13 dezembro 2005

Reflexão (11/12/2005 - Noite)

O SENÃO DO LIVRO

Começo a arrepender-me deste livro. Não que ele me canse; eu não tenho que fazer; e, realmente, expedir alguns magros capítulos para esse mundo sempre é tarefa que distrai um pouco da eternidade. Mas o livro é enfadonho, cheira a sepulcro, traz certa contração cadavérica; vício grave, e aliás ínfino, porque o maior defeito deste livro és tu, leitor. Tu tens pressa de envelhecer, e o livro anda devagar; tu amas a narração direita e nutrida, o estilo regular e fluente, e este livro e o meu estilo são como os ébrios, guinam à direita e à esquerda, andam e param, resmungam, urram, gargalham, ameaçam o céu, escorregam e caem...
Machado de Assis
Memórias Póstumas de Brás Cubas

Não consigo pensar.
Não consigo estabelecer uma linha de raciocínio.
Não consigo estabelecer objetivos.
Estou como um moribundo tentado pelos instintos;
a única coisa que me controla no momento é o "Princípios".

Minha mente está febril para pensar - precisa dormi - e ativa demais para relaxar e dormir.

Estou passando por uma fase decisiva. Pois agora estou meio que sentindo na pele o que Jonas sentiu. Minha vontade é alcançar os objetivos de Deus em 2006, os quais são loucuras aos olhos humanos ("Vai pregar em Nínive"); mas, por outro lado, há o Evandro-eu tremendo de medo, querendo "fugir para Damasco". Pois o fardo a guerra é mui granioso. Mas para o poder dAquele que criou o universo, a vitória é certa; mas para isso, preciso negar-me totalmente, sem vacilar. E, no momento, isto está um tanto difícil.

O maior problema agora é que eu estou aceitando o desejo de vacilar, e fazer os desejos daquilo que aparentemente seria mais agradável - que pensamento mais momentâneo. Mas AI DE MIM se eu for por este caminho (o largo), pois no Dia do Juízo, aí sim, verei o que será bom, gostoso e agradável. Ou estarei feliz e louvando o Senhor, ou estarei entre aqueles que suarão sangue de tanta angústia e que rogarão para as pedras cairem sobre suas cabeças.

Uma decisão momentânea mas prolongada com conseqüências eternas.

0 comentários: