02 dezembro 2005

O Parecer

Escrito no dia 29 de novembro de 2005
-
-
"Olha apor fora e são muito bonitinhos. Olha por dentro e são carne em decomposição." - Eça de Queirós
-
Já faz de muito tempo que as pessoas vivem do "parecer". Falsas, enganam as pessoas demonstrando ser o que não são. E, ao mesmo tempo que a mentira tem "pernas curtas", pode ter raízes profundas (educação), ou até mesmo formar uma grande bola de neve com consequüências desmoralizantes e ruins, não só para ela, mas para todos envolvidos. A sociedade vive de aparências mas não sabe lidar com ela.
Acredito que a semente de tal vem da "educação" - não dos conhecimentos gerais nas escolas - no lar (dos pais). Cavando mais a fundo, o catalisador dessa tragédia foi o "Romantismo" - a cultura burguesa -, na qual foram criado os folhetins, ou novelas se preferir. Hoje a sociedade incorporou esta cultura, a qual está muito presente na Indústria do Entreterimento. A sociedade desenvolveu o hábito de consumir "compridos para dor de cabeça". Gostam de futebol, novelas, programas de fofocas, livros de auto-ajuda, baladas, bebidas etc. Qualquer coisa que não intriga a mente, e que, sobretudo, não venha a colocar seu estudo de vida em cheque.
A arte tem que incomodar. Tudo que fazemos no dia-dia tem que levar ao aprendizado, mas não apenas conhecimento, e sim: à assimilação, á análise, ao raciocínio, ao discernimento; e estes devem levar à REFORMA. Jamais alguém reforma a casa se estiver bem acomodado nela. Da mesma maneira, o ser-humano deve ser incomodado, fulminado pela arte (livros, músicas...). - Mas que sejam de bom discernimento (Leia Fil. 4:8 e Salm. 101:3)
Indo mais a fundo, a nossa arte tem que ser o caráter de Deus. Assimilou? (A arte tem que incomodar.) E para conhecer o caráter de Deus só há 3 caminhos: "Estudar a Bíblia, estudar a natureza e orar"; onde um complemente o outro. Ao estudar o caráter de Deus pode ocorrer duas coisas distintas:
  1. Incomodar a natureza pecaminosa. Pois esta está em contraste com o caráter de Deus. E este incomodo levará a uma decisão: "mudança ou mesmice". A mudança levará à "prova de fogo" e conseqüênte REFORMA, tornando-o mais próximo de Deus, com o caráter mais puro e refinado. A mesmice levará a frieza e amadurecimento de suas falhas; ficará mais distante do Senhor e mais resistente à uma futura reforma.
  2. Alegrar a natureza de Cristo. Quando já se possui a "nova natureza" e já passou por tal reforma, toda vez que olhar para o caráter de Deus, este será admirado e a pessoa exultará alegria e louvores de gratidão por participar dessa nobreza e por ter deixado sua antiga condição.
Mas, mesmo assim, temos que tomar cuidado com as aparências. Podemos ver um exemplo na estória de duas personagens da obra Primo Basílio de Eça de Queirós: Leopoldina X Luisa;
  • Leopoldina tem seus defeitos conhecidos por todos e assim todos julgam-na como uma péssima pessoa; e acaba sendo rejeitada socialmente porque ninguém quer ficar perto de "um bolo de carne em decomposição."
  • Luisa é tão desgraçada quanto Leopoldina, mas esta faz sem que ninguém saiba. Já essa, muitas vezes, é a "desejada" da sociedade, pois "não aparenta" ser podre como a outra.
Aqui mostra uma filosofia muito comum hoje que a maioria segue: faça conquanto que ninguém fique sabendo. Apenas querem parecer, ter status social, reconhecimento das pessoas, ser bem sociável; mas que por dentro estão cheio de carne estragada, podre, enverminada.
Quantas pessoas, mesmo que professas cristãs, estão assim? Talvez as pessoas sejam enganadas, mas não Deus, pois Ele não vê a aparência, mas vê o coração - sua mente, caráter. "E até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados." (Luc. 12:7)
Para não cair nessa armadilha existe um espelho (não-mágico mas real) que mostra quem essa pessoa realmente é; esse chama-se: "dificuldades, problemas, tempos de angústia, provas de fogo". É nessas situaçãoes onde o esterior falso delas caem como uma cortina despreendida, e expõem de forma nua seu interior.
Recentemente passei por uma experiência na qual tirei essa lição: "não é quando tudo vai vem que você conhece a pessoa, mas nas situações adversas." E no primeiro incidente, aconteceu algo que jamais esperava de tal pessoa, foi quando percebi que não conhecia nada dela.
Por isso Deus aprova as pessoas pelo fogo, para refiná-las. E da mesma forma, deve-se ter o conceito que só irá "conhecer" a pessoa, quando levantar o tapete e observar se tem sujeira ali escondida. Só passe a confiar nas pessoas e começar achar que conhece ela ao vê-la (analisá-la) nos momentos difíceis e duros; no fogo. Pois você pode estar sendo enganado por alguem muito íntimo, que "conhece" há anos; e quando der-se conta, poderá ser muito duro, triste e angustiante.
Redundância e cultismo: Nâo deixe-se cativar - principalmente sentimentos - por ninguém antes de conhecê-la de verdade pelas provas de fogo. Caso contrário, você pode decepcionar na hora da verdade. E, como aconteceu comigo, sofrer a decepção de ter um enorme, sonho, conceito, sentimento; de repente, vir abaixo e não sobrar pedra sob pedra.
A mensagem principal aqui é: o PARECER deve ser o caráter de Deus. E para isso, deve-se estar em constante e diária reforma. E isso não a contece assistindo TV, ouvindo músicas do mundo e humanistas (pois existem músicas "religiosas" que têm seus focos na criatura e não no Criador), nem lendo coisas tolas, muito menos distraindo-se com as coisas vãs.
Deve "tomar a punho" a responsabilidade religiosa e buscar conhecê-Lo. E os meios são: oração, estudo da Palavra de Deus e o estudo da Natureza. Ou seja, contemplando Deus. A música e o louvor apenas vêm como gratidão e adoração ao conhecimento obtido dEle.
E uma outra lição mesclada a esta é que: o seu estilo de vida (ou seja, tudo o que você ouve, lê, pensa, contempla, observa, Come; como se veste, fala, agi, pensa; seus cuidados com a saúde, suas prioridades etc.) irá ser o alicerce que sustentará o seu comportamento e sua atitude para com as provações, os problemas, as angústias.
Também pode-se ligar essas lições com:
  • a parábola de Jesus do "Joio e o Trigo" (Mat. 13:24-30 e 36-43);
  • a Figueira Amaldiçoada (Mat. 21:18-22);
  • a carta à Igreja de Laodicéia (Apoc. 3:14-22);
  • Ou seja, a "SACUDIDURA" que irá acontecer - ninguém sabe quando.

Se reparar bem, já se consegue perceber um pouco quem são aqueles que refletem o caráter de Deus e aqueles que apenas parecem ser cristãos. (Pois o joio cresce no meio do trigo, e alguns já estão bem crescidinhos).


-------------------

Reflita. Pense no que leu. Você foi incomodado? Ou quer louvar a Deus? Que lições tirou? Que atitude você tomará?
"E por que me chamais, Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu digo?" (Luc. 4:46)

Evandro Costa de Oliveira


Notas:
Fil. 4:8: "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai."
Salmos 101:3: "Não porei cousa má diante dos meus olhos: aborreço as ações daqueles que se desviam; nada se me pegará."

0 comentários: