados no dia do juízo. E dessa forma, também, o mundo que não sabe o significado da palavra Apocalipse, que está com medo diante da realidade dos sinais da vinda do Filho e que não sabem o que são, estes serão irradiados pela luz da verdade, e poderão tomar a sua decisão.

Amém!

Evandro Costa de Oliveira

13 dezembro 2005

Reflexão (11/12/2005 - Noite)

0 comentários
O SENÃO DO LIVRO

Começo a arrepender-me deste livro. Não que ele me canse; eu não tenho que fazer; e, realmente, expedir alguns magros capítulos para esse mundo sempre é tarefa que distrai um pouco da eternidade. Mas o livro é enfadonho, cheira a sepulcro, traz certa contração cadavérica; vício grave, e aliás ínfino, porque o maior defeito deste livro és tu, leitor. Tu tens pressa de envelhecer, e o livro anda devagar; tu amas a narração direita e nutrida, o estilo regular e fluente, e este livro e o meu estilo são como os ébrios, guinam à direita e à esquerda, andam e param, resmungam, urram, gargalham, ameaçam o céu, escorregam e caem...
Machado de Assis
Memórias Póstumas de Brás Cubas

Não consigo pensar.
Não consigo estabelecer uma linha de raciocínio.
Não consigo estabelecer objetivos.
Estou como um moribundo tentado pelos instintos;
a única coisa que me controla no momento é o "Princípios".

Minha mente está febril para pensar - precisa dormi - e ativa demais para relaxar e dormir.

Estou passando por uma fase decisiva. Pois agora estou meio que sentindo na pele o que Jonas sentiu. Minha vontade é alcançar os objetivos de Deus em 2006, os quais são loucuras aos olhos humanos ("Vai pregar em Nínive"); mas, por outro lado, há o Evandro-eu tremendo de medo, querendo "fugir para Damasco". Pois o fardo a guerra é mui granioso. Mas para o poder dAquele que criou o universo, a vitória é certa; mas para isso, preciso negar-me totalmente, sem vacilar. E, no momento, isto está um tanto difícil.

O maior problema agora é que eu estou aceitando o desejo de vacilar, e fazer os desejos daquilo que aparentemente seria mais agradável - que pensamento mais momentâneo. Mas AI DE MIM se eu for por este caminho (o largo), pois no Dia do Juízo, aí sim, verei o que será bom, gostoso e agradável. Ou estarei feliz e louvando o Senhor, ou estarei entre aqueles que suarão sangue de tanta angústia e que rogarão para as pedras cairem sobre suas cabeças.

Uma decisão momentânea mas prolongada com conseqüências eternas.

10 dezembro 2005

Eu, hoje, joguei tanta coisa fora...

0 comentários

Não importa onde você parou em que momento da vida você cansou, o que
importa é que sempre é possível e necessário "recomeçar". Recomeçar é dar
uma nova chance a si mesmo, é renovar as esperanças na vida e o mais
importante: acreditar em você de novo.

Sofreu muito nesse período? Foi aprendizado. Chorou muito? Foi limpeza
da alma. Ficou com raiva das pessoas? Foi para perdoá-las um dia. Sentiu-se
só por diversas vezes? É por que fechaste a porta até para os anjos.
Acreditou que tudo estava perdido? Era o indício da tua melhora. Pois,
agora é hora de reiniciar de pensar na luz, de encontrar prazer nas coisas
simples de novo.

Que tal um novo emprego? Uma nova profissão? Um corte de cabelo
arrojado, diferente? Um novo curso ou aquele velho desejo de aprender a
pintar desenhar, dominar o computador qualquer outra coisa. Olha quanto
desafio! Quanta coisa nova nesse mundo de meu Deus te esperando.

Está se sentindo sozinho? Besteira tem tanta gente que você afastou com
o seu período de isolamento tem tanta gente esperando apenas um sorriso teu
para "chegar" perto de você. Quando nos trancamos na tristeza nem nós
mesmos nos suportamos ficamos horríveis, o mal humor vai comendo nosso
fígado até a boca fica amarga.

Recomeçar! Hoje é um bom dia para começar novos desafios. Onde você quer
chegar? Ir alto, sonhe alto, queira o melhor do melhor, queira coisas boas
para a vida, pensando assim trazemos pra nós aquilo que desejamos, se
pensamos pequeno coisas pequenas teremos, se desejarmos fortemente o melhor
e principalmente lutarmos pelo melhor o melhor vai se instalar na nossa
vida.

É hoje o dia da faxina mental joga fora tudo que te prende ao passado ao
mundinho de coisas tristes: fotos, peças de roupa, papel de bala, ingressos
de cinema, bilhetes de viagens, e toda aquela tranqueira que guardamos
quando nos julgamos apaixonados jogue tudo fora, mas principalmente esvazie
seu coração fique pronto para a vida, para um novo amor. Lembre-se somos
apaixonáveis, somos sempre capazes de amar muitas e muitas vezes, afinal de
contas, nós somos o "Amor"...

C. Drumond de Andrade

02 dezembro 2005

O Parecer

0 comentários
Escrito no dia 29 de novembro de 2005
-
-
"Olha apor fora e são muito bonitinhos. Olha por dentro e são carne em decomposição." - Eça de Queirós
-
Já faz de muito tempo que as pessoas vivem do "parecer". Falsas, enganam as pessoas demonstrando ser o que não são. E, ao mesmo tempo que a mentira tem "pernas curtas", pode ter raízes profundas (educação), ou até mesmo formar uma grande bola de neve com consequüências desmoralizantes e ruins, não só para ela, mas para todos envolvidos. A sociedade vive de aparências mas não sabe lidar com ela.
Acredito que a semente de tal vem da "educação" - não dos conhecimentos gerais nas escolas - no lar (dos pais). Cavando mais a fundo, o catalisador dessa tragédia foi o "Romantismo" - a cultura burguesa -, na qual foram criado os folhetins, ou novelas se preferir. Hoje a sociedade incorporou esta cultura, a qual está muito presente na Indústria do Entreterimento. A sociedade desenvolveu o hábito de consumir "compridos para dor de cabeça". Gostam de futebol, novelas, programas de fofocas, livros de auto-ajuda, baladas, bebidas etc. Qualquer coisa que não intriga a mente, e que, sobretudo, não venha a colocar seu estudo de vida em cheque.
A arte tem que incomodar. Tudo que fazemos no dia-dia tem que levar ao aprendizado, mas não apenas conhecimento, e sim: à assimilação, á análise, ao raciocínio, ao discernimento; e estes devem levar à REFORMA. Jamais alguém reforma a casa se estiver bem acomodado nela. Da mesma maneira, o ser-humano deve ser incomodado, fulminado pela arte (livros, músicas...). - Mas que sejam de bom discernimento (Leia Fil. 4:8 e Salm. 101:3)
Indo mais a fundo, a nossa arte tem que ser o caráter de Deus. Assimilou? (A arte tem que incomodar.) E para conhecer o caráter de Deus só há 3 caminhos: "Estudar a Bíblia, estudar a natureza e orar"; onde um complemente o outro. Ao estudar o caráter de Deus pode ocorrer duas coisas distintas:
  1. Incomodar a natureza pecaminosa. Pois esta está em contraste com o caráter de Deus. E este incomodo levará a uma decisão: "mudança ou mesmice". A mudança levará à "prova de fogo" e conseqüênte REFORMA, tornando-o mais próximo de Deus, com o caráter mais puro e refinado. A mesmice levará a frieza e amadurecimento de suas falhas; ficará mais distante do Senhor e mais resistente à uma futura reforma.
  2. Alegrar a natureza de Cristo. Quando já se possui a "nova natureza" e já passou por tal reforma, toda vez que olhar para o caráter de Deus, este será admirado e a pessoa exultará alegria e louvores de gratidão por participar dessa nobreza e por ter deixado sua antiga condição.
Mas, mesmo assim, temos que tomar cuidado com as aparências. Podemos ver um exemplo na estória de duas personagens da obra Primo Basílio de Eça de Queirós: Leopoldina X Luisa;
