20 dezembro 2005

O Fim dos Tempos

Mensagem destinada principalmente para adventistas.

Olá colegas obreiros.

Ontem, segunda, assisti um programa que me surpreendeu muito na Record o nome era “Fim dos Tempos”. E me surpreendeu muito, porque “o mundo” reconhece que estamos no fim, as probabilidades que o mundo será destruído é acima dos 50%. Na verdade ele “já devia estar destruído”, na Guerra Fria, um segundo em que os lideres perdessem a razão, e apertassem um botão “Na Crise dos Mísseis” e o mundo teria virado pó.
O programa destacou algumas coisas, mas o que mais me tocou foi por ter feito referências quanto aos versículos proféticos encontrado no Novo Testamento. Porém, de todos usados, apenas um foi corretamente interpretado (“E haverá em vários lugares grandes terremotos, e fomes e pestilências; haverá também coisas espantosas, e grandes sinais no céu.” Luc. 21:11).
Mas nós, através da Palavra e do dom de profecia, sabemos que o mundo não acabará como “eles” pensam. Não será por um buraco negro (o qual muitos cientistas ainda discordam do que dizem ser ele), não será por um meteoro, não será pelo aquecimento global, nem por terremotos, furações, ondas, pestes e fomes. Pois a Palavra diz que anjos do Senhor estão segurando os ventos da terra para que a terra não seja destruída antes da vinda do Filho do homem. E que tais coisas apenas são SINAIS da vinda de Jesus. Ele próprio diz: Assim como a primavera é um sinal que logo sucederá o verão, assim também esses sinais dizem estar próximo o dia do Juízo.
Outra coisa, é que eles DESCONHECEM o que a Palavra de Deus quer dizer, por exemplo o Apocalipse, eles o aplicam com um valor semântico de “fim, a morte, o fim da vida, do planeta terra etc.” E que, na verdade, apenas quer dizer “revelação”. Assim também para com o Armageddon.

Antes de concluir meu pensamento, e a mensagem que quero deixar para você. Imploro para que leia esse trecho tirado do O Grande Conflito. Toda essa leitura desse e-mail não tomará mais do que 20 minutos do seu tempo. Tempo todos temos 24 horas, você apenas decide como desfrutará deles, e suas prioridades. Priorize este.

CAPITULO 17 – Promessas do Retorno de Cristo
Até está parte EGW vem contando do cumprimento das profecias quando diz “E haverá sinais no sol e na lua e nas estrelas; e na terra angústia das nações, em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas;” (luc. 21:25)
Os quais foram cumpridos no terrível terremoto de Lisboa (1755). O dia que o dia virou noite numa escuridão total e que na mesma noite a lua pareceu sangue (19 de maio de 1780), o qual também cumpriu a profecia quando dizia que seria após o fim da perseguição, referindo-se a profecia das 1260 tardes e manhãs, a qual concluiu-se na revolução francesa (ou burguesa) em 1798. A perseguição acabou ¼ do século antes (1775), então se ocorreria após, foi o que aconteceu em 1780.
E então agora a mensagem é para nós, adventistas, guardadores da verdade para o nosso tempo, das três mensagens angélicas, de que o retorno de nosso Redentor está muito perto – eu particularmente acredito que não chegarei aos 40 anos.
Então, vamos lá. Tudo o que estiver em itálico é comentário pessoal.


Mas na igreja o amor a Cristo e a fé em Sua vinda haviam se esfriado (uma das artimanhas do diabo é levar-nos a acreditar que Jesus demorará a voltar). O professo povo de Deus estava cego às instruções do Salvador concernentes aos sinais do Seu aparecimento. A doutrina do segundo advento tinha sido negligenciada, a ponto de estar em grande parte esquecida e mesmo ignorada, especialmente na América (o berço do capitalismo). Uma absorvente devoção em adquirir dinheiro, a ansiosa busca de popularidade e poderio, levavam os homem a afastar para o futuro longínquo o dia solene em que passaria a presente ordem de coisas.
O Salvador indicara o estado de apostasia que haveria de existir precisamente antes de Seu segundo Advento. Para os que vivessem (nós) nesse tempo, a advertência de Cristo é: “Acautelai-vos por vós mesmos, para que nunca vos suceda que os vossos corações fiquem sobrecarregados com as conseqüências das orgias, da embriaguez e das preocupações deste mundo, e para que aquele dia não venha sobre vós repentinamente, como um laço.” “Vigiai, pois, a todo tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que têm de suceder, e estar em pé na presença do Filho do homem.” Luc. 21:34 e 36.
Era necessário que os homens despertassem a fim de preparar-se para os acontecimentos solenes ligados ao final do tempo da graça. “Grande é o dia do Senhor, e mui terrível! Quem o poderá suportar?” Quem poderá subsistir quando aparecer Aquele que é “tão puro de olhos, que não” pode “ver o mal”, e não pode contemplar a opressão? “Castigarei o mundo por causa da sua maldade, e os perversos por causa da sua iniqüidade; farei cessar a arrogância dos atrevidos, e abaterei a soberba dos violentos.” “Nem a sua prata nem o seu ouro os poderão livrar no dia da indignação do Senhor”; “por isso serão saqueados os seus bens, e assoladas as suas casas.” Joel 2:11; Habacuque 1:13; Isaías 13:11; Sofonias 1:18 e 13.