  • Leopoldina tem seus defeitos conhecidos por todos e assim todos julgam-na como uma péssima pessoa; e acaba sendo rejeitada socialmente porque ninguém quer ficar perto de "um bolo de carne em decomposição."
  • Luisa é tão desgraçada quanto Leopoldina, mas esta faz sem que ninguém saiba. Já essa, muitas vezes, é a "desejada" da sociedade, pois "não aparenta" ser podre como a outra.
Aqui mostra uma filosofia muito comum hoje que a maioria segue: faça conquanto que ninguém fique sabendo. Apenas querem parecer, ter status social, reconhecimento das pessoas, ser bem sociável; mas que por dentro estão cheio de carne estragada, podre, enverminada.
Quantas pessoas, mesmo que professas cristãs, estão assim? Talvez as pessoas sejam enganadas, mas não Deus, pois Ele não vê a aparência, mas vê o coração - sua mente, caráter. "E até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados." (Luc. 12:7)
Para não cair nessa armadilha existe um espelho (não-mágico mas real) que mostra quem essa pessoa realmente é; esse chama-se: "dificuldades, problemas, tempos de angústia, provas de fogo". É nessas situaçãoes onde o esterior falso delas caem como uma cortina despreendida, e expõem de forma nua seu interior.
Recentemente passei por uma experiência na qual tirei essa lição: "não é quando tudo vai vem que você conhece a pessoa, mas nas situações adversas." E no primeiro incidente, aconteceu algo que jamais esperava de tal pessoa, foi quando percebi que não conhecia nada dela.
Por isso Deus aprova as pessoas pelo fogo, para refiná-las. E da mesma forma, deve-se ter o conceito que só irá "conhecer" a pessoa, quando levantar o tapete e observar se tem sujeira ali escondida. Só passe a confiar nas pessoas e começar achar que conhece ela ao vê-la (analisá-la) nos momentos difíceis e duros; no fogo. Pois você pode estar sendo enganado por alguem muito íntimo, que "conhece" há anos; e quando der-se conta, poderá ser muito duro, triste e angustiante.
Redundância e cultismo: Nâo deixe-se cativar - principalmente sentimentos - por ninguém antes de conhecê-la de verdade pelas provas de fogo. Caso contrário, você pode decepcionar na hora da verdade. E, como aconteceu comigo, sofrer a decepção de ter um enorme, sonho, conceito, sentimento; de repente, vir abaixo e não sobrar pedra sob pedra.
A mensagem principal aqui é: o PARECER deve ser o caráter de Deus. E para isso, deve-se estar em constante e diária reforma. E isso não a contece assistindo TV, ouvindo músicas do mundo e humanistas (pois existem músicas "religiosas" que têm seus focos na criatura e não no Criador), nem lendo coisas tolas, muito menos distraindo-se com as coisas vãs.
Deve "tomar a punho" a responsabilidade religiosa e buscar conhecê-Lo. E os meios são: oração, estudo da Palavra de Deus e o estudo da Natureza. Ou seja, contemplando Deus. A música e o louvor apenas vêm como gratidão e adoração ao conhecimento obtido dEle.
E uma outra lição mesclada a esta é que: o seu estilo de vida (ou seja, tudo o que você ouve, lê, pensa, contempla, observa, Come; como se veste, fala, agi, pensa; seus cuidados com a saúde, suas prioridades etc.) irá ser o alicerce que sustentará o seu comportamento e sua atitude para com as provações, os problemas, as angústias.
Também pode-se ligar essas lições com:
  • a parábola de Jesus do "Joio e o Trigo" (Mat. 13:24-30 e 36-43);
  • a Figueira Amaldiçoada (Mat. 21:18-22);
  • a carta à Igreja de Laodicéia (Apoc. 3:14-22);
  • Ou seja, a "SACUDIDURA" que irá acontecer - ninguém sabe quando.

Se reparar bem, já se consegue perceber um pouco quem são aqueles que refletem o caráter de Deus e aqueles que apenas parecem ser cristãos. (Pois o joio cresce no meio do trigo, e alguns já estão bem crescidinhos).


-------------------

Reflita. Pense no que leu. Você foi incomodado? Ou quer louvar a Deus? Que lições tirou? Que atitude você tomará?
"E por que me chamais, Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu digo?" (Luc. 4:46)

Evandro Costa de Oliveira


Notas:
Fil. 4:8: "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai."
Salmos 101:3: "Não porei cousa má diante dos meus olhos: aborreço as ações daqueles que se desviam; nada se me pegará."

01 dezembro 2005

O Que Vale Ser Discutido?

0 comentários

Escrito em 28 de novembro de 2005


Tudo o que vejo (penso) percebo ser vaidade. Começo a entender o que Salomão dizia: “Vaidade de vaidade, tudo vaidade.”
Discutir política é um absurdo, apesar de ser muito fácil de criticá-la e apontar seus erros; mas, pensando bem, ao criticar-lhes estou criticando-me, pois se a situação está assim é porque o povo aceitou (gostam de falar contra, mas não fazem NADA). E também, o que leva ao descontentamento é o interesse próprio, o eu. [Vaidade].
Discutir faculdade e meu futuro pessoal, pensando bem, também é vaidade.
Tudo é vaidade.
Assistir TV e ver a mídia são como olhar para o vácuo e procurar algo ali. E não encontra-se nada, aí troca de canal, troca para outro, outro e outro. Alguns até adquirem uma TV com 200 canais para tentar achar algo, mas é vácuo. E por isso ficam tão depressivos e entediados: Buscam “as coisas, a verdade” “no vácuo, no vazio”.
Cavando mais a fundo, encontra-se uma grave crise existencial: “Quem sou eu? O que estou fazendo?” – Agora entendo por que Salmão disse que sempre devemos ter em mente que “um dia eu vou morrer”. Isso muda completamente o modo de encarar as coisas, a vida. Pare e pense nisso.
Então conclui algo: “Tudo é vaidade.”
Se eu parasse aqui, haveria uma série de suicídios, pois a vida “perde a razão”.
Todas as pessoas que “curtem os momentos, o prazer” são nada mais, que pessoas: “sem razão”, “com crise existencial”, ou seja, “sem vida”. E por isso necessitam estar em constante estado de “atrofia mental” (segundo Machado de Assis), para fecharem os olhos e não enxergarem que “estão perdidos, pobres, desgraçados e nus”.
Daí surgiram as milhares de ações “fulgativas”: drogas, filmes, baladas, games, novelas, shows, a indústria da distração etc. E as pessoas acreditam que estas coisas vão trazer a felicidade, ou seja, acabam vivendo atrás do dinheiro para terem tais coisas. Pois acreditam que tais farão com que esqueçam que “estão perdidos” e que terão vida. Mas estão buscando no lugar errado, mo vácuo.
Acredito que com apenas um fato consigo expressar minha conclusão sobre isso (dinheiro=felicidade): “A herdeira da SANSUNG suicidou-se”. – Pense nisso.
Mas eu não posso parar aqui, porque existe “a felicidade”, existe “a verdade”, existe “a vida”; E, a felicidade, a verdade, a razão existencial, a “água vida” é apenas uma pessoa; Jesus. (“Eu sou o caminho e ávida...”).
Todos que não buscam a VIDA (ou seja, Jesus) são suicidas. A diferença é que alguns pulam de um prédio ou ponte, outros enforcam-se, acabam logo com isso, se matam de uma vez, porque – de fato – não têm vida. E, há ouros que morrerão daqui 5, 8, 10, 20, 30, 50 anos; suicídio do mesmo jeito. Apenas demorou um pouco mais.
Não há outro caminho. O único lugar onde encontra-se vida, paz, felicidade, razão, sentido na vida é em Jesus: Buscando-O de todo coração; Lendo a Bíblia; Orando; Fazendo a Sua vontade; Sendo um instrumento em Suas mãos. Esse é o caminho da vida.
Certamente essa vida aqui na Terra será cheia de lágrimas, provações e muitos problemas. Pois o mundo que Ele preparou para “os que andam no Seu caminho” viverem em plenitude e felicidade total ainda está por vir. Talvez demore 5, 8, 10, 20, 30, 50 anos. Mas virá!