Chamado ao Despertamento
Em vista desse grande dia a Palavra de Deus convida Seu povo a buscar a Sua face com arrependimento:
“Porque o dia do Senhor vem, já está próximo.” “Promulgai um santo jejum, proclamai uma assembléia solene. Congregai o povo, santificai a congregação, ajuntai os anciãos, reuni os filhinhos e os que mamam. ... Chorem os sacerdotes, ministros do Senhor, entre o pórtico e o altar.” “Convertei-vos a Mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, com choro e com pranto. Rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque Ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-Se, e grande em benignidade.” Joel 2:1, 15-17, 12 e 13.
A fim de preparar um povo para estar em pé no dia de Deus, deveria realizar-se uma grande obra de reforma. Em Sua misericórdia estava Ele prestes a enviar uma mensagem de advertência a fim de levá-los a preparar-se para a vinda de Jesus.
Essa advertência é trazida a lume em Apocalipse 14. Apresenta-se-nos ali, uma tríplice mensagem como sendo proclamada por seres celestiais, e imediatamente seguida pela vinda do Filho do homem para buscar a “colheita da Terra”. O profeta viu um anjo “voando pelo meio do céu, tendo um evangelho eterno para pregar aos que se assentam sobre a Terra, e a cada nação, tribo, língua e povo, dizendo com grande vós: ‘Temei a Deus e daí-Lhe glória, pois é chegada a hora do Seu juízo; e adorai Aquele que fez o céu, e a Terra, e o mar, e as fontes das águas.’” Apoc. 14:6 e 7 ( E hoje, em oposição a isto, Satanás através de seus instrumentos humanos prega o evolucionismo, o politeísmo, paganismo, ateísmo; e ainda por cima, diz que “Não é chegada a hora do Seu juízo”, e que irá demorar.)
Declara-se que essa mensagem é parte do “evangelho eterno”. A obra de pregação foi confiada aos homens. (Não aos pastores, mas a todos os filhos de Deus). Santos anjos têm dirigido, mas a proclamação do evangelho propriamente dita é efetuada pelos servos de Cristo na Terra. Homens fiéis, obedientes aos impulsos do Espírito de Deus e aos ensinamentos de Sua Palavra, devem proclamar esta advertência. Eles têm buscado o conhecimento de Deus, considerando-o “melhor do que a mercadoria de prata, e melhor a sua renda do que o ouro mais fino”. “A intimidade do Senhor e para os que O temem, aos quais Ele dará a conhecer a Sua aliança.” Prov. 3:14; Salmo 25:14.

Mensagem Apresentada por Pessoas Humildes
Houvessem os eruditos teólogos sido guardas fiéis, pesquisando as Escrituras com diligência e oração, teriam conhecido o tempo. As profecias lhes teriam esclarecido os acontecimentos prestes a ocorrer. Mas a mensagem foi apresenta por homens mais humildes. OS QUE NEGLIGENCIAM BUSCAR A LUZ QUE LHES ESTÁ AO ALCANCE SÃO DEIXADOS EM TREVAS. ... “Quem Me segue não andará nas trevas, pelo contrário, terá a luz da vida.” João 8:12. A esta pessoa será enviada alguma estrela de fulgor celestial para guiá-la em toda a verdade.
Esse tópico, último do capítulo, vem comparando de uma forma maravilhosa a primeira vinda de Cristo com a segunda. O povo de Deus na primeira vinda, e nós, o povo de Deus na segunda vinda. Tem uma passagem mui forte na qual merece nos levar a reforma, ao arrependimento, e transformar-nos para buscar o conhecimento da Palavra de Deus: Os dirigentes judeus estariam sem desculpas se não soubessem. Sua ignorância era o resultado da pecaminosa negligência.
Na primeira vinda, praticamente ninguém deu atenção às profecias de Daniel e Miquéias, um diz quando aconteceria (na profecia das 70 semanas) e o outro onde aconteceria a primeira vinda de Jesus. Mas ninguém deu atenção a isso, principalmente os teólogos, escribas e fariseus. O povo de Deus estava quieto quanto a isso. Anjos foram enviados à Terra para encontrar pessoas as quais estariam prontas para receber e dar glórias ao Salvador, mas não encontraram. Quando voltavam ao Céu para dar a triste noticia, encontraram simples pastores, os quais aguardavam. E foi assim, dentro a multidão do professo povo de Israel, apenas 3 magos gentios, foram ao encontro do Salvador. E EGW faz muitos comparações fortíssimas para com nós, a mesma coisa. Quantos estamos preparados? Pois, caso contrário, aquele dia virá como um ladrão para nós. E AI! De nós se for assim.