Você escolhe o final da sua vida. Um é o caminho do suicídio que levará a morte. O outro é o caminho da vida que levará a eternidade e total felicidade.

Qual caminho você escolhe?

Jesus disse: “Esse é o caminho, andai por ele.” – Mas ele não te obriga. Você escolhe.

Hoje você ainda tem a oportunidade de trocar de caminho pela graça de Deus. Mas um dia – que ninguém sabe quando – muitos irão até Jesus dizendo:
- Eu quero trocar de caminho. Eu quero andar no caminho da vida. Eu quero ir morar no Céu, não quero morrer. Por favor, permita-me trocar. Eu juro nunca mais nem olhar para trás.
E Jesus, com lágrimas escorrendo em seu rosto, dirá:
- Quantas vezes eu bati no seu coração e você não me convidou a entrar? Quantas vezes pedi, implorei, tentei para que você trocasse de caminho? Eu morri por você. Preparei um lugar no Céu para você, uma bela casa especialmente para você. Mas meu filho, você sempre deixou essa decisão para depois. E agora é demasiado tarde.

Agora é o momento de decidir; agora é sua oportunidade.

Qual caminho você escolhe? O caminho do mundo, das drogas, dos prazeres, das baladas, dos shows, dos rodízios de carne etc. ou, a Igreja, a Bíblia, a oração, o coral, os Desbravadores, o trabalho missionário, o pão integral? O mundo ou o Céu? Satanás ou Jesus?

Qual caminho você escolhe?

Evandro

10 novembro 2005

Fé e Ânimo

0 comentários
O Senhor ordenou a Moisés que recordasse aos filhos de Israel o Seu procedimento com eles ao libertá-los do Egito e protegê-los maravilhosamente no deserto. Deveria ele lembrar-lhes a incredulidade e murmurações quando levados a provações, e a grande misericórdia e benignidade do Senhor, que nunca os haviam abandonado. Isto lhes estimularia a fé e fortaleceria o ânimo. Ao mesmo tempo em que seriam levados a reconhecer seu pecado e fraqueza, reconheceriam também que Deus era sua justiça e força.
Igualmente necessário é que o povo de Deus hoje tenha presente como e quando foram provados, e onde lhes fracassou a fé; onde, pela incredulidade e presunção, puseram em perigo a Sua causa. A misericórdia de Deus, Sua providência mantenedora, Seus inolvidáveis livramentos, devem ser rememorados, passo a passo. Ao recordar o passado, deve o povo de Deus ver que o Senhor está sempre repetindo Seu procedimento. Devem compreender as advertências feitas, e cuidar em não repetir os erros. Renunciando a toda confiança própria, devem confiar em que Ele os guardará de desonrar outra vez o Seu nome. Em cada vitória que Satanás alcança, almas são postas em perigo. Alguns se tornam objeto de suas tentações para nunca mais reabilitar-se. Andem, pois, cuidadosamente os que cometeram erros, orando a cada passo: "Dirige os meus passos nos Teus caminhos, para que as minhas pegadas não vacilem." Salmos 17:5.
Deus manda aflições a fim de provar quem permanecerá sob a tentação. Ele a todos leva a situações probantes, para ver se confiam num poder fora e acima deles. Cada um tem traços de caráter não descobertos ainda, que têm que vir à luz pela aflição. Deus permite que os que confiam em suas próprias forças sejam tentados severamente, a fim de que se compenetre de sua incapacidade.
Quando nos sobrevêm aflições; ao vermos perante nós, não o aumento de prosperidade, mas a pressão que exige sacrifício da parte de todos, como devemos enfrentar as insinuações de Satanás de que haveremos de passar um tempo muito difícil? Se dermos ouvidos às suas insinuações, surgi'r a falta de fé em Deus. Em tal tempo devemos lembrar-nos de que Deus sempre teve cuidado de Suas instituições. Devemos olhar à obra que fez, às reformas que operou. Devemos juntar as evidências das bênçãos celestiais, os sinais para o bem, dizendo: "Senhor, cremos em Ti, nos Teus servos e na Tua obra. Em Ti confiaremos. A casa publicadora (o coral, os desbravadores etc.) é Tua instrumentalidade, e não fracassaremos nem desanimaremos. Honraste-nos, ligando-nos com o Teu centro. Permaneceremos no cmainho do Senhor, para fazer justiça e juízo. Desempenharemos a nossa parte, sendo fiéis à obra de Deus."
A Nossa Maior Necessidade
Se, no lugar em que nos achamos, nos falta a fé quando se apresentam dificuldades, faltar-nos-ia fé em qualquer lugar.
Nossa maior necessidade é de fé em Deus. Ao olharmos para o lado escuro, perdemos nossa segurança no Senhor Deus de Israel. Ao abrir-se o coração a temores e conjeturas, o caminho do progresso é obstruído pela incredulidade. Não pensemos jamais que Deis tenha abandonado Sua obra.
Tem que haver menos comentário de incredulidade, menos conjeturas de que isto ou aquilo está impedindo o caminho. AVANÇAI COM FÉ; confiai em que o Senhor preparará o caminho para a Sua obra. Então encontrareis descanso em Cristo. Cultivando fé, e colocando-vos na devida relação para com Deus, e dispondo-vos, com fervorosa oração, a cumprir vosso dever, o Espírito Santo atuará em vós. Os muitos problemas que agora vos parecem misteriosos, vós mesmos podereis resolver, pela contínua confiança em Deus. Não precisais andar em penosa indecisão, pois estais vivendo sob a guia do Espírito Santo. Podeis andar e trabalhar com confiança.
Se quisermos ter mãos limpas e coração puro, precisamos ter menos fé no que somos capazes de fazer, e mais no que o Senhor pode fazer por nós. Não estais empenhados em vosso próprio trabalho; estais fazendo a obra de Deus.
Precisa-se de mais amor, mais franqueza, menos suspeita, menos pensar mal. Precisamos estar menos dispostos para culpar e acuar. É isso que é tão ofensivo a Deus. O coração precisa ser abrandado e subjugado pelo amor. O estado débil de nosso povo resulta de que seu coração não é reto para com Deus. Afastamento dEle, eis a causa da condição opressa de nossas instituições.
Não vos acabrunheis. Olhando para as aparências, e queixando-vos quando vêm dificuldades e apuros, revelais fé doentia, debilitada. Por vossas palavras e obras, mostrai que vossa fé é invencível. O Senhor é rico em recursos. Ele possui o mundo. Olhai para Ele, que tem luz, e poder, e eficiência. Ele abençoará todo o que procura comunicar luz e amor.