Oh, que lição encerra a maravilhosa história de Belém! Quanto ela reprova nossa incredulidade, nosso orgulho e auto-suficiência! Quanto nos adverte para que não aconteça que deixemos também de discernir os sinais dos tempos e, portanto, não conheçamos o dia de nossa visitação!
(...)
É para os que O esperam que Cristo deve aparecer “segunda vez, sem pecado”, e trazer-lhes a salvação. Hebreus 9:28. Semelhantemente às novas do nascimento do Salvador, a mensagem do segundo advento não foi confiada aos dirigentes religiosos do povo. Eles haviam recusado a luz do Céu; portanto, não pertenciam ao número daqueles descritos pelo apóstolo Paulo: “Mas vós, irmãos, não estais em trevas, para que esse dia como ladrão vos apanhe de surpresa; porquanto vós todos sois filhos da luz, e filhos do dia; nós não somos da noite, nem das trevas.” I Tess. 5:4 e 5.
Os guardas sobre o muro de Sião deveriam ter sido os primeiros a captar as novas do advento do Salvador, os primeiros a proclamar que Ele estava próximo. ENTREGAVAM-SE, PORÉM, AO COMODISMO, ENQUANTO O POVO DORMIA EM SEUS PECADOS. Jesus viu a Sua igreja, simulando a figueira estéril, coberta de folhas pretensiosas e, no entanto, destituída do precioso fruto. O espírito de verdadeira humildade, penitência e fé estavam em falta. Havia orgulho, formalismo, egoísmo e opressão. Uma igreja apóstata fechava os olhos aos sinais dos tempos. O povo apartou-se de Deus e separou-se de Seu amor. Como se recusaram a satisfazer as condições, Suas promessas não se cumpriram para eles.
Muitos dentre os professos seguidores de Cristo se recusam a receber a luz do Céu. Como os judeus de outrora, não conheceram o tempo de sua visitação. O Senhor se passa por alto e revela Sua verdade aos que, à semelhança dos pastores de Belém e dos sábios do Oriente, têm prestado atenção a toda a luz que receberam.

EGW – O Grande Conflito, Cap. Promessas do Retorno de Cristo
Págs. 176 – 180 (edição condensada).


Irmãos, como visto, o mundo está sedento das “revelações da verdade para este tempo”. Estão tentando falar até das profecias bíblicas, mas como cegos tentando pegar um vaga-lume. E nós, temos essa mensagem, a verdade. Aliás, qual foi a ordem dada para os cristãos ( seguidores de Cristo): “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda a criatura.” Mar. 16:15.
E cadê a proclamação da terceira mensagem? - “E seguiu-os o terceiro anjo, dizendo com grande voz: Se alguém adorar a besta, e a sua imagem, e receber o sinal na sua testa, ou na sua mão. Também o tal beberá da ira de Deus, que se deitou, não misturado, no cálice da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro. E o fumo do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso nem de dia nem de noite os que adoram a besta e a sua imagem, e aquele que receber o sinal do seu nome.” Apoc. 9-11.
As pessoas estão aí. E essa mensagem não cabe somente aos pastores, pregadores, anciãos, coral, cantores proclamarem. Mas a cada um que submergiu nas águas e fez aquele sagrado voto perante o Senhor e suas testemunhas. A você e a mim cabe a ordem de proclamar essa mensagem a todos!
Não existe desculpas. Pois se você é nova criatura, eis que foi feito novas todas as coisas, e recebestes os DONS do Espírito Santo. Tais nos capacitam a pregar a Palavra. E também têm os frutos do Espírito, que nos fazem justos e com uma vida nos caminhos do Salvador. A pergunta é: Cadê seus frutos? Cadê seus dons? – Você realmente “rasgou seu coração” e deixou que Cristo desse um novo? Caso não, o conselho é que jejue, chorai, pranteai, arrependei-vos, e reclamai a Deus a verdadeira conversão. Pois não estamos mais em tempo de brincar. Para quem os olhos estão abertos, sabem que o tempo é pouco, que tudo está a um estopim de acontecer.