O Senhor deseja que todos compreendam que sua prosperidade se acha oculta com Ele em Cristo; que ela depende de sua humildade e mansidão, sua sincera obediência e devoção. Ao aprenderem do grande Mestre a lição de morrer para o próprio eu, de não depositar confiança no homem, nem fazer da carne o seu braço, então, invocando-O eles, o Senhor lhes será socorro presente em todo tempo de necessidade. Ele os guiará retamente. Estará à sua mão direita para lhes dar conselho. Dir-lhes-á: "Este é o caminho, andai nele."
Inspirem os irmãos que ocupam posições de responsabilidade, fé e ânimo nos obreiros. Lançai vossa rede no lado direito do barco, o lado da fé. Enquanto durar a graça, mostrai o que pode ser feito por uma igreja consagrada, viva.
Ele nos Suprirá as Necessidades
Não compreendemos como devêramos o grande conflito que se desenrola entre seres invisíveis, a luta entre anjos leais e desleais. Por todo homem contendem anjos bons e maus. Não é esse apenas um conflito simulado. Não são batalhas simuladas essas em que nos achamos empenhados. Temos que enfrentar adversários poderosíssimos, e compete-nos determinar quem deverá vencer. Acharemos nossa força onde os primeiros discípulos acharam a sua. "Todos estes perseveraram unanimamente em oração e súplicas." "E de repente veio do Céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados." "E todos foram cheios do Espírito Santo." Atos 1:14; 2:2 e 4.
Não há desculpa para a apostasia ou desânimo, porquanto todas as promessas de graça celestial se dirigem aos que têm fome e sede de justiça. A intensidade de desejo representada pela fome e sede é um penhor de que será concedido o suprimento almejado.
Tão logo reconheçamos a nossa incapacidade de fazer a obra de Deus, e nos submetamos à guia de Sua sabedoria, o Senhor poderá operar conosco. Se esvariarmos do próprio eu a alma, Ele nos suprirá todas as necessidades.
Ponde o vosso espírito e vontade onde o Espírito Santo os posso alcançar vosso consciência e espírito. Com fervorosas orações pedindo sabedoria, fazei da Palavra de Deus o objeto de vosso estudo. Tomai conselho da razão santificada, rendida inteiramente a Deus.
Olhai para Jesus com simplicidade e fé. Contemplai-O até que o espírito desmaie pelo excesso de luz. Não oramos a metade do que deveríamos. Não cremos a metade do que deveríamos. "Pedi, e dar-se-vos-á." Luc. 11:9. Orai, crede, fortalecei-vos uns aos outros. Orai como nunca dantes orastes, para que o Senhor sobre vós ponha a Sua mão, a fim de poderdes compreender a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o conhecimento, para que sejais cheis de toda a plenitude de Deus.
O fato de ser-nos pedido que suportemos aflições, prova que o Senhor Jesus vê em nós alguma coisa muito preciosa, que quer desenvolver. Se não visse em nós coisa alguma pela qual pudesse glorificar Seu nome, não gastaria tempo em refinar-nos. Nós não damos ao trabalho de podar espinheiros. Cristo não lança em Sua fornalha pedras sem valor. É o minério valioso o que Ele prova.
O ferreiro põe fogo e ferro e o aço a fim de lhes provar a têmpera. O Senhor permite que Seus escolhidos sejam pastos na fornalha da aflição, a fim de que Ele possa ver de que têmpera são feitos, e se Ele os pode moldar e adaptar para a Sua obra.
________________
Lembrai-vos de que a oração é a fonte de vossa fortaleza. Não pode o obreiro alcançar êxito enquanto se apressa em suas orações, e sai à disparada para tratar de alguma coisa que tome possa vir a ser negligenciada ou esquecida. Dedica ele a Deus uns poucos momentos apressados; não toma tempo para pensar, orar, esperar do Senhor a renovação da robustez física e espiritual. Logo fica cansado. Não sente a influência elevadora e inspiradora do Espírito de Deus. Não é vivificado por vida nova. O corpo exausto e a mente cansada não são refrigeradados pelo contato pessoal com Cristo.
"Espera no Senhor, anima-te, e Ele fortalecerá o teu coração; espera pois no Senhor." "Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do Senhor." Sal. 27:14; Lam. 3:26.
________________
Se cometerdes algum erro, transformai a vossa derrota em triunfo. As lições que Deus envia, quando bem aprendidas, sempre trarão auxílio em tempo oportuno. Ponde em Deus a vossa confiança. Orai muito, e crede. Confiando, esperando, crendo, apegando-vos à mão do Poder Infinito, sereis mais do que vencedores.
Os verdadeiros obreiros andarão e trabalharão pela fé. Eles algumas vezes desanimam ao observar o diminuto avanço da obra, quando se fere árdua batalha entre as forças do bem e do mal. Mas se não se permitirem fracasso nem desânimo, verão desfazerem-se as nuvens, e cumprir-se a promessa de livramento. Através de névoa com que Satanás os cercou, verão o resplendor dos brilhantes raios do Sol da Justiça.
Trabalhai com fé e deixai com Deus os resultados. Orai com fé, e o mistério de Sua providência dará a resposta. Por vezes parecerá que não vencereis. Trabalhai, porém, e crede, pondo nos vossos esforços fé, esperança e ânimo. Depois de haverdes feito quanto podeis, esperai pelo Senhor, declarando a Sua fidelidade, e Ele cumprirá a Sua palavra. Esperai, não com impaciente ansiedade, mas com fé inquebrantável e confiança inabalável.

Testemunhos Seletos, vol. 3; págs.191-195