Estais preparados?
Deus proibiu seu povo de comer a gordura, principalmente ali na saída do Egito, e deu-lhes o maná. A Reforma da Saúde foi concebida a eles para prepará-los para a entrada em Canaã. E do mesmo jeito, Deus hoje, nos ordenou a Reforma da Saúde, talvez muito mais complexa do que no passado, mas muito simples na prática; tal foi nos concebida para nos preparar na Canaã Celestial. Tens-se preparado?
Virá o tempo de angústia. Virá o tempo onde será separado o joio do trigo. Virá o tempo onde será decretado a guarda do domingo, e a mensagem é que nos refugiemos nas cidades menores e isoladas. Estais preparados para essa fulga? E após, teremos que fugir para as poucas florestas, montanhas, cavernas que Deus conservará para o Seu povo. A fuga para as montanhas. E ninguém sabe o tempo que tal durará. E novamente pergunto: Estais preparados para tal? Quantos aqui já passaram num curso de sobrevivência na selva e estão bem integrados com a natureza?

Hoje, infelizmente, a Igreja perdeu muito o seu foco. Que é o trabalho missionário, a nossa missão. Esse é objetivo da igreja, para isso foi instituída. Para conduzir almas a cristo, e ensiná-los na verdade. Mas hoje vemos “eventos” e “shows”, programações onde o que importa é o publico e seu comportamento emocional e depois perguntá-los “Gostou?” ao invés de “Arrependei-vos, pois eis que é chegado o dia do juízo.” Hoje, estão presos “ao dinheiro”, virou um trabalho com carteira de trabalho, salários, se tornou uma forma de ganhar a vida. E não um trabalho voluntário, humilde, desinteressado do interesse próprio. E o que vemos muitas vezes nos sermões são “comprimidos para dor de cabeça”, ao invés “da reforma”. A IASD que era a potência da reforma, hoje se tornou uma instituição. E agora é ela que precisa de reforma. Pois as verdades, e os alicerces da doutrina, ainda existem – no papel. A Bíblia ainda está lá, os livros do Espírito de Profecia ainda estão lá. Mas o problema é o POVO, a igreja não é uma instituição jurídica, mas pessoas. Esses não se firmam nas verdades e alicerces. Hoje têm 50 cd’s de grupos musicais da igreja, mas tem a Bíblia em casa e dois livros do Espírito de Profecia. Gastam horas ouvindo musica, mas pouco estudando a Palavra – quando estudam-na – e orando. O que deveria ser “o contrário”.

Chegou a hora! Acabou a brincadeira!
Se queres estar de pé no dia do juízo, então, a responsabilidade é sua. Não conte com a igreja e os pastores, e os demais membros. Pois eles não são médicos, mas ainda, pacientes. Busque por você mesmo. Se auto-responsabilize de estar preparado. Estamos no capitalismo no marco do individualismo, e o pior, que isso aconteceu não porque as pessoas são bobas e ao invés de contar com a coletividade preferiram ser individuais. Mas porque se tornou INVIAVEL a coletividade, ela não existe mais, não se pode mais contar com ela. Chegou ao ponto, que cada um tem que ser seu próprio vigia. Assim como Lutero, Wycliffe e tantos outros. Que tiveram que agir por conta própria. Pois ninguém pode obrigá-lo a em casa desligar a TV, deixar a Internet, desligar o som, e sentar-se com a Palavra de Deus, e não sair dali enquanto não estiver cheio do Espírito de Deus.
Para quem estás vigiando. Sabe que já se iniciou o processo de separação do Joio e do Trigo. E são poucos os que estão ficando de pé.
E além dos Frutos e dos DONS. Deus também nos concedeu talentos especiais, algo que torna ainda melhor a forma de levar a mensagem. E Deus, da mesma forma que perguntará aos pais onde estão seus filhos, pois tais são responsáveis pela educação deles. Da mesma forma, Ele cobrará de nós, o que fizemos com Seus talentos, com seus dons. E perguntará onde estão os frutos. E como foi com a figueira que parecia ter frutos mas não tinha, será com aqueles que acharem em falta. E perguntará se fomos servos bons e fiéis. Pois a ordem foi: “IDE POR TODO O MUNDO, PREGAI O EVANGELHO A TODA A CRIATURA!” (Mar. 16:15).

Que o Espirito Santo te atormente durante toda essa semana, para que você arrependa-se de verdade, e passe então a viver como filho da luz. E dessa forma, estare preparados no dia do juízo. E dessa forma, também, o mundo que não sabe o significado da palavra Apocalipse, que está com medo diante da realidade dos sinais da vinda do Filho e que não sabem o que são, estes serão irradiados pela luz da verdade, e poderão tomar a sua decisão.

Amém!

Evandro Costa de Oliveira

0 comentários